Utilizadores do iPhone 4S, não corram a actualizar para o iOS 8

147 Comentários

A chegada do iOS 8 hoje durante a tarde veio finalmente dar a todos os utilizadores de iDevices o acesso à mais nova versão do sistema operativo móvel da Apple.

Como é normal nestas alturas, todos querem instalar e testar tudo o que a Apple tem de novo, mas a experiência aconselha a que se tenha alguma contenção.

Este conselho é ainda mais válido para todos os utilizadores do iPhone 4S. Provavelmente as novidades não justificam o que se vai perder!

iphone_4S_ios_8_1

Os testes que vêm sendo realizados com a última versão disponível do iOS 8, a GM apresentada no dia da Keynote da Apple, mostraram que apesar desta versão ser suportada pelo iPhone 4S as vantagens não são superiores ao que o sistema passa a oferecer.

O problema maior não é novo e afecta por norma as versões mais antigas do iPhone que são suportadas pelo iOS. As degradações de performance são visíveis e na maioria das vezes os utilizadores querem volta para as versões anteriores.

Desta vez o problema volta a manifestar-se e a versão 8 do iOS vem trazer uma degradação de desempenho significativa ao iPhone 4.

Os testes realizados pela ArsTecnica mostram que o desempenho do iPhone 4S com o iOS 8 vem piorar os tempos de resposta do sistema operativo e que as aplicações ficam também mais lentas.

E se em alguns casos esse aumento de resposta das aplicações e do hardware é marginal, existem outros onde chega a ultrapassar os 50%. Estas situações todas somadas acabam por degradar a performance e consecutivamente a experiência de utilização.

iphone_4S_ios_8_2

Mas o problema do iPhone 4S não se resume apenas ao desempenho mas alarga-se também à própria disponibilização da informação no ecrã do equipamento.

Por ter um ecrã mais pequeno do que os seus sucessores, toda a informação começa a ficar muito compactada no ecrã. Quando comparado com o iPhone 5(S) e 6, já deixa de fora uma fila de ícones e se comparado com o iPhone 6 Plus essa diferença passa a 2 linhas.

Mas o problema maior está nas aplicações e na utilização de, por exemplo, os novos teclados. Ao ter uma área útil de ecrã maior os programadores tendem a ocupar essa área com funções extra e com mais informação, o que deixa ainda mais reduzida a área destinada à aplicação.

São vários os exemplos onde com a utilização de um teclado externo à Apple o ecrã fica praticamente ocupado com os elementos mínimos.

iphone_4S_ios_8_3

Por fim, e esta é também uma parte importante, mesmo tendo disponíveis algumas das novidades, o iPhone 4S não consegue dar acesso às mais significativas e que são por norma o que mais atrai os utilizadores.

Sim, o suporte para widgets e teclados de terceiros estão presentes, mas funções como o Handoff, o AirDrop ou o TouchID ficam de fora.

Se são donos de um iPhone 4S e estão tentados em instalar o iOS 8 ponderem bem antes de tomar essa decisão. A perda de performance é por norma a queixa mais ouvida nestes casos e o reverter para a versão anterior, o iOS 7, não vai ser possível.

Algum dos nossos leitores que actualizou para o iOS 8 notou esta quebra de performance?

Comentários

147

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eles fizeram isso para o pessoal comprar os iphones mais modernos iIdiots

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Outra vez? com o mesmo discurso?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O que queres que te faça? a única coisa que gosto na apple é o marketing que tem. Já o ios7 no 4 se arrastava para quê que atualizaram o 4s? Quando vires o meu nome passas à frente e nem lês

      2. Avatar de Humberto Vasco
        Humberto Vasco

        Sim. Outra vez. O mesmo discurso. É que na altura dos “prós” vêm sempre com “ah, iOS tem a vantagem de ser feito fine tuning de propósito ao hardware pois a Apple é que tem controlo de ambos”, no entanto é sempre a mesma história para a gama de equipamentos mais antigos (e suportados). Pois é, é o SO ser feito de propósito para o hardware e terem todo o controlo mas só para o que lhes interessa. Marketing é giro, mas prefiro coisas tangiveis e não para inglês ver.

        1. Avatar de Miguel Machado
          Miguel Machado

          Mesmo verdade, quem fala assim não é gago!

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Mas tu sabes do que falas ou é informação em segunda mão?

