5 browsers que deve experimentar em 2017

34 Comentários

O browser é provavelmente a ferramenta mais importante que tem instalada no seu PC. Neste segmento existem várias opções mas o mercado é essencialmente dominado pelo Google Chrome e pelo Mozilla Firefox.

Hoje damos a conhecer 5 browsers que deve experimentar já em 2017, tendo em conta as características que oferecem.


Opera Neon

Chama-se Opera Neon e conquista de imediato os utilizadores só com a sua elegância e modernidade. Com este browser os separadores deixam de existir, passando a estar disponível um conjunto de ícones. A pesquisa é também feita directamente do ambiente do browser.

Vivaldi

Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta.

A versão mais recente deste browser traz uma novidade muito interessante que é a possibilidade de ser integrado com o sistema Philips Hue smart lights, sendo assim o primeiro browser a ter este suporte. Desta forma, o esquema de cores do browser pode seguir o definido no sistema da Philips.

MxNitro

O MxNitro, da Maxton é um dos browsers mais rápido da Internet. Não é apenas o mais rápido a navegar e a apresentar as páginas web, mas é também o mais rápido a ser lançado e a ser utilizado.

Tor Browser

Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.

Para quem pretender navegar na Internet sem deixar rasto, o Tor Browser é sem duvida a melhor solução.

Torch

O Torch é um dos browsers que se destaca pelo aspecto gráfico mas também pelas ferramentas que traz incorporadas. Este browser vem com um player integrado, Media grabber, (quer permite fazer o download de vídeos e áudio com um simples clique), jogos, gestor de torrents e um touch facelift que permite, por exemplo, mudar o design do Facebook.

E são estas as cinco sugestões que tínhamos para hoje. Destaque para o Torch que foi um browser que descobrimos recentemente e que é de facto muito versátil e apresenta uma boa performance.

Como desafio, gostaríamos que nos indicassem o nome de outros browsers “alternativos”.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Onde anda o Maxthon? Deveria estar ai.. o TOR já é bastante conhecido pelo qual deveria ser substituito não é um bem um browser, mas sim um utilitário de segurança, não serve para navegação normal… tentem ver streaming ou fazer downloads que logo verão.

    É substituir o TOR por outro browser, porque TOR nessa lista não faz sentido.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Tenho uma dúvida acerca do Maxthon, se este browser já tem um motor próprio ou se utiliza ainda o motor do internet explorer.

    2. Avatar de André
      André

      Ja não me lembro em que site foi mas saiu uma noticia que os browsers chineses recolhiam bastantes informaçoes do utilizador, incluindo o Maxthon e UCBrowser, entre outros
      Daí so uso chrome e firefox. Pode dizer se que é tudo farsa so para outros browsers conseguirem mais utilizadores mas eu nao arrisco. No entanto nao tenho nada a dizer de mal sobre esses 2 browsers

      1. Avatar de Dmitri
        Dmitri

        Mais fácil a Google tá pegando tudo sobre você… desde o PC até seu celular.

      2. Avatar de Edson Neto
        Edson Neto

        Na verdade, entende-se que a Google também coleta mais informações que o necessário, o que inclui o Google Chrome, como você pode ver aqui: http://jornalggn.com.br/noticia/programador-afirma-que-chrome-pode-gravar-conversas-sem-conhecimento-do-usuario

        Acredito que se você de fato quiser tomar cuidado com seus dados, vale a pena fugir, ou usar com cautela, os serviços da Microsoft, da Apple e da Google.

        Mesmo depois de buscar a fundo, me parece que a Mozilla, que desenvolve o Firefox, toma muito cuidado com backdoors e esse tipo de coisa, então a sua melhor escolha é, inevitavelmente, o Firefox.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Unico dessa lista que realmente tem imenso potencial, é mesmo o Vivaldi esse sim cada nova versão está cada vez melhor! Enquanto ao Sync ao seu tempo virá, mas não deixa de ser um bom browser.

  3. Avatar de XJarreta
    XJarreta

    Qual desses trazem consigo o engine do Chromium?
    A meu ver alguns são apenas variações de um mesmo Browser.
    Além do Edge, quais são outros que possuem tecnologia própria?

    Saudações

    1. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Opera Neon é baseado no Chromium se é isso que perguntas.
      Quantos aos outros não consigo responder por desconhecimento.

      1. Avatar de Antônio fagundes de Castro
        Antônio fagundes de Castro

        Tor = firefox
        O restante é no chromium

    2. Avatar de André
      André

      O Edge, o IE e o firefox possuem cada um o seu engine próprio. Todos os outros sao copias modificadas do Chromium

    3. Avatar de Edson Neto
      Edson Neto

      O Maxthon, até meu último contato, usava o motor do I.E.
      O Vivaldi, o Opera Neon e o Torch são baseados no Chromium.
      O Tor, tem o motor do Firefox.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Saudades do Rockmelt. Tinha o melhor leitor de feeds rss em tempo real do mercado. Até hoje ninguém conseguiu desenvolver algo semelhante com extensões.

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Inserir Meme do “THANK YOU” aqui mesmo 😀
      Adorava o Rockmelt

  5. Avatar de Zé Das Coves
    Zé Das Coves

    Não se esqueçam de referir que o Opera Neon é apenas um conceito e que a Opera ASA não tem planos para prosseguir com o seu desenvolvimento. Não vá o pessoal instalar e esparar melhorias.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    alguém conhece Xombrero?

  7. Avatar de ruca
    ruca

    Então o firefox?

    1. Avatar de rlopes
      rlopes

      Esse é só para meninos ou hipsters. 🙂

  8. Avatar de mendez
    mendez

    opera neon é o melhor na minha opinião

  9. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Quanto a qual o melhor isso não sei, mas em termos de conceito e design…Opera Neon sem margem de dúvidas!

