Primeiro Unboxing ao smartphone BQ Aquaris E4.5 com Ubuntu

50 Comentários

Uma das noticias mais populares durante o dia de ontem foi o anúncio do lançamento do “novo” Aquaris E4.5 com o sistema operativo Ubuntu. O equipamento vai chegar a território nacional pela Portugal Telecom e custará 169€.

As últimas informações são de que o equipamento estará no mercado nas próximas semanas mas entretanto circula já um Unboxing do Aquaris E4.5 com Ubuntu…e há uma surpresa dentro da caixa (pelo menos para os Insiders)!

Aquaris_00


Nas próximas semanas o que não deve faltar é vídeos de Unboxing do Aquaris E4.5 com Ubuntu. Mas, por agora, só existe um feito por Jordan Keyes e dá a conhecer o que vem dentro da caixa com o Aquaris E4.5.

Além do equipamento, dentro da caixa há também uns “super” headphones, uma novidade que não é muito comum ver juntamente com os  smartphones (apenas mais pequenos). No entanto esta novidade parece ser só para quem assistiu à apresentação do smartphone.

Conheçam melhor o BQ Aquaris E4.5 com Ubuntu

O Aquaris E4.5 Ubuntu Edition é dual SIM e completamente livre para que os utilizadores possam utilizá-lo com a sua operadora atual, independentemente de qual seja. Este equipamento dispõe de uma câmara frontal de 5 Mpx e uma traseira de 8 Mpx com foco automático e flash duplo que grava vídeo em full HD (1080p).

Aquaris_01

A câmara traseira também está equipada com sensores BSI de alta qualidade e lentes Largan. Além disso, possui um processador MediaTek Quad Core Cortex A7 até 1,3 GHz, 8 GB de memória interna e 1 GB de RAM

Será este o vosso próximo smartphone?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Pelo que entendi os equipamentos vendidos nas lojas não vão ter esta caixa.

  2. Avatar de pj
    pj

    Essa caixa foi exclusivo para os insiders que estiveram na apresentação, tal como podem ouvir no vídeo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, pode ser que a BQ faça um miminho aos consumidores 🙂

      1. Avatar de lmx
        lmx

        isso é que era 😛

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Pedro…

          ” The first of these is next week and a handful of European carriers will be offering special SIM bundles to early adopters.”

          O que é que estes gajos entendem por “offering special SIM bundles” 😛 queres ver que afinal secalhar os primeiros ainda vão ter direito aos fones 😉

          1. Avatar de lmx
            lmx

            “You’ll be able to get a ‘SIM bundle’ at purchase from …Portugal Telecom.”

            😛

      2. Avatar de Tiago Carrondo
        Tiago Carrondo

        A caixa não é da responsabilidade da BQ mas sim da Canonical, foi concebida de propósito para o lançamento logo acho muito difícil que o miminho aconteça.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Temos de pedir a Canonical então 😉

  3. Avatar de wviegas
    wviegas

    mediatek nunca mais….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estou curioso por meter as mãos no equipamento

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +2

        Mal posso esperar, será como ter um android com mais fluidez. Estou mesmo a ver-me a trocar de S.O. 😀

        Aquele aspecto de ter o ubuntu do smartphone, no pc por usb sempre se confirma ou não passou de rumores?

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Espero tambem que tenha mais fluidez, pois pelo video ha lags passando pelos menus…

          1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
            Andre Ferreira Andrade

            Com 8 cores já não deve ter lags.

          2. Avatar de Mota
            Mota

            Tbm reparei nesse aspeto mas ele tbm não estava a pressionar nos locais certos, daí algumas vezes haver algum delay.

            Mas de um forma geral acredito que isto tenha pernas para andar

          3. Avatar de lmx
            lmx

            Roma não se fez num dia…

            Mas este SO é bastante enchuto, mas tem algumas app’s baseadas em javascript, o que podem acrescentar para já algum peso no processamento…

            O intuito é substituir todas as app’s que usem motores javascript, por nativas em c++, ou Qt.

