Microsoft bloqueia Windows 10 Mobile em telefones sem suporte

57 Comentários

Quando a Microsoft lançou o Windows 10 Mobile, acabou por deixar de fora muitos dispositivos que se julgavam vir a poder instalar este sistema operativo.

Mesmo com esta falta de suporte, alguns conseguiram instalá-lo. Mas com a chegada da Actualização de Aniversário a Microsoft acabou por conseguir bloquear esta instalação e não permite que estes smartphones tenham acesso a ela.

Windows 10 Mobile

Não foi claro o processo de disponibilização do Windows 10 Mobile aos utilizadores. Depois de várias vezes ter garantido que todos os dispositivos Lumia iriam receber a nova versão, a Microsoft acabou por recuar e apenas os que tinham pelo menos 1GB de RAM tiveram acesso ao novo sistema.

Todos os que ficaram de fora desta actualização conseguiram ter acesso ao Windows 10 Mobile através de um simples processo. Bastou que se registassem no programa Insider e de imediato a nova versão era instalada.

Mas o problema é que agora, com a chegada da nova versão do Windows 10 Mobile, a Microsoft voltou a mudar as regras e os utilizadores estão “presos” em versões mais antigas do sistema ou sem sequer conseguirem entrar para o programa Insider. Isto impede-os de terem acesso à actualização de Aniversário ou mesmo ao próprio Windows 10 Mobile.

Windows 10 Mobile

Com esta alteração de peso, a Microsoft afasta de vez os equipamentos que, segundo a empresa, não têm capacidade de correr o Windows 10 Mobile e muito menos a nova versão Redstone 1 (Actualização de Aniversário).

Existem agora apenas duas soluções para os utilizadores destes equipamentos. Ou ficam na actual versão de testes do Windows 10 Mobile ou regridem e voltam à versão 8.1 do Windows Phone. Em qualquer dos casos, é garantido que não vão existir actualizações e que estes sistemas atingiram o máximo da sua vida útil de actualizações, indo por isso parar no tempo.

Todos os equipamentos que estão nestas condições já não são equipamentos recentes e, por isso, a Microsoft deverá estar a querer eliminá-los da sua cadeia de actualizações, garantido assim que o seu novo sistema operativo corre em máquinas mais recentes e que, por isso, consigam dar ao utilizador uma melhor experiência de utilização.

Via Reddit

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikael
    Mikael

    Microsft landa w10 beta e obriga a usarem, lumias com SO cheio de bugs sem suporte, surfaces cheios de problemas de drivers…sera que a microsoft so tem padeiros na equipa?

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      @Mikael
      Bugs todos os OS têm quando saem, por isso é que existem as atualizações, e lançam 2 por semana para a versão redstone. Tenho Lumia 939 na versão quase final da Redstone e está rápido e fluido como nunca esteve. 0 bugs, e não tem problemas de aquecimento, aliás o único que tinha era do Wifi que se desligava mas já foi corrigido.
      Quanto ao surface, os bugs que existiam eram por causa da intel e não da Microsoft.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        No entanto o iPhone se meter 1970 na data bloqueia e não volta a ligar e nem sequer dá para enviar fotos por Bluetooth… Mas critica na mesma os produtos Microsoft LOL

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Aliás, o iPhone bloqueava quando recebia uma SMS com uns caracteres esquisitos!

          Mas vens para aqui mandar postas de pescada sobre a Microsoft!!

          Windows 10 Mobile > iOS > Android

          E o resto é letra.

        2. Avatar de Portimão
          Portimão

          O 1970 já foi corrigido e o fato de não enviar fotos por bluetooth não é bug nenhum.

          1. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Alias, todos od bugs em iOS foram criados com um proposito. Sao features e n#ao bugs. Correcto?
            LOL

        3. Avatar de Christian Nogueira de Faria
          Christian Nogueira de Faria

          dat cry

      2. Avatar de Rudua
    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Porra, deves ter muito azar na vida.

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Quando instalei o W10 pela primeira vez notei que vinha carregado de erros e até achei nojento lançarem um produto assim. Ao fim de uma semana calei-me.

      Hoje em dia ainda recebo actualizações de correcções de erros que nem sabia que existiam.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Também não gosto muito que, quando se actualize, por vezes ficarem erros no sistema. Mas uma vez que é uma atualização grande, faz parte do processo.

    4. Avatar de Portimão
      Portimão

      O iOS9 era um poço de perfeições.
      Não foi considerada a versão com mais bugs do iOS que foi lançada nem nada…
      És tão obcecado que criticas tudo o que não é Apple.
      Vai-se a um artigo do Android, lá estás tu batido a criticar. Vai-se a um da Microsoft lá estás tu de novo.
      É incrível, és mesmo sem vida, passas o tempo a destilar ódio sobre tudo o que não seja Apple.

      Eu adoro a Apple e não sou assim, não consigo compreender como é que as pessoas, ao preferirem uma marca, deitam todas as outras na lama da rua, sendo que a concorrência está muito boa, ainda que tenhamos preferência num SO específico e numa marca específica, como é o meu caso.

