Microsoft patenteia smartphone com vários sistemas operativos

45 Comentários

Apesar de ter sido umas das empresas pioneiras no mundo dos sistemas operativos para dispositivos móveis, a verdade é que a Microsoft “perdeu-se” e rapidamente foi ultrapassada pela Google e pela Apple. Mas a empresa quer recuperar terreno e nos últimos anos nota-se que a empresa tem vindo a inovar e a conquistar os utilizadores.

Recentemente a gigante de Redmond patenteou uma ideia interessante: ter vários sistemas operativos num único smartphone.

microsoft


A ideia parece não ser algo de novo até porque há já smartphones capazes de correr mais do que um sistema operativo. No entanto aquilo que a Microsoft está disposta a criar é um smartphone com um conjunto de sistemas operativos prontos a serem instalados. A troca entre sistemas será realizada apenas com recurso ao botão de menu.

microsoft_02

Segundo as revelações, os sistemas operativos vêm compactados no dispositivo e o utilizador só terá de escolher qual pretende. Depois o utilizador pode remover os sistemas que não usa para libertar espaço no equipamento.

Toda as informações sobre esta patente podem ser consultadas aqui.

Softpedia

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a serio?
    a serio?

    já tenho dual boot há anos no meu nokia n9. descobriram a pólvora agora….

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      A patente nada tem a ver com dual-boot.

      A a 2.ª imagem do post diz:
      “Parabéns. O seu novo tablet vem com dois SO pré-instalados. Escolha SO 1 ou SO 2. O SO não selecionado vai ser apagado para que tenha mais espaço disponível”
      E a 3ª imagem (que não está reproduzida): “Lançando o SO 2 – O SO 1 foi apagadopara libertar espaço par a sua utilização”.

      Isto não é dual-boot. Vem na continuação de tentativas anteriores da Microsoft de os fabricantes, com o mesmo hardware, lançarem smartphones uns com Android e outros com WP – houve pelo menos um da HTC. Aqui os SO viriam pré-instalados e o utilizador escolheria um.

    2. Avatar de lol
      lol

      a serio? lol mais vale tares calado leres o post pensar primeiro e vires comentar uma coisa de jeito :Facepalm:

      1. Avatar de a serio?
        a serio?

        e sim volto a dizer… que tenho dual boot há ANOS…quer dizer que no mesmo hardware consigo ter mais que um SO. já foi feito, nada de novo. daí o comentário da pólvora. se a microshit e outros fabricantes tentam outra abordagem de em vez de deixar manter os 2 e andam com desculpas de libertar mais espaço…que vendam telemóveis com mínimo de 32Gb que isso passa….seja como for se o fizerem…mais cedo ou mais tarde aparece uma rom que vai manter os 2 sistemas no mesmo aparelho. aí provavelmente torna-se interessante. quem é o indeciso que vai comprar um telemóvel e ainda não sabe se quer Windows ou Android? e escolhe no exacto momento um…passado uns segundos diz..espera era o outro que queria……boa sorte microshit.

        1. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          A questão não é apagar um porque precisas de mais espaço. Certamente isso será uma opção para aquelas pessoas que desejam pagar menos, comprar de 16gb e depois escolherem o so. Quando virem que de fato não é esse que desejam devem ter um backup (do site da Microsoft ou do fabricante) para repôr para os parâmetros de fábrica (voltando à estaca zero). Para um utilizador que compre uma versão 64Gbs+ e não precisa de apagar o “segundo” so mas necessita de fazer algo no telemovel em que só exista nesse so tem lá o so à disposição. É tipo dual boot mas sem necessidade de reiniciar. Além que, com a patente feita ainda podem ganhar uns trocos xD

        2. Avatar de JMMS
          JMMS

          Que cromo, vai dormir!
          Tens dual boot mas não é de forma oficial, palhaço!
          Microshit? Chamas isso e usas Windows.

  2. Avatar de Haadok
    Haadok

    Acho estas patentes americanas um absurdo. O sujeito faz a patente de uma IDEIA, algo que nem solução ainda tem. Me lembro da Apple ter argumentado que a forma retangular era patente sua, já que ela era utilizada na tela do iPhone.
    O mais absurdo ainda é os tribunais espalhados pelo mundo perder tempo em julgar estas patentes.
    Quer patentear alguma coisa, que seja a tecnologia envolvida no produto.
    Acho que vou patentear a roda…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Por isso é que há já muitas empresas, inclusive americanas, a não lançarem os seus serviços nos EUA ou só lançarem muito tempo depois. Infelizmente com os acordos internacionais e “recentemente” com ambito expandido que há entre EUA e UE também já começa a haver empresas que não lançam os seus produtos na Europa sequer (exemplo disso é a Xiaomi).

