Tem 5 mil euros para comprar 5 apps para o seu iPhone?

37 Comentários

Bom, não vamos exagerar, não precisa nada de 5 mil euros. Para comprar estas 5 aplicações que lhe vamos mostrar apenas tem de desembolsar 4995,95 euros. Sejamos correctos pois por uns cêntimos se perde e por uns cêntimos se ganha.

Não queremos saber se vai tirar proveito do dinheiro que vai investir, agora o que sabemos é que ficará muito bem visto aos olhos dos programadores que tiverem a “pouca vergonha” de colocar estes preços pornográficos às aplicações. Mas acham que são caras as apps?

euros-notas


Este é um tema aliciante, duvida? Se duvida é porque não tem arte para fazer parte do clube dos developers Apple ou porque ainda não chegou ao patamar que recebe aos milhares pela sua app, mas está no bom caminho. Sabia que a Apple pagou aos developers, no ano de 2014, algo como 10 mil milhões de dólares? E que neste primeiro trimestre de 2015 o crescimento das vendas promete mais um ano de grandes valores?

Mas quanto pode custar uma app, assim das boas, daquelas caras, para oferecer ao médico que operou a sua avó?

Vamos deixar 5 aplicações para não deixar vergonha a qualquer cartão de crédito. Números redondos, cada uma destas tem o seu preço: custo unitário 999,99 euros.

 

1 – vueCAD Pro

http://videos.sapo.pt/PsrMkZ5amT43PdezKZB6

vueCAD Pro é uma aplicação que lhe permite visualiza no seu iPhone ou iPad os projectos desenvolvidos em CAD ou os ficheiros associados ao projecto. Estes tipos de “desenhos técnicos” são usados num âmbito de desenvolvimento de projectos para fabrico/construção em áreas como a engenharia, geologia, geografia, arquitectura, e design. Esta app permite ver o desenho técnico na sua forma nativa, permite registar alterações, gravar e enviar por mail as modificações.

Além destas funcionalidades basilares, a app faz ainda mais acções e que deixamos para o utilizador testar, depois diga de sua justiça, verá que não é nada caro!!!

 

2 – CyberTuner

pplware_apps_caras01

Se pensa que para ser afinador de piano só precisa de bom ouvido… isso era dantes, os de hoje com as ferramentas certas até podem ser surdos como portas (passando o exagero claro). Isto porque a tecnologia desenvolveu algoritmos que permitem às aplicações ajudar o afinador a afinar o piano ao mais ínfimo pormenor.

Assim é o CyberTuner. Esta ferramenta é destinada a afinadores profissionais de piano e estes afirmam que a app é muito precisa e fácil de utilizar. Acha que alguém o comprou? Segundo consta há pelo menos 50 compradores que, de certeza, já a rentabilizaram muito… será que nesta profissão, uma app destas por 999,99 euros é barata?

 

3 – Agro

pplware_apps_caras04

Imagine um mundo onde um engenheiro agrónomo pode visitar um cliente, preencher um relatório de inspecção, segurar a venda de produtos, em seguida passar para o próximo cliente sabendo que toda a papelada é feita e enviada a tempo sem que ela atravesse o portão de casa. É verdade, esta app foi desenvolvida a pensar num cenário que, nalguns países, funciona e esta app tem sucesso.

Agro App permite que os agrónomos possam ter os clientes devidamente identificados, tenha os detalhes da exploração agrícola do cliente, conheça tudo sobre os requisitos químicos, culturas e pragas alocadas a cada área de cultivo. Com a app, o utilizador pode criar e enviar e-mails, relatórios de inspecção devidamente certificados e sob medida para cada cliente. Além disso, permite ainda enviar e-mails simultaneamente a fornecedores locais para preparar e manter produtos químicos necessários.

Quem criou esta app (dedicada aos australianos mas que tem cenários possíveis em todo o mundo) promete uma poupança semanal de 15 horas e muitos quilómetros. Facilmente o custo da mesma será diluído no que a app permite poupar em tempo e organização. Para não comprar às cegas, o developer oferece uma app destas em versão light, para que possa ver o potencial.

Será que os 999,99 euros serão caros ou baratos neste segmento?

 

4 – QSFFStats

pplware_apps_caras03

Esta app foi desenhada para todos os que querem saber ao ínfimo pormenor o que tem feito um jogador de Futebol Americano. É daquele tipo de aplicações que, segundo dizem, Roman Abramovich, o dono do clube inglês de futebol Chelsea, usa para seguir todos os jogadores do mundo de futebol, das principais ligas de cada país.

A App QSFFStats permite seguir os jogadores e tudo o que fazem. Foi desenhada para as empresas que ganham dinheiro com esses dados poderem ter compilada toda essa informação. Para esses, esta app deve até ser barata!

 

5 – roc.Kasse

pplware_apps_caras02

roc.Kasse é uma app para iPad, iPhone ou iPod touch que seria o sonho para qualquer serviço de restauração quando devidamente equipado e optimizado para funcionar com este tipo de estrutura.

