Samsung lança finalmente um smartphone Tizen

29 Comentários

A Samsung tem vindo a mostrar ao longo dos últimos anos a sua vontade em não depender do Android e criar o seu próprio sistema operativo alternativo. Já desde o início do ano de 2013 que se espera por um smartphone com Tizen integrado e, até agora, só tinha surgido no Galaxy Gear 2.

Finalmente chegou a hora e a Samsung apresentou assim o Samsung Z, um smartphone que poderá marcar o início da independência da marca sobre o Android da Google.

SAMSUNG PRESENTA EL PRIMER "SMARTPHONE" CON SISTEMA OPERATIVO TIZEN

Depois de uma experiência desenvolvida nas câmaras fotográficas e nos smartwatches, a Samsung lança aquele que é o primeiro smartphone com o sistema operativo Tizen integrado.

O Samsung Z vem com a versão 2.2.1 do Tizen e tem um ecrã de 4.8 polegadas Super AMOLED, com resolução de 1280×720. É alimentado por um processador Quad-core a 2.3GHz e tem uma câmara principal de 8 megapíxeis.

Além disso, tal como o Galaxy S5, vem com sensores biómetrico e de frequência cardíaca inclusos e virá disponível em duas cores, o preto e o dourado.

Samsung_Z_specs

Para a Samsung, o Tizen é mais robusto, tem um melhor desempenho, é capaz de gerir a memória de uma forma muito mais eficiente que o Android e ainda é mais rápido a iniciar.

O Samsung Z vai ter que lutar no mercado contra o um vasto número de Androids que têm uma vantagem enorme perante o Tizen, já que o Android tem um ecossistema de aplicações construído ao longo de vários anos.






anterior próxima

Será já em Setembro que o Samsung Z vai chegar às lojas, contudo apenas estará disponível, numa primeira fase, para o mercado russo.

Será esta uma aposta certeira por parte da Samsung para o futuro dos seus smartphones?

Fonte: Samsung

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    A Samsung já tinha tentado ter um sistema operativo próprio.. de nome “BADA”, e por experiência própria, (Samsung Wave I) devo dizer que era muito bom.. assim como o próprio hardware do primeiro telemóvel lançado por eles, no entanto ao fim de ano e meio a Samsung deixou de querer saber dos utilizadores deste seu sistema operativo e a loja de aplicativos, até nem era má de todo! Portanto.. “TIZEN”? Não obrigado!!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Também fui proprietário de um Samsung Wave com Sistema operativo BADA, e o hardware do equipamento aliado com o SO prometiam muito.

      Quando saiu, havia imensas funcionalidades que o Android não tinha ou fazia de forma pouco eficiente.

      A verdade é que a Samsung deixou cair o SO, e passado uns tempos estavamos dependentes de um SO obsoleto e que não acompanhou o Android. Por causa desta experiência, seria incapaz de comprar outro smartphone com sistema proprietário Samsung

    2. Avatar de kyk
      kyk

      mas o tizen não é so samsung… tens outras empresas.. tipo o meego, android e etc… sistemas assim nunca tiveram so uma empresa por tras.. o tizen não é um desses sistemas!!

      e o bada não vendia assim tanto, foi nessa altura que o anroid começou a ser “moda”

  2. Avatar de Figueiras
    Figueiras

    A quanto iria ficar quando chegar a Portugal?

  3. Avatar de Marco
    Marco

    “Para a Samsung, o Tizen é mais robusto, tem um melhor desempenho, é capaz de gerir a memória de uma forma muito mais eficiente que o Android e ainda é mais rápido a iniciar.”

    Humm se tirarmos aquela coisa que a Samsung insiste em instalar em todos os android que vende, o Android fica bem mais rápido e eficiente.

    qd é que aparece aqui alguém a dizer que é uma cópia do “android” e a perguntar se faz multi.windows como o android?

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Pior de tudo são as apps! Quem é que vai trocar o ecossistema do android para este?

      A não ser que o telemovel seja tipo metade do preço dos android ninguém vai querer isso.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Se a Samsung optar por Tizen em todos os modelos daqui para a frente, muita gente vai comprar sem saber se é Android ou não.