  3. Avatar de Prim
    Prim

    Isto parece uma patente “à la Apple”…

    1. Avatar de David
      David

      Não sei porque dizes que são tretas. A Microsoft não andou a investir na investigação de dual boot com a xiaomi a toa

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Há já um par de anos que existe na prática e não somente em conceito. Procura por “Multiboot Android”, “Multirom” e mais uns termos parecidos e vais encontrar sempre o mesmo: links do xda para download e com how-to e o repositório no github.

        MS investiu em investigação? Outros fizeram e concretizaram realmente o produto antes da MS começar sequer a pensar nisso…

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          Paciência, os outros que registassem patente.
          A Apple também perdeu anos em investigação para ter um sensor biométrico de jeito e hoje todos copiam-na, menos a Microsoft, que enverdou pelo reconhecimento de Íris.

          1. Avatar de Thiago Holmes
            Thiago Holmes

            Na verdade o sensor biométrico em telemóveis apareceu antes da Apple pensar em usar, então ninguém está a “copiar” a Apple. E essa história de patentes é apenas para ganhar dinheiro fácil, esta da Microsoft por exemplo, apenas restringe quem chegasse a ter a intenção de oferecer escolhas ao usuário, já que para tal terão que fazer acordos comerciais ou pagar para a Microsoft, somente porque ela registrou a “ideia”, não foi a primeira a ter e nem quem executou ou criou.

            Patentes são uma doença na tecnologia, favorecem os grandes e travam novas idéias.

  4. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Fiquei confuso, mas afinal qual é o caminho da MS?

    1. Avatar de Ricardo Ruivo
      Ricardo Ruivo

      o que eles querem uma vez que estão a ver o windows 10 a ficar pelo caminho e tentar escrever o futuro… antes de dizer as outras marcas que podem instalar SO nos telemoveis deles eles patenteiam isto… para depois virem dar uma de bons samaritanos e dizer que partilham os smartphones deles!

      1. Avatar de JMMS
        JMMS

        Em que te baseias para dizer uma atrocidade dessas de que o Windows 10 está a ficar pelo caminho? LOL, é dos SOs da Microsoft que melhor aceitação teve e já está instalado em mais pcs do que o número total de pcs com Mac e Linux existentes no mundo.

  5. Avatar de CC
    CC

    lol. Só na américa para patentear estas tretas estupidas.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    A apple ja esta mais a frente e patenteou o triple boot… lol a anos que ja usei mais do que um OS num smarthone o meu velhinho MIO que o diga até linux correu!

  7. Avatar de Paulo g.
    Paulo g.

    Até parece que o grub foi inventado hoje…

    1. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Hum não me lembro da parte em que o grub diz que vai eliminar o outro SO para poupar espaço… :/

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Talvez queiras dar uma olhada no multirom para android, em que faz tudo o que a MS patentou agora e já o faz há uns pares de anos: selecção de OS; poderes remover para recuperar espaço (o recuperar espaço é consequência)…

        Mesmo para iOS houve há uns 4 anos uma forma de instalar Android e a escolha do OS a arrancar era via botões, por isso ABSOLUTAMENTE nada do que a MS patenteou agora é novo e existe prior art q.b. para invalidar a patente se for preciso.

        Isto é uma tática a lá Apple, patentar o óbvio e esperar que cole… pena que até essas patentes da Apple tenham começado a ser invalidadas.

  8. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Espero bem que tenha iOS, BlackBerry OS e Symbian, se não nem vale a pena.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      iOS e Blackberry OS era muito bom era! Mas não vamos ter essa sorte! Quanto ao Symbian… É melhor esquecer! Lol

  9. Avatar de EC
    EC

    Tenho um tablet Teclast X98 3G com dual boot Windows 10 e Android 5.0 com a vantagem de poder transitar entre SOs a qualquer altura. Não foi preciso optar por um deles e apagar o preterido. Tenho sempre os 2 SOs disponíveis no arranque.
    Este tablet custou-me 170€ e tem ecrã 9.7 retina 2048×1536, 2GB RAM, 64GB storage (16GB android, 36 Windows e os restantes para recovey), slot MicroSD e SIM 3G. Maravilha!

    1. Avatar de João
      João

      e que tal se porta isso?
      no win10 posso instalar app do pc ?

      1. Avatar de EC
        EC

        Porta-se bastante bem. O Windows é a versão completa tal como a de um PC. Eu consigo correr Office, Photoshop e até jogar. No entanto eu utilizo mais o android, pois para mim o Windows 10 em modo tablet não é tão pratico como o android.
        Fica aqui um review: https://www.youtube.com/watch?v=vk6qfSBzaYw

    2. Avatar de Zezito
      Zezito

      Onde comprastes? em que loja?