Através destes dispositivos, os funcionários do restaurante poderiam ter acesso a um completo cardápio de opções que iriam facilmente aumentar a velocidade de todo o expediente de um restaurante. Um POS simples e altamente personalizável, um terminal sem fios compatível com um vasto leque de impressoras sem fio e que é muito simples uma gestão ao pormenor de todo o serviço feito pelo funcionário.

Depois, este software dá relatórios que qualquer gestor necessita de ter, são relatórios analíticos que permitem mostrar em tempo real o estado das vendas, das encomendas, dos stocks e muito mais. É uma suite de gestão completa de restauração desenhada ao pormenor para funcionar em cima de iOS e com muitos recursos de SOS para que nunca se perca nada, absolutamente nada.

Fácil trabalhar com códigos de barras, diferentes taxas de IVA, ligações ao servidor, acessos remotos e tantos outros recursos que estão disponíveis e que valorizam de sobremaneira esta app. Será que os 999,99 euros serão caros, aqui neste segmento?

Assim chegámos ao fim destas 5 apps que permitem aliviar a sua carteira, ou cartão de crédito, em quase 5 mil euros. Pelo menos está munido de apps produtivas, agora use-as… ou então pense na margem que o developer deve ter quando vende uma licença destas apps!!! Ainda vai a tempo de se dedicar à programação!

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de vector
    vector

    “Life is a good thing, everybody should get one.”

  2. Avatar de Ariano
    Ariano

    Hum, depende, se houver empresas que as criem.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    E depois?

    Para certas pessoas, uma única App pode fazer toda a diferença.

    O Microsoft Project Professional para Windows, custa mais de 1000€, e no entanto, esta app de apenas 50€:

    https://itunes.apple.com/us/app/omniplan-2/id694470832?mt=8

    Faz tudo o que o MS Project faz…

    De qualquer forma, qualquer App pode ser experimentada e devolvida se não gostar…

    1. Avatar de gFan
      gFan

      LOL pois claro que faz tudo!

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pouca vergonha !?
    Sabem quanto custa desenvolver e manter uma aplicação deste nível ?
    Só compra quem quer.

    1. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Totalmente de acordo.

  5. Avatar de Moses
    Moses

    Um afinador de piano pode cobrar 400€ por hora facilmente

  6. Avatar de André Alves
    André Alves

    iApps to iDevices!

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Excelentes apps

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Em android n ha disto, qualidade e apple, quem n tem n sabe o que viver

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Não vejo a necessidade de ir buscar esse ponto quando o destaque aqui sao as apicações e nao o iOS mas para nota, existem boas alternativas para todas estas apps em Android.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Claro que sim!

        Tens uma que quase que faz uma coisa, e outra que quase que faz outra…

        LOL!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Agora puseram te a ti a responsável pelo troll da Apple? A vossa equipa esta a crescer.

        2. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Lool, interessantisimas estas apps, é óbvio que têm que ser caras, quantos milhões tocam piano e vão precisar da app, enfim, apps inúteis que servem para os cromos da maça vierem comentar que só eles têm.

          1. Avatar de FG
            FG

            Se não precisas, também não precisas de comprar!

            Vai la arranjar uma App da Google para afinares o piano,mentrusto, tens de ligar o microfone a toda a hora,merecimento para a Google, e tudo o que tocares no piano, vai parar ao YouTube…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Acho que estou maluco.

  9. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    “preços pornográficos”?

    deve ter uma bela coleção lol

    Como programador, acho que cada empresa é livre de praticar o preço que quer pelas apps. Estas apps são para nichos de mercado, ou seja, é preciso vender caro para a empresa ter lucro. Em portugal, onde onde um programador recebe uma miséria, talvez estes preços não fazem sentido mas noutros países onde os pragramadores são pagos a peso de ouro, as empresas são obrigadas a praticar outros preços.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Exacto!

      Se alguém achar que os programadores estão a ficar ricos à contas destas apps?

      Então que peguem num Mac, ou um Hackintosh, também serve, instalem o Xcode (de borla), vejam umas aulas no iTunes U (grátis), descarreguem o livro do Swift (de borla), só têm de fazer umas destas Apps, o custo anual é de apenas $99, o que nem 10% é de uma venda destas Apps…

      Quero ver!

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Tem mesmo a ver com isso, o nicho de mercado é muito menor, logo para render tem que ser caro, ao contrário de uma app que venda milhões, o preço pode ser mais baixo, não é toda a gente que tem um piano.

      1. Avatar de Carlos de Aveiro
        Carlos de Aveiro

        Muito pouca gente à escala global ainda é gente suficiente para rentabilizar a aplicação de forma bombástica…
        Agora os preços “pornográficos”, como vi classificados num outro post, podem simplesmente ser uma estratégia de marketing para tornar a App mais visivel (nas revistas e blogs da especialidade) e conseguir por essa via mais notoriedade. É uma estratégia com riscos… mas enfim… sempre podem “desnatar” os mais ávidos por coisas novas – aqueles com a carteira mais gorda….

