TOP 5 apps para troca de mensagens e não só…

34 Comentários

Hoje em dia são vários os serviços que nos permitem comunicar com os nossos contactos. As SMS estão cada vez mais em desuso e, apesar de em várias situações ser mais fácil telefonar que enviar mensagens, a verdade é que os utilizadores continuam a preferir usar os serviços pois estes oferecem mais funcionalidades.

Hoje apresentamos um pequeno TOP dos serviços de mensagens mais usados em todo o mundo. Vamos conhecê-los e saber quantos destes serviços usa!


#1 – Facebook Messenger

O Facebook Messenger é um dos serviços de chat mais usados em todo o mundo. A popularidade da rede social Facebook fez com que o Messenger tivesse também milhões de utilizadores, apesar de hoje em dia ser um serviço independente.

Ao longo dos últimos anos este serviço de chat tem evoluído significativamente e, atualmente, o Facebook Messenger permite a troca de mensagens em texto, voz e até tem suporte para videochamadas.

O Facebook Messenger disponibiliza apps para Android e iOS e está também disponível via Web.

Facebook Messenger


#2 – WhatsApp

O WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais usadas em todo o mundo.  Com mais de 1200 milhões de utilizadores ativos mensais, o WhatsApp encontra-se no topo das plataformas de comunicação mais usadas em todo o mundo.

Esta plataforma tem várias funcionalidades bastante interessantes e, tal como o Facebook Messenger, tem também evoluído bastante nos últimos anos e está disponível para Android e iOS e também via Web.

Com o WhatsApp pode efetuar chamadas e enviar mensagens gratuitamente de forma rápida, simples e segura, para quem quiser, esteja onde estiver.

WhatsApp


#3 – Telegram

O Telegram é uma combinação de um serviço de mensagens, ao estilo das SMS e também do e-mail. O Telegram está disponível para Android, Linux, Windows, Mac, e Windows Phone.

Este serviço é uma excelente alternativa ao popular WhatsApp, Facebook Messenger entre outros, apesar de não ser tão popular. Conheça esta dicas para usar no Telegram.

Telegram


#4 – OpenSignal

Chama-se Signal, pertence à Open Whisper Systems e é uma app que está disponível para iOS e também para Android. Esta app usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados.

Não há logins separados, usernames, password, pins, etc. Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.

Signal


#5 – Skype

O Skype é uma das plataformas de comunicação mais antigas. Nos últimos anos, com tanta concorrência, o Skype quase passou a ser apenas uma plataforma para videoconferência e de âmbito profissional.

Esta plataforma permite a partilha de fotografias, vídeos e ficheiros até 300 MB, vídeochamadas em grupo, vídeochamadas em HD, partilha de ecrã, gravação de chamadas, possibilidade de ligar para telefones, etc.

Skype


Estas são provavelmente as 5 mais populares plataformas para troca de mensagens, imagens e outros conteúdos. No geral as funcionalidades são semelhantes em todas as aplicações e certamente muitos dos nossos leitores têm mais do que uma destas plataformas instaladas. Se conhecerem outras, partilhem connosco.

Quais destas plataformas de mensagens usam?
2

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Ilusão da escolha:
    – Messenger e Whatsapp pertencem os dois à facebook
    – Telegram NÃO é privado
    – Skype não é privado

    Sobra o Signal como o único aceitável

    Podiam falar de coisas mais inovadoras e desta geração: RIOT, Wire e Signal.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O Signal parece que é o que garante mais privacidade, mas também acho interessante a abordagem do Tox (distribuída). É pena é não ter amigos que o usem para fazer essa avaliação!

  2. Avatar de Henrique Prego
    Henrique Prego

    Faltou falar sobre o Discord.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Afinal qual é a novidade aqui?

  4. Avatar de Leonardo Batista
    Leonardo Batista

    Sinceramente, uso mais o Instagram para comunicar e no geral penso que toda a malta jovem usa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é um facto! Está a mudar…os jovens cansaram-se do Facebook

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Cansaram-se do Facebook e a Facebook preveu isso mesmo. Incrivel o dominio que têm.

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      A malta jovem usa muito mais o whatsup.

