Dirty COW: bug com 9 anos ameaça a segurança do Linux

30 Comentários

O linux é tido como um sistema com elevados níveis de segurança e que estará imune a bugs e falhas. No entanto, tal como outros sistemas, a verdade é que o linux é também vítima de algumas vulnerabilidades.

A mais recente falha descoberta está no kernel e aí tem residido nos últimos 9 anos. O Dirty COW afecta todas as distribuições e o seu nível de severidade é muito elevado.

Dirty COW

Esta falha, o Dirty COW, poderia ser encarada como apenas mais uma falha que foi encontrada no kernel do Linux. Com o seu nome a ser derivado da função que é explorada, Copy On Write, permite aos atacantes obter privilégios dentro do sistema e assim ter acesso a todas as contas e a todas as funções.

O problema maior é que o Dirty COW tem já bastantes anos e está a ser activamente explorado. Em conjunto com outras falhas permite que o ataque seja realizado remotamente e sem qualquer necessidade de acesso directo às máquinas.

Já com o identificador CVE-2016-5195, esta falha estará presente em milhares de máquinas, muitas delas já sem qualquer suporte e, por isso, sem qualquer possibilidade de actualização.

Dirty COW logo

Como funciona o Dirty COW

O Dirty COW consegue obter sucesso ao explorar uma falha que existe em todas as versões do kernel de há vários anos para cá. Segundo o investigador que a descobriu é simples de ser explorada e uma vez conseguido, dá acesso a todas as permissões dentro do sistema.

O problema maior é mesmo a sua idade e a quantidade de equipamentos onde está presente. Com 9 anos de existência a falha dificilmente será resolvida na maioria das máquinas e sistemas onde está presente, dada a falta de suporte.

Os principais sistemas têm já uma actualização disponível e que todos devem aplicar o mais depressa possível. Tanto a Red Hat, Debian e Ubuntu lançaram já as respectivas correcções para os seus sistemas.

Dirty COW Android

O Android também é afectado pelo Dirty COW?

Infelizmente a resposta é sim. Sendo também um sistema baseado no kernel linux, o Android tem presente a vulnerabilidade Dirty COW. A Google já está alertada para o problema e partilhou com os seus parceiros o problema. Resta agora às marcas actualizarem os seus sistemas e os seus equipamentos.

Esta seria apenas mais uma falha no linux, que depressa seria mitigada. O problema é a sua idade e os sistemas onde está presente. Há já quem a esteja a explorar e por isso é urgente que todos os sistemas sejam actualizados com as correcções já disponíveis.

Dirty COW

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Aqui está mais uma prova que todos os SOs tem os seus problemas… Podem é ser pouco explorados.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Acredita, o linux é brutalmente explorado e há muito, mas muito interesse nestes bugs no linux

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Queres dizer com isso que o windows e ios não são amplamente e massivamente explorados? Pior, esses sistemas têm código fechado e as falhas são exploradas silenciosamente, mas, a carneirada sente-se segura porque pensa que está segura, mas, não está! Na verdade, imunidade a 100% não há! O que há é SO’s mais seguros do que outros! Pelo menos, com o código aberto podem-se detectar bugs. No código fechado ficas na mão da empresa fabricante e confias que ela seja honesta e protega o utilizador em vez dos accionistas e os interesses instalados…. right, é melhor esperar sentado…

      2. Avatar de int3
        int3

        É verdade. Mas depois dos releases demoram a consolidar alguns meses em termos de segurança. Depois disso é o kernel mais sólido que existe 😉

    2. Avatar de David
      David

      Nunca ouviste ninguém a dizer o contrário. Só não tem problemas o que não existe ou aquele que não se mexe.

  2. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    E parece que já é explorado há muito tempo! Isso é que é preocupante que ninguém tenha o bom senso the reportar a falha. Em vez disso aproveitam-se para interesses próprios e até criminais na maior parte das vezes. Quem gosta de Linux teria a preocupação de ajudar a comunidade a manter-se segura… 🙁

  3. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É… a diferença é que nuns sistemas pode-se ver o código, descobrir as falhas e corrigi-las rápidamente. Noutros, de código fechado, os problemas estão lá (alguns desde sempre), o comum mortal pensa que está seguro, mas, não está e ninguém pode fazer nada porque não pode ver o código e quem sabe das falhas cala-se bem caladinho e …

