Nexar: A App que pode acabar com os acidentes nas estradas

26 Comentários

Um acidente na estrada não deixa marcas agradáveis e por norma há prejuízo envolvido. As estradas ainda são um local “mal frequentado” e isso tem levado os construtores de automóveis a equipar os veículos com “inteligência” para ajudar a decidir.

Nós podemos antecipar um pouco o futuro e instalar no nosso smartphone uma app que poderá ajudar a prever uma situação de possível acidente/colisão. Vamos conhecer a app Nexar.


Claro que além do transtorno mental e físico de um acidente automóvel, as pessoas têm ainda de incorrer num processo burocrático que pode tornar-se numa dor de cabeça das grandes. Mesmo tendo um seguro automóvel, todo o processo posterior é cansativo, desgastante e claro que o melhor mesmo é evitar acidentes.

Apesar de não ser ainda a solução perfeita, hoje vamos dar a conhecer uma aplicação que transforma o seu smartphone numa câmara de vigilância rodoviária e que alerta quando há um risco de colisão.

Nexar é uma app das chamadas dashcam, aquelas câmaras muito comuns nalguns países que são colocadas nos automóveis para gravar o que se passa diante dos olhos do condutor. Esta app traz mais que o simples… gravar imagem e som. Nexar é instalada nos smartphone com iOS e Android e tira proveito de alguns sensores dos modernos equipamentos.

A app usa, por exemplo, o acelerómetro dos smartphones, a câmara e faz uma conjugação de elementos. Dessa forma deteta travagens bruscas, aproximações de obstáculos em frente da câmara e dá o alerta ao condutor. Não importa se o carro é de último grito ou que tenha já décadas em cima, esta app tem os seus próprios recursos para ajudar o condutor.

Esta aplicação é gratuita e não necessita de hardware caro para funcionar bem. Por trás desta app está uma start up israelita que quis ser mais exigente numa aplicação que traz ao condutor alguns dados. O normal é gravar, informar a velocidade, as coordenadas GPS, e, eventualmente, o percurso… mas esta vai mais além.

Tem a capacidade de detetar automaticamente uma situação de possível perigo, uma travagem brusca, um mudança de direção abrupta ou mesmo uma colisão e gravar o momento, colocando de imediato na cloud esse momento.

Com o apogeu dos smartphones e dos sensores… agora é tirar proveito da tecnologia para podermos ter mais segurança mesmo que venha de um recurso terceiro num veículo.

Esta app permite ainda que todos os que a usam possam criar uma rede mundial de problemas nas estradas.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Isto integrado no Waze deveria ficar simplesmente “brutal”.

  2. Avatar de asd
    asd

    pena que com ma chuva esta app não funciona minimament

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Disseram-me Q tb não funciona sem bateria, mas não está confirmado.

      1. Avatar de jonasfreitas
        jonasfreitas

        lol ia dizer o mesmo 🙂
        isto com as num iphone ia durar 30m na estrada depois caput 🙂

  3. Avatar de int3
    int3

    Não acho interessante. Acho que se deve estar atento

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isto não é para substituir , é para complementar. Duh.

  4. Avatar de curioso
    curioso

    para quando a review do samsung gear s3?

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Humm… não me convence!! Quero ver o primeiro tuga a ser multado por levar o smartphone como ela leva e indicar ao polícia que ele está a filmar por causa do transito…

    Em qualquer parte do mundo existem acidentes que são e podem ser evitados mas existem outros muito difíceis de evitar…

    1. Avatar de Tiago Brito
      Tiago Brito

      Não creio ser proibido levar um telemóvel num suporte. Se podemos usar o telemóvel como GPS não vejo pq o telemóvel não pode ir a gravar vídeo. Desde que o condutor não vá de telemóvel na não, parece-me tudo legal.

      1. Avatar de Insider
        Insider

        O problema é mesmo a gravação. Vê o enquadramento legal e o diploma da CNPD. Por outro lado, a utilização da câmara do telemóvel com o objectivo referido, SEM GRAVAÇÃO, não colide em nada com a nossa legislação. E, FAVOR uma vez, é preciso ter consciência que aquelas gravações ainda não são admissíveis em Tribunal como prova material de responsabilidade alheia num acidente que sejamos intervenientes. Quem souber de jurisprudência que nos permita, por um lado, efectuar a gravação do trânsito durante a condução (não fazendo aplicar àquela situação a legislação vigente), e por outro lado, as gravações que fizermos serem prova material admissível em Tribunal, POR FAVOR DIGAM! Eu e todos os outros agradecemos!