      Essa obcessão não ajuda em nada, vai trabalhar, abre horizontes.

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Nem mais! Muito bem dito

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Bem dito.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho mal Microsoft… se o utilizador quer (por sua conta em risco) utilizar o Windows 10 Mobile, deveriam deixar.

    1. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Efetivamente. Mas os dólares falam mais alto e o Msf prossegue o lucro, como qualquer outra empresa. Assim, se permitem que essa máquinas corram o W10M então os clientes não mudam. Se não o permitirem, então talvez comprem um novo Lumia. Senão comprem um droid e também fica resolvida a situação deles… ao perderem-se para a concurrência.
      It`s all about Money!!!!

    2. Avatar de Megabyte
      Megabyte

      A ideia desta e muitas outras empresas é obrigar subtilmente o utilizador a comprar equipamentos pois é assim que se faz dinheiro.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu entendo isso no Android, mas da Microsoft já não entendo.

    3. Avatar de Zéi
      Zéi

      Acontece exactamente o mesmo com todas as outras marcas. Só se pode instalar novas versoes nos modelos que os fabricantes querem

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Eu achei mal foi a MS ter a língua mais rápida que o cérebro ,só quando ouvesse certezas quais os modelos que poderiam receber o WM10,é que vinham falar .Criou-se uma expetativa desnecessária nos utilizadores de modelos mais antigos,que agora ,ou ficam no 8.1 ou compram um telemovel novo já com suporte para o dez ,ou mudam de plataforma .

    5. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Se quiseres levantar voo com um carro, desde que o queiras o carro dever]a elevar-se nos ceus, correcto? Talvez n#ao tenha as specs necessarias para poder voar, e talvez se passe o mesmo com tecnologia, e quem sabe minimamente do assunto nem sequer levanta questoes, a tecnologia evolui e nos ou acompanhamos ou ficamos parados no tempo.

  3. Avatar de César Martins
    César Martins

    “(…) a Microsoft acabou por recuar e apenas os que tinham pelo menos 1GB de RAM tiveram acesso ao novo sistema.”
    Não, apenas uma lista teve acesso. Pelo menos o L820 não tem acesso e tem 1GB

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Nem o 920, 1020… Enfim…

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Sem querer estar a defender, mas a Microsoft quando decidiu não atualizar os modelos com 512 de ram e os listados a cima foi a partir de comentarios dos insiders que se queixaram da falta de fluidez nesses modelos.
        Agora quem é insider com esses modelos pode continuar com o WM10 mas sem usar a ferramenta para voltar para o 8.1, porque aí não vai poder voltar a instalar o 10, e
        se por acaso tiver algum problema só tem que fazer um hard reset no telemovel que volta para a versão do 10.

      2. Avatar de César Martins
        César Martins

        sim, desconfiava que havia mais, mas este sei com certeza porque é o que tenho! São estes tiros nos pés sucessivos da Microsoft que fazem com que o wp não tenha credibilidade…

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Estas errado, chama-se evolucao, tecnologia. Sempre foi assim e sempre sera e tera tendencia para ser um ciclo cada vez mais rapido.

  4. Avatar de Crist N.
    Crist N.

    Onde é que a Microsoft “voltou” a mudar as regras?

  5. Avatar de Tulio
    Tulio

    Esse sistema é um lixo. Apenas esperando o final trágico

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      O Android quando saiu pela primeira vez era mesmo um verdadeiro lixo e vê onde está agora.
      O IOS nem mms, video chamadas, copy past, etc tinha.

      1. Avatar de Mikael
        Mikael

        Mas o w10 n e nenhum SO novo, ja tiveram o wp7 8 e 8.1, senao para isso o ios10 tb e novo e funciona bem melhor. Apos 5anos a MS devia ter um SO bem mais estavel e com maiss apps

        1. Avatar de Joao
          Joao

          O w10m foi feito “from scratch” o ios10 é apenas uma atualizaçao…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            O Windows Phone 7 foi feito de raiz, o Windows 10 Mobile também.

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Vindo de alguem com um comentario destes, este comentario espelha bem de onde vem o cheiro a lixo. Cresce, aprende, abre os olhos, e respeita, ou seja, age como um adulto se tiveres capacidade para isso.

  6. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    O meu 930 fonciona bem com o Windows 10 , espero que continuo assim, acho é que podiam melhorar e atraírem as grandes marcas de aplicações como as da concorrência pois nos ultimos tempos temos visto estas a abandonar o Windows como um gato foge de um cão.
    Porquê será?

    1. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Talvez porque o droid é open e mais flexível para transformar à medida das marcas. Já o W10M não e por outro lado têm também que pagar pelo sistema operativo. Ou acham que a Msf o faculta de borla?!

