Questão semanal: Para qual SO Mobile preferem desenvolver apps?

31 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde colocamos semanalmente uma questão, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez a questão foi colocada no Pplware @ Programação, onde ficámos a saber “Para qual Sistema Operativo Mobile preferem desenvolver apps?”.
Para que SO mobile preferem desenvolver apps


Obtivemos  147 votos válidos e os leitores preferem desenvolver apps para

 

1. Android (103 votos)

Android

A maioria dos leitores que votaram nesta sondagem não tem dúvidas de que Android é Sistema Operativo Móvel para o qual preferem desenvolver aplicações.

2. iOS (23 votos)
3. Windows Phone (19 votos)
4. Sailfish OS (1 votos)
5. Symbian OS (1 votos)

Concordam com estes resultados? E vocês? Para qual SO Móvel preferem desenvolver apps?

Questão desta semana [Pplware @ Android]: Qual o smartphone Android que mais querem ver lançlado?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de vaderstarlight
    vaderstarlight

    Windows

  2. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Claro, é grátis XD

    1. Avatar de LM
      LM

      É grátis? O quê?

  3. Avatar de ze
    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Só esses 23 é que querem ganhar dinheiro… Lol

  4. Avatar de João
    João

    Esta deixou me surpreendido. Normalmente há tantos problemas em desenvolvimento para android que maior parte dos casos que conheço as pessoas preferem programar para iOS.

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      sim IOS é isento de problemas 😀

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim, nem tens duas linguagens dr programação nem nada…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          o SDK do iOS suporta 4 linguagens

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Duas linguagens de frontend

          2. Avatar de JBM
            JBM

            não, 4 linguagens no desenvolvimento de aplicações. Obj-C, Swift, C e C++.
            O que podes dizer é que não desenvolves uma aplicação única e exclusivamente em C ou C++, mas também há certas partes no que obriga a usar C++ ou C.

      2. Avatar de Mario
        Mario

        Pois é isento de problemas, que as fotos das famosas e celebridades foram parar a Internet iCloud ai ai “ISENTO” cof cof..

        1. Avatar de JBM
          JBM

          isso não teve nada a ver com aplicações no iOS ou o seu desenvolvimento, e não parece ter sido exclusivo ao iCloud

    2. Avatar de David
      David

      Na empresa onde trabalho desenvolvemos tanto para IOS como para android e sinceramente IOS é uma trampa para desenvolver. Jà não basta os problemas com o xcode ainda se pões a lançar ecrãs com porporções diferentes numa plataforma que quando foi desenvolvida de base havia 1 formato. Para não falar que se queres fazer apps compativeis com as 3 versões actuais (7,8 e 9) tens de ter em conta qual a versão porque senão nem as margens batem certo

  5. Avatar de LG
    LG

    Nunca programei para Mobile. Mas dos colegas que programam sempre ouvi a mesma história: É mais simples programar no iOS que no Android, porém mais limitado. O Android fornece mais possibilidades porém uma arquitectura mais complexa.

    Corrijam-me se ouvi mal…

    1. Avatar de LG
      LG

      Só pelo facto de se ser obrigado a utilizar OS X para programar para iOS acho uma grande desvantagem. Um programador é livre trabalhar em Linux, OS X ou Windows se quiser programar para Android.

  6. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Eu concordo com a votação. Embora ache Windows Phone é mais fácil do que iOS. A diferença está no ambiente de trabalho. Para Android existem as grandes IDE’s do Java, mais o Android Studio, e tem a vantagem de poder ser programado em qualquer SO. Para Windows Phone existe a que é considerada a melhor IDE de todas: Visual Studio. Acho que isso é uma facilidade/vantagem muito grande em relação a qualquer outro. Para iOS, enquanto que não é estritamente necessário ter um Mac para programar, é preciso um para publicar a aplicação, o que considero tornar o processo mais penoso.

  7. Avatar de SSilva
    SSilva

    Conhecem algum site fixe que tenha tutoriais para aprender a programar Android?
    Obrigado

  8. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    1 milhão de vezes iOS!!!