          A maioria diz que está igual ou mais rápido.

          1. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            É verdade. Para quem tem 4S, não atualize!!!!!!!!!!!!!!!
            Realizei o processo ontem, dia 19 de setembro, e o celular está uma porcaria. Muito lento (e olha e que não tenho quase nada de aplicativo).
            Alguns apps deixaram de funcionar, inclusive o bluetooth do carro também.
            Não atualizem se não quiserem dor de cabeça. Quem disse que está mais rápido, tem um 4S, atualizou e querem que mais pessoas se prejudiquem.

          2. Avatar de Gabriela
            Gabriela

            Atualizei meu 4s e me arrependi muito! Fiz a atualização pelo itunes. Não consigo mais colocar músicas no aparelho, a câmera trava, os apps travam e ficam lentos…

    2. Avatar de DASSE
      DASSE

      Meias noticias, todos os aparelhos ficaram mais lentos com o iOS8 http://arstechnica.com/apple/2014/09/a-slide-into-obsolescence-ios-8-on-the-ipad-2/ se é uma lentidão aceitável ou imperceptivel isso é com o gosto de cada um.

      1. Avatar de thiago
        thiago

        gente que tem o iphone 4s eu sei como reverter a situaçao… atualizei meu iphone 4s e nao gostei nen um pouco mais tentei e consegui volta para a verçao 7.1.2

        1. Avatar de thiago
          thiago

          gente é muito facil vcs presisam baixar o itunes no iphone, depois disso vcs vao nun site que se chama ipsw dowload la vai ter os ios(s) vcs escolhem o que esta escrito iphone 4s 7.1.2 depois disso baixe ele e va para o seu itunes… conecte o iphone com o cabo usb, depois coloque o iphone em modo de recuperaçao (vcs podem ver como cologar em modo de recuperaçao no you tube) depois te ter baixado o o ios 7.1.2 va no itunes com o iphone em modo de recuperaçao e segure a tecla shift depois disso vcs apenas procuram o dowload do ios 7.1.2 e clica nele o itunes ira falar que seu iphone restaurara para o ios 7.1.2 depois deixe o iphone conectado e espere o itunes perminar de fazer a restauraçao depois disso é muito simples seu iphone vai estac om o ios 7.1.2 (foi isso que eu fiz no meu e funcionou espero que no de vcs funcione) ( caso der um erro vc apenas retire o celular do modo de recuperaçao vc pode saber muito mais do modo de recuperaçao do you tube ou em sites caso vc nao saiba entrar em modo de recuperaçao ou no sabe sair dele fale com uma assistencia tecnica) caso nao der certo vc pode me chamar no face meu nome é thiago bp

        2. Avatar de pedro
          pedro

          como voltas te pra versao anterior?

    3. Avatar de nuno
      nuno

      estou com o iphone bloqueado pois foi-me atribuida nova password que não me recordo qual é
      O que fazer ?

  2. Avatar de Pedro Souza
    Pedro Souza

    Atualizei meu 4s e continua igual ao ios7.
    Não entendo como o pessoal da ArsTecnica conseguiu fazer isso.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Muito simples…

      Vais a outros sites e vês reviews de iPhone 6 (os primeiros aos consumidores chegam sexta-feira)

      Vais à Ars… nada…

      Quem não tem cão… caça com gato…

      1. Avatar de DASSE
        DASSE

        Agora tambem falas mal de um antro de Appletard só porque disse umas coisitas que não agradam aos fanboys? Pareces um dos internet trolls que são pagos pelas empresas para desinformar as noticias.

        1. Avatar de Roberta
          Roberta

          Baixei o iOS 8 é meu facebook continua travando! Vc pode me ajudar?

    2. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Também atualizei o meu.. O que muita gente se esquece é que nos dispositivos antigos, e nao venham com tretas que é so nos iphones pq nos androids é igual. convem fazer um reset para limpar aplicações e temporarios que possam ficar da versao anterior…

      Instalei o IOS8 há 3 dias (versao GM) fiz reset às definições e conteudo e continua tao bom quanto o 7…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bom dia,

      Atualizei o meu “velhinho” 4s e até à data está aí para as curvas.