            Claro nestas não me refiro ao browser, lol 🙂

            É um primeiro contacto…a pessoa que fez o video, nem sequer clickava nos locais correctos, muito provavelmente porque não estava habituado a usa-lo…

            É sempre assim quando mudamos de SO…no meu BB10 era parecido…tinha dificuldade em activar checkbox’s…porque não clicava nos locais correctos, e dava a ideia de lag, mas não era lag, eu é que não clicava nos locais correctos 🙂

            Este SO ainda tem a vantagem, de quando sairem novas versões…poderem ser instaladas em equipamentos mais antigos.
            Sem a porcaria que conhecemos actualmente, na qual compras um TM, e depois fica obsoleto rapidamente, porque os novos SO’s são vedados a dispositivos que já se encontrem no mercado…

            Aqui vai haver liberdade, e se isto pegar, isso vai colocar um desafio aos mais directos adversários, porque de alguma forma vai obriga-los a lançar versões para equipamentos já previamente no mercado 😉

          4. Avatar de Tiago Carrondo
            Tiago Carrondo

            Um dos aspectos que mais se destaca da utilização que tenho feito com ele é exactamente a fluidez, é muito muito ágil.

          5. Avatar de lmx
            lmx

            Tiago Carrondo

            Sortudo 🙂

            A malta aqui em pulgas e tu já tens um 😉

  4. Avatar de Nelson Costa

    será q vão dar o só pra outros bqs?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Muito provávelmente. Lembra-te o ubuntu é open-source, se alguém se disponibilizar para isso, certamente iremos saber.

  5. Avatar de PBS
    PBS

    Respondendo à pergunta: sim, será.

  6. Avatar de Tics 5 Ano
    Tics 5 Ano

    Quando e onde se pode comprar em Portugal?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não sei, mas parece que os equipamentos vão estar disponiveis a partir da próxima semana 😉

    2. Avatar de Tiago Carrondo
      Tiago Carrondo

      A partir da semana que vem em flash sales (para começar…) é só estar atento ao site/twitter da BQ

  7. Avatar de Tics 5 Ano
    Tics 5 Ano

    Quando vai estar disponível na loja online da BQ?

  8. Avatar de VC
    VC

    Já existe formas de ter o ubuntu em outros equipamentos, estou a rodar no nexus 5 e sem duvida já está muito estável. Já funciona o telegrama na perfeição e as grandes apps já são certas neste SO, para alem disso será possível correr X apps graças ao Mor, já testado com libre office. Por último os scopes são excelentes e mais práticos do que ter apps, sem dúvida uma experiência diferente sem esquecer que pela consola temos o poder todo no linux, necessário apenas colocar como RW a partição para conseguir funcionar o apt-get: sudo mount -o remount,rw /

  9. Avatar de João
    João

    bem, o meu e4.5 com android é bastante bom, mal posso esperar para ver como ficam as performances com o novo SO

  10. Avatar de Daniel Barros
    Daniel Barros

    Espero que chegue ao Brasil para poder adquiri-lo. Mas só se for com preço entre ate 400 no máximo. Espero que tenha sempre update direto da canonical e não da fabricante como acontece nos Androids.

    1. Avatar de VC
      VC

      Os uptades são diários e da canonical diretamente. Na versão que uso acontece isso

    2. Avatar de Tiago Carrondo
      Tiago Carrondo

      BQ só vende para a Europa, terás de encontrar um amigo deste lado que to possa enviar…

  11. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Foi impressão minha ou não parecia muito fluido no video?

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Minha tambem

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Minha também .

    2. Avatar de Tiago Carrondo
      Tiago Carrondo

      Um dos aspectos que mais se destaca da utilização que tenho feito com ele é exactamente a fluidez, é muito muito ágil.

      1. Avatar de VC
        VC

        Subscrevo, está muito fluido o sistema. Agora, ter em conta que utilizar a versão devel é estável, no entanto se quiserem estar a acompanhar as novidades colocam a versão devel-proposed e aí sim pode originar bugs ou instabilidade…

  12. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Que apps se conseguem usar neste linux? As de Androids?

