Smartphones Android: 4 características antigas que fazem falta nos novos

17 Comentários

Ainda se lembra do smartphone Android que teve há 5 anos? Existe certamente alguma característica que se vai lembrar e que agora não tem no seu novo smartphone. O tempo é de inovação e claro, com naturalidade, há funções que desaparecem e outras que são adotadas.

Conheça 4 características antigas dos smartphones Android que fazem falta nos novos.

Smartphones Android: 4 características antigas que fazem falta nos novos


Ao longo dos anos os smartphones têm vindo a perder algumas características e a ganhar outras. Algumas deixam saudade, pela sua funcionalidade, mas há outras que deixaram de fazer sentido. No mundo dos smartphones Android, aqui ficam 4 características antigas que fazem falta nos novos.

#1 – Bateria Removível

Quase sem darmos por ela, os fabricantes foram “blindando” os smartphones de forma a serem um objeto único. O design de alguns smartphones obrigaram a alojar internamente a bateria, não dando a possibilidade do utilizador a mudar “com facilidade”. Este é um caminho que tem sido adotado por muitos fabricantes e o futuro será também, certamente, neste sentido.

#2 – LED para notificações do Android

O LED de notificações está gradualmente a desaparecer dos smartphones Android. No entanto, continua a ser uma característica procurada pelos utilizadores devido à sua utilidade. Para este “problema” há, no entanto, uma solução que dá para alguns utilizadores. Conheçam a app Notify Buddy aqui.

#3 – Jack de 3.5″ para áudio

Uma das maiores mudanças que o iPhone 7 trouxe foi a utilização exclusiva da porta lightning, tendo abandonado o jack de 3.5mm. A maioria entendeu esta jogada da Apple, mas muitos continuaram a ter presente esta interface de áudio, que estavam habituados a usar.

Com o tempo, no mundo Android, várias são as marcas que têm abandonado tal interface. No entanto, os utilizadores continuam a ter muitos dispositivos (mais antigos) que apenas têm ligação para áudio.

#4 – Botões físicos para funções do Android

Por fim os botões físicos! Muitos smartphones têm vindo a perder alguns dos botões físicos, sendo as funções realizadas via ecrã. Tal alteração é justificada com a dimensão do ecrã e também para garantir que o smartphone é mais fino. No entanto, os botões físicos ajudam em muitas situações em que o sistema do smartphone encrava, entre outras circunstâncias.

Android smartphones duplicados ficheiros fotografias

E são estas algumas das características que, no geral, os utilizadores do mundo Android sentem alguma falta. Como desafio, perguntamos aos nossos leitores qual a característica do vosso smartphone antigo, que gostavam de ter agora no novo ?

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Sem duvida a bateria amovivel, é uma caracteristica que faz falta e impede o prolongamento do tempo de vida do telemovel.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A maioria dos telemóveis permite a substituição da bateria num processo relativamente fácil e rápido.

    2. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      Que eu saiba as baterias não amovíveis podem ser substituídas, num S9+ por exemplo cerca de 50€. Após 4 anos dás 50€ por uma bateria ou 800€ por um terminal? Em teoria 50 por uma bateria mas 99% das pessoas compra um novo. Mas não é porque não possas mudar..

      1. Avatar de Blackground
        Blackground

        Todas as baterias são removíveis. O que aqui se está a falar são de baterias que não vêm coladas ao chassi do telemóvel. Não divagar sff.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Felizmente a Sony não vai muito com modas estúpidas e continua a fazer smartphones com o led de notificação, botões físicos de volume, ligar/desligar e para a câmara (ideal para focar antes de tirar a foto). O jack 3,5mm saiu dos modelos de topo mais recentes mas felizmente estará de volta no novo topo de gama Xperia 1.1
    Só quem tem ou teve um Xperia sabe o que é qualidade num smartphone.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Lol. Pelos vistos o povo não tem muitas saudades disso tudo que a Sony vende praticamente zero.
      Dos 4 pontos só tenho saudades do led de notificações. O quarto ponto é ridiculo. Botões físicos para navegar é muito mais lento que gestos nada prático, ocupa mais espaço e são mais peças para avariar.

      1. Avatar de Sammy
        Sammy

        Rapazito, vai ler uma coisas sobre tecnologia e depois comenta.
        A Sony não vende, não presta… És um iluminado.

        1. Avatar de Rapazito
          Rapazito

          Bebé, aprende com quem sabe…a Sony tem quantos anos no mercado? Queres compará-la com a Xiaomi ou similares, marcas que só sabem imitar o que os outros fazem? A Sony andou perdida, sem rumo, a fazer besteiras, é verdade…mas nunca deixou de ser uma excelente marca em smartphones. Apenas não evoluiu ao ritmo do mercado e por isso perdeu cota de mercado.Quem não acredita no regresso em força da SOny que procure por este artigo “Sony Xperia 1.1: o grande concorrente do Samsung Galaxy S20?”

  3. Avatar de Urbano Cardoso
    Urbano Cardoso

    Entre muitos, destaco para mim os mais evidentes…
    Primeiro a resistência (anteriormente era, cuidado com o telemóvel para não partir a tijoleira, hoje é mais, cuidado com a tijoleira para não partires o telemóvel e quando vais a ver já era, mais 200 a 300€, para a reparação, bem mais caro que a tijoleira…
    Segundo, a durabilidade das baterias (primeiro carregavamos uma vez e dava para a semana toda, hoje temos que colocar a carregar uma a duas vezes por dia durante a semana toda…
    Hoje em dia no mundo dos telemóveis estão s a preocupar mais com desenvolver câmaras (que não deixa de ser importante) do que aprimorar outras características que a meu ver ainda mais importantes..
    É apenas a minha mais humilde opinião…

  4. Avatar de Olvidado
    Olvidado

    Se ainda me lembro do telefone que tive há 50 anos? Ui, ora deixa cá ver… Ai, espera, há 5 anos? Lembro-me como se fosse hoje! Aliás, ele está aqui no meu bolso. E ainda funciona bem, apesar dos esforços da Google para que ele deixe de funcionar. Exemplo: acabou de retirar o suporte ao Google Drive a smartphones com Android KitKat.

  5. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Continuo com o mesmo Oneplus 3 desde 2016. O que mais falta sinto, é a função “wave to wake”. Dava-me muito jeito.

  6. Avatar de Carlos Sá
    Carlos Sá

    Continuam a comprar iPhone é continuar a gritar às marcas que nenhuma destas features importa

  7. Avatar de Gil
    Gil

    O rádio FM faz falta.

    1. Avatar de José
      José

      Concordo, poder ouvir rádio sem necessitar de ligar os dados móveis.

  8. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Led? Sim, era bastante útil mas com o surgimento do Always On parece-me, agora, pouco útil.

  9. Avatar de Radamel
    Radamel

    Ando a ver se substituo o meu Xiaomi Hongmi 1s (Redmi). Ainda tem botões, bateria amovivel (já usei um par de vezes), rádio, leds, etc. Mas arrasta-se e nao aguenta ja os andamentos. Para quando o Samsung A71 a chegar ao clube viva?