Sincronizar Contactos do Gmail com o Nokia

52 Comentários

Temos em mãos há algum tempo um Nokia N8. Este equipamento está em análise prolongada mas em breve iremos publicar a mesma análise. Entretanto, como é normal acontecer, eu utilizo os equipamentos para verificar a sua evolução e, dentro do segmento mobile, ter a percepção se este se coaduna com as minhas necessidades profissionais e pessoais, podendo depois dar-vos a minha opinião sustentada. Logo, é uma mais valia ter acesso a todos os sistemas operativos mobile, vamos aumentando de sobremaneira o nosso conhecimento nos vários sistemas operativos e nos vários fabricantes.

Mas, como sempre acontece, temos de sincronizar o equipamento para colocar os mais de 300 contactos (o correcto é usar o dia a dia). Lá vai o tempo de os colocar manualmente e, hoje, as funções de sincronização são uma ajuda fantástica. Como “quartel general” utilizamos o Gmail, isto porque nos últimos tempos já passaram pela nossas equipamentos com iOS, Android, Windows Phone 7, Symbian e Blackberry OS. Então agora com o Nokia N8, como fazemos para sincronizar os contactos?

Antes de mais queremos informar que não existe somente um método, existem vários. Vamos utilizar o protocolo SyncML que é pacífico e coloca a informação que temos no Gmail muito organizada na aplicação de contactos existente no Symbian^3.

Muitos utilizadores de equipamentos Nokia não utilizam este método. Preferem sincronizar com a Suite Ovi e, a partir de lá, organizar os seus contactos nos vários serviços que usufruem, incluindo o Gmail. Nós preferimos utilizar via Wireless, assim, o que alteramos no Metal Liquid com Android, ou no Nokia N8 com Symbian^3, no Bold com BlackBerry OS ou no Omnia 7 com Windows Phone 7, é automaticamente actualizado no Gmail e este actualiza, depois, o nosso centro nevrálgico, o Mobile Me que actualiza os contactos no iPhone, iPad e MacBook Pro.

Feito isto vamos mostrar os passos, por onde terá de caminhar, até ter os seus contactos sincronizados sem stress. Este método irá permitir ter sempre online, e longe de qualquer azar, os seus contactos (também o pode fazer para os seus calendários e notas pessoais). Se, porventura, perder ou for vitima dos larápios, poderá no novo telefone sincronizar a conta do Gmail e voltar a recuperar os seus contactos.

Vamos então iniciar o processo de configuração do serviço:

1. No nosso smartphone Symbian^3 vamos ao menu Definições, depois Conectividade e por fim Transf. dados.

2. Dentro do menu Transf. dados, seleccione a opção Sincronização.

3. Agora seleccione o botão Opções e depois escolha Novo perfil sincronização.

4. Uma pequena mensagem de introdução e estamos prontos a arrancar. Clique no botão Iniciar.

5. Agora que arrancamos na configuração do nosso perfil, vamos dar um nome ao perfil, eu escolhi Gmail para mais fácil o identificar.

6. Na versão do servidor deixamos a escolha na versão 1,2 e… Seguinte.

7. Bom, neste momento apenas pretendo sincronizar os contactos, então tiro a selecção dos restantes itens deixando só Contactos e… Seguinte.

8. Neste ponto temos de colocar o nome da base de dados que o Gmail utiliza. Escreva exactamente como está a ver: contacts.

9. A “Portadora de dados” será obviamente Internet.

10. Para que a ligação consiga ligar as duas extremidades, vamos colocar o endereço do servidor (atenção, coloque tal e qual) : https://m.google.com/syncml. Note-se que é https.

11. No ID do servidor coloque Google. Utilize o “G” maiúsculo.

12. Agora é-nos pedido o Nome de utilizador. Poderá utilizar a sua conta do Gmail ou, como é o meu caso, o email do Google Apps.

13. De seguida colocamos a Senha da conta configurada.

14. Voltamos a receber algumas indicações. Uma dessas indicações serve para informar que podemos alterar este perfil. Clique então no botão Sim para activar o novo perfil. Desta forma temos o nosso perfil SyncML criado e activado.

15. Voltamos à página das opções de Sincronização. Aqui podemos configurar uma sincronização automática ou manual. Clicamos no botão Opções e Sincronizar.