  13. Avatar de Nuno Nunes

    Ponto menos positivo é o processador Mediatek, o SO parece-me muito fluido, de resto espero que cheguem ao nosso mercado mais equipamentos com o SO Ubuntu.

  14. Avatar de Guilherme Bidarra
    Guilherme Bidarra

    Eu smartphone igual, só que comprei no ano passado mas queria ter o ubuntu phone (só para esperimentar), será que vai dar?

  15. Avatar de David ferreira
    David ferreira

    Já tinha testado o Ubuntu touch noutros telemóveis. Para mim não tem nada de especial o OS, vai ser outro floap como o Firefox OS. Muito giro mas nas coisas mais práticas falha

  16. Avatar de Tiago Carrondo
    Tiago Carrondo

    Vou levar o meu (e minha caixa preta de insider) para o próximo Encontro da Comunidade Ubuntu em Sintra.

    Estão todos convidados!

    Conto também fazer uns posts sobre a minha utilização nos próximos dias.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Manda mas é isso para o Pplware 🙂

      1. Avatar de Tiago Carrondo
        Tiago Carrondo

        Manda-me um mail, pode ser que se arranje qualquer coisa

    2. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Epá, boa! Quando e onde? Sintra ainda é grande…
      Resolvi perguntar ao google “Encontro da Comunidade Ubuntu em Sintra” e apareceram varios resultados e á um que fala de um encontro “Global Jam” nesta morada:
      Saloon
      Av. Movimento das Forças Armadas, 5 – Sintra

      É aqui? A data é referente a Fevereiro… Para quando o proximo?

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Na minha opiniao este SO vai ser lançado com um selo de qualidade “beta”.
    Os utilizadores que pretendem comprar este telemovel vão ter que ter isso em mente. Provavelmente irá comprar esse tipo de equipamentos serão os “curiosos” ou “programadores”. Ao fim ao cabo, é mais um nokia n9,n900,firefox os, equipamentos orientados para uma parte pequena do mercado.

  18. Avatar de Tiago Carrondo
    Tiago Carrondo

    Na próxima quarta-feira vou fazer um Hangout para tentar esclarecer todas as dúvidas sobre o Ubuntu Phone e também dar conta do que se passou em Londres na passada sexta-feira no insiders event.

    Pedro: anuncias a coisa?

    1. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Como é que tenho acesso a esse Hangout? Estás a pensar fazer a que horas?

      Uma das perguntas que estou mortinho por ver esclarecido é se sempre vai ser possivel ter o Bq com o Ubuntu ligado a um comp. e termos o desktop ubuntu!
      O que é na practica os scopes? E o que diferencia das tradicionais aplicações?
      As actualizações podem ser por “centro de software” e/ou apt-get? Qual a frequencia de actulizaçoes?
      Como é com as aplicações? São controladas pela canonical, ou seja, posso confiar nas aplicações disponibilizadas? Serão estas aplicações obrigatoriamente de código aberto?
      Ando-me a passar com certas aplicações que para as instalar pedem autorização para tudo e mais alguma coisa, para além de não saber o que eles fazem com essas autorizações.

      Enfim, estou em pulgas para saber isto e muito mais.
      Espero que vejas esta mensagem antes desse hangout.

  19. Avatar de Tiago Carrondo

    Para todos os interessados: Hangout Ubuntu Phone na próxima quarta-feira às 18.30.

    Mais informações aqui: http://carrondo.net/wp/2015/02/09/hangout-ubuntu-phone/

    Pedro Pinto: conto contigo?

    1. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Ena, boa! Não estava a espera de uma resposta tão rápida.
      Ás vezes não me dou ao trabalho de procurar mas no teu site (obrigado pelo link) já vi respondido algumas das questões que tinha.
      Quanto ao Pedro Pinto não sei mas conta comigo!
      Até 4a

    2. Avatar de Tiago Carrondo

      Pedro:

      Conto contigo, ou vais roer a corda outra vez?

  20. Avatar de PBS
    PBS

    hoje, no site da bq, a edição especial com Ubuntu já tinha esgotado pelas 8h20…