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        O WM10 é bastante flexivel para poder ser instalado, a questão é de não permitir que as marcas façam alterações no core o que , na minha opinião, é bom.
        Assim quem controla as atualizações passa a ser a microsoft e não as marcas ao contrário do que acontece com o Android.
        E o WM10 é gratis sim.
        http://news.softpedia.com/news/windows-10-redstone-will-remain-free-for-oem-devices-with-screens-up-to-9-inches-504460.shtml

  7. Avatar de Tony
    Tony

    Mas isto não foi o que tem acontecido desde que saiu a versão Threshold? Porque seria diferente com a RedStone1?

  8. Avatar de Luís
    Luís

    Não me parece uma mudança recente. Há muitos meses que deixei de receber updates de Insider no Windows 10 no meu Lumia 630. Só tem 512Mb de ram e nota-se bem a falta da ram. Por outro lado recuso-me a recuar para o 8.1 que embora esteja muito mais estável que a versão 10 com que fiquei, é um SO muito mais antigo e que gosto menos…

  9. Avatar de irlm
    irlm

    já se sabia que isto iria acontecer

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      Parece que n ha estrategia na Microsoft, mas a apple tb nao esteve bem. O SE tardou a sair, o ipad pro 9,7 devia ter saido em setembro e como ipad air 3 por menos 200euros, e ainda n haver macbook com skylake e ridic

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Enfim, andam a brincar aos telemóveis, quando derem conta já tudo migrou para outro sistema. Não que esta seja uma má decisão, porque o meu lumia 920 não dá total amplitude ao SO comparado com o 950. Mas a forma como comunicam e planeiam estas decisões é simplesmente ridicula.
    Este ano é com cada tiro no pé, as mil promessas da saída do WM10, a não actualização garantida para alguns dispositivos, a incapacidade de trazerem meia duzia de aplicações, a falta de escolha de equipamentos novos e em varias gamas..estão a conseguir com que vá para a concorrência

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      Parece que n ha estrategia na Microsoft, mas a apple tb nao esteve bem. O SE tardou a sair, o ipad pro 9,7 devia ter saido em setembro e como ipad air 3 por menos 200euros, e ainda n haver macbook com skylake e ridiculo, os air ja recebiam um upgrade..o ipad mini tb devia ter o A9 e nao o a8 de 2014

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não digo que não falhem, todos falhamos.. Mas na área móvel especificamente, não vejo a Google ou Apple tão perdidas, ou pelo menos com as suas falhas têm uma estratégia bem definida.
        Nas outras áreas nem tenho nada de negativo a dizer da microsoft, só bem.

    2. Avatar de David
      David

      Concorrência essa que faz exactamente o mesmo!! E não é preciso ter um 950. Tenho o 940 e pelo preço, aconselho!

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Onde compraste? é que andei de Janeiro a Março a percorrer media market e worten, assim como algumas operadores e só tinha 640 e 950 para escolher..
        Na altura do 920 tinha bem mais opçoes.. 500.. 600.. 800.. e cada um escolhia conforme as suas necessidades

        1. Avatar de David Silva
          David Silva

          Comprei na MEO, descontando os pontos. Ficou-me por 78€, bateria portátil incluída 😉

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      O Lumia 920 ja e de 2012, sao 4 anos, o que em tecnologia e uma eternidade.

  11. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eu acho é que vou mudar para android, pode até em certo equipamentos ser lento mas noutros melhor, mas se arranjar um que possa ter updats de origem ao menos fico melhor servido e depois tenho outras apps que no windows 8 ou 10 não tenho

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Porque nos Android tens atualizações que é uma coisa doida.

  12. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Isto são notícias antigas meus caros!
    A MS quando publicou a lista dos equipamentos suportados indicou que todos os outros podiam instalar o Windows 10 mas que não iriam receber a actualização de aniversário (redstone1).
    Isto ficou BEM CLARO há meses atrás. Não se compreende o espanto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não há qualquer espanto. Apenas quando foi dito (já a algum tempo) era para acontecer bastante tempo depois. Com o aproximar da data limite, serve a presente para informar das alterações que serão feitas. Isto porque alguns que instalaram versões o Windows 10 Mobile e que podem estar a contar instalar a actualização de aniversário não o vão poder fazer. E agora que leram, já sabem.

      Fácil de perceber.

  13. Avatar de Super Mario
    Super Mario

    Quem é que ainda usa Lumia?

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Eu e estou satisfeito com o equipamento, com o SO e com as apps que uso.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Principalmente quem gosta ,nem todos podemos gostar de android e iphone

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Depois de iPhones e alguns Androids uso um Lumia 950 e nunca estive tao satisfeito.

  14. Avatar de JJ
    JJ

    No meio disto tudo, chama-se limpeza do mercado!

  15. Avatar de Nando
    Nando

    Boas. A minha opinião é a seguinte. Tenho um IOS e três Android aqui em casa, mas o melhor SO é o Windows 10 mobile num Lumia 950 XL. Fantástico software. Funcionamento intuitivo. O mesmo não posso dizer do Android. Quanto ao IOS é bom mas não chega a ser superior ao W10 mobile.