    4. Avatar de pedro
      pedro

      iphone 4s de 8gb ou 16gb? eu tenho o de 8gb e nao sei se devo instala-lo

  3. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    por aqui, funciona normalmente, pelo menos ate agora. mas vou continuar a testar

  4. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    isso Nuno, a Samsung tb faz isso, mas nao é em equipamentos com mais de 4 anos, mas sim em equipamentos com DEZOITO meses., por exemplo o Galaxy S4

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não lança atualizações de forma a meter o telemóvel mais lento. Simplesmete não as lança. É marketing da apple

      1. Avatar de Winetree
        Winetree

        Hahaha….
        Certo…
        Não as lança porque se está marimbar para os utilizadores, quer é vender mais HW, eles não fazem SW..
        Compra um Nexus e vê lá se não o atualizas!

        1. Avatar de Francisco Neves
      2. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Ó Nuno, sinceramente.
        Uma coisa é a performance do iPhone 4S com o IOS8, uma telemóvel com alguns anos.

        Agora defenderes a não actualização do S4 ??!?!?
        É marketing o tanas, quer dizer em Android só tens direito ao software novo quando tiras o telemóvel da caixa???
        Nem 8 nem 80.

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        http://www.androidpit.com/samsung-on-the-s3-android-4-3-fiasco

        É isto é um site 100% dedicado ao android… E os telemóveis são da mesma idade, já a versão do android é da mesma idade do iOS 6.

        Mas queres mais?

      4. Avatar de Tania
        Tania

        Olá nuno.. Eu actualizei o iOS 8 hoje no meu iPad 2 e algumas aplicações ficam em branco, simplesmente não abrem… Já instalei tudo de novo mas mesmo assim não está a funcionar, tens alguma solução? Será k da pa voltar a versão anterior?

    2. Avatar de Galo
      Galo

      E qual é o equipamento com mais de 4 anos?!?
      É que se não estou em erro o 4S ainda nem 3 anos fez…que mania de repetir mentiras a ver se elas se tornam verdade!

      As únicas verdades são que os iphones têm atualizações oficiais durante mais tempo que qualquer outra marca (saliento o oficial).
      Contudo, essas atualizaçoes comprometem sempre em parte a fluidez dos equipamentos mais antigos (o que também não é o fim do mundo).

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas tens aqui gente, que já é conhecida da casa, e que diz o contrário…

        Será que têm um iPhone ou iPad diferente do dos gajos da ars???

  5. Avatar de Pedro alves
    Pedro alves

    atualizei um pouco de lag no teclado como no ios7 primeira versão espero que seja retificado mas de resto nada de significativo mas adoro a opção de responder sms sem sair da App que estou a usar

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Em artigos anteriores já falei da minha muito boa experiência com o iOS 8 GM. Hoje quando instalei a versão release apanhei um pequeno susto. Entretanto fiz o que faço sempre. Fiz reposição das definições e coloquei como novo iPhone. No final fiz um restauro. Neste momento o restauro vai mais ao menos a 50%. Mas mesmo com sobre carga não noto grandes latências.

      Considero que esteja bastante rápido, apesar da sobrecarga do restauro.

      O único local onde noto alguma latência é no safari e curiosamente normalmente quando estou a comentar no pplware. Neste momento estou a fazer o comentário a partir do Chrome e está a funcionar rápido. Mas no iOS 7 já era assim também.

      O nexus 7 da minha irmã é bem mais lento do que o meu 4S com o iOS 8

      Já agora este SwiftKey é qualquer coisa extraordinária. Mas só palavras grandes equipas que uso as sugestões. A grande mais valia é a correção automática.

      A app do pplware precisa prever os teclados com predição pois senão não conseguimos ver o que estamos a escrever.

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Com o ipad 2 sera o mesmo então. Mataram um dispositivo ao fim de 3 anos.

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Sim, ele se auto-destruirá após a instalação do iOS 8, como nos filmes Missão Impossível.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Ironias à parte, a questão não é de auto destruição e sim de futuras aplicações pedirem a versão

        1. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          É possível instalar a última versão suportada.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            suporte (haver firmware) não significa que funcione bem, rápido e que o telemóvel ainda sirva (ecrã pequeno por exemplo). Aliás já há VÁRIOS jogos que “suportam” o iPhone 4s mas dizem “performance assegurada só a partir do 5”.

