Samsung confirma Smartphones com Tizen em 2013

17 Comentários

Em Setembro de 2011 a Linux Foundation anunciava que iria substituir o MeeGo pelo Tizen, um novo sistema operativo open-source baseado em Linux. Para liderar o projecto a Samsung nessa altura avançava para uma candidatura, juntamente com a Intel.

Um ano e alguns meses depois, chega a confirmação que a Samsung irá comercializar equipamentos com o sistema operativo Tizen, ainda este ano,  libertando-se dessa forma da dependência do Android.


A Samsung havia já referido, pela voz dos seus executivos, que pretendia diminuir a dependência do sistema operativo da Google. Esta atitude é o resultado da concorrência que a própria Google pretende fazer com a sua marca, recentemente adquirida, a Motorola.

A Samsung irá aproveitar as sinergias conseguidas com a Intel, NTT DoComo e com o grupo Vodafone para expandir o Tizen.

O Bada não foi uma experiência bem sucedida, no entanto a Samsung não baixou os braços e tem agora nova oportunidade, com um sistema open-source, de combater, ou pelo menos, de fazer frente, ao Android, conquistando algum mercado num segmento onde o Android conquista cada vez mais adeptos e onde a Google pretende marcar presença também com hardware.

Não foi ao acaso que recentemente um executivo da Samsung elogiou o ecossistema da Apple, pois as palavras de Young Sohn já deixavam antever que algo estaria para aparecer que pudesse ajudar a Samsung a construir o seu próprio ecossistema.

Nada foi ainda avançado, nem o preço, nem o segmento onde se irá posicionar nem datas de lançamento, mas é uma novidade importate face ao que a empresa poderá daqui em diante apresentar nos grandes certames que se aproximam.

Será que a Samsung irá dar mais protagonismo ao Tizen que ao Android?

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de o.O
    o.O

    Bem vi um video…e parece-me muito verdinho em relação á concorrência toda!
    http://www.youtube.com/watch?v=rJ1y7CpIaVA

    Abc

    1. Avatar de Luis
      Luis

      como ele diz no video, é uma 1ª release para os developers iniciarem os projectos para as aplicações e jogos.
      É um sistema base e não completo.

  2. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Há que garantir o futuro. 🙂

  3. Avatar de golias17
    golias17

    Em resposta a pergunta, se der vai perder clientela, mas como os coreanos são espertos para já não, talvez no futuro, para já o android é o presente.

    Falando em futuro também já estou a ver a samsung a apostar no ubuntu OS, acho que com este mais depressa conseguem o ecossistema que o homem tanto quer.

  4. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    O Bada só foi uma experiência falhada porque a Samsung não apostou nele, com incentivos ao desenvolvimento de apps.
    A base do Bada está 2 anos à frente de Android e iOS. Muito mais leve, fluido… Com o 2.0 acho que perdeu um bocado qualidade :S

    O tizen também me parece ter uma boa base (é uma mistura de bada e Meego), já vai suportar as apps de android… Vamos ver se a Samsung aposta o suficiente para fazer o sistema vingar. Tou com mais esperanças no ubuntu, sinceramente.

    1. Avatar de garfield
      garfield

      Concordo plenamente.
      O BADA está muito á frente.
      Se não o aplicam é por total culpa da Samsung

  5. Avatar de Zé Metralha
    Zé Metralha

    A Samsung para ganhar clientela – e está a perdê-la em Portugal, basta ir à página deles no Facebook e ver as dezenas de reclamações pelos maus serviços prestados aos clientes -, terá de dedicar mais atenção a quem adquire os seus equipamentosd, sejam eles quais forem. Na área específica dos smartphones, o regabofe com as actualizações é um autêntico desastre. As respostas sobre as actualizações para o ICS, quando já existe o Jelly Bean 4.2.1, então é de bradar aos céus! É por isso que eles querem deixar o Android? Para quê? Para esse Tizen ter o mesmo “destino”? Andam atrasados quase um ano em ordem às saídas das últimas versões Android em todo o Mundo! Se eu quis ter o ICS 4 no meu S2 tive de rotear a máquina porque senão ainda estava à espera da actualização da Samsung e se tenho o Jelly Bean 4.2.1, devo-o à CyanogenMod que ainda ontem lançou a última versão 10.1 Nightly que funciona na perfeição! Samsung, nunca mais!

  6. Avatar de Phyan
    Phyan

    Sinceramente gostei mais do ubuntu, este pode ter uma boa base, mas nao inova no design e funcionalidades muito feio a meu ver.

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Bem… se for como o LiMo que a samsung lançou em alguns modelos é uma verdadeira bosta!!
    Eu tenho um Samsung H1 que originalmente vinha com o LiMo mas graças a Deus que conseguiram portar o android para este modelo!!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      o LiMO não é assim tão mau, é até bastante bom…tenho a ideia que os telemoveis com LIMO teem uma grande autonomia…

      cmps

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, é verdade que tinha uma boa autonomia…
        Mas não tinha aplicações nenhumas… e as pouquíssimas que tinha na loja da vodafone desapareceram quando a vodafone terminou o serviço 360! Quem tinha um samsung H1 ficou com um excelente hardware com um software que tirava partido de 50% das suas capacidades!!

  8. Avatar de lmx
    lmx

    A samsung não é a Nokia…eles não brincam querem mesmo mercado!!
    Para os asiaticos, branco ou tinto é igual desde que traga dinheiro!!!
    Para a nokia não é bem assim…

    cmps

  9. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    O bada falhou porque:
    a) sistemas fechados
    b) C++
    c) falsas promessas (ainda estou à espera do Value Pack para o Wave525)

    1. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      O pessoal das redes portuguesas é que anda sempre atrasado. Querem meter aquelas tretas todas da publicidade à sua rede.

      Eu tenho value pack, mas é um bocado desilusão. O mais importante seria trazer compatibilidade com as aplicações mais recentes, o que não aconteceu… Nota-se uma ligeira melhoria a nivel de performance…
      Se procurares pela internet encontras maneiras de instalar.
      Quanto ao tizen, sinceramente, acho que vai elo mesmo caminho, simplesmente por falta de investimento da samsung

  10. Avatar de sideshow
    sideshow

    Desde que a CyanogenMod continue a lançar versões para os Samsung por mim tudo bem. Onde é que eu já vi este filme? Empresas enormes de um momento para o outro pufff…. as empresas são mesmo as pessoas e ideias que estão por trás… :/

  11. Avatar de Ricardo Nuno do Nascimento Vieira da Conceição Cândido
    Ricardo Nuno do Nascimento Vieira da Conceição Cândido

    Para mim é apenas mais uma copia mal feita de android.. se fosse com a apple ja tava em tribunal por cópia.. não me parece que tenha futuro promissor :S