Mediatek Helio X30 será produzido num processo de 10nm

16 Comentários

Embora sempre muito criticada, a Mediatek tem seguido o seu caminho e tem conseguido evoluir bem a sua gama de SoC, estando estes lentamente a aproximar-se do que a concorrência oferece.

Para atacar o ano de 2017, a marca chinesa está já a preparar o seu novo chip, o Mediatek Helio X30, que se sabe agora que será produzido num processo de 10nm.

Mediatek Helio X30

O mercado dos SoC para smartphones é bastante competitivo, sendo actualmente liderado por marcas como a Apple, a Qualcomm e a Samsung.

Amada por muitos e detestada por outros tantos, a Mediatek tem vindo a fazer o seu caminho, reduzindo a distância para os seus concorrentes ano após ano, com os antigos problemas de desempenho e GPS a serem praticamente inexistentes desde o Helio X10.

Para 2017, a Mediatek pretende atacar em força o mercado e está já a preparar o novo Helio X30, um SoC composto por 10 cores, divididos por 2 Cortex-A73 a 2.8 GHz para tarefas mais pesadas, 4 Cortex-A53 a 2.2 GHz e 4 Cortex-A35 a 2 GHz para tarefas mais leves e menos exigentes. A acompanhar este processador estaria um GPU PowerVR de quatro núcleos. Este conjunto de características permite aos smartphones equipados com este SoC suportar até 8 GB de RAM e correr sem qualquer problema o Google Daydream VR.

Mediatek Helio X30

A acompanhar o Helio X30, desenhado para ser o modelo de topo da Mediatek, deverá estar o X35, um processador pensado para os smartphones mais económicos, tendo surgido também alguns rumores que a marca chinesa estaria a preparar um novo SoC para a gama média alta.

Para a produção destes chips, a Mediatek irá aliar-se à TSMC para que seja possível construir este SoC num processo de 10nm, estando previsto que entre em fase de produção em massa entre o final de 2016 e o início de 2017.

Esta notícia chega paralelamente a outro rumor que avança com a possibilidade de uma parceria entre a Samsung e a Mediatek para a compra, por parte da empresa sul-coreana, de 10% da produção de SoC de gama baixa para equipar os modelos mais baixos da Samsung.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Eu torço o nariz a qualquer chinezice produzida sem controlo de qualidade de outro fabricante não chinês.

    1. Avatar de bola
      bola

      incluindo os iPhones

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Sempre que se critica telemóveis chineses, tem de vir alguém dizer “incluíndo os iPhones”..

        Toda a gente sabe porque é que os telemóveis chineses são maus, e é de tudo, menos serem feitos na China.

        1. Avatar de censo
          censo

          Ele nem sequer leu o meu comentário. Tem sede de protagonismo

        2. Avatar de bola
          bola

          Pois porque se a Apple os fabricasse nos states dizias o contrário, mas ok 😉

    2. Avatar de Bruno Gomes
      Bruno Gomes

      Tipo os iphones 7 que se fartam de dar problemas e assobiam quando puxam por eles?… ou os Note 7 que recentemente andam a ser ponderados como uma boa alternativa às bombas para os atentados?
      Deixem de ser tapadinhos, as palas são para os cavalos não para as pessoas, sejam abrangentes e flexíveis.

      A gama media da mediatek é efectivamente superior a da snapdragon (à excepção da GPU), os mediatek consomem menos graças a feature “CoPilot”, aquecem menos e são mais rápidos. A serie 61x saiu uma banhada, só continuam a ser usados porque o nome Snapdragon chama clientela.

    3. Avatar de hello
      hello

      Eu cada vez mais gosto dos chineses

      O mi 5 no oppomart ta a 260 euros…e é ganda maquinão…so gostava uma camara melhor dele…mas vai sair o mi5s e o note 2

      1. Avatar de censo
        censo

        Uma no cravo outra na ferradura.

    4. Avatar de Mário
      Mário

      Eu só compro chinesice, e estou muito satisfeito.

  2. Avatar de Daniel Moreira
    Daniel Moreira

    Daqui a pouco os cpus vã 8mm, 6mm, 4mm, 2mm, 0mm e acabou a tecnologia pois o cpu “desapareceu do mapa”.

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Agora existem haters para tudo hahaha

      1. Avatar de Daniel Moreira
        Daniel Moreira

        Foi só uma observação.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      mm, se reparares bem a escala já esta em nm.

      1. Avatar de Daniel Moreira
        Daniel Moreira

        nm* enganei-me. Obrigado pelo reparo.

  3. Avatar de zexzen
    zexzen

    Porque falam sempre nos iphones? O artigo fala nalguma parceria com a Apple?

    By the way, tenho um Vodafone prime 6, aquece por todo o lado, fica leeennnntooo e as apps para abrirem: desespero. É um snap da serie 6…
    E tendo um wiko highway signs (eu sei, eu sei…) que era da mulher, lá por casa encostado foi o que utilizei (era o que havia) por uns dias até ter resolvido (por mais uma vez) os loops do chaço prime 6. E…Foi uma surprea :)!!! Mais leve, mais rápido, muito melhor WiFi – o prime 6 não passa dos 50 e tal MbS e muito mais rápido. Ah, e não aqueceu.

    Espero que este novo mediatek seja uma boa alternativa aos snap. E mais barato…

  4. Avatar de Sargas
    Sargas

    Qual Qualcomm, qual quê!
    MediaTek sem correções , nem atualizações… e sempre inovar.