Nokia Ovi Suite 3 – Ligue o seu Nokia ao PC

40 Comentários

Mapas, música, e-mail, jogos, fotos, aplicações e muito mais

Há uns anos atrás, lembro-me que havia uma ferramenta no sistema que fazia a diferença, o Nokia PC Suite. Com ela podia facilmente obter a informação que tinha no meu telemóvel, através do meu PC. Os equipamentos foram evoluindo e recentemente tive a oportunidade de testar um Nokia e para sincronizar a informação com o PC testei também o Nokia Ovi Suite.

ovi_00

Para os utilizadores que possuem um Nokia, o Nokia Ovi Suite é uma aplicação fundamental. Através do Nokia Ovi Suite podemos realizar as mais diversas operações, das quais destacamos:

  • Actualizar o firmware do seu telemóvel;
  • Obter e instalar facilmente aplicações, musica;
  • Sincronizar ficheiros (música, fotos, documentos), entre o PC e telefone;
  • Aceder à informação do cartão e memória interna do telefone;
  • Backup/Restore da informação;
  • Ligar o computador à Internet através do telefone;
  • Player de áudio integrado;

ovi_0

Uma das operações principais, é a possibilidade de sincronizar os contactos, fotografias, mensagens, agenda, notas, favoritos, etc entre telefone e PC, permitindo facilmente efectuar o backup de toda a informação do telemóvel.

ovi_01

Para conhecer em mais detalhe todas as funcionalidades, aconselhamos a darem uma vista de olhos no vídeo seguinte:

Depois da apresentação do Nokia Ovi Suite 3, é hora de trazermos até vós algumas aplicações que fazem parte daquele que continua  a ser o sistema operativo para dispositivos móveis nº1, o Symbian, e que equipa os dispositivos móveis Nokia. Estejam atentos!

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: Nokia Ovi Suite 3 [91,4MB]
Homepage:

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cris
    cris

    O booklet 3g chegou a sair ?

  2. Avatar de Ryan
    Ryan

    Uma boa aplicação. O meu último Nokia usei intensivamente até há um ano. Tenho saudades deste PC Suite pois dos que fui usando e testando este era o melhor. Tenho outros e não era má ideia darem uma olhadela para o PC Suite…

    1. Avatar de Ruben Ferreira

      concordo.. o pc suite acho que é mais simples prático.. este sincroniza tudo que tem no telemóvel(sms , contactos, etc) e depois entras com outra conta e se sincronizar junta tudo… não gostei dessa parte.:S

  3. Avatar de Preciso da vossa ajuda

    É pena ainda não sincronizar MMS.
    O Nokia PC Suite já o fazia e muito bem.

  4. Avatar de xtrender
    xtrender

    L.E.N.T.O.

    Este Ovi suite é lento que se farta. A nokia tinha um software muito bom (PC suite) e mudaram para isto. Enfim.

    1. Avatar de a Friend®

      Framework .Net é um bocado puxada… quanto mais recursos tem, mais pesada fica.

      É mesmo uma pena. Porque o PC Suite ao lado deste (em termos de interface) é uma diferença como da noite para o dia.

    2. Avatar de Emannxx

      Esta versão 3.0 está muito melhor! A anterior sim, estava super lenta e era um tédio ter que a abrir, mas agora está bastante melhor.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        epa…ate pode estar melhor mas…é .net e pronto o que se pode fazer…

        cmps

  5. Avatar de a Friend®

    Essa interface gráfica está mesmo MUITO boa!

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Hoje concordo contigo, não fica mal perto do iTunes por exemplo, no entanto o iTunes ainda consegue, na minha opinião, ser mais polido e arrumado.

  6. Avatar de Carlos Soares
    Carlos Soares

    A minha questão é:

    Dá para exportar as mensagens?

    (Para guardá-las num ficheiro no computador, tal como o PC Suite fazia).

    (apaguem o meu comentário anterior pq é repetido e está como resposta ao utilizador acima. Sorry :s)

  7. Avatar de Luis
    Luis

    O video posto não é da Ovi Suite 3, mas talvez da 2 ou 1.

    Este video, apesar de ser do beta, seria mais correcto:
    http://www.youtube.com/watch?v=wr1LfGts5Y0

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, ainda procurei um vídeo da versão 3 final mas apenas achei o da versão beta. As diferenças são relativamente poucas…fica a tua dica Luis.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Poucas???