        A mim, Samsung espero que seja nunca mais, desiludiu-me a cada produto que tenho, não têm o mínimo respeito pelo cliente.

        Já agora o telefone é feio e faz-me lembrar um Lg L5

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Para meia dúzia de leitores do pplware, saiu hoje o Android 4.4.3

        2. Avatar de kyk
          kyk

          a maioria das pessoas não sabe a diferença
          e tudo muito parecido.. a maioria não sabe a diferença entre WINDOWS e WINDOWS PHONE…

        3. Avatar de Miguel Campos
          Miguel Campos

          A Samsung deixou o seu Galaxy design!!! para optar por um L design! (é mesmo parecido a uma mixordia entre o L5 e o L7

      2. Avatar de Marco
        Marco

        pelo que li, são capativeis, aquilo basicamente é um android alterado. dai a samsung store

        1. Avatar de kyk
          kyk

          android alterado? aquilo é mistura do meego, limo, bada e mais uns acho.. e a base é a web..
          pela tua logica os atuais blackberrys tambem são alteraçoes do android?

          1. Avatar de Marco
            Marco

            tinha lido em algures que a base era android como o SO da amazon. tb erro.

      3. Avatar de kyk
        kyk

        tipo que os consumidores não vão ver diferença…

  4. Avatar de Tavares
    Tavares

    Se conseguirem”construir” uma loja de apps bem recheada… acredito que poderá ser uma boa alternativa ao Android. Mas vou continuar com o “meu” WP…

  5. Avatar de César
    César

    Aquele telemóvel parece um Nokia lumia 520 ou 720…

    1. Avatar de kyk
      kyk

      parece mais o lg l9

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ao menos que seja melhor que o LiMo dos Samsung H1…
    O smatphone a nivel de caracteristicas era muito bom mas estava MUITO sub-aproveitado pelo sistema medíocre que tinha!
    Além de que a loja de aplicações apenas tinha uma dúzia de aplicações e ficou esquecida no tempo!

  7. Avatar de Patrícia Silva
    Patrícia Silva

    Sinceramente, e como ex-utilizadora do sistema operativo BADA, não era eu que apostava neste novo SO criado pela Samsung. E porquê? Porque o BADA até tinha tudo para dar certo, se a Samsung não se tivesse logo esquecido dele para apostar exclusivamente em telemóveis com o SO Android. Quem garante aos futuros utilizadores do Tizen que não vai acontecer o mesmo que aconteceu com os utilizadores do BADA?! Depois a única solução que vimos é passar a ser utilizador Samsung (ou não) com SO Android, que é o meu caso!
    Má aposta da Samsung, na minha modesta opinião!

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      + 1

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Só para esclarecer este SO não é criado pela Samsung. Nada a ver. É uma opção tal como o Android o é para qualquer empresa que o queira utilizar.

  8. Avatar de full
    full

    samsung a 100 anos a falhar no seu design kkkk

  9. Avatar de irlm
    irlm

    também fui utilizador Bada, mas este telemóvel tem um design à martelo, i.e, sempre igual aos outros da marca.

  10. Avatar de loghonox
    loghonox

    a parte da frente é literalmente parecido com o lg l5

  11. Avatar de Guinz
    Guinz

    Bem parece-me bastante fluído isto num S4,estou a gostar de ver, vamos ver no futuro o que isto vai dar que falar.

    Samsung Tizen OS http://www.youtube.com/watch?v=x5FJnsneGI0

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Mantenho um Wave com o BADA 1.2 porque foi (e é) de facto um bom terminal e 4 anos depois ainda não justifica a troca. Se aconselho o Tizen? Definitivamente que não! A não ser para quem não se importe de ficar com um telemóvel sem actualizações logo que a Samsung se canse de brincar aos Sistemas Operativos mais uma vez, tal como fez com o BADA.
    Milhões já ficaram pendurados uma vez, o Tizen só será mais do mesmo…

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    Podem apontar aí: Flop

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo. A única forma do Tizen acompanhar a concorrência, será pagar directamente aos developers para criarem apps para a loja deles. E mesmo assim, Samsung não verá mais dinheiro meu. Conseguem destruir completamente a experiência Android.