        1. Avatar de falcaobranco
          falcaobranco

          Exactamente…. não vamos confundir a gravação em Portugal com as leis que temos com a Russia (por exemplo) que as proprias companhias de seguro aconselham (quase obrigam) ao pessoal a gravar a condução…são coisas diferentes!

          E tiago brito… eu pessoalmente já tive uma situação em que ia com o auricular, a falar ao tlm pelo auricular, e quando a BT me mandou parar numa operação stop sabe qual foi a pergunta que ele me fez, depois dos cumprimentos? “O senhor condutor vinha a falar ao tlm? Sabia que é proibido?”

          Portanto o senhor lei pode interpretar a lei de varias maneiras…

          1. Avatar de carroça2rodas
            carroça2rodas

            Para quando uma lei destas também cá por portugal? Ou será que há quem prefira não haver gravações , apara assim poder aplicar os 50/50 e não pagam nada? Qual problema de eu ir na estrada e ter o carro atrás de mim a gravar a minha condução? Se calhar só fazia em que eu pensasse duas vezes de como vou a conduzir.

          2. Avatar de João Martins
            João Martins

            Para ele te multar é porque tinhas o auricular com dois “fones” e pelo que sei isso é proibido, mesmo que um deles esteja fora do ouvido, informa-te melhor, se tens duvidas manda msg à segurança rodoviaria que eles respondem

  6. Avatar de Cristiano Santos
    Cristiano Santos

    Para funcionar bem todos os condutores tem que ter a aplicação instalada ou se for só a aplicação funciona bem?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      É um facto que existindo um conjunto de veículos com a mesma aplicação, a precisão do aviso da antecipação de colisão é melhorada. Sozinho é quase ineficiente.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se andassem mais depressa os acidentes não aconteciam com tamta frequência… Então aqueles que no transito, faixa da esquerda, deixam 20metros para o carro da frente e começa tudo a entrar vindo da faixa do meio. Depois não querem acidentes.

  8. Avatar de r41m31
    r41m31

    Tinha ideia que as câmeras dash eram proibidas em Portugal… não são?

  9. Avatar de luislelis
    luislelis

    As leis são ideias? Ou seja não está escrito lol

  10. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Sim, as cameras dashboard, ou o proprio tlmvl a gravar, sao proibidas por se encontrarem a filmar a via publica. E inclusive pior a app, porque guarda na cloud e podem nao estar salvaguardados os dados.

    1. Avatar de Az8teiro
      Az8teiro

      Creio, (não tenho a certeza), que em portugal no que respeita a fazer imagens/videos, o que é proíbido é a sua utilização/divulgação sem o consentimento das pessoas. Nada proíbe de o fazer e gardar para uso pessoal.

      Caso contrário não podias tirar uma foto fora de casa, fosse na praia, na avenida, etc etc. Não tenho conhecimento que seja proíbido usar cameras nos carros ou em qualquer outro lugar.

      Apenas não podes divulgar as imagens sem a permissão dos intervenientes, ou tens que desfocar elementos de identificação como a face, matrículas, etc…

  11. Avatar de Gustavo Woltmann
    Gustavo Woltmann

    Insuficiente para já, mas pode ser mais um passo para o futuro!

  12. Avatar de Jose Neves
    Jose Neves

    boas, instalei e mto estranhamente a cam aos 3′ apaga-se
    alguém me sabe explicar o porquê?
    Merci

  13. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    Ja me tinha perguntado quando iriam desenvolver uma app do genero, e voila, ca esta ela.
    Muito bom, mas nao nos podemos esquecer que serve apenas como completento e nao para podermos desviar a atencao.

  14. Avatar de Zé do telhado
    Zé do telhado

    Em caso de acidente isso “apita” o condutor olha para a aplicação ou para a estrada? é capaz de prever 1 acidente e criar outro, digo eu!