        1. Avatar de FG
          FG

          Faz tu a App…

  10. Avatar de AlexX
    AlexX

    Beardyman usa iPad’s e iPhones com um software feito exclusivamente para ele, e que apelidou de Beardytron. Desconheço os termos e o software pode até ter-lhe sido oferecido mas vendo (e ouvindo) o potencial, a ser vendido imagino que poderia facilmente ultrapassar estes 5 juntos… Todo o software sério para uso profissional é justíssimo que se pague muito bem.

    1. Avatar de gustavo
      gustavo

      Ele desenhou o software no Reaktor e os iPads só servem para controlar, pois o software necessita de correr num computador (no caso um laptop com windows e protools). Antes ele tinha (e ainda tem) duas BCF2000 e duas BCR2000 da Behringer. Ele utilaza iPads mas bem podiam ser Android, porque o programa não está nas tablets.

      1. Avatar de FG
        FG

        Queria ver isso com o pagamento é crashes…

      2. Avatar de AlexX
        AlexX

        Thanks, mais uma gaffe minha então, sim existe muito mais hardware e sei que tem que haver enorme poder de processamento por trás daquilo tudo mas até pensei que os iPad fossem de facto o “final da linha” antes da amplificação, não apenas painéis de controlo. E que houvesse mais de Sugarbytes que Reaktor. Mas estando o software em Windows ou Mac, mesmo que estivesse disponível já não enquadrava aqui.

  11. Avatar de Fernando Saraiva
    Fernando Saraiva

    Estas apps são para clientes empresariais… o que é diferente de clientes domésticos. Penso que é isso que chama a atenção das pessoas à noticia. Ora as empresas fazem contas aos custos, despesas e eficiência nos procedimentos. Ora se uma app for objetivamente mais eficaz que outros meios, ora pois é uma alternativa. De qualquer forma, softwares profissionais chegam a ter preços bastante altos. Além da licença comercial (muito diferente da licença de uso pessoal… como o microsoft office) também tem um conjunto de ferramentas avançadas e dedicadas a desenvolvimento específico. Naturalmente isto também precisa de dar para pagar as despesas da empresa e ter retorno. Além do mais quando são programas para vender em série e grande quantidade (como acontece com clientes domésticos) os preços ficam drasticamente reduzidos. Pois os preços variam, nesta abordagem, em função do número de vendas e do tipo de clientes. Acho que se está aqui a confundir as coisas porque geralmente os utilizadores domésticos não usam este tipo de software. Quanto muito o afinador poderá ser útil para algum em individual, penso eu, porque de resto é nada mais que material de uso profissional e com um mercado e desenvolvimento muito especifico e de suporte a empresas especificas. Será que este software de restauração dará para um logista de venda a retalho? Parecem softwares um pouco especificos para cada setor. Além do mais penso que dependerá do empreendimento e se o gerente/gestor decidir que tal é realmente uma mais valia.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    QSFFStats… A F3M tem uma aplicação parecida com esta se não me engano… Pelo menos os gajos desenharam isto para os treinadores de futebol. Se não me engano, quando os gajos fizeram aquilo, foi o Leonardo Jardim que pediu a ferramenta para planear os treinos do Sporting. E todos os seus assistentes podiam acompanhar o planeamento com outras contas. Não me lembro é do nome.

    Mas este tipo de plataformas é bastante famosa. Tenho conhecimento de uma que os olheiros utilizam, que é extremamente famosa… Olheiros pagam uma mensalidade, clubes pagam outra. Se não me engano os clubes andam na ordem dos 2000€. E aquela plataforma tem tudo. Videos de todos os jogadores, estatisticas, historial de lesões… e não é só de grandes jogadores, parece que é o que clubes grandes em portugal usam para ir caçar talentos a baixos preços.

    1. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      verdade e pelo que ouvi os clubes chegam a pedir especificações para cada pais (nomeadamente , Brasil, Colombia argentina), e parece que poupam imenso tempo.

  13. Avatar de Dani
    Dani

    Na suica existe ipads com software para, nos bares de hoteis.

    1. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      “com software para, nos bares de hoteis” e as palavras que faltam são quais?

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Applemania!!!

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Desculpem o que vou dizer mas: santa estupidez!

    1. Avatar de Vítor M.

      Porquê? Eu acho que não percebeu que as apps só por si são baratas, que pelo serviço que prestam pagam-se muitas vezes na sua actividade. Não percebeu isso? 😀

      1. Avatar de sergio
        sergio

        +1

        na área em que essas app estão 1000 euros são trocos.

    2. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      deves ser dos tais que acha que os smartphones servem só para telefonar e mandar mensagens e jogar, não abras os olhos não

  16. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    Ora aqui está um excelente post. Gostei! Keep it comming!

  17. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Cada um pede o que quer, cada 1 oferece o que pode. Só compra quem quer, ninguém é obrigado.

    Se o marketing ou o negócio corre bem ou mal, a cada “empresa” apenas diz respeito.