Serão os sistemas Pop-up substitutos à altura dos ecrãs com notch?

26 Comentários

Depois da Apple apresentar o notch no iPhone X, várias foram as marcas que optaram por colocar a “monocelha” no ecrã.

Sendo esta uma característica muito criticada, marcas como a VIVO e a OPPO têm apresentado alternativas pop-up para as câmaras. Qual será a solução que irá vingar?

oppo find x - sistema pop-up

Uma das características que mais tem evoluído nos últimos tempos nos smartphones é o ecrã. Cada vez são mais os fabricantes a adotar os rácios 18:9 ou 19:9 de forma a aproveitar o máximo da moldura do dispositivo. Embora esta seja uma evolução positiva para os utilizadores, tem levado a alguns problemas no desenho dos smartphones.

Se por um lado marcas como a Samsung e a OnePlus (no OnePlus 5T) optaram por assumir uma margem para albergar estes componentes, outras, como a Apple, preferiram tirar o máximo proveito das margens e decidiram assumir um “recorte” no ecrã, conhecido por notch ou “monocelha”. Esta última hipótese tem sido escolhida em larga escala por várias marcas, que passaram a optar por este tipo de ecrã.

No entanto, para muitos utilizadores, o notch não é uma opção viável, visto que impossibilita a utilização de uma parte do ecrã para ver vídeos, fotografias e para jogar. De forma a resolver este problema, algumas marcas têm tentado desenvolver outras formas de localizar a câmara frontal. Depois da Vivo, é agora a vez da OPPO apresentar a sua solução.

Huawei P20 lite - notch

Será o sistema Pop-up uma alternativa viável ao notch?

O conceito não é novo, mas começa agora a fazer mais sentido. Com a necessidade de aproveitar o máximo de ecrã possível, marcas como a Vivo e a OPPO já estão a lançar modelos com câmara Pop-up que evita assim a utilização de um notch.

oppo find x - sistema pop-up 2

No mercado podemos já encontrar pelo menos dois modelos, o Vivo NEX e o OPPO Find X (apresentado ontem), que conseguem assim ter um ecrã com maior aproveitamento de espaço, mantendo todos os componentes na parte frontal, assim como garantir um nível de privacidade muito maior.

O modelo apresentado pela OPPO vai mais além e assume um sistema motorizado de deslize, ao estilo do que podíamos encontrar nos antigos telemóveis, que exibe as câmaras (frontal e traseira) e o sensor de autenticação 3D quando estes são necessários. Ou seja, quando se inicia a câmara ou se tenta desbloquear o equipamento com a autenticação biométrica ligada a câmara, a zona dos sensores expande, com um tempo de resposta prometido de 0,5 segundos.

popup-cameras

As marcas têm assim, atualmente, três formas de aproveitamento de ecrã para os seus smartphones. Podem assumir uma margem para albergar todos os componentes, podem incluir um notch para reduzir o espaço dos sensores e câmaras ao mínimo indispensável ou podem agora optar por um sistema de pop-up que faz lembrar os telefones de outros tempos, mas que permite um aproveitamento muito maior da área útil do ecrã.

Qual a forma que preferiam para os vossos smartphones?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O mil caras
    O mil caras

    O nome não é VIVO APEX, mas sim VIVO NEX S (topo de gama) ou VIVO NEX A (gama média).

    1. Avatar de Vítor M.
  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pop-up, sem sombra de dúvidas. Mas considero que o sistema da Vivo é menos susceptivel a apresentar problemas pois o da Oppo depende da câmera para desbloquear o ecrã e será usado dezenas de vezes por dia. O da Vivo só quando se quiser usar a câmera central para selfies ou videochamadas.

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      +1

      Só precisão é de afinar melhor qual será a melhor abordagem, por mim só deslizava a câmara frontal, até porque (falando por mim) é a menos utilizada e como tal o desgaste seria reduzido.

    2. Avatar de pois
      pois

      Concordo…o sistema da vivo com o leitor de impressões de baixo de ecrã = perfect

    3. Avatar de Joao
      Joao

      o problema nao é por ai..foi testado 300.000x para abrir e fechar sem problemas que pelas contas deles da para 5 anos…é mesmo andar para trás…é mais lento que os sistemas actuais….para quem abre 20x ao dia não dá sensacao de premium ou de fluidez. O som provavelmente tambem sera inferior visto que espaco para um caixa de ar é inesistente.
      Quando pego num smartphone mais lento ou pior que o meu ja me faz confusao…nao ia gastar 1000 euros para “andar para tras”.
      Nem falo do povo que testou que diz que acumula sujidade na zona de abrir/fechar…
      aguardo atentamente a proxima ideia…
      este leva A de esforço…e ficamos por aí.

