ControlAir: Controle o seu Mac com um simples dedo!

20 Comentários

As interfaces e a forma como interagimos com os nossos computadores está a mudar de forma frenética. Começam a ser abandonados os métodos tradicionais e surgem outros mais dinâmicos e mais apelativos.

Por norma estas novas formas de interacção requerem hardware específico e adaptado à nova função, mas vão ainda surgindo projectos que fazem uso do que temos já nas nossas máquinas.

O ControlAir surgiu agora e com recurso a uma simples aplicação dá acesso ao controlo total dos elementos multimédia de qualquer computador Mac.

ControlAir_1

Cada vez mais estão a surgir alternativas ao teclado e ao rato para os utilizadores controlarem os seus equipamentos. Soluções com o Leap Motion ou o Kinect da Microsoft dão aos utilizadores formas de interagirem e de gerir as suas máquinas com o simples recurso aos gestos.

As alternativas a estes sistemas começam a surgir e de formas cada vez mais completas, aumentando o grau de liberdade do utilizador ao mesmo tempo que o tornam mais eficiente. O HoloLens, da Microsoft, é agora um dos exemplos do que de mais moderno existe neste campo.

Uma vez que nem todos precisam destas soluções, por vezes complexas demais, surgem aplicações como o ControlAir, que recorrendo apenas ao hardware presente, já dão ao utilizador um grande grau de independência e de liberdade.

ControlAir_2

Esta aplicação, disponibilizada em exclusivo para OSX, permite ao utilizador controlar os elementos multimédia do seu Mac com a simples utilização de um dedo.

Com o recuso à câmara presente nestes equipamentos passa a ser possível colocar as músicas ou os vídeos em reprodução, avançar nas listas de reprodução ou simplesmente aumentar ou diminuir o volume.

Basta apontar o dedo para a câmara para chamar o menu de controlo e depois escolher a opção pretendida, mais uma vez agitando o dedo para esquerda ou para a direita.

ControlAir_3

O controlo que o ControlAir dá ainda não é total dentro do OSX e as aplicações preparadas para funcionar com ele ainda são limitadas, sendo para já apenas dedicadas à música e ao vídeo: iTunes, Spotify, Rdio, Netflix, QuickTime, VLC e Vox.

Os criadores do ControlAir pretendem alargar a sua base de utilização e assim tornar a sua aplicação o mais universal possível, aumentando a base de utilização.

ControlAir_4

O processo de adaptação ao ControlAir é simples e rápido, havendo um tutorial que apoia o utilizador e lhe explica a forma de utilização.

Para ajudar na integração com o OSX está presente na barra de menus um ícone que dá acesso às funções do ControlAir e que permite que o desactivem sempre que não precisarem dele.

Esta aplicação está preparada para ser usada até a uma distância máxima de 1,5 metros (5 feet) e sempre em condições de luminosidade aceitáveis.

Esta é uma forma simples e descomplicada de dar aos utilizadores o controlo sobre as suas máquinas recorrendo aos gestos.

Fazendo uso do hardware presente na máquina o ControlAir explora ao máximo as capacidades de interação entre o homem e a máquina.

Se têm um Mac, com pelo menos o OSX 10.9, então o ControlAir é uma aplicação que precisam de testar, para compreender as mudanças que vão surgir no futuro e para que vejam a forma como estas vão ajudar os utilizadores dos computadores.

Download: ControlAir

Preço: Gratuito

imagem_logo_mac_app_store

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    . Macbook e outro mundo, o mundo Apple e fantastico e os invejosos so se espumam por nunca o poder ter

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Lol… Tenho um imac e não o acho tão fantástico como isso… então com as perdas de wifi constantes só dá vontade de o arrumar a um canto.

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Não te quero ver infeliz. Dou-te 200€ por ele e resolve-se o problema.

      2. Avatar de Mario
        Mario

        compra um irouter, faz streams a 20gbs

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Nem arranjas net para particulares com essas velocidades xD nem o iSSD grava a 20gbps

    2. Avatar de Rui Barbosa
      Rui Barbosa

      E o teclado do teu Macbook tem a tecla do acento agudo?

    3. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      cortana play movie..

    4. Avatar de LUÍS ÉF

      Eu andei 23 anos enganado lá para os lados da Windows (computadores com esse sistema operativo claro) e à coisa de meio ano adquiri o mais barato MacBook Air e!!!!!!!! As minhas dores de cabeça acabaram! É ligar o Mac e passado um minuto estou a trabalhar… Que maravilha. Resultado, assim que puder quero comprar o iMac. Recomendo.

  2. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Para Windows e Android há algo parecido?

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      ao menos leste o topico?

      kinect e leap motion são só 2 exemplos e daqui a uns tempos vamos ter halolens..
      a microsoft está bem mais à frente nisto

      fica aqui um exemplo do que é possivel fazer com o kinect
      https://www.youtube.com/watch?v=ho8KVOe_y08

  3. Avatar de José Pires
    José Pires

    Parece o princípio do Air Gestures

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Não são unicos existe algumas plataformas para outros SO, para windows é só pesquisar na net que existe aplciações pra servir de guia para o rato, basta ivnestigar 🙂

  5. Avatar de Não Não
    Não Não

    Rip holo lens.

    Foi bom enquanto durou.

    Lol (é uma piada para quem não percebeu)

  6. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Lamento dizer, mas isto vai estar disponível no novo lenovo com windows 8, e provavelmente daqui a uns meses sair para Windows em geral. Sorry pessoal xD

  7. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    No mwu imac não está a funcionar.

    1. Avatar de João P.
      João P.

      Claro, Apple não presta é óbvio que não funciona! Eheheh