TOS+: Será este o próximo rival (chinês) do Android

34 Comentários

O Android é, inquestionavelmente, o sistema operativo mais popular para dispositivos móveis. Segundo dados recentes da IDC, relativos ao quarto trimestre de 2014, 96,3% do mercado de vendas de smartphones pertencem ao Android e iOS. No entanto, a grande fatia pertence mesmo ao Android com 81,5%.

Além do hardware, a concorrência vinda da China parece querer também atacar a Google, em especial o Android! Vamos conhecer o TOS+, o próximo rival do Android.

tos_00


A Tencent, gigante chinesa da Internet, anunciou recentemente um novo sistema operativo que foi baptizado de Tencent Operating System (TOS+).

Com funções muito semelhantes ao Android, o TOS+ oferece funcionalidades ao nível do reconhecimento de voz, sistema integrado de pagamentos e funciona em tudo o que seja “hardware inteligente”, como é o caso das TVs, consolas, etc.

tos_02

A plataforma pode ser usada por outros fabricantes e programadores desde que estes aceitem a partilha de lucros. Veja aqui um conjunto de imagens da interface.

Mas há mais, o TOS+ também funcionará em Smart Watches – ver aqui.

TOS_01

De salientar que a Tencent domina na China o segmento das redes sociais e entretenimento online.

Com grande trunfo este sistema conta com a app de chat WeChat, que já permite o envio de dinheiro através de uma da própria janela de conversação.

Via Reuters

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Moreira
    João Moreira

    Tencent, está tudo dito 🙂

  2. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Copiado da vossa fonte: “Android-based TOS+”.
    Claro, o android rival de si próprio. dafuq

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      A coisa é assim – há o Android AOSP que dá para fazer um smartphones fraquitos e sem os serviços Google (e sem Google Play).

      Os serviços Google na China não interessam por aí além, para não dizerem que não interessam nada ou o governo chinês os dificulta ou boicota. Por exemplo, o Google Search, que é o pai e mãe dos serviços Google não risca nada, risca o Baidu.

      “Portantes” se fosse eu a escolher o título para o post escrevia “Mais um Android AOSP a fazer concorrência ao Android GMS – na China. Quem se lixa? “Prizemples” a Samsung”.

      1. Avatar de Ricardo Pontes
        Ricardo Pontes

        Exato. Ai concordo. É um rival ao GMS, não ao Android.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Realmente. Como é que isto pode ser rival do Android se é exatamente igual?!

      Sem ofensa pessoal, mas que titulo absurdo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pensa no Cyanogen, e vais entender o título.

        1. Avatar de cypolaris
          cypolaris

          O Android tem uma base open-source. Quando a Google decidiu criar o Android com uma base de código aberto, estaria com certeza à espera que qualquer pessoa pudesse criar a sua versão do Android (e assim criar dependência e exclusividade). A meu ver este tipo de “concorrência” só ajuda os interesses da Google e não o contrário…

  3. Avatar de millers
    millers

    como se o android tivesse medo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A Samsung também não tinha 🙂

      1. Avatar de Romeu Branquinho
        Romeu Branquinho

        Ahah, bem respondido 😀

      2. Avatar de Rúben Sousa
        Rúben Sousa

        Xiaomi OnFire 😀

  4. Avatar de Jpbranco
    Jpbranco

    e porque fim do android? porque nao o fim de outro OS qualquer?
    nao esquecer pantentes pessoal… a Microsoft ainda lucra anualmente com patentes graças ao android… acham que a Microsoft ia permitir que algo assim va para a frente? quando todos nos sabemos que a MS esta a investir no Cyanogen? hummm nao me parece…
    Para o mercado chines acredito que resulte mas nao deve passar dai…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É fácil, porque o Android é “open”! Há outros que o são mas são irrelevantes neste momento.

      1. Avatar de Jpbranco
        Jpbranco

        sim mas nao seria bye bye android… mas sim bye bye google… porque se isso tem como base o android… tal como Oxygen OS, Cyanogen OS, MIUI…. e por ai fora… acho que nao faz sentido o titulo, e mais… difcilmente o Android morre no mercado mobile 🙂 o que tanto falam do android e mal…. é a segurança… mas é incrivel como a samsung conseguiu o premio de melhor dispositivo movel em segurança 🙂 graças ao knox claro… mas como base o Android. o Android em si a nivel de plataforma esta a crescer e a melhorar do dia para a noite… pessoal do PPlware acha mesmo que era isto que ditava o fim do android? vamos ser realistas 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, provavelmente que não…mas que sabe 🙂 No mundo da tecnologia não acredites no que saiu ontem pois amanha é tudo diferente 🙂

          1. Avatar de miguel
            miguel

            Expliquem me una coisa se tanto o caminhemos como este, e tantos outras variantes de android, por uma ínfima possiblidade conseguissem que a Google desistisse do seu projecto android quem é que ia fazer actualizações, eles?
            Claro que não, eles apenas limitam se a pegar na pai ir parte do trabalho efectuado pela Google e usam o para fazer umas. Pequenas mudanças.

