Microsoft leva utilizadores a abandonarem o Windows Phone 7

42 Comentários

No Universo do Windows Phone, são cerca de 17% dos seus utilizadores que ainda estão presos ao Windows Phone 7 ou a uma das suas actualizações.

Contudo, são vários os sinais deixados pela Microsoft que revelam que a empresa quer que estes utilizadores o abandonem por completo e façam um upgrade aos seus equipamentos.

windows_phone_7_0

Foi no princípio de Julho que demos a conhecer que será já no próximo dia 9 que a Microsoft deixará de dar o suporte básico ao Windows Phone 7.

Apesar deste sistema ter servido de base sólida para o que se conhece hoje do Windows Phone 8, a verdade é que desde que esta nova versão surgiu, que o Windows Phone 7 começou a ser esquecido por parte da Microsoft e agora apercebemo-nos de alguns sinais que revelam que ela tem a pretensão que os seus utilizadores a abandonem por completo.

 

Fim do suporte a 9 de Setembro

O Windows Phone 7 recebeu a sua última versão já depois do Windows Phone 8 estar no mercado. Foi a versão 7.8 que surgiu para colmatar a impossibilidade de actualizar os equipamentos que traziam a versão 7, para esta versão 8.

Agora, cerca de 18 meses depois de ser lançada, deixará de receber actualizações a partir da próxima semana. Mas não é só de actualizações que se fala, é também do fim das páginas de suporte nos sites da Microsoft, e é também a possibilidade, de ao fazer um restauro de fábrica ao smartphone, voltar para a versão básica do WP7 ao invés das mais actualizadas, 7.5 ou 7.8.

windows_phone_7_1

 

Skype desadequado ao WP7

Desde que a Microsoft adquiriu o Skype que se têm assistido a algumas alterações ao serviço e a nova versão tem sido pouco elogiada pelos utilizadores. Mas o pior de tudo isto é o facto de a empresa detentora do serviço não assegurar uma versão compatível com um dos seus sistemas operativos.

Na nova versão do Skype, o Windows Phone 7 não está incluído na compatibilidade e, o mais estranho, é que outros sistemas operativos, e com versões mais antigas, não são excluídas, como o Android 2.3.

windows_phone_7_2

 

Cortana e o serviço de voz

Neste caso não é de estranhar que a versão mais antiga do Windows Phone não receba o serviço Cortana. O Windows Phone 7 conta já com um serviço (limitado) de voz e que não sofrerá qualquer actualização significativa até até ao último dia de suporte.

windows_phone_7_3

 

Acesso bloqueado aos programadores

A Microsoft deixou de disponibilizar as APIs necessárias aos programadores de forma a que pudessem continuar a desenvolver aplicações e criar ferramentas úteis. Assistiu-se ao longo do tempo a um “bloquear” do serviço e daí a um número muito limitado de apps.

windows_phone_7_4
 

Desta forma, são 17% dos utilizadores que ficarão cada vez mais limitados que, mais dia menos dia, terão que fazer um upgrade aos seus dispositivos.

Mas será que vão continuar a ser utilizadores do Windows Phone?

Via: Make Use Of

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ANDROID +1
    ANDROID +1

    HAHAHA, esses clientes devem ficar muito agradados 😀

  2. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    “Desta forma, são 17% dos utilizadores que ficarão cada vez mais limitados que, mais dia menos dia, terão que fazer um upgrade aos seus dispositivos.
    Mas será que vão continuar a ser utilizadores do Windows Phone?”
    Quem tem telemóvel com Android 2.3, quando mudar de aparelho vai continuar a ser utilizador de Android? 😉
    eheheh

    1. Avatar de ruben
      ruben

      Eu tenho um Wildfire com 2.2 e quando mudar vou continuar com Android. Mas por mim trocava de telemóvel já ontem. A melhor coisa dele é a durabilidade, o sacana não quer morrer 🙂

      1. Avatar de Filipe Pereira
        Filipe Pereira

        ahahah viva o velhinho Nokia 3310 😀

      2. Avatar de Filipe Pereira
        Filipe Pereira

        ahahah e viva o velhinho Nokia 3310 😀

  3. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    O WP é horrível…

    Vi hoje que a Microsoft quer comprar uma versão do Android, esperemos que não se comece a meter muito neste mundo, senão é a desgraça total…

    1. Avatar de Andr
      Andr

      Opiniões…

      Em termos de estabilidade e fluidez em aparelhos mais modestos garanto-te que a palavra “horrível” é mais adequada ao Android.

      Claro que se formos falar do número de aplicações disponíveis, já te poderei dar alguma razão.

      1. Avatar de Nelson Branquinho
        Nelson Branquinho

        Concordo. Até porque tenho o WP8.1 e flui muito bem sem espinhas… já o android engasga-se um bocado… mas pronto temos que ter algum cuidado nas comparações entre hardware RAM, processador, etc…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        HTC one m8 e dis melhores exemplos para aqui e segundo a verge a única coisa a que fica melhor e a bateria, pois de resto..

