A Samsung também está a abandonar o Windows Phone

38 Comentários

O Windows Phone e o Windows 10 Mobile, as duas proposta da Microsoft para o mercado dos smartphones, têm estado a sofrer problemas de falta de aceitação. Os consumidores parecem apenas apostar na concorrência e deixar de lado este ecossistema.

Parte deste problema vem do abandono de fabricantes e programadores, deixando assim estes sistemas órfãos e sem propostas. Uma nova desistência foi agora anunciada, com a Samsung a decidir retirar a sua app SmartThings da loja de aplicações do Windows e a abandonar o Windows Phone.

Windows Phone SmartThings

A SmartThings é a proposta da Samsung no campo da domótica e da automação de sistemas nas casas. Até agora era servido com uma aplicação que permitia controlar de forma central todos os elementos ligados e que estava disponível para os 3 grandes sistemas operativos móveis.

Mas a Samsung resolveu mudar a sua estratégia e anunciou agora que a app SmartThings vai deixar de ser suportada na versão Windows Phone e Windows 10 Mobile. As razões apontadas mostram que a empresa se pretende focar onde o mercado tem presença forte.

We also regret to announce that version 1.7.0 of the SmartThings app for Windows Phone will be the last major release for the Windows Phone OS. We are no longer able to provide the desired level of updates and support for this platform and have made the tough decision to discontinue Windows phone development.

Windows Phone SmartThings

Os desenvolvimentos desta aplicação terminaram já e a versão 1.7.0 foi a última lançada pela Samsung. A empresa sul-coreana irá no dia 01 de Abril deste ano remover a aplicação da loja de aplicações do Windows, terminado assim de forma total a sua disponibilização.

Depois desta data apenas as versões para Android e iOS vão existir, obrigando os utilizadores do Windows 10 Mobile a migrarem para estes sistemas. A Samsung garante o suporte técnico a esta aplicação até Junho deste ano.

Esta é mais uma desistência que acontece no universo Windows Phone/Windows 10 Mobile. Não é uma aplicação de peso, mas pode querer mostrar a postura da própria Samsung face a outras propostas de aplicações e até ao próprio mercado dos smartphones, onde há anos que não lança um modelo com o sistema operativo móvel da Microsoft.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Só falta a própria Microsoft abandonar. A pressão constante do antigo CEO Bill Gates faz com que este SO ainda se mantenha ativo.

    1. Avatar de Guilherme Pinheiro
      Guilherme Pinheiro

      Ela já abandou. Abandou quando enrolou pra soltar o Windows 10 móbile e veio com aquela bosta. Ele tá abandonado, estão apenas empurrando com a barriga…

      1. Avatar de claudio
        claudio

        veremos agora com o surface mobile 😉

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Venham la os pseúdos fãs dizer “O Windows não está a morrer!” Pois não.. É claro que não está, as aplicações e vários serviços abandonaram o Windows Phone, é claramente que o Windows não está a morrer e está bem “vivo” em termos de novas aplicações.. Epá este Windows Phone! Com menos 10% de quota no mercado é o maior! Não está a morrer, mas as quotas continuam a baixar, mas não está a morrer pessoal! Tenham calma!

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      10???? tomara eles, aquilo está em 0,3% pá! lol

      1. Avatar de André
        André

        Exatamente! O único SO Mobile que conseguiu subir a quota de mercado no último ano foi o Android, tanto o iOS como o Windows Mobile/Phone desceram.
        Fonte: http://prntscr.com/dw8bet

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Comparações bonitas
          O único que conseguiu foi o android claro, simplesmente tem 1.000.000 de marcas de equipamentos utilizam android. Quantas marcas utilizam ios???? 1.

          Não há comparação possivel deixem-se de coisas.

          1. Avatar de André
            André

            Isso não tem nada a ver… Se a quota de mercado do iOS baixou é porque as pessoas deixaram de comprar iPhone e preferiram comprar outro telemóvel. Aqui não se trata do número de telemóveis que foram lançados mas sim dos que foram comprados. Nesse caso e tendo em conta que sairam alguns equipamentos com W10M (ainda que poucos mas mais do que iPhones que foi só 1), a quota de mercado do W10M deveria ser maior.