            Em todo o caso o suporte do firmware na Apple é muito mais importante porque o Android já dá acesso quase total aos developer: já há anos que se pode mudar o launcher, widgets, teclados, etc etc etc, para além que existem custom ROM para todos os gostos e feitios (Huawei X5 acabou no 2.3.5 e já tem Rom 4.4.4), daí que os updates no Android são insignificante vs. iOS, não esquecer disso (que tanto jeito dá aos super-fãs)

          2. Avatar de Miguel

            “os updates no Android
            são insignificante vs. iOS”

            insignificantes
            porque basta perder horas
            a esgravatar as webs
            à procura deles?

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        suporte (haver firmware) não significa que funcione bem, rápido e que o telemóvel ainda sirva (ecrã pequeno por exemplo). Aliás já há VÁRIOS jogos que “suportam” o iPhone 4s mas dizem “performance assegurada só a partir do 5”.

        Em todo o caso o suporte do firmware na Apple é muito mais importante porque o Android já dá acesso quase total aos developer: já há anos que se pode mudar o launcher, widgets, teclados, etc etc etc, para além que existem custom ROM para todos os gostos e feitios (Huawei X5 acabou no 2.3.5 e já tem Rom 4.4.4), daí que os updates no Android são insignificante vs. iOS, não esquecer disso (que tanto jeito dá aos super-fãs)

        1. Avatar de Winetree
          Winetree

          Não te esqueças dos bugs e falhas de segurança que são corrigidas.
          Curiosamente, segundo a HTC (sim, HTC) fizeram um estudo e concluiram que 80% dos utilizadores após o 1º mês deixa de alterar o aspecto visual dos androids (launchers, tweaks no ecran, wigets, etc…).
          Super-fãs?? bahh.
          Até a microsoft já faz atualizações para os Lumia.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Uma coisa é a frequência com que mudam, outra é a possibilidade de mudarem. Exemplo: Android 4.4.x (co existência com os 7.x) com widgets, ligação ao Google wear, widgets, teclados, etc. Que interessa se um smartphone em 4.4.x ou se actualizam para a 4.5 se forem apenas algumas correcções, estética, etc?

            Mas como na Apple é tudo às pingas e nunca versão acima traz logo suporte a algo importante que já devia incluir há muito, então é importante. E como não há custom ROM, ou é a Apple, ou não é.

          2. Avatar de Winetree
            Winetree

            Como não posso responder ao teu comentário, respondo-te a ti.

            Claro que interessa, se se estão sempre a queixar que o nível de personalização não é igual.
            Teclados?? bahh. Agora posso usar outros teclados e vou usar o do iOS…
            Não são apenas “pequenas” correções e estética, como saberás.
            Custom ROM = Jailbreak, portanto podes ter o mesmo e mudares o ecran e usares fontes pirosas, o que te der na cabeça.
            O ponto é, o que é bom para ti, não tem de ser necessáriamente bom para mim.
            Acesso quase total aos developers tem vantagens e desvantagens, como tudo.
            Super-fã deves ser tu!
            Já tive telefones/smartphones de muitos fabricantes e já corri todos os SO, se agora uso iOS é porque me convém não é por ser fã, não tenho tatuagens da Apple, nem t-shirts ou algo semelhante.

    2. Avatar de José Barros
      José Barros

      Tenho no meu iPad2 desde a versão beta 1… sem problemas!

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Então andas cego porque aqui não anda… Arrasta-se por falta de RAM 🙁

    3. Avatar de Hildeberto
      Hildeberto

      E se fosses para outra marca com Android tinhas o dispositivo morto passado 1 ano…

  7. Avatar de Ai está
    Ai está

    ahahaha… e depois dizem mal do Android…..

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Sim, pois o iPhone 4s tem 3 anos, o dobro de tempo que um dispositivo Android tem suporte.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        3 anos nao e o dobro de 2 anos.

        1. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          Que eu saiba os 4 anos (Obrigado Winetree!) são mais que o dobro do ano e meio que a Google dá como suporte oficial. Se calhar faltam calculadoras aos Androiders… 😀

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Estas mal informado lamento

      2. Avatar de Ai está
        Ai está

        ahahah o dobro ??? só se for numa calculadora da Apple

        1. Avatar de Winetree
          Winetree

          ahahah (só para falar a mesma língua) o engano dele foi nos 3 anos. Não são 3, são 4 (4,5 no caso do 3GS).
          Mas continuas ter razão, 4 anos não é o dobro de 18 meses, é mais (mesmo numa calculado Apple)!

