LG irá abandonar o seu conceito de telefones modulares

23 Comentários

Com a chegada do LG G5 a marca coreana iniciou um novo conceito que muitos perseguiam há já muitos anos. Com vários módulos disponíveis, este smartphone depressa podia transforma-se e ter novos componentes disponíveis.

Mas a marca estará para terminar este conceito e o seu próximo smartphone deverá abandonar esta modularidade e recuperar os modos tradicionais.

LG G5

O elemento diferenciador do LG G5 é a sua vertente modular. Facilmente, e em poucos minutos, é possível mudar alguns componentes ou adicionar novos a este telefone.

Removendo simplesmente a bateria, os utilizadores podiam adicionar uma vasta oferta de extras, que iam desde conversores áudio até a melhorias nas câmara fotográfica.

Mas a informação que agora circula dá conta de que a LG deverá abandonar o conceito que criou para o LG G5 e o próximo modelo, provavelmente chamado de G6, irá recuperar as linhas tradicionais da LG.

LG G5

A razão que está a ser apontada para esta mudança está ligada às baixas vendas que este smartphone teve e também à natural fraca adesão que os consumidores tiveram a estes acessórios extra do G5.

Caso se confirme, não tendo a LG ainda se pronunciado, poderá ser uma jogada que cairá mal a todos os actuais utilizadores do G5. A sua aposta neste equipamento acaba por sair gorada e depressa os acessórios que precisam vão desaparecer do mercado.

É também a prova de que os novos conceitos podem não ser bem recebidos de imediatos. O projecto Ara, da Google, levava este conceito a um grau muito mais elevado e também ele acabou por ficar pelo caminho.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    pois os consumidores querem produto acabado, e não ter de estar a gastar mais dinheiro em acessórios

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Não percebeste o conceito de modular…

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        O problema aqui ,talvez não seja o conceito ,mas sim valores ,pois a base começa nos 700 euros .Mais alguma coisa que acrescentes ,sai-te do bolso e de que maneira.

        1. Avatar de jonasfreitas
          jonasfreitas

          nah, os valores nao tem nada a ver com o assunto.
          o povo é preguiçoso. se tiver um aparelho que faz tudo sem muito trabalho é o caminho que escolhem. vejam as vendas dos tablets e dos phablets….preferem os phablets para nao terem que mudar de aparelho, ja nem falo da camera fotografica que usam a do telemovel e e’ bem bom.
          modular fica bem no papel…mas nao vejo muita gente a andar com 3 ou 4 acessorios na carteira quando pode andar com um que faca isso tudo.

        2. Avatar de SL
          SL

          Lopes, base nos 700?!! acho que deviam de pesquisar mais antes de olhar para worten e fnac como primeira opção.

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            Tenho razão sim senhora ,700 euros valor quando foi lançado,não estou a falar de valores atuais 3 ou 4 meses após lançamento .

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ele percebeu, o problema do G5 é que os acessórios “modulares” são tudo coisas que os telefones da competição já tem de origem, os que existem são:

        – Camara – na realidade este modulo só adiciona botões físicos por fora, a camara continua a ser pior que a do galaxy s7 e HTC 10.

        – Som – O som de facto fica melhor que origem mas continua a ser pior do que o que vem de origem no HTC 10 e LG V20

        E pronto. Nenhum dos outros acessórios (a camara 360 e os oculos VR) usam a slot modular.

        Agora, se o telefone base custasse tipo ~300€ ao ser lançado e cada modulo uns 100, aí sim justificava-se a modularidade mas não foi o caso. A modularidade do G5 foi um gimmick que não ofereceu nada ao consumidor.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Se custasse 300€, as pessoas também não iam dar 100€ por módulos…

      3. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        eu percebi muito bem o conceito tens isso nos computadores desktop, mas vais comprar um telemóvel que não está na máxima força quando ao lado pelo mesmo preço ou com diferença mínima mais caro todo equipado claro que vais para a segunda opção. Grande parte dos consumidores pensa assim por isso está ideia não vinga no mundo dos telemóveis

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    O conceito de ter que desmontar o telefone, para mim é estúpido. Já o conceito da Motorola parece-me ser melhor…

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Mas quem é que vai agora comprar um Motorola daquele preço?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    O telefone é bom.. os acessórios desmontáveis não têm interesse para a maior parte das pessoas, e o telefone torna-se menos robusto por ter um encaixe..
    Era lançarem um G5 não modular e vendiam muito mais..

  4. Avatar de dumitru
    dumitru

    O problema aqui foi o preço grande e ter que desligar o telemóvel sempre que quiser mudar algo.coisa que o modular da motorola esta melhor criado e mais pratico. O mais que gostei na Motorola foi projetor de resto é tudo paneleirices

  5. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Com o projeto ARA da google todos estavam desejosos por um telemovel modular. Agora que saiu ninguem quer. As pessoas são idiotas xD

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Não são idiotas, simplesmente caem na realidade.

  6. Avatar de André Lopes Oliveira
    André Lopes Oliveira

    O project ARA da Google, apesar de ser o mesmo conceito, a montagem dos módulos é muito diferente da do LG G5! E isso faz toda a diferença visto que os módulos são mais pequenos, e podemos mudar da câmara, até à capacidade do armazenamento…
    Eu cá estou ansioso para que o Project ARA deixe de ser um protótipo…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A google anunciou que o projeto foi cancelado em Setembro.

      1. Avatar de André Lopes Oliveira
        André Lopes Oliveira

        Ah okay, muito obrigado pela informação! Não me tinha apercebido disso…

  7. Avatar de arkan
    arkan

    Deveria era abandonar o mercado de smartphones, e depois o de tvs.

  8. Avatar de FAB
    FAB

    LOL… mas alguém previa outra coisa???

    Se a Apple não apoia uma ideia, não há procura dessa ideia, e eles “tentam” durante um ano, para o ano já desistem…

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Acredito que se fosse a Apple, o modular seria a nova tendência, nisso as outras marcas deviam aprender com ela, não basta lançar a ideia e esperar pelo sucesso instantâneo sem apostar nela.

  9. Avatar de Flávio Alessandro
    Flávio Alessandro

    O problema é q trouxeram um aparelho capado para o Brasil com preço de top de linha ,mas na verdade o g5 e um intermediário Premium , acharam q iam nos engana se deram de mal , o reflexo veio nas vendas

    1. Avatar de André
      André

      Claro… O problema foi do Brasil…