      3. Avatar de Monteiro
        Monteiro

        Concordo.

    2. Avatar de boy
      boy

      É horrível porquê?

      1. Avatar de ToneZe
        ToneZe

        Porque nunca experimentou e fala do que não sabe. 🙂

    3. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      A noticia não trata questões de Android.
      Quando não se sabe do que se fala, não se opina.
      E a Microsoft não ia dar 1 tiro no pé a usar Android, simplesmente quer aproveitar a mão de obra, sabedoria e conhecimento das tendências que os programadores da cyanogenmod pode trazer a empresa e ao Windows Phone.
      E tens razão o wp é horrível…cheio de fluidez, limpo, simplista e profissional… xD

  4. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Pois… percebo ambos os lados.

    Por um, a empresa que precisa focar o desenvolvimento nos aparelhos mais recentes. Isto é especialmente importante para poder responder aos clientes actuais (e que acredito que até sejam os mais numerosos), fornecendo soluções que a concorrência também vá lançando.

    Por outro os clientes (do windows 7.0 até 7.8) que, apesar de já terem aparelhos com algum tempo de vida, provavelmente gostariam de os continuar a ter actualizados (visto serem bons aparecelhos).

    Não é fácil… julgo que um investimento que poderia fazer sentido era a Microsoft fazer alguma campanha de retoma de aparelhos antigos.
    Mas… também é verdade, que há aparelhos muito bons com o WP8.xx que são relativamente baratos.

    Não são decisões fáceis…

  5. Avatar de Modem
    Modem

    E vou mandar para o lixo um telefone com 1 ano e meio, que funciona perfeitamente e é rápido só porque eles querem? Fu** off Microsoft…
    E ainda por cima a TMN nunca deu a atualização para a v 7.8, esses porc*s…

    1. Avatar de ToneZe
      ToneZe

      Podes continuar a usar 🙂

  6. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Eu tenho um HTC Mozzart com o WP 7.8 e só não faço o upgrade para o 8.0 porque financeiramente não tenho possibilidade mas assim que puder vou para a família lumia.

    O que me irrita neste caso do WP 7.8 ser descontinuado e que o meu smartphone ainda nem fez um ano e já esta “descontinuado”, e ficar sem o skype foi um balde de agua fria, mas não irei deixar o WP por isso.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Concordo a 200%. Se calhar até concordo a 300%,mas não quero ser gabarolas, vou-me ficar pelos 200%.

      Então, só porque tem um telemóvel que nem um ano tem e que já foi abolido pela Microsoft, que até já nem tem suporte para aplicações da própria Microsoft (ainda para mais uma aplicação que é importante para muita gente como é o caso do Skype) nem permitem desenvolver novas aplicações, vai deixar de dar dinheiro a Microsoft, que tão precisa dele, coitada? Claro que não!!!

      Ou se tem amor à camisola, ou não se tem.

    2. Avatar de tavares
      tavares

      Desculpa mas,no teu caso,o “defeito” não é da Microsoft.Todos os SOs(da Microsoft ou outro qualquer)têm um período de 18 meses para terem o suporte completo do fabricante.Esse tempo é contado a partir do momento em que o SO é lançado no mercado. Como o suporte(18 meses) para o WP 7.8 termina em Setembro,é normal que o fabricante peça aos seus clientes para atualizarem para a última versão.Como o teu aparelho só tem um ano de compra,quer dizer que quando o compraste o SO já tinha 6 meses de “vida”. Imagina se o tens comprado a semana passada…ou hoje de manhã!kkkkkkk

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Os lumias têm um suporte de 36 meses

  7. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Podiam dar algum € de desconto pelo wp7 na compra de um wp8… Eu ainda ando com o meu omnia7 e fiquei muito frustrado por não ter tido suporte logo após o ter comprado.

  8. Avatar de Jorge Jesus
    Jorge Jesus

    OFFTOPIC:
    Como é que ainda não meteram aqui a notícia do leak das fotos das celebridades pelo iCloud?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mesmo a sério.
      +1

      1. Avatar de PP
        PP

        Que se lixe a noticias… Coloquem é as fotos 😛

        Agora mais a sério: Hoje em dia a privacidade é algo que começa a ter de ser repensada, bem como os actos que cada um tem na utilização das novas tecnologias, caso contrário qualquer dias teremos de voltar às fotos a preto e branco e ter em casa um estúdio de revelação… Mas mesmo assim podemos sempre ser assaltados…

        Gostava de ler as opiniões dos senhores fanboys da Apple, MS e Google que concerteza irão “arranjar” mil e uma desculpas e ataques por tal ter acontecido.

        Será que o mal está nestas empresas, nos actos dos hackers (que garantidamente está), ou também nas práticas actuais de guardar fotos e vídeos de tudo e mais um par de botas?