E pronto, temos o processo praticamente concluído. Sugiro que tenham sempre os vossos contactos devidamente preenchidos e organizados numa conta do Gmail, isso ajuda e previne uma série de situações problemáticas.

16. A aplicação será sincronizada e, em segundos, terá todos os seus contactos super organizados no Nokia N8. Se pretender pode colocar um dia e uma hora para que este backup seja realizado.

Quando estiver a sincronizar, aparecerá na barra de tarefas um ícone. Saberá que está em marcha uma tarefa agendada no Symbian. Caso pretenda pode verificar os relatórios que são produzidos, sobre esta configuração.

O ponto central é sempre a conta contactos do Gmail. Depois podemos sincronizar com qualquer sistema operativo, em segundos, sem nunca perder seja o que for.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel71
    miguel71

    Tenho o Nokia 6500, também tem a sincronização/pc, nesta gama dá para fazer o mesmo, se sim quais são os passos para aceder ao gmail no tlm.

    Obrigado, pela ajuda.

    1. Avatar de bd
      bd

      Adiciono ao comentário acima um pequeno pormenor:

      Aparentemente (de propósito ou não…) as mais recentes versões do Mail for Exchange não é compatível com o exchange ao server da Google, sendo necessário recorrer à versão antiga. Abaixo deixo um link que consegui na altura que precisei duma versão que funciona bem no meu E63 (Tirando as Tarefas,sincroniza E-mail, Calendário e Contactos):

      http://www.dotsis.com/mobile_phone/applications-series-60-3rd-edition-mobiles/182629-mail-exchange-2-9-158-s60v3-provides-push-synchronization-email-other-data.html

  2. Avatar de NP
    NP

    Deixo desde já o aviso que a sincronização com outros dispositivos Nokia não funciona da mesma forma. Se tentarem utilizar a sincronização dos contactos, por exemplo, via Exchange para Gmail e posteriormente removerem a conta vão deparar-se com a remoção de todos os contactos! Estranho não? Mesmo que a opção “não remover do telemóvel” activada. Experimentem a vosso próprio risco.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Confirmo.
      Já me aconteceu uma vez.
      Perdi os meus contactos todos no servidor do Gmail.

  3. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Nice work!

    Pelos passos que aí apresentam, julgo que também funcionará com o N97. Também tenho os contactos sincronizados mas com o serviço da OVI e os passos aparentam ser os mesmos, sem contar com as diferenças óbvias.

    Mais uma vez, bom trabalho e espero que continuem com na onda do Symbian.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim enquanto não forem devolvidos os 4 smartphones que temos em mãos 😀 quando os devolvermos… vamos ver 🙂

  4. Avatar de RCS
    RCS

    A sincronização da agenda funciona bem com este método?

    O telemóvel depois sincroniza a agenda / contactos automaticamente?

    1. Avatar de Vítor M.

      Confesso que não testei. Conversei com um utilizador que me disse que funciona… mas logo já testo.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Óptimo. Tenho um amigo com um n97 que ainda não utiliza bem estes serviços na nuvem, mas que abusa da agenda no telefone. Isto poderia ser-lhe muito útil.

  5. Avatar de Feijao
    Feijao

    Boa 😉 bom artigo
    Infelizmente ainda não consegui sincronizar .. “Sorry, Google only support two way Synchronization..please update your config..”

    vou tentar ver se descobri onde é isto..

    1. Avatar de Feijao
      Feijao

      Vou responder a mim mm..
      já resolvi, na base de dados tinha como “contacts” e no meu Outlook é “Contacts” — case sensitive..

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Os dispositivos Nokia até são bons, mas o Symbian é muito fraco. Quer dizer, não é fraco, o problema é estar anos luz atrás do Android e do IOS

    1. Avatar de MOr
      MOr

      Dizer isso é trivial mas gostava que explicasses porquê?

      1. Avatar de Vítor M.

        Confesso que esta versão numa máquina como o N8 não fica assim a anos luz. Está ainda preso à tradição, muitos menus dentro de menus com menus… muitos cliques… e tretas a mais.

        Tem também um browser foleiro como tudo, mas tem outras funcionalidade muito interessantes.

        Precisa é de se modernizar. Mas pensei que estaria pior. Alias que tenho também um Nokia C3 para apresentar… e ok aí e tal nota-se que é um equipamento doutro “universo”.

        O conjunto é que dita um pouco a modernidade e funcionalidade.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          e aplicações de terceiros. O que é que encontras de jeito?

