Windows Phone 8.1 tem problemas a autenticar contas Microsoft

46 Comentários

Os ecossistemas associados aos sistemas operativos são parte do seu sucesso. É por aí que conseguimos acesso a todas as atualizações e às aplicações.

No caso do Windows Phone e do Windows 10 Mobile este cenário não é diferente, mas uma falha que os está a atingir tem deixado os utilizadores destes sistemas sem acesso a qualquer uma das suas funcionalidades e a culpa é das contas Microsoft.

Windows Phone 8.1

Não se sabe ainda ao certo a causa deste problema, mas os fóruns da Microsoft começaram a ser inundados de queixas dos utilizadores do Windows 8.1 e do Windows 10 Mobile, que reclamam de não conseguir autenticar as suas contas.

Este problema parece acontecer a todos os que efetuaram recentemente um downgrade para uma versão anterior destes sistemas. Tipicamente, do Windows 10 Mobile para o Windows Phone 8.1. Há também muitos relatos de utilizadores que estão a ter o problema após terem realizado uma reposição de fábrica, ficando os seus equipamentos incapacitados de conseguir autenticar-se.

Este problema é grave pois impede os utilizadores de acederem a funções tão simples como instalar aplicações ou realizar cópias de segurança. Claro que há muitas mais funcionalidades que ficam inacessíveis, tudo graças ao facto de não acederem à Microsoft.

Windows Phone 8.1

Apesar de estar muito mais localizado nos utilizadores que têm equipamentos com o Windows Phone 8.1, alguns utilizadores que reportaram o problema estão também a usar, nos seus smartphones, o Windows 10 Mobile.

Ainda não existe uma resposta da Microsoft a este problema, mas acredita-se que a empresa esteja já a avaliar o problema e que, dentro de dias, surja uma solução. Vários utilizadores relataram que após uma segunda ou terceira reposição de fábrica o problema parece ter sido ultrapassado.

O Windows Phone e o Windows 10 Mobile não têm estado a atravessar uma fase muito positiva, com vendas muito abaixo do que seria esperado e com cada vez menos utilizadores. Este problema é grave e vem piorar uma situação nada positiva, afastando ainda mais utilizadores que agora estão impossibilitados de usar os seus smartphones de forma total.

Via Microsoft Answers

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rudua
    rudua

    Bom dia. Já está resolvido

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não está não.

      1. Avatar de rudua
        rudua

        Sim, está. Eu era um dos que estava com esse problema e hoje de manhã ficou solucionado.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Troquei o meu Lumia 535 por um Android 🙁
    Já sinto falta dele e estou a pensar arranjar um Lumia 640 XL.

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Vai para o 950, um maquinao com fotos excelentes (melhores que as do S7 e muito melhores que as do iPhone 6), um telefone muito fiavel e rapido. Tenho-o desde o lancamento e nunca tive problemas de qualquer natureza, provavelmente o melhor Smartphone que tive ate hoje, e de preco acessivel.

      1. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        O problema é encontrar um nesta altura do campeonato!…

        1. Avatar de André Silva
          André Silva

          Se quiseres vendo o meu praticamente novo com um ano e tal de garantia com capas e película

        2. Avatar de _semNome_
          _semNome_

          amazon consegues. e mesmo por cá em lojas como worten etc. eu tenho um 950 e pelo preço actual do 950XL iria para um XL sem duvida 😉

        3. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Yap.. não há escolha em telemóveis WM nem muito desevolvimento por parte da Microsoft, estou a pensar vender o meu L930..

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        +1 cá em casa temos um 650 e um 950.
        Modelos com somente 1GB (650) já comecam a ficar um pouco lento e as apps instáveis de tiverem muitas abertas. O 950 é um campeonato completamente á parte, rápido, fluido e bastante estável.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Fiz o mesmo por um Android “barato” juntei durante uns meses(180€) comprei um android melhor e nunca mais olhei se quer para o lumia

    3. Avatar de Guilherme Pinheiro
      Guilherme Pinheiro

      Faz assim… Troca seu Lumia por um Android 6.0 ou superior com configuração descente q vc nunca mais vai querer nem escultar a palavra Lumia.

  3. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    1°- A notícia vem com 3 dias de atraso e por isso já não ajuda ninguém a evitar o problema;
    2°- A Microsoft deu resposta sim, o problema ficou resolvido ontem e, por isso, esse facto é que devia ser notícia hoje,
    3°- O problema foi muito localizado e afetou apenas utilizadores que fizeram downgrade do W10 Mobile para WP8.1, situação que só é possível em equipamentos que, originalmente, vinham com WP8.1 instalado, sendo este recurso habitualmente usado para repor aparelhos que deixaram de funcionar por problemas de software,
    necessitando de recorrer à ferramenta Windows Device Recovery Tool.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Quando a notícia foi escrita o problema ainda existia e estava a acontecer com os utilizadores, logo não deixa de fazer sentido
      Da mesma forma não havia qualquer resposta da Microsoft sobre esse problema e como tal o que está escrito na notícia faz sentido.
      Se fores olhar aos números, a grande maioria dos utilizadores vem do cenário do upgrade, logo é um problema real e que afecta muitos utilizadores.