          1. Avatar de jorge
            jorge

            A diferença é que esta actualização vem dar ao ios aquilo que o android tem à anos…. logo essa conversa do suporte deixa de fazer sentido… No fundo, em termos de funcionalidades, Android inova a apple vai atrás.. Anos depois… De que me serve o suporte.. S3 ja oferecia nfc, aplicaçoes de 3os para o teclado etc etc…Bem vindos a 2012 Applinios

          2. Avatar de Hildeberto
            Hildeberto

            O pessoal esquecesse que vai ter suporte até Setembro de 2015, sendo um dispositivo de 2011, são 4 anos, e no ipad2 são 4 anos e meio.

          3. Avatar de Nuno Peixoto
            Nuno Peixoto

            You Sir, just made my day 🙂

            O iPhone 4S saiu em Setembro de 2011. Faz as contas até Setembro de 2014, e depois diz-me! O pessoal aqui é tão hilariante 🙂

          4. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Acho que não conseguiste atingir o que Hildeberto quis dizer. O iPhone 4S só vai deixar de receber actualizações quando sair o iOS 9, que em principio deve de ser em Setembro de 2015. Ou seja, 4 anos de suporte.

          5. Avatar de Winetree
            Winetree

            Respondendo ao Nuno Peixoto.

            Ainda bem que fiz o teu dia e até te vou explicar, porque o saber não ocupa lugar…
            Agora o 4S tem 3 anos, mas só vai deixar de receber actualizações quando sair o iOS 9 (em principio) o que deve acontecer daqui a 1 ano.
            Portanto 3+1=4 (numa calculadora Apple).
            Este tem sido o tempo de vida normal dos iPhones/iPad, excepto o 3GS que teve 4,5 anos.
            @Jorge – O Android tem à anos handoff/continuity? Metal? iCloud family sharing? etc… tem calma que nem a Apple nem a Google inventaram a roda.

          6. Avatar de Nuno Peixoto
            Nuno Peixoto

            @Winetree:
            Para quê estar a supor uma coisa que ninguem sabe? Tu não tens forma nenhuma de saber se daqui a um ano sai um iOS novo. Pela lógica sim, irá sair. Mas até lá é escusado estar a fazer suposições. Só quando a Apple disser que acabou o support para o 4S é que podes dizer que foram 4, 5 , 6 anos.

  8. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Em relação a performance não noto nada, também não sou exigente… Em relação ao espaço no ecrã, para o 7 pouca diferença tem xb apenas o teclado ocupa mais um pouco com as sugestões. Fiz e não me arrependo…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mas isso é daquelas coisas que dão para desligar se faz assim tanta diferença…

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Pois dá, mas a mim não me incomoda. Quando quero ler ao deslizar para baixo o teclado automaticamente se escondo por isso. Por mim tudo na boa 🙂

    2. Avatar de pedro
      pedro

      iphone 4s de 8gb ou 16gb? eu tenho o de 8gb e nao sei se devo instala-lo

  9. Avatar de António
    António

    Já fiz o upgrade no 4S e apesar um pouco mais lento, funciona bem, até instalei o Swifkey teclado e funciona 5 estrelas.
    Desde que não bloqueie acho que vale a pena o download e também dentro de pouco tempo a Apple vai começar a corrigir as debilidades desta versão.

  10. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Fia a actualização “limpa” do iPhone 4 para o iOS 7 e não tive os problemas que a maioria teve. Por isso posso inferir que o caso do 4S com o iOS 8 seja semelhante. Quem recuperar o backup anterior poderá ter problemas, mas que optar por redefinir tudo poderá não notar grandes perdas de desempenho.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O que queres dizer é: enquanto o iPhone 4 não tem nada, ainda consegue correr minimamente o iOS 7. Quando instalas as apps que tinhas, fica um caracol. É assunto mais que assente esse do iPhone 4 + iOS 7, e para os iPhone sem “wide screen” vai acabar em breve também.

  11. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já atualizei o ipad2 e funciona bem… está suave e estável. Não notei nada de anormal em aplicações por ex. facebook, youtube, safari…
    Para mim está optimo!

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Nelson, consegues viver com 1024×768 num mundo Retina? Andas a falhar e a perder a fé na Apple …

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        L O L

  12. Avatar de João
    João

    Instalei no meu 4s e até agora espectacular!!Mas há de facto apps que fazem toda a diferença quando usadas, como é o caso da Battery Doctor. Uma questão, não vejo em sitio nenhum a app iCloud Drive, é problema meu ou não é uma app?