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    o skype para chamadas internacionais para mim é de longe o melhor

  6. Avatar de Mário
    Mário

    …se utilização da globalidade das funcionalidades do WeChat fosse possivel em PT… batia, aos pontos, (praticamente) tudo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nem de propósito. Instalei o wechat a semana passada e aquilo é TOP 😉

      1. Avatar de Security
        Security

        “WeChat é um serviço multiplataforma de mensagens instantâneas desenvolvido pela Tencent na China” – tenho começado a ter receito destes senhores.

        O melhor ainda passa por um servidor interno e até esses tenho dúvidas que não tenham uma porta aberta a enviar informação pra fora.

  7. Avatar de Sérgio Eduardo
    Sérgio Eduardo

    Deixar o VIBER de fora???
    Não entendi.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade que também tinha lugar neste TOP, mas demos destaque ao OpenSignal

  8. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    De longe que o melhor de todos não foi referido… BBM. Ninguém tem de ter o teu número de telemóvel, saber o email ou perfil em redes sociais. Além de ser o mais evoluído de todos (tens funcionalidades que mais nenhum do mercado tem), ninguém o bate em segurança!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É bom sem segurança, sem dúvida. Mas não tem evoluído assim tanto…Pelo que vi, escrevemos em 2013 sobre o BBM 😀
      https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/blackberry-messenger-ja-esta-disponivel-para-ios-e-android/

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Pedro,
        inovou ao ser o primeiro a permite anular mensagens enviadas,
        inovou ao ser o único com encriptação 512,
        inovou ao ser o único onde podes criar canais de contacto,
        inovou ao ser o primeiro a permitir o envio de pings.
        A BlackBerry é fortíssima no SO, mas aconteceu-lhe o mesmo que a Nokia quando renasceu com o Windows (outro SO mais limpo que o Android) mas não teve expressão porque os developers obrigatóriamente deveriam criar as Apps para todos SO’s e não o fazem, assim criaram um mercado fútil, sem opção de escolha (iOS e Android não são as escolhas certas para quem quer um telefone onde a privacidade reine).

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uso o WhatsApp para a familia e amigos, e o Discord para o pessoal do gaming.
    Só tenho pena que o Discord não corra em segundo plano quando a app está fechada, como acontece com todas as outras apps de mensagens. Eu para ver se recebi alguma mensagem, tenho mesmo de entrar na app. É mesmo uma pena porque o Discord tem funcionalidades unicas como criar categorias de conversas dentro de cada grupo ou usar webhooks, que penso que nenhuma das outras apps aqui apresentadas, tem.

  10. Avatar de rui
    rui

    Utilizo o telegram para assuntos sérios e o whatsapp para a palhaçada. O telegram até serve de cloud porque permite guardar aplicações, fotos, etc e mesmo que apague quando restauro está sempre disponivel.

  11. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Uso e gosto de todas exceto o open signal.

  12. Avatar de mlopes
    mlopes

    porque o cypviser não aparece neste top? pela falta de implementação no mercado?
    e o threema?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nem conhecia 😀 Vou investigar.

  13. Avatar de John
    John

    Eu ainda uso pombo correio :\

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Vê lá se te matam o pombo e te leem as mensagens 🙂

  14. Avatar de Celso R
    Celso R

    Alguma novidade acerca do protocolo RCS em Portugal?

    É uma alternativa interessante, que supostamente será “universal”, mas está a demorar a arrancar…

    1. Avatar de ThornC
      ThornC

      +1
      RCS universal seria otimo…

  15. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Tenho 6 contactos com telegram… Até podia estar a anos luz da concorrência

  16. Avatar de ThornC
    ThornC

    Hangout….

  17. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Existe uma melhor e muito estável, ainda não foi falada mas já está presente em vários dispositivos moveis. Daqui-a um tempo todos nos vamos conhece-la 🙂

  18. Avatar de Luciano Silva
    Luciano Silva

    Uso Telegram, Skype e Hangouts a nível profissional. WhatsApp a nível pessoal. O Telegram é de facto, no presente, imbatível.

  19. Avatar de Bruno Pereira
    Bruno Pereira

    Vi em tempos, salvo erro aqui no Pplware uma app Android para ler mensagens no Messenger, WhatsApp, etc…sem ser visto. Alguém sabe qual é?