Vendas de tablets continuam a cair, mas Huawei e Apple conseguem crescer

7 Comentários

Quando surgiram, os tablets prometiam ser o dispositivo ideal para substituir um computador pessoal, ao fazerem a ponte entre um smartphone e os dispositivos maiores. Esta sua aura valeu-lhes, durante algum tempo uma posição invejável no mercado.

A verdade é que em poucos anos perderam esta posição e o segundo trimestre de 2018 volta a evidência uma realidade. As vendas de tablets são cada vez menores, apesar da Huawei e a Apple conseguirem contrariar esta corrente e fazer crescer as suas vendas.

tablets vendas Huawei Apple

As mais recentes previsões de vendas dos tablets, referentes ao segundo trimestre de 2018 foram apresentadas pela IDC e, novamente, voltam a mostrar um cenário nada favorável. As vendas caíram, com quase todas as marcas a terem os números menores, face ao mesmo período de 2017.

Claro que no meio deste cenário negro existem alguns que se destacam pela positiva. Falamos da Huawei e da Apple, que conseguiram crescer, vendendo mais tablets e ganhando quota de mercado. Estas duas marcas, e no segundo trimestre de 2018, cresceram 7,7% e 0,9%, respetivamente.

Empresa 2Tr18 Unidades Enviadas 2Tr18 Quota Mercado 2Tr17 Unidades Enviadas 2Tr17 Quota Mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Apple 11,5 34,9% 11,4 29,9% 0,9%
2. Samsung 5,0 15,1% 6,0 15,6% -16,1%
3. Huawei 3,4 10,3% 3,1 8,2% 7,7%
4. Lenovo 2,0 6,0% 2,2 5,7% -8,4%
5. Amazon.com 1,6 4,9% 2,4 6,4% -33,5%
Outros 9,5 28,8% 13,1 34,2% -27,1%
Total 33,0 100,0% 38,2 100,0% -13,5%

No extremo oposto temos a Amazon e a Samsung, que perderam mercado, com os seus valores a serem de -33,5% e -16,1%, respetivamente. As causas apresentadas para estas quebras é a falta de propostas tão atraentes como os concorrentes que cresceram.

A Lenovo, mesmo contando agora com a Fujitsu dentro de portas, acabou também por perder, embora em valores menores que os restantes concorrentes diretos. À sua conta conseguiu perder 8,4 da sua quota de mercado.

tablets vendas Huawei Apple

Mesmo com estas perdas generalizadas, e os ganhos da Huawei e da Apple, o ranking acabou por ficar idêntico ao que os trimestres anteriores mostraram. É claro o ataque da Huawei à segunda posição do mercado, depois de o ter já conseguido nos smartphones.

Talvez mais importante que estas perdas e ganhos é o resultado final acumulado. Os 33 milhões de dispositivos colocados no mercado acabaram por significar uma perda de 13,5%, face ao mesmo período do ano passado.

Este é o prolongar de uma situação que as marcas, no global, não têm conseguido contrariar. Há as excepções da Huawei e da Apple, que vão conseguido crescer, ainda que a ritmos bem diferentes.

|Fonte

Huawei ultrapassa Apple e é agora a segunda maior fabricante de smartphones do mundo

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Com telemóveis do tamanho de tablets para quê comprar?
    E quando a Apple lançar os novos iPhone de quase 7″ comecem a dizer adeus ao iPad porque é a mesma coisa e o iPhone tem a mais a funcionalidade de telefone!

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Será um claro caso de canibalismo entre duas linhas de produtos.

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      +1 o mesmo com android.
      Depois de comprar um smartphone com ecrã de 6″ os tablets (android e iOS) ficaram logo em segundo plano. O que se faço com um faço com outro.

      Recentemente Como queria um tablet novo Preferi comprar com Windows. Ai sim mesmo sendo dos mais baratos faz imensa diferença por ser muito mais versátil porque pode servir como laptop a qualquer altura

  2. Avatar de goncalves
    goncalves

    OS surfaces são tablets ?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Híbridos e não contam para estes valores.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Geralmente não contam para estes valores – até porque a MS no relatório do ultimo trimestre referiu um crescimento nas receitas com os Surface (que se supõe um crescimento nas vendas).

  3. Avatar de Heldr
    Heldr

    Dito por outras palavras, a quota de mercado do iOS nos tablets voltou a crescer…

    Se fosse ao contrário, era isto que diziam, não é?