  3. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    O que vinga é o que a Apple usar, como sempre, apesar de preferir o outro.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      A Apple ainda se vai arrepender (se já não o fez) de ter introduzido o notch nos seus aparelhos.
      É que o Android está a evoluir para ecrãs totais sem bordas. Pelo meio estão os com notch tambem. Mas a historia dos fabricantes de Android é que duma geracao para outra alteram tudo sem se preocupar muito com os utilizadores passados.
      Já a Apple quando introduz uma alteracao (3D touch, por exemplo que embora inutel ainda anda por ai…) é para ficar.
      Ou seja daqui a 2 aninhos estou a ver os Androids todos sem boards e sem notchs…e a Apple ainda com eles…e pior em tudo que é aparelho da Apple.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Inutel? Além de só estares a destilar ódio também inventas palavras…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Quantas apps é que tiram proveito do sensor? 0.1%? E para que um sensor que se consegue fazer o mesmo por software? É tao inutil que a propria apple nao vai colocar num dos modelos que vai lancar este ano. Deve testar a reaccao do povo a ver se no futuro retira mais. É que com o sensor limita.lhes imenso as opcoes por baixo do ecra. Optaram pelo famoso notch pq leitor de impressao digital nao era possivel com o sensor 3d…mas a ti deve passar.te tudo ao lado

  4. Avatar de joao
    joao

    penso que isto tudo sao versoes beta, ou mesmo alpha…daki a 1 aninho ou 2 vai estabilizar…..aguento serenamente com o meu sd835. agradeço desde já as cobaias que vao aderir a estes sistemas..inclusivo o notch.

  5. Avatar de Bruh
    Bruh

    Para mim algo com o nome pop-up só tem um destino. Blocked 😀

  6. Avatar de pois
    pois

    Sem dúvida que serão substitutos, o notch é horrível.
    Até conseguirem encontrar maneira de meter os sensores todos debaixo de ecrã, o pop-up vai virar moda.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que sim. O da Oppo é pena não ter um leitor de impressões no ecrã. Mas espero que seja o futuro porque ao fim destes meses todos a ver telemóveis com notch, continuo a achá-los horríveis, sejam android ou apple.

  8. Avatar de Daniel Barros
    Daniel Barros

    Vamos regredir com essa porcaria do pop-up de câmeras? Deixe o notch então. Affs inferno. N sei o pq desses display ter que chegar até a borda do aparelho. Frescura do inferno. Quer bordas finas? Faça, mas deixe uma leve borda dos lados pra abrigar os sensores e câmeras.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O notch é que nunca deveria ter existido para começar…

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ótimo pra acumular sujeira.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os meus nunca tiveram esse problema… e tive dezenas.

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Voltar a introduzir partes mecanicas e moveis nos dispositivos é voltar ao passado. Não me parece que isto tenha futuro.

  11. Avatar de Ze
    Ze

    “Se por um lado marcas como a Samsung, OnePlus (no OnePlus 5T)” e a Xiaomi (Mi mix 2s)

  12. Avatar de Ze
    Ze

    Se fosse a Apple os haters iam dizer que está “inovação” era coisa do início do século.

  13. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Sinceramente não gosto nem de notch nem de câmaras motorizadas/pop-up.

  14. Avatar de PGomes
    PGomes

    O notch é uma ideia muito má, estas soluções com câmaras moveis é uma solução muito mais elegante e funcional.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não é o futuro devido aos vários riscos que os sliders trazem.
    Tais como:
    -Desgaste do “motor” de elevação
    -Capas de proteção (Como?)
    -Water proof (Impossível ou muito difícil)
    -Se cair com o slider up (deve ser engraçado)
    – Som pior

    Quer queiram ou não o Notch tem muitos menos riscos.
    Prefiro ter o notch e ter Water proof, melhor qualidade de som, 1000 e 1 opções de capas e um telemóvel mais robusto do que ter mais 1% de ecrã.

  16. Avatar de Djoje
    Djoje

    O ser edge é que estraga tudo.

  17. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Notch? Why notch?
    Porque é horrível!! Há dias vi um e pensei “definitivamente….nope!”
    Preferível o ecrã infinity como o S9+. E também melhor do que esta solução. Só vem trazer mais complicações, o que até acaba por ser bom para as marcas porque é mais uma coisa para avariar.