  13. Avatar de Manuel
    Manuel

    O iPad 2 já está, estou a terminar no iPhone 5S, que já tinha a versão pplware;) tenho no entanto uma critica muito grave à Apple, as ferramentas de produtividade, tanto o numbers como o Pages deixaram de atualizar com o Mac pede a nova versão Yosemit, ou seja, estou fod*** não sei como são capazes de deixar uma coisas destas sem suporte, era de esperar atualizarem mas sem prejuízo para o utilizador;(

  14. Avatar de João
    João

    Fiz o upgrade no meu 4s e até agora espectacular.
    Uma questão, fui eu que li mal ou ia existir supostamente uma app chamada iCloud Drive? É que não encontro nada…

  15. Avatar de Nelson
    Nelson

    A maior parte dos comentários que vejo do 4S, é que ficou melhor…

    Aliás, a Ars é o único sítio que diz isso, o resto é tudo informação em segunda mão…

    Vale o que vale. Um artigo que se queixa que depois da atualização para o 8, o 4S não tem TouchID, AirDrop, etc… e que o ecrã continua a ser 3,5″… para mim, tem muito que se lhe diga…

    Também é do mesmo gajo que escreveu recentemente, sobre um produto que nem sequer está próximo de existir nas prateleiras: “Don’t buy the Apple Watch version 1.0”

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Realmente, este upgrade do iOS não trazer touch iD e um ecran maior para o 4S é imperdoável… 🙂

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Verdade.

      trollers à procura de cliques é o que há mais.

  16. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    estes gajos do ArsTecnica são parvos. o maior problema do iOS sempre foi o teclado e quando finalmente ele é resolvivel eles afirmam que não vale a pena.

    A unificação das contas da app store com controlo parental não valem a pena?

    o icloud drive não vale a pena?

    o que vale a pena entao? A possibilidade de mudar lauchers? francamente.

    volto a frisar o meu iOS 8 em termos de performance está ao nivel do iOS 6.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      É não ligar, BH por não terem um iPhone (literalmente)… 6…

      A reputação do site vai cada vez de mal a pior…

  17. Avatar de irlm
    irlm

    no ipad mini 16gb 1 geração nota-se um pouco mais lento, mesmo sem “reduzir movimento”, no safari a carregar as páginas.

    espero que corrigem isso com futuras atualizações.

  18. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Eu noto alguma lentidão principalmente nos settings e quando carrego no home button que faz aquela animação fica muito lento. Ainda instalei uma segunda vez de raiz através do iTunes mas continua igual.

    1. Avatar de Joselito2
      Joselito2

      Exactamente o que me acontece!

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Experimenta em modo RESTAURO ou DFU.

      Isso resolves, os modelos são iguais a todos, portanto se na maioria tem funcionado bem, alguma coisa tens errado.

      Experimenta tirar as fotos e videos que tenhas dentro do telefone, conta Cloud, DropBox, ou simplesmente para o PC.

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Eu fiz o restauro, como disse acima, foi de raiz.

        Não tenho nada na cloud, nem dropbox, nem videos. As photos sao sempre descarregadas pelo iphoto. o iPhone tem 9GB livres.

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Atualizei para 8 e restaurei a partir do backup anterior. Até ao momento só tenho a dizer maravilhas. O teclado então é um mimo. Mais lento que o ios 7? Onde? Neste momento com o 8 o telm está mais fluido do que com o 7. Os gajos do ArsTecnico so podem ter trocado a informação dos ios para assustar o pessoal.

  20. Avatar de iWill
    iWill

    Fiz a atualização, passado nem 10 minutos fiz o downgrade para a 7.1.2.
    Ou seja, ficou lento, lag, nem quis perder mais tempo com esta borrada.

    1. Avatar de João
      João

      Como fizeste o downgrade?

    2. Avatar de tavares
      tavares

      Como fizeste o downgrade se o artigo(e quase todos os “especialistas”) dizem não ser possível a reversão depois da instalação da nova versão do SO??