      1. Avatar de EC
        EC

        Comprei na Gearbest, que por acaso é um patrocinador deste site. Procura por stock em armazém Europeu – não sei se já esgotou, é ficar atento que eles volta e meia repõem.

        Saiu no entanto o modelo X98 Pro – já com o novo Intel Atom “Cherry Tail” X5 Z8500 e 4GB de RAM LPDDR3 1600Mhz contudo não tem é suporte para cartão de dados. Está na calha um modelo com mesmas caracteristicas mas já com 4G/LTE. Ainda não há data de lançamento.

  10. Avatar de JN
    JN

    Sempre sonhei que isto poderia acontecer um dia, comprar o smartphone e escolher o SO.
    Por enquanto, a minha escolha recairá sobre o Windows 10 Mobile, a não ser que quando for lançada esta fantástica ideia algo tenha mudado na oferta SO’s móveis.
    Com um smartphone assim, o utilizador passa a ser verdadeiramente livre.
    Mas será que a Apple e a Google vão permitir que os seus SO sejam usados num equipamento da Microsoft? E a que preço?
    Acho que este projeto nunca sairá do papel…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Equipamento da Microsoft está escrito onde? 😉

      Isto é para ver se outros fabricantes lançam smartphones com Android e com WP pré instalados e o utilizador escolhe um e elimina outro.

      É uma forma mais aperfeiçoada de HTC One M8, que já existia com Android e passou a haver uma versão com WP. Por que carga de água é que a Micososoft ia lançar um Lumia, em que perde dinheiro, deixando ao utilizador a possibilidade de ficar com o Android e deitar fora o WP?

      Já se for outro fabricante – menos mal, alguém irá escolher o WP, pior não fica.

  11. Avatar de João Terra
    João Terra

    A MS acordou agora, mas já é tarde e isto aos anos que é possível isto. Mesmo num PC. Eu tenho X sistemas operativos até o disco o permitir e tiver espaço, é só criar as partições e jogar com o espaço em disco.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Há anos que é possível ter isto? Vir um equipamento com vários SO pré-instalados, instalar um e eliminar os outros?

      Percebeste mal a coisa.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Se a questão é “vir pré-instalado” então a MS não tem como pegar em nada: vem com android ou windows, e vem um cd e/ou instruções de como instalar a versão dual boot online.

        Já se for uma questão de TER dualboot, pura e simplesmente, a MS está sem sorte pois prior art para isso existe aos anos (incluindo eu uso no meu Nexus 7 há uns 2 anos o multirom, em que tenho multiplos boots, para android, para linux, para webos, etc).

  12. Avatar de VC
    VC

    O MultiRom já faz isso… Estou a rodar Android 6 + Ubuntu Touch + Firefox OS + Debian 8…

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Queres fazer um tutorial com isso?

  13. Avatar de Rui C
    Rui C

    Se não tiver como opção o iOs, nem vale apena. 🙂

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Desculpa, tem o Windows 10 Mobile, que vale bem a pena! 😉

      Reformulo a tua frase: “Se tiver como opção o Android, nem vale apena.”

  14. Avatar de David.pt
    David.pt

    Americanos…… A Apple é que começou com este tipo de patentes idiotas.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      E essas patentes idiotas começaram agora a serem invalidadas. Há esperança.

  15. Avatar de El Capitain
    El Capitain

    Estão a falar das patentes absurdas da Apple… Vocês já contaram quanto gastou a Apple em processos sobre patentes registadas por empresas que nunca desenvolveram qualquer produto?
    É assim que funciona, tem que patentear tudo, sim, até os cantos redondos, porque se não o fizer alguém o faz e exige compensações.
    Isso aplica-se à Apple, Microsoft, Google e outras grandes empresas, que tem que patentear quase todas as ideias que tem, para o caso de se tornarem produtos.
    A IBM era, não sei se ainda é, a empresa que mais patentes registava. Onde estão esses produtos todos?
    A legislação das patentes, é absurda, deveria ser mudada em todos os países.

  16. Avatar de Safrane
    Safrane

    Apple patenteia o smartphone que já vem com o sistema operativo que toda a gente quer usar…

  17. Avatar de Ave César
    Ave César

    Boas
    Acerca do tablet Teclast X98 há a venda na assistematica onde vendem tambem xiaomi e outras marcas chinesas.

    1. Avatar de Ave César
      Ave César

      *assismatica xD correcao

  18. Avatar de Rafael
    Rafael

    Engraçado… No PC a M$ arranja maneira de ser só ela, dificultando ao máximo outros SO’s, nomeadamente Linux, agora nos smartphones quer 2 SO’s…
    F4ck yourself M$.