          Sinceramente, tenho um E75 e estou muito desiludido com a plataforma em si. Acabei por ficar quase limitado ao que o telemóvel trazia. Ok, tenho o ópera e uma ou outra aplicação. Mas por cada aplicaçao de jeito para Symbian devemos arranjar 20 para Android oi IOS. Pelo menos é o que vejo com os meus amigos.

          1. Avatar de MOr
            MOr

            Tens a OVI Store e muitos sites e forums cheios de aplicações e jogos que podes instalar sem fazer qualquer jailbreak.
            Sim, a oferta para Android e iPhone é maior mas nunca na vida vou precisar de 200 mil aplicações.

  7. Avatar de Wall-E
    Wall-E

    Ha coisas das quais tenho saudades e por motivos diversos tive de mudar a direcção que seguia com os telefones Nokia. Acho que brevemente vou voltar a ter telefones destes visto que a minha passagem por outras plataformas revelou-se interessante mas não o suficiente para me convencer não só da robustez do hardware como a interface. Os outros que me desculpem mas os Nokia C8 ou o mais recente Nokia E7 são das jóias que gostaria de comprar num futuro próximo.
    Ja agora obrigado pela dica uma vez que me será útil num desses futuros não muito longínquo 🙂

  8. Avatar de turok
    turok

    Alguem sabe as configuraçoes para a agenda e as notas? A parte dos contactos esta a funcionar perfeitamente num Nokia E72!

  9. Avatar de Emannxx

    Gostei, no entanto, quais são as verdadeiras vantagens de ter isto sincronizado? Eu posso, no computador (vulgo, browser), actualizar os contactos com uma imagem etc, e ela aparecer, após a sincronização, na lista de contactos?

    Sempre tive duvidas acerca desta “sincronização” e após ler o artigo fiquei com a sensação que é algo muito bom…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim podes. Vais á tua conta do Gmail, contactos e colocas tudo com moradas, endereços de mail, fotos, números de telefone, etc… Depois sincronizas com o teu smartphone.

      Todas as alterações serão propostas e aceitas ou não.

      Caso por azar percas o smartphone, pelo menos no novo tens a tarefa facilitada, em termos de lista de contactos.

      1. Avatar de Emannxx

        Experimentei, e adorei. Obrigado Vítor.

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu consegui sincronizar com o meu 5800 há algum tempo mas tenho um problema. Eu sincronizei da conta do GMail para o telem e todas as imagens ficaram com o tamanho de 96×96 (muito pequenas!!!) alguém sabe algo para corrigir isto?

    1. Avatar de Emannxx

      O meu ficou igual. Não sei como corrigir.

  11. Avatar de rodasp
    rodasp

    um site que pode ser do interesse de todos o que possuem um nokia com symbian: http://betalabs.nokia.com/apps

  12. Avatar de Vitor
    Vitor

    Comprei um Nokia N8 mas apenas o tive 10 dias, já que o mesmo passava o tempo a reiniciar-se, especialmente quando abria o OVIMaps. Alguém sabe que problema é este? Esse N8 que têm para testes não apresenta este problema?

  13. Avatar de Fernando S. Motta
    Fernando S. Motta

    Essa matéria saiu hoje (dia 21) nesse site:
    http://npossibilidades.com.br/w/?p=11729#comments

  14. Avatar de Anderson Ferreira
    Anderson Ferreira

    Tenho um Nokia 5230 e funcionou perfeitamente essa sincronização

    VLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Avatar de sley
    sley

    Olá, tentei fazer isto pra sincronizar também o calendario com o google agenda , mas não funciona…
    Alguem sabe se é possível?

    PS: tenho um N8 também.

    vlw

  16. Avatar de vitor
    vitor

    O meu Nokia N8 só recebe informações do Ical na sincronização. Se eu adiciono um evento no Calendário do N8 ele não adiciona no Ical. Alguém sabe como resolver esse problema?

    Abracos!

  17. Avatar de talis
    talis

    esse passo a passo funciona no E72, alguém conseguiu fazer ?

  18. Avatar de Carlos Guilherme

    muito bom, grande ajuda… obrigado!!!