      1. Avatar de iWill
        iWill

        1º Download do ipsw: http://appldnld.apple.com/iOS7.1/031-4816.20140627.XQbdQ/iPhone4,1_7.1.2_11D257_Restore.ipsw
        2º Pressiona “Shift” e clica no botão “Restore” no iTunes.
        3º Selecciona o ipsw que sacaste
        4º Done

        1. Avatar de Darley
          Darley

          Esse método não funciona no ipad 2, quero voltar pra versão 7.1.2

  21. Avatar de Thiago
    Thiago

    no iphone 4s está um pouco lento ao abrir alguns apps,porém nada demais. No ipad 3 está fantastico.

  22. Avatar de Filipe
    Filipe

    E como está acerca da duração da bateria? O novo sistema tem um maior consumo de energia?

  23. Avatar de Duarte Croft
    Duarte Croft

    Formatei o telemóvel, atualizei para o iOS 8 e funciona na perfeição 😉
    E sim, tenho o 4S xD

  24. Avatar de Rui Lopes
    Rui Lopes

    O meu iPhone 4s está mais lento sem dúvida.
    Concordo com todas as coisas apresentadas.

    O novo teclado torna impossível a escrita rápida de mensagens sem estar constantemente a carregar nos botões de emoji e voice dictation.
    Mesmo removendo os emoji, estou sempre a carregar no voice dictation.

    Só faltou mencionar que o telefone encrava 3 vezes por dia, tendo por única solução desligar o iPhone.

    Gostaria de saber se mais alguém tem este problema.

    1. Avatar de Andre Ferreira
      Andre Ferreira

      O meu não faz isso

      Sim o teclado tambem não gostei

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        ha uma app para mudar o teclado… creio que se procurarem no google que a encontram.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Estás a fazer algo de errado.

      Vai ao iTunes, faz o RESTAURO. Convém que faças o backup antes.

      Tens algo a funcionar mal, se continuar, envia para garantia tens algum problema.

      Em 3 anos de 4S só tive de reeniciar quando me pus a instalar coisas do JailBreak. Tive também alguns problemas nas primeiras versões do iOS7 mas depois tudo ficou corrigido.

      1. Avatar de Rui Lopes
        Rui Lopes

        Já fiz isso tudo e continua lento que se farta.
        Não percebo como dizem que continua igual…

        Ou não têm nada no iphone, ou então não sei…
        É claro que se apagar a música toda, as aplicações todas que tenho etc.. o telefone vai ficar mais rápido…
        Mas se é para isso compro um nokia 3210 :P!

  25. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Instalei à dias a versão disponibilizada aqui no pplware no iphone 4s e já tinha notado imenso retrocesso em relação à versão anterior, a rapidez diminui BASTANTE. outro problema que encontrei, acontece quando pressiono o botão principal, em que pressionando apenas uma vez, nem sempre volta à primeira tela de aplicações, algumas vezes é como se carregasse 2x e passa para o novo “menu” de desligar as apps… ja agora, se voltar a instalar a versão anterior, poderei instalar os novos teclados que irão ser disponibilizados??

  26. Avatar de Gabriel P
    Gabriel P

    Sou um pobre proprietário de um obsoleto iPhone 16gb com 2 anos o qual portanto é do tempo das cavernas. Com tantos artigos de opinião de supostos mestres de informática e gurus dos smartphones alertando os ignorantes e ridículos donos de um telefone tijolo, que há um par de anos custava a bem barata quantia de +-600€, coisa pouca para os dias que correm, para não fazerem a actualização para o IOS 8 porque o telefone ia perder a performance, ia ficar muito lento e ia dar carradas de problemas. Confesso que durante a tarde de ontem ainda pensei seriamente em aguardar por comentários de quem fizesse a actualização num bloco de cimento como o meu para poder decidir mas, quando cheguei a casa ao fim do dia liguei o tijolo à corrente e fiz a actualização. Resultado? Ligeiras diferenças de aspecto no sistema operativo, a correcção automática ao escrever no teclado funciona muito melhor e algumas funcionalidades que melhoraram ainda mais o tronco 4s. Mas… sim, demora cerca de meio segundo a mais ao abrir a app do mail e outras similares!!! Meio segundo!!! Acho que me vou suicidar! Fora de brincadeiras, as alterações foram para melhor, estou muito satisfeito com o novo look e funcionamento do meu antiguinho 4s, com dois anos!!!

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Dois anos na sua mão, o 4S foi lançado em 2011, portanto é um telefone com 3 anos.