        O video que tá postado nada tem a ver com o OVI SUITE 3…

        A interface, usabilidade, é muito diferente…

        O video pertence ao 2, que pouco tem a ver…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Uma nova “Home View” e um novo music player são muitas alterações? Quando digo poucas, é nesse sentido. O OVI SUITE 3 não adiciona nenhuma nova funcionalidade e para os utilizadores perceberem para que ser ver o Ovi Suite, esse parece-me ser o video mais indicado. No entanto,o @Luis também já deixou o vídeo da versão 3 (beta).

          PPinto

  8. Avatar de gaguiel

    Ora ai está um belo passo para trás que a Nokia deu… muitos bugs, lento e nada eficaz! Ainda bem que tenho a excelente versão do Nokia Pc Suite que faz tudo o que eu gosto e como eu gosto!

    Nokia tens de abrir os olhos… estás a ficar para trás!

  9. Avatar de Emannxx

    Finalmente! Aplicações para Symbian! Já não era sem tempo!

  10. Avatar de The STK
    The STK

    Nunca gostei muito destas suites, geralmente é só tralha… A Ovi suite realmente é um salto, espero que o symbian também dê esse salto.

  11. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Quando penso em ter que usar o Ovi Suite a única coisa que me vem à cabeça é “òooo nãoooooo”

    É lento, é intrusivo para quem tem vários telefones e não quer andar a misturar coisas.
    Assim que se liga, começa logo a querer sincronizar tudo.

    Tenho umas cá umas saudades no PC suite ….

    1. Avatar de Ruben Ferreira

      Ainda podes usar o PC suite… eu até tenho os dois instalados.. mas uso mais o Pc suite… 😀

  12. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Outra grande vantagem do Android: deixar de instalar porcaria no Pc (EX. iTunes, nokia PC Suite, etc, etc).

    Está tudo sincronizado instantaneamente. Se adicionaram um contacto ás 13:07 e roubaram o telemóvel ás 13:08, o mais provável é não perderem nada, nem esse contacto das 13:07 😀

    1. Avatar de a Friend®

      Até parece que quer o Symbian, quer o iOS não fazem isso, sem qualquer recurso de aplicações. ( Itunes ou Ovi Suite)

      Chego a acreditar que não conheces mais nada que senão Android… depois os falaciosos são os outros.

  13. Avatar de Almadense
    Almadense

    Nokia?? mas isso ainda existe? Ah pois, é verdade, eu tenho um, bem como 90% das pessoas que eu conheço.

    É que por vezes parece que agora o mundo só rola à custa de iPhones e telefones com Android…

    Ok que isto não serve de estatística, mas eu movo-me num meio empresarial e jurídico lidando regularmente com mais de 100 pessoas, das quais uma tem um iPhone, e umas dez poderão ter, ou não, um telefone com sistema Android. Todas as outras têm Nokia.

    Desculpem mas há mais vida além do Android, por fantástico que este seja.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, tens razão no que dizes. No entanto, isso acontece no nosso país, e penso que as cosas começam a mudar.

      Dessas 100 pessoas, talvez de 60 a 70 tenham telemóveis “normais”, e não smartphones. Ainda não há muita gente que sinta necessidade ou se sinta à vontade a usar smartphones, ou mesmo esteja a par das suas vantagens e potencialidades, principalmente no mundo empresarial.

      A seguir a isso estão os contractos.. A Nokia atingiu no nosso país um patamar extremamente elevado no que toca a telemóveis e contractos no fornecimento dos mesmos a empresas.. As empresas dão aos seus trabalhadores nokias, logo é um ponto a favor da utilização desta marca. No entanto apenas cargos mais altos levam smartphones, estando a maior percentagem nos telemóveis apenas para fazer chamadas..

      Depois ainda há muito a ideia que o iPhone é um telemóvel “dos Deuses”, que é um luxo impossível de alcançar, etc.. Daí se verem poucos. No entanto, como disse, isto está a mudar.. está-se a ver cada vez mais gente com iPhone nas mãos, como se de um nokia se tratasse.. Assim que mais empresas começarem a fazer contractos com iPhones em vez de Nokias (para cargos altos, claro), vai de certeza ver-se muito mais iPhones por aí.. Já se vêm Directores e Administradores a deixarem de lado os Nokias E71 distribuidos pelas empresas e a comprarem iPhones.. Já vi casos em que começaram apenas pelo 3GS (mesmo quando já cá estava o 4), e rapidamente mudaram para o 4.