  9. Avatar de Luís Lemos
    Luís Lemos

    Desconfio que se todos os 103 que votaram em Android soubessem programar para Windows Phone/Mobile ou até mesmo iOS, o resultado não seria este!

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Ou que sequer soubessem programar!

      Melhor seria: “qual é a tua religião?”

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Desenvolver para iOS é mais simples mas as certificações para desenvolver e os custos e a complexidade para testar e convidar beta users é um pesadelo
    Entendo que se prefira o Andróide, até porque muitos não têm dinheiro ou autorização para desenvolver no iOS

    1. Avatar de JBM
      JBM

      pesadelo? Os custos globais serão semelhantes já que o tempo de desenvolvimento é muito + custoso do que a inscrição da pessoa para poder distribuir na loja, com a pessoa a poder desenvolver e testar sem pagar.
      E em termos de teste, os simuladores da Apple funcionam melhor do que as ferramentas para Android, há muito menos aparelhos para testar fisicamente, e apesar de ser + simples e rápido no Android conseguir ter beta testers, a Apple disponibiliza uma boa ferramenta de apoio para o efeito que evita muitas das complicações que havia antes.

    2. Avatar de Andr8
      Andr8

      Só tens de instalar o Xcode grátis para começar a desenvolver.

      Para convidar beta users, basta o e-mail e por no TestFlight, que é muito bom!

  11. Avatar de Mike Walsh
    Mike Walsh

    O melhor, como quase sempre é muito relativo. Windows não posso falar porque conheço muito pouco, apenas fiz um port de uma aplicação que tinha para android.
    Android é a minha preferência pelo o facto de ser multiplataforma e haver correções ou workarounds para tudo o que me deparei até hoje.
    IOS é bom mas já me deparei om problemas em que não tive solução e os workaround altaravam em demasia o processo. Fiquei bastante irritado com isto, enviei diversos emails à equipa de suporte e para além de nem sequer reconhecerem não me avisaram que a situação que tive iria ser corrigida numa futura atualização que só soube por acaso (passaram-se 3 meses) Apartir disso utilizo IOS apenas para fazer o port das aplicações que faço em Android.
    Em relação a rentabilidade, faço parte da minoria, vendo muito mais em Android do que em IOS se bem que em Android tenho 19 aplicações e em IOS apenas 12

  12. Avatar de RedM
    RedM

    Eu programo para iOS e Android nas linguagens nativas e prefiro de longe programar para iOS. Não tenho nem metade dos problemas quando passo para o Android. Conflitos de versões, “deprecardes”, desenho de interface, base de dados, etc…

  13. Avatar de rand
    rand

    Para quando sondagens fora do facebook?

  14. Avatar de cacoid
    cacoid

    aposto que 90% dos que votaram nunca programaram na vida.
    programo para ambas as plataformas e chegava dizer que uma plataforma tem menos de 10 aparelhos e outra que tem milhares. programar para IOS é de LONGE muito mais fácil…se calhar os que votaram (e programam) e preferem o android são daqueles que nos habituaram a ver aquelas cacas de aplições que são aos milhares que andam pela google play.
    o mais certo é a votação reflectir a plataforma que os programadores utilizam e nao preferem…duvido que desses todos programem para ambas plataformas. so quem o faz é que pode comparar.

  15. Avatar de Mónica
    Mónica

    A pergunta do tópico, não é, ‘ Qual o sistema mobile mais fácil para programar?
    A pergunta é outra, e vocês questionam logo o resultado das votações. É normal haver mais programadores para o sistema mais usado no mundo.

  16. Avatar de sakura
    sakura

    bem, eu diria “Microsoft” (ecosystem)…,,,

    1ª app , serve para xbox, windows10, windows mobile, android, ios, linux , ioT, web, etc……

    mas gosto é do LINUX grande IDE_SO.

  17. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Obvio, Android
    A vantagem de utilizadores é esmagadora