  19. Avatar de Fernando António

    cumprimentos a todos

    Estou com um problema que acredito ser bicudo.
    Tenho um telemovel Nokia E52, comprei agora o Npkia E7,
    tentei tranferir os contactos do E52 para o E7, atraves da opção trocar Telemovel, no entanto por um erro inesperado a ligação foi interrompida, causando a perca de contactos, tanto no E52, como no E7, agradecia que me apontassem uma solução para a recuperacao dos contactos, pelo menos no E52

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas

    Alguém consegui sincronizar a agenda e as notas?

    Pelo que analisei tem a ver com a base de dados remota, alguém sabe qual e?

    Cumprimentos

  21. Avatar de Cleber Teixeira

    Muito bom o tutorial!
    😀

  22. Avatar de Rubens
    Rubens

    Puuuts velho, vc me salvou!!

    mto bom o tutorial! Parabéns!

    abrç

  23. Avatar de Nelson
    Nelson

    Alguém sabe como meter a funcionar com second step authentication? É possível?

  24. Avatar de nfroio

    Depois que atualizei para o meu N8 para o Bele a sincronização dos meus contatos com o Gmail parou de funcionar. Preciso de uma orientação, por favor.

  25. Avatar de wanilda
    wanilda

    Não consigo lembrar meu codigo de segurança

  26. Avatar de Cidinei Galvani
    Cidinei Galvani

    Segui os passos e deu certo. Com excessão de que tive de desabilitar a verificação em duas etapas. Estava dando Usuário ou senha Invalido. Imaginei que fosse porque sempre que acesso meu email, recebo um SMS com o código de verificação. Dai fui lá no Gmail e desabilitei temporariamente e deu certinho. Já tinha perdido um tempão tentando…
    Muito obrigado!
    Muito obrigado!
    Muito obrigado!

  27. Avatar de Cidinei Galvani
    Cidinei Galvani

    Falei cedo demais! Deu erro de conexão ao final. E agora diz que o SERVIDOR NAO ESTA RESPONDENDO…que coisa!!! Fiz tudo certo, não entendo….estava sincronizando…. Refiz o perfil de sincronização e continua aparecendo a mensagem que o servidor nao esta respondendo….

  28. Avatar de Cidinei Galvani
    Cidinei Galvani

    Estou tentando seguidamente sem exito. Em minha ultima tentativa apareceu a mensagem
    SORRY. GOOGLE ONLY SUPPORTS TWO WAY SYNCHRONIZATION. PLEASE UPDATE YOUR CONFIGURATION.
    Por favor me ajude!
    Abs

  29. Avatar de Cidinei Galvani
    Cidinei Galvani

    Depois da ultima mensagem, tenho recebido outras, por exemplo: BANCO DE DADOS REMOTO INVALIDO ou ainda O SERVIDOR NAO ESTA RESPONDENDO… nao sei o que fazer….aguardo ajuda…..

  30. Avatar de Cidinei Galvani
    Cidinei Galvani

    No meu celular quando aparece as aplicações a serem sincronizadas aparece a palavra CONTATOS e não CONTACTOS…seria isso???? Já tentei com contacts e com contatos, com Contacts e com Contatos e nada…..

  31. Avatar de Walter
    Walter

    Ótimo post, deu certinho no meu Nokia 5530, tive que voltar no meu antigo celular e meus contatos estavam todos no Google, fiz a sincronização puxou todos para o celular, tive que sincronizar 3 vezes pois não tinha baixado tudo, mas agora esta perfeito, só que procurem fazer a sincronização dos dois lados e não do celular para o servidor que pode apagar os contatos do servidor…

  32. Avatar de Ruben
    Ruben

    Segui o tutorial e no fim deu um msg de “erro de conexão” ouq poderá ser ?

  33. Avatar de Marco Antonio
    Marco Antonio

    Nao estou conseguindo sincronizar o N8, mensagem de falha na conexao, o que fazer?

  34. Avatar de Lopo
    Lopo

    É possível fazer esse procedimento via E5? Tentei fazer e aparece “erro de conexão”…

  35. Avatar de Rui
    Rui

    Eu já tentei configurar em 2 ou 3 nokia’s e aparece sempre erro de servidor não valido.se alguém souber agradecia uma ajuda

  36. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    Já tentei varias vezes no meu E72 e dá erro no endereço host, será que foi alterado?

    1. Avatar de Edgar Menezes
      Edgar Menezes

      Tentei hoje em um nokia E63 que achei perdido aqui em casa e esta dizendo que o servidor nao responde. Acho que o Google mudou alguma configuração.