      1. Avatar de _semNome_
        _semNome_

        Consegues mostrar esses números?
        Este problema como DarkMode disse e bem foi pontual em ALGUNS utilizadores que fizeram DOWNGRADE e upgrade outra vez.. Que acontece maioritariamente em utilizadores que estão em Insider e gostam de testar builds beta, ou seja utilizadores experientes.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Nada complicado de mostrar. Este nosso artigo (https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/crescimento-windows-10-mobile-parou/) mostra bem o domínio do Windows 8.1 e a pouca adesão ao Windows 10 Mobile. Logo estes são os utilizadores que atualizaram e estão com problemas.

          1. Avatar de DarkMode
            DarkMode

            Esses utilizadores não atualizam coisa nenhuma porque, os equipamentos da grande maioria desses utilizadores nem sequer foi eleito para a atualização para W10M.
            É por isso é que houve pouca adesão ao W10M por parte de quem é utilizador de WP8.1.

          2. Avatar de Vítor M.

            DarkMode estás a especular, o Pedro mostrou números e tu especulações… não está na mesma sintonia.

          3. Avatar de DarkMode
            DarkMode

            Ora aí esta um bom contributo para a discussão!…
            Não, de facto não estamos em sintonia.
            O Pedro referiu-se e apresentou números relativos à dimensão cota de utilizadores do WP8.1.
            Eu argumentei que a dimensão dessa cota se deve ao facto de muitos utilizadores do WP8.1 estarem presos nesse SO devido ao fato de utilizarem dispositivos que não receberam a atualização para W10M porque, bem ou mal, a Microsoft não a disponibilizou para esses equipamentos.
            Ora aqui estão os números completos da AdDuplex e mais recentes que os do Pedro.
            É só somar a percentagem dos equipamentos que não receberam oficialmente o W10M e ficamos esclarecidos.

            https://www.slideshare.net/mobile/adduplex/adduplex-windows-device-statistics-report-september-2016

            Daí que reafirmo que, tendo em conta quem são os utilizadores que fazem downgrade para WP8.1 seguido de upgrade para W10M, que foram os únicos afetados pelo problema relatado no artigo, é em número muito residual.

          4. Avatar de Vítor M.

            Espera… residual são quantos? É que pelo que deste a entender, não existiam sequer, ou estarei enganado? Parece que não estou, mas…

            Seja como for, obrigado pelo contributo.

          5. Avatar de DarkMode
            DarkMode

            Estás enganado e a fazer uso abusivo das minhas palavras.
            Residual são todos os que, ao longo dos últimos 3 dias, tiveram necessidade de fazer downgrade de W10M para WP8.1 para depois fazer novamente upgrade para W10M.
            E foram seguramente muito poucos pois, não circulou nenhuma notícia de problemas com nenhuma das últimas builds para insiders, que obrigassem a tal intervenção.
            Essa foi a única situação que, no passado, levou a que os insiders em massa fizessem esta intervenção.

          6. Avatar de Vítor M.

            Óh, estou nada…

      2. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        Caro pedro,
        Quando a notícia foi publicada o problema já estava resolvido há mais de 10 horas, logo já havia resposta da Microsoft que foi a própria resolução do problema.
        Os utilizadores com WP8.1 instalado não tiveram problemas. Quem fez downgrade para WP8.1 e pretendia fazer novo upgrade para W10M é que experimentou o problema porque não conseguia instalar a app assistente de atualização.
        Os utilizadores com equipamentos sem problemas que recorrem à Windows Device Recovery Tool para fazer downgrade, são de facto uma pequena minoria, são os verdadeiros insiders que reportam problemas como este. Não são os que se registaram como insiders só para conseguir atualizar equipamentos antigos não eleitos para W10M.
        E, quando esses verdadeiros insiders fazem downgrade, na grande maioria das vezes, é porque algo grave correu mal com a última build instalada e ficaram impossibilitados de mudar o ring de insider para fazerem downgrade entre buils do próprio W10M.
        Era muita coincidência todos esses verdadeiros insiders terem tido necessidade de fazer um device recovery nos últimos dias.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Todo o sistema Windows mobile é um problema grave Lolo mal empregue dinheiro pelo lumia 640 enfim

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Certamente haverá gente a querer comprá-lo pelo preço justo 😉
      Isto claro se não estiveres realmente satisfeito com ele…. ou se realmente tiveres um!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Já o vendi 🙂 estava a pensar a toa e comprei um 7 edge ao invés de iPhone 7 pois não sabia o que queria e deixei me ir no meu pensamento sem pesquisar. E não é que até tive sorte pois aquilo funciona mesmo .