            Basicamente eles sem a Google não são nada…
            A Google no fundo é o seu ganha pão

        2. Avatar de miguel
          miguel

          Expliquem me una coisa se tanto o caminhemos como este, e tantos outras variantes de android, por uma ínfima possiblidade conseguissem que a Google desistisse do seu projecto android quem é que ia fazer actualizações, eles?
          Claro que não, eles apenas limitam se a pegar na pai ir parte do trabalho efectuado pela Google e usam o para fazer umas. Pequenas mudanças.

          Basicamente eles sem a Google não são nada…
          A Google no fundo é o seu ganha pão

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pessoalmente agradam-me noticias destas. É graças a empresas destas que começam apertar os calcanhares das grandes que as coisas evoluem e melhoram. E no caso do Android devido à sua desfragmentação bem que precisa de algo que o faça ser mais optimizado e os obrigue a fazê-lo evoluir ainda mais.

    1. Avatar de Duarte Santos
    2. Avatar de Pedro Pinto

      Ora nem mais, a concorrência só faz (normalmente) bem

    3. Avatar de Abécula15
      Abécula15

      Mai nda!

    4. Avatar de Joselito
      Joselito

      não querias dizer fragmentação ao invés de desfragmentação?

      A essência do opensource é essa: criar, modificar e adaptar – quem ganha? todos nós!
      Reparem que 87% do mercado é baseado em Android: Será do Guaraná?

    5. Avatar de knom
      knom

      então tragam os verdadeiros sistemas sem apps da treta e que funcionam fluidos com pouco!! em vez de sistemas que tão no top por ter 30mil milhoes milhares e que o sistema engasga com 2, 3 e 4 gbs de ram…

  6. Avatar de Rogerio Machado
    Rogerio Machado

    Todas as semanas há publicações do género. Se isto for comercializado as-is, poderá infringir talvez uma série de patentes da Apple LOL
    Em menos de nada, bye bye TOS.

  7. Avatar de Blá
    Blá

    Tenho quase a certeza que é um flavor de Android tal como a MIUI.

  8. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Desde a última mudança de layout do PPLWARE, não consigo ler as matérias do blog no meu netbook, onde uso o Opera 12.17. Alguém saberia dizer o que pode estar causando isso, e como consertar? Grato.

  9. Avatar de Abécula15
    Abécula15

    Tipicamente a China era onde todo o material tecnológico se fazia (e continua a fazer-se) mas os chineses nunca tiveram grande relevância com marca própria. Nos últimos anos este paradigma tem vindo a alterar-se, hoje em dia quase todas as semanas saem noticias dum novo telemóvel ou pc ou tablet chinês. Pelos visto agora até sistemas operativos fazem! Prevejo tempos difíceis para as grandes marcas do android como a samsung. Não sei até que ponto dar 700/800 euros por um telemóvel android vai continuar a funcionar quando estas marcas chinesas oferecem praticamente a mesma coisa por metade ou menos.

  10. Avatar de bmiguel83
    bmiguel83

    O meu Samsung s5 livre recebeu esta semana lollipop 5.0… Já não devia ser 5.1, estas actualizações deixam a desejar

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Liga para a Samsung a reclamar…
      Ou então se quiser em compra um um iPhone,pessoalmente não gosto da Apple, mas tens essa opção, não gostas muda.
      Es daqueles que é muito exigente , só porque sim… ao menos sabes o que melhorou do 5.0 para o 5.1?

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol rival do Android. estes titulos são demais…

  12. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – É “apenas” uma variante do Android. (Algo diferente, seria por exemplo o (fabuloso) Ubuntu).
    – Mas mesmo que este fosse um “Android” em esteróides (ou seja, mesmo com muitas e melhores funções)… eu pessoalmente NUNCA(!!!) o usaria.
    – Como é sabido o estado chinês “grava” tudo o que um cidadão faz na internet… Agora, nem imagino as “boas surpresas” que esse sistema trará escondido… pois, pois… Eles que fiquem com ele, e que façam “bom proveito”… >;)

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Se é para usar Facebook e serviços da Google, bem que podes ir com a versão chinesa, visto que ambas fazem exactamente o mesmo – rastrear toda a actividade do utilizador online.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      E é so o Governo Chinês?