      O Android também está bem posicionado, principalmente porque tem ganho simpatia por parte de muita gente (mais até que o iPhone). A razão disto passa em grande parte pelo preço. Isto também começa a mudar, porque as pessoas começam a conseguir ver a diferença entre iPhones (e androids do preço do iPhone) e androids mais baratos. Começa-se a perceber que não é bem o que se consegue fazer, mas a forma como se consegue.. Quem puder comparar, sabe do que falo.

      Mas mais uma vez, o que dizes é completamente verdade.. mas estamos a caminhar já noutra direcção.. Em 100 pessoas, talvez 6 ou 7 já tenham iPhone.. 12 ou 13 Android, 20 a 30 Smartphones Nokia, e restantes telemóveis “normais”..

      Cumps

  14. Avatar de bc
    bc

    Versão Mac, nem vê-la… Já é anunciada desde 2008.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, eles dizem que (ainda) está em produção

      1. Avatar de bc
        bc

        Bem, espero que com mais de 2 anos de desenvolvimento saia uma coizinha bem melhor do que a versão PC. (também não é difícil 😉 )

        Mas desconfio que será vaporware, porque eles têm ferramentas como o Nokia Multimedia Transfer , plugins do iSync e Map Loader que dão para garantir a conectividade com o Mac OS X e de certeza que não vão desperdiçar mais tempo e recursos num Ovi:mac.

        Sinceramente, gostava de ter tudo integrado numa aplicação e poder usufrir de serviços como por exemplo o envio de SMS através do Desktop e actualizações de firmware através do computador, como existe no PC. (algo como o antigo PC Suite ou o Oxygen Phone Manager)

        1. Avatar de lmx
          lmx

          versão pc dizes tu, eu tenho um pc e para linux ainda não saiu nada 🙁

          cmps

  15. Avatar de R
    R

    Bem… eu ia perguntar se isto já valia a pena, mas pelos comentários, parece que não.
    Instalei o OVI há uns tempos e demorou pouco mais de 15 minutos até desinstalá-lo.
    Na altura, o que não gostei foi o facto de se perder a autonomia e os contactos serem sincronizados com o MS Outlook!!!
    Ainda está assim?

    Tenho muita pena que tenham abandonado o desenvolvimento do pcsuite que, como muita gente, ainda é o que uso (e não dispenso).
    É leve, rápido, eficaz e simples.
    Podia ser melhor? Se calhar podia, mas não era a mesma coisa!!! LOL.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Nokia nem se lembra que alguns consumidores usam Mac.. Tou farto de esperar pelo Ovi para mac e nada -.-

    Se alguem souber de alguma aplicação para mac que faça o semelhante a esta, avisem sff.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      queres tu dizer que a nokia faz-se de esquecida que a malta que usa linux como é o meu caso e muitos outros e …nada.
      Um dia destes a malta começa a bater com a porta e depois…depois …ja aconteceu

      cmps

      1. Avatar de Meas
        Meas

        você e o linux… você parou no tempo? Que raio de sistema operativo é esse? Isso já é passado, e lembro-o que estamos no séc. XXI.

  17. Avatar de MOr
    MOr

    Só vejo pessoas a queixarem-se de coisas que se resolvem com uns clicks no menu Tools>Options…

    1. Avatar de Preciso da vossa ajuda
      Preciso da vossa ajuda

      Sincronizar MMS? Onde? Como?

  18. Avatar de eWandscheer
    eWandscheer

    Agora que foi ficar disponível em portugal!? credo…

  19. Avatar de luke
    luke

    é realmente saporra é lento que faz raiva, é cheio de frescuritis e pesado

  20. Avatar de Fernando Sousa
    Fernando Sousa

    já tive alguns android, iPhone e muitos nokia. A verdade é que voltei sempre para o nokia. Sem retirar mérito, seja de que espécie for, os nokia são tudo aquilo que a grande maioria procura; autonomia de bateria e robustez de construção. Em relação a tudo o resto, desculpem que o diga desta forma mas, é mais do mesmo. Que alguém me diga o que faz com qualquer telemóvel que nao faça com um nokia. neste momento ando com um e72. Consigo receber e enviar mail de exchange “pus mail”, gmail e contas pop3, consultar páginas da net, sincroniar contactos e agenda com google, exchange e pc, jogos, facebook e msn. A juntar a isto tudo ainda tenho, com tudo ligado, incluindo cerca de 1 h. Dia o uso do gps, cerca de dia e meio de bateria. Tentem fazer isto no android ou iOS. O último que tive, galaxy ace aguentava uma manhã sem gps.