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Pela lógica que apresentas nunca se descobririam falhas em código fechado.
      Não é preciso ver o código para analisar e procurar falhas, e andar a vasculhar e tentar interpretar cada linha de código não é a forma normal para se descobrirem falhas.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Temo não ter sido claro na mensagem, sorry…: o código fechado, é por definição, fechado, opaco, a transparência é suprimida, está envolto em secretismo e quem o avalia e faz o “controlo de qualidade” é parte interessada. Portanto, imparcialidade e isenção são palavras que não fazem parte do vocabulário… Por esta, e mais algumas razões, tem falhas, muitas são descobertas, mas, outras permanecem escondidas.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Código fechado não tem nada a ver com o que dizes! Nada impede pessoas de descobrirem falhas em software com código fechado e divulgar as mesmas para serem corrigidas, e depois verificar se foram corrigidas.
          Também nada impede alguém de descobrir falhas em código aberto e não as divulgar, o código ser aberto não é garantia de que irão ser descobertas em tempo útil por outros. Este caso demonstra isso bem.
          O código aberto pode facilitar um pouco a vida na análise, mas isso não é garantia de melhor código ou mais seguro. A única grande vantagem real é que qualquer um pode modificar a seu belo prazer.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Rapidamente… Se considerares 9 anos rápido …
      OpenSource só serve para uma única coisa, servir como base para construir algo robusto e fechado.
      Por si só OpenSource não é mais que uma brincadeira para quem gosta de brincar e aprender com ela. Como produto final para consumidor final não passa de lixo.

      P.S.: Uso muito OpenSource, simplesmente reconhece o seu verdadeiro valor e intuito.

  4. Avatar de Joao Bosco
    Joao Bosco

    9 anos é muito tempo mesmo, não vou abandonar o Linux, mas é preocupante, pois e se existir outra falha que também não é conhecida, fica a pergunta.

    1. Avatar de DelScipio
      DelScipio

      Existem de certeza varias, algumas conhecidas e usadas em meios restritos. É impossivel um sistema 100% seguro.

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Claro que os utilizadores do linux não vão deixar de utilizar o linux porque sabem que, de entre todas as opções, avaliando vários critérios é aquele que reune consenso! No sentido do raciocinio do Joao Bosco, basta relembrar que a IBM teve no seu sistema falhas graves que vêm desde a criação do seu software. O windows é a mesma coisa, falhas desde o xp e já para nem falar do ms-dos. É simples, no processo de criação e desenvolvimento pode-se pensar em quase tudo, mas, não em tudo. Lógica simples e comprovada diáriamente nas nossas vidas. Dito isto, bom, bom, mesmo seria trocar toda a tecnologia por uma ilha deserta… com nativas qb… 🙂

  5. Avatar de irlm
    irlm

    qual é a versão do kernel afectada?
    tenho a mais mais recente 4.8.3.

    1. Avatar de Edisson
      Edisson

      Esta versão 4.8.3 já tem essa falha corrigida. Também uso kernel 4.8.3 no Ubuntu 16.04.

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Lembrei-me de algo que gostaria de partilhar, é recorrente, mas, até “arrepia os pelos das costas”: outro dia ao falar com a responsável de uma empresa de design e salientar aspectos de segurança que deveriam ser levados em conta, a responsável respondeu-me “Eu não ligo a segurança!”… sem comentários… Se tirarmos os utilizadores da equação os problemas de segurança diminuem e muito… LOL

    1. Avatar de some guy on the net
      some guy on the net

      ate ser vitima de um hack que lhe pode causar o fim do negocio… depois passa a ligar a segurança, quando for tarde de mais 😛

  7. Avatar de slowpoke
    slowpoke

    Uma das coisas que admiro no linux é precisamente a rapidez com que estes problemas são resolvidos.

      1. Avatar de Fabricio Archanjo
        Fabricio Archanjo

        9 anos para descobrir, solução foi rápida. 😛 Comunidade é muito rápido. Tanto que grandes corporações tem se abrindo ao opensource. Vida MS com DOTNET 5

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Não são 9 anos para descobrir, são 9 anos para vir a público. Sabe-se lá o que aconteceu ao longo desses 9 anos.. Ainda na sexta-feira passada foi o Mirai.

  8. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Já nem é notícia!

    1. Avatar de dasd
      dasd

      A velocidade das notícias é inferior à correção dos sitemas, logo a notícia quando é lançada, já nem tem efeito.

  9. Avatar de legalize
    legalize

    “The painted COW!”

    by HP Baxxter!

  10. Avatar de André
    André

    O meu android já não tem essa falha 🙂