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Inconveniente?
      Mas optimo para a publicidade do site!

  9. Avatar de Rocha
    Rocha

    entao quer dizer que eu com o meu lumia 610 que nem 2 anos o tenho vou ter de o trocar por um novo??
    gosto do wp mas assim.. e se mandam o 9 para o mercado.. vai ser a mesma coisa, dali a uns meses ficamos sem suporte no 8. acho mal tal coisa acontecer…

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      o WP 8.1 vai ter suporte até meados de Julho de 2017 (tendo começado este ano) por isso acho que a curto prazo não vais ter esse problema

  10. Avatar de Ron Jambo
    Ron Jambo

    Não sei se perceberam ou se andam a dormir mas estamos a falar de telemóveis com 3 anos. Não é esse o tempo em média “justo” para andar a par e trocar de dispositivo? Hoje em dia por 100€ os utilizadores WP podem comprar um dispositivo com 8.1 e 99% das fontes incluindo a Microsoft já disseram que esses mesmo dispositivos terão suporte para a próxima versão do Windows. Não gosto de comparar OS’s pois cada um tem o seu propósito, mas android é quem lidera a falta de suporte. Ou compramos um telefone de 500€ Android ou então não há updates ao sistema.

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      E mesmo assim…. eu tenho 1 tablet asus com android que ao fim de 1 ano a Asus deixou de lançar atualizações para ele. E custa maisd e 500€..

  11. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Ao menos o android é aberto, ou seja caso a samsung (por exemplo) deixar de produzir atualizaçoes na 4.2 a comunidade android faz upgrades para a 5.0, em pouco tempo

    O windows phone nem se fala… quem compra é completamente inocente! O windows phone é um balurdio (+ de 30 % do preço d’um WP é para pagar á M$) o telemovel em si é “baratucho”

    Os computadores com windows… enfim, mais vale comprar um com linux e sacar da net o Windows 8.1 (versão que eu odeio, prefiro ∞ vezes o windows 7), ate para fazer uma misera atualização do 7 para o 8 tem de se pagar!

    Enfim… a M$ deve querer perder muitos clientes, já ganhou “oceanos de dinheiro”, agora é deixar de dar suporte, e fazer atualizações pagas, deve querer já agora uma “galaxia de dinheiro”!!, so falta aumentar o preço do Windows 8 (que nao vale nada, comparando com o preço) para 500 euros por DVD de instalação (estou a falar da versão Pro do Windows 8.1 que é +- 250 euros)!

    M$! Vai roubar para outro lado! E por favor, não roubes inocentes!

    1. Avatar de Alexandre Badalo
      Alexandre Badalo

      de certeza esses 17% são pessoas que sao incocentes (pensando que se é um OS da microssoft, é muito bom!)

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Acho que deverias reler esse teu poste e depois pedir desculpa a quem perdeu tempo a ler as “baboseiras” que escreveste…

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Que rio de baboseiras… lol.

  12. Avatar de duarte
    duarte

    Tenho um Lumia 625 com WP 8.1 e funciona muito bem

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      +1

  13. Avatar de Edroid
    Edroid

    Queixam se que os Androids não recebem updates mas nos PC é pior e não se queixam. Quem compra um PC de certeza que morre com a mesma versão que trazia a não ser que o actualizem manualmente e pagando

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mas no PC podes instalar a versão que quiseres, desde que compras os requisitos minimos. Basicamente podes instalar o Windows 8.1 num PC que vinha com o XP de origem.

      No telemovel não tens essa flexibilidade, o mais próximo possível são roms não oficiais e originais, o que é diferente.

      No PC morres se quiseres, no telemóvel não há alternativa

  14. Avatar de Carlos Garcia
    Carlos Garcia

    As noticias são datas de uma forma que por vezes as pessoas ficam baralhadas e por vezes não as entendem bem, o Windows phone 7 vai continuar a funcionar perfeitamente bem até então, simplesmente não vai haver atualizações, tal como acontece com a variadas versões do Android. As versões do Android mais antigas já não têm atualizações da grande maioria das aplicações.

  15. Avatar de JoãoP
    JoãoP

    Tenho um lumia, com wp7.8 e a verdade e que nem uma aplicação do facebook em condições existe para esta versao do OS. E mesmo no wp8 as apos ficam muito à quem, apesar da evolução dos últimos tempos.

  16. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    Se a Microsoft quer assim tanto que a malta deixe o windows 7 porque não faz um apoio a retoma para fazer o upgrade?

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      Já viste a Samsung, Asus, HTC, etc… a fazerem o mesmo?? E olha que a nível de disponibilização de atualizações devem ser bem piores que a MS…

      1. Avatar de ANDROID +1
        ANDROID +1

        Que tem as atualizações a ver com o que ele disse? LOL, e sim a samsung já o fez e a HTC, a Asus não sei.