  10. Avatar de Antônio fagundes de Castro
    Antônio fagundes de Castro

    Mxnitro esta desatualizado desde 2015.
    A outras alternativas leves, mas foram descontinuados.

    Único ativo que conheço é o Min Browser, https://minbrowser.github.io/min/

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Ó Pedro Pinto,não é para o deitar abaixo,mas aconselhar o MxNitro,um browser que lançou a sua última versão(1.0.1.3000) no dia 10 de Abril de 2015,e foi inclusive,descontinuado pela casa-mãe,a Maxthon ?? Um browser que não é actualizado há cerca de 2 anos ?? Fogo,nem acredito. 🙂 Mas quem quiser ver o link/ou fazer o download ei-lo—»(http://www.maxthon.com/nitro/static.html) Olhem,caso queiram apostar num novo browser descarreguem o Mustang Browser,que foi actualizado na passada Sexta-feira,dia 13 de Janeiro.Este sim,um browser fluido,versátil e bem veloz.Link para download–»(http://www.mustang-browser.com/.Ver)ão que não se irão arrepender.Um abraço. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado, criticas são sempre boas 🙂 Vou testar o Mustang . 🙂

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Pedro Pinto,se quiser testar um browser novo,dos quais eu,a nível mundial,fui um dos primeiros a poder experimentá-lo por convite de e-mail,desde a sua fase beta,experimente o novo Ghost Browser.Sei que é um fork do Chromium,mas você vai ver que valerá a pena apostar nele.Eis o link para download—» (https://ghostbrowser.com/) Quem quiser experimentar faça-o pois não se arrependerá.Dá para instalar em Windows e em Mac OS.Um abraço a todos 🙂 P.S.-nunca vi porque nunca ninguém falou por aqui no Pplware no Cent Browser(também outro fork do Chromium),que também é outro excelente browser mas é pena. (http://www.centbrowser.com/forum/showthread.php?tid=1239)

      2. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Já agora,Pedro Pinto,gostei muito do seu artigo no Empresashoje.pt sobre o NET.mede(https://empresashoje.pt/informacao/net-mede-recebe-256-mil-visitas-2016/.Muito) bom trabalho,é assim mesmo.No entanto,para mim,em termos de testes de velocidade há 3 que me seduzem.O 1º-a versão Beta do Speedtest da Ookla(http://beta.speedtest.net/).O 2º-o Speedmeter da FCCN(http://speedmeter.fccn.pt/).E por último o speed test da nPerf(https://www.nperf.com/pt/.Estes) três testes de velocidades são os melhores,de longe !! Dão-nos uma velocidade de Download e Upload exactas relativas à velocidade da nossa Internet.Vale bem a pena testar as nossas velocidades nestas 3 ferramentas.Experimentem. 🙂

  12. Avatar de Pablo
    Pablo

    O Vivaldi é o melhor browser, se houver duvidas, basta testar.

  13. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Não conheço todos, mas o Vivaldi tornou-se já algum tempo o meu browser de eleição. A razão é simples, tal como o Opera pré-Chromium (que eu usava) é um browser para power users em que a personalização e várias funcionalidades integradas (sem uso de extensões, por exemplo gestos) é o ponto fundamental e desta forma é muito interessante altera-lo facilmente por opções e usar apenas o que dá jeito a cada um.

    Ainda há muito a fazer e neste momento parece que estão mais num momento de afinação do que já têm e sem grandes lançamentos de funcionalidades. O interface é construído em HTML, CSS , JS e portanto qualquer um pode alterar além de que dará espaço para personalizações interessantes que para já ainda não se concretizaram todas porque há trabalho ainda a fazer (estamos ainda na primeira versão!). O outro lado da moeda é que, pelo menos para já, a velocidade do UI não é espectacular, visto que estas tecnologias não são propriamente de alta performance, mas também não se torna ao ponto de ser irritante. Já agora uma boa parte das extensões da Chrome Store funcionam no Vivaldi! Não há quase razão para não experimentar assim.

    Em relação à concorrência o novo, me me me, é o Opera Neon que, apesar de bonito, é funcionalmente horrível para browser de desktop com enorme desaproveitamento de espaço e de funcionalidade demasiado minimalista. Parece me mais algo que possa ir para interface de um portátil ChromeOS do que desktop. A própria Opera diz que apenas é um conceito e não um browser a sério.

    MxNitro e Torch parecem interessantes para experimentar (já experimentei o Maxton à uns anos e não me seduziu nada) mas acho que em termos de features e personalização vão deixar muito a desejar.

    Tor Browser como alguém já disse é o firefox com o Tor integrado e é de uma utilidade muito especifica e não um browser para o dia a dia

  14. Avatar de Jim Beam
    Jim Beam

    Brave software

  15. Avatar de Allahu Akbar
    Allahu Akbar

    Faltou o Brave, que é open-source

  16. Avatar de slblxs
    slblxs

    Concordo também utilizo no meu Funtoo/Gentoo e parece promissor. @pplware devia dar uma vista de olhos. Também existe no Arch linux através do aur.

  17. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Uc browser. Melhor que o torch e uma excelente alternativa. O Brave tb é mt bom.

  18. Avatar de André
    André

    Acho a idea do Opera Neon bastante interessante mas nao é muito pratica para quem no seu dia a dia utiliza muitas abas abertas. É uma sopa de cores
    So não o utilizo por isso e por nao ter sincronização com a cloud

  19. Avatar de EU
    EU

    Citrio tambem vale a indicacao

  20. Avatar de Sharp o verdadeiro
    Sharp o verdadeiro

    Falta o Lunascape 6

  21. Avatar de Gil
    Gil

    Opera, Vivaldiou Brave. Qual o melhor pra usar no Desktop?.