        1. Avatar de DarkMode
          DarkMode

          De facto comparar o lumia 640 que dizes ter tido com o 7 edge (suponho que Samsung) que dizes ter, faz mesmo muito sentido…
          Só muda mesmo o SO! De resto, especificações e preço são iguaizinhos!…
          De facto o W10M tem problemas mas há quem tenha problemas mais graves e não são financeiros…

  5. Avatar de censo
    censo

    Eu larguei o meu velhinho Lumia 820. Agora tou no Android.

  6. Avatar de Wesley Amaral
    Wesley Amaral

    O problema se inicia nos Apps, a microsoft investiu muito,porém não foi o suficiente, os apps conhecidos sempre seguem surgem primeiros na apple store e em seguida na play store e se for Interessante para o desenvolvedor $$ vai para wp. Sem contar que a cada dia o numeros de utilizadores diminui, menos pessoas utilizando um sistema, menos desenvolvedores interessados, acho os lumias fantásticos, mas por estes motivos ainda fico com meu android.

  7. Avatar de celso
    celso

    Bom mesmo era conseguir instalar o w10 num tlm android.

  8. Avatar de Sargas
    Sargas

    Eu tinha HTC 8X WP8.1, e mudei para o Android. Hoje reconheço que não há nada melhor que o Windows Phone. A simplicidade, rapidez e segurança. O ponto negativo é a diversidade de aplicações.

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    O WM10 trouxe um monopólio de funções agradáveis continua muito fluido, mas o WP 8.1 em estabilidade dá 10-0..
    Sinceramente tanta actualização de aniversário e de mais não sei o que, e o que se destaca é os recorrentes bugs de todo tipo e feitio. Isto acontece por duas razões, falta de interesse e falta de estratégia.
    Quis repor os valores de fábrica e tive que utilizar o windows recovery tool, porque o meu lumia 950 já não saia daquela versão 14977, miserável, o com repor ou hard reset.
    Mesmo assim, estando na 14393 que parece-me a mais estável com as aplicações, tenho diversos contactos mal sincronizados, estão repetidos 5 e 6 vezes muitos deles.. tornando a lista cansativa.
    O próximo passo é aguentar este investimento que fiz mais 1 ano e mudar para android, espero que na altura já exista gama nokia em portugal.

  10. Avatar de JoaoAlmeida
    JoaoAlmeida

    Mas quem é que compra Windows Mobile ? Há masoquismos para tudo, tsc tsc tsc. Se é só para fazer chamadas vale mais um velhinho Symbian OS. Cheers.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      O que é que fazes no teu que eu não faça no meu L950?

      1. Avatar de JoaoAlmeida
        JoaoAlmeida

        Assim “de chofre” (dados de 2016): Google App Store > 2,2 Millions of Apps.
        Windows Market Place > 600.000 Apps.

        1. Avatar de DarkMode
          DarkMode

          Assim de chofre, centenas de milhares de fundos de ecrã, de toques, de apps com som flatos e arrotos, bem como muitas outras app igualmente muito úteis, também são consideradas como app na google store.
          E o mais interessante é que há quem compre!

        2. Avatar de DarkMode
          DarkMode

          E já agora, a talho de foice, sugiro a seguinte leitura:

  11. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Já agora, e que tal uma atualização ao artigo?

  12. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o Windows 10 ainda não morreu?

  13. Avatar de Machado
    Machado

    No meu Lumia 1520 deixou de funcionar o cartão SIM: Se tentar enviar mensagem ou telefonar, vai abaixo, mesmo com 100% de bateria.
    Mas se nao ativar o cartão SIM, funciona bem com a rede wi-fi, apps, etc….ja aconteceu a alguém?
    Tenho Windows 10,ultima atualizaçao

    1. Avatar de DarkMode
      DarkMode

      Experimenta outro sim ou experimenta o teu sim noutro equipamento, para teres a certeza que o problema não é do cartão sim.
      Descarta também se o problema não é da bateria, testa a tua bateria noutro equipamento ou testa outra bateria no teu.
      Se tudo estiver bem com a bateria e com o SIM, experimenta fazer um hard reset. Normalmente resolve esse tipo de problemas.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Se tiveres a versão 14977, muito provavelmente é do software.

  14. Avatar de Fran Marquez
    Fran Marquez

    Faz confusão dizer tando mal do windows 10 mobile! Será por ser tão mau que a HP está a abandonar o android tannto em smartphones como tablets e a virar-se para o win 10 Mobile? Será também pelo mesmo motivo que a Alcatel também tenha lançado equipamentos moveis com win 10 mobile??
    Os insider não criticam dão a conhecer os erros que detetam e ninguém é obrigado a instalar as novas builds e a própria Microsoft reporta a nmaioria dos problemas que eventualmente vamos encontrar! Eu não me queixo!

  15. Avatar de romulo gama
    romulo gama

    veio uma msg hj pra atualizar meu Windows phone hj mais não conseguir atualizar e meu celular foi muito caro por favor exijo uma solução