    2. Avatar de Toni
      Toni

      Tenho um smartphone Android, e olha que não tenciono comprar outro Android, 1 já bastou.
      O Android é bom para ppl que quer instalar jogos e tralhas do género, e dps dizem que os outros SO são maus por não terem apps. Uma coisa é o SO outra coisa são as apps, e confundem muitas vezes as coisas. Há tanta tralha no Google Play que até enjoa, e com erros de programação, copiados etc, mas o ppl fica contente com isso, como dizia o outro: ‘porreiro pá’. . Isto sem falar na falta de privacidade, e com a facilidade que a Google traça o vosso (nosso) perfil.

  3. Avatar de Alex
    Alex

    O destaque principal é que só agora o está a fazer :).

  4. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    ainda existe o windows mobile?

    1. Avatar de Toni
  5. Avatar de Ze
    Ze

    Ele não está a morrer já morreu a muito, menos para os fans de 0.2% de vendas.

    1. Avatar de André
      André

      0.2%? Não está assim tão mau… Têm 0.3% 😀

    2. Avatar de Toni
      Toni

      … então não morreu ! O teu ódio pelo W10M é que quer que ele morra. Tens é que entender o que te move, para teres esse ódio. Mais valia não te dares ao trabalho de comentar. … que tristeza.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    onde se compra o hub smartthings?

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    O windows 10 mobile não está a morrerz está é a ficar exclusivo. 🙂

  8. Avatar de Arkan
    Arkan

    só ‘OTA’ fica com windows phone, e só ‘idi’ que pensa em vender 1030 por 2 mil reais kkkkk #ripwindowsphone

    1. Avatar de Toni
      Toni

      Vê la se te actualizas, o Windows Phone que eu saiba, foi descontinuado, existe o Windows 10 Mobile. http://www8.hp.com/pt/pt/ads/elitex3/overview.html

  9. Avatar de Ciro
    Ciro

    Feliz com meu lumia 630..não me faz falta esta aplicação como muitas outras…tudo que eu preciso já veio de fábrica e baixei mais algumas 30 e pronto…não preciso de milhões de aplicativos na loja…só de umas 100 e pronto

  10. Avatar de Andre
    Andre

    Claro que Samsung tem que abadonar eles coloca o preco do celular la nas altura acha que o pesssoal vai compra

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Ainda mais com essa tela cara do samsung o da microsoft e facil troca a tela pois ela nao sao colada com o display(referencia o 535)

  11. Avatar de Ezequiel56
    Ezequiel56

    EU TIVE UM LUMIA 640XL PARA NUNCA MAIS QUERER UM DISPOSITIVO COM O SISTEMA WINDOWS 10 MOBILE, que ficou mais pesado que o Windows Phone 8.1… A própria Microsoft vem deixando o Windows mobile de lado. Prova disso é sua dedicação de disponibilizar os seus Apps primeiro para as plataformas rivais IOS e Android. E os Apps da Microsoft correm melhor no IOS e Android do que no seu próprio sistema, Windows mobile, por exemplo, o Office e o Skype.

    E por aí vai…

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Yap.. devia ter adicionado isso ao meu comentário logo abaixo :/

    2. Avatar de Toni
      Toni

      Compra este e ficas com o teu problema resolvido. – http://www8.hp.com/pt/pt/ads/elitex3/overview.html

  12. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Volto a dizer.. o problema deste SO são as decisões estúpidas da própria microsoft…
    – Querem vender e não têm telemóveis nas lojas (não há escolha)
    – Não souberam lançar o W10 nem o anniversary update, criaram muita expectativa e retribuíram com atrasos enormes
    – Os updates demoram sempre muito mais que PC’s, tirando os que não fazem nada (digo que não fazem porque não noto diferença e de qualquer forma a Microsoft ainda não conhece changelogs portanto nem dá para saber o que foi feito, tirando nos grandes updates onde tentam escrever alguma coisa)
    – Obrigaram os desenvolvedores a um trabalho demasiado grande para manter as aplicações compatíveis (a funcionalidade de converter de IOS veio monstruosamente tarde e não funciona assim tão bem), para além de terem feito uma grande pressão de um momento para outro para que façam universal apps
    – Já deviam ter re-negociado com a Google para conseguir de volta as suas aplicações
    – Venderam e apagaram aplicações que agarraram utilizadores, como Here Maps, Radio e Mix Radio, etc…

    Como utilizador de WM10 podia escrever muito mais… apesar do SO ter uns aspectos muito positivos, a verdade é que compreendo perfeitamente a Samsung e outros produtores de software, a Microsoft nunca mostra foco e atenção neste plataforma, porque irão os outros mostrar?
    Ainda gosto do meu telemóvel, mas não aconselho ninguém a comprar… é frustrante ter um telemóvel bom mas não ver ninguém a fazer nada para ele (ainda bem que comprei em segunda mão..)

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      O here maps básicamente mudou de nome.

      Os updates, eu estou a espera ainda que chegue o meu nougat, isso ao consumidor dá igual.

      O problema é mesmo injectar novos aparelhos no mercado. Se houvesse vendiam. Vamos ver que reserva este ano, eu acho que vai haver uma mudança de abordagem. A MS não vai deixar o mercado móvel, não pode.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Espero bem que sim, já estão 6 anos de atraso, é que ne com a Nokia se viam muitos nas lojas…
        Tenho a certeza que vendiam mais e com mais utilizadores provavelmente teriam uma loja de aplicações melhor.
        Percebo que queiram o mercado empresarial e para esses não precisam de tê-los nas lojas, mas no entanto sem alguma aceitação por fora será complicado..

        1. Avatar de Joao Carvalhinho
          Joao Carvalhinho

          Podes estar certo que precisam ter telemóveis nas lojas. Nem todas as empresas oferecem telemóveis aos colaboradores, e nem todos os colaboradores usam os telemóveis que as empresas “oferecem”. Se bem que se eu tivesse uma empresa, era mesmo destes que eu daria… sem muitas apps, e com tudo de “trabalho” disponível.

  13. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O Windows Phone não existe. Agora é Windows Mobile. O WM é o melhor SO para . Pesquisem e vejam com os vossos olhos. Até para programar é mais fácil. Mas porque há mais apps para IOS e Android? Mais dinheiro, mais lucrou a empresa desenvolvedora. Abram os

    1. Avatar de André
      André

      Claro, tens toda a razão… E os 0.3% de market share são a prova do que dizes! Abre os olhos, o WP/WM está em coma, só falta alguém desligar as máquinas.

      1. Avatar de Toni
        Toni

        Se gostas de instalar apps no teu smartphone, o melhor é continuares no Android. Mas tens que compreender que há pessoas que gostam de instalar coisas úteis no smartphone e não instalar tralha. Se és tão bem informado, explica-me como resolvo o problema da fragmentação do Andoid.

        1. Avatar de André
          André

          Pode haver fragmentação no android, mas as apps funcionam em grande parte das versões android.

  14. Avatar de Kekes
    Kekes

    O que faz esta app? Tostas mistas?

    1. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      Como a retirada de uma app é noticia quando supostamente o OS não interessa a ninguem?
      Eu nem conhecia a app. Não ha nada como dizer que se vai retirar do W10M para se tornar conhecida 🙂

    2. Avatar de irlm
      irlm

      liga a torradeira 🙂

  15. Avatar de macHACKos
    macHACKos

    Quanto utilizam Windows 10 Hololens? e continua o desenvolvimento. O mesmo que Windows 10 Mobile. Ainda não perceberam que para a Microsoft neste momento existe o Windows 10, depois umas branch, não são projectos estanques, e como o core é o mesmo, à Microsoft desde que não arrisque no hardware, não faz mossa…

  16. Avatar de Adelino
    Adelino

    O que eu vejo é também uma aposta da Samsung em algo que é de proveito dela pois a aplicação parece-me ser da própria Samsung! Também reparo que de certeza ninguém aqui dos comentários teria essa tal aplicação pois ela não serve para os “normais” utilizadores como eu. Não tenho nada em casa que possa ser controlado ( estores, ar condicionado, luzes, portas, descargas da sanita etc etc)! Portanto a noticia vale o que vale! Quanto ao resto… bom eu sempre tive android e volta e meia problemas com. Recentemente resolvi experimentar windows 10 num Microsoft Lumia 950XL LTE e tenho visto até muitas vantagens combinando com o windows 10 em casa! Sem stress! Se é 0,2 ou 0,3% a mim isso nada me diz! Estou contente, serve o propósito da compra e ate acho que já tem “tralha” a mais na loja da windows sinceramente! Prefiro pouco e que sirva do que muito que nada serve ( não me digam que a loja do Android tem tudo bom!!! Há la coisas surreais e nem se sabe bem quem lança e fabrica o quê!!)! Bem haja a todos.