  27. Avatar de Jojo
    Jojo

    Bem o que posso dizer é que actualizei o meu 4s e fiquei sem wifi, fritou o chip não sei… nem voltando ao 7.1.2 volta a funcionar… por isso é uma questão de tentarem…

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Não te quero desapontar, mas não parece que tenhas ficado sem wifi por atualizares o sistema. O algo correu mal (mas se voltaste à 7 e continua) ou tens um problema qualquer de HW.

  28. Avatar de Andre Ferreira
    Andre Ferreira

    No meu após a actualização funciona tudo bem. A actualização é que demorou bastante tempo a realizar

    É normal, ou foi sinal que algo poderá não ter corrido bem?

    1. Avatar de Andre Ferreira
      Andre Ferreira

      faltou dizer que é um 4s

      1. Avatar de Nícolas
        Nícolas

        Demorou quanto tempo? O meu está a mais de 1 hora atualizando. Travou?

  29. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Também ha coisa que não funcionam bem. Já aqui falei na app do pplware. O teclado tapa o que estamos a escrever.

    A app que não consigo correr é o facebook. Só consigo correr o messenger. Para mim o messenger é o mais importante, mas para outros pode não ser.

  30. Avatar de Melo
    Melo

    Bom dia,
    sou portador de deficiência visual e possuo um iPhone 4S de 32Gb que utilizo com o VoiceOver.
    Assim sendo, gostaria de saber o seguinte:
    – O iOS8 funciona bem com o VoiceOver?
    – O Voice Dictation funciona corretamente ou apresenta muitos erros?
    Pedido: Seria possível a equipa do Pplware fazer um teste/artigo acerca da funcionamento/desempenho das novidades em acessibilidade do iOS8 e como funcionam no 4S?
    Muito obrigado,
    Melo

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Melo, quando chegar a casa (ao final da tarde) testo isso num iPad Mini Retina (não sabia sequer da existência da função) e deixo um Feedback, não possuo iPhone.

  31. Avatar de Daniel Duarte
    Daniel Duarte

    Acrualizei ontem o meu iphone 4s com i ios8 e ate agora não notei grandes diferenças de velocidade em relação ao Ios 7, alias a única diferenca que notei um pouco de lag foi numa das inovações deste ios que acontece quando tentamos responder a mensagens quando estamos no ecra de bloqueio e arrastamos a mensagem pra esquerda xd de resto 5*

  32. Avatar de José Santo
    José Santo

    Por aqui também não notei nada de ” alarmante “.
    o que notei sim foi que este IOS 8 ” pesa só ” mais 700 mb que o 7.1.2…
    Bom seria qaue a Apple abandonasse de vez os iphone de 16gb em vez dos de 32gb, como está a fazer nos iphone 6 e 6 plus.

  33. Avatar de Telmo Branco
    Telmo Branco

    É normal que o pessoal goste de ter a última versão, mas não se esqueçam que o equipamento tem 4 anos!
    No geral, quem atualizou o iPhone 4 para o iOS 7 não o devia ter feito e agora no caso do 4s é igual, acaba por não ser vantajoso atualizar para o iOS 8.
    Digamos que 3 anos de atualizações e 4 anos de suporte já é bastante bom. E é sem dúvida uma das razões porque muito pessoal gosta da Apple.
    Não estou aqui para fazer comparações, mas o Android acaba sempre por depender mais da comunidade para ficar atualizado. Só que existe muita gente que não quer, outros que não se interessam ou simplesmente não têm paciência para andar a “mexer” e modificar o equipamento.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Gostei do teu post, és uma pessoa que vês as coisas de forma neutra e real. Sin realmente é uma vantagem, e cómodo. Ora coisa da Apple é que é tudo optimizado e correm 99% das coisas bem.

    2. Avatar de José
      José

      Lá está a história do copo meio cheio e meio vazio. Então se contam para o Iphone 3 anos de atualizações e 4 anos de suporte, desculpem lá mas existe vários Android’s que têm 2 anos de atualizações e 3 anos de suporte. Para mim desde que o telefone funcione bem é o que interessa, hoje em dia existe uma “fome” por actualizações que não percebo…

    3. Avatar de SXAC
      SXAC

      O meu iP4 fez 4 anos em Agosto que o comprei.
      Está com o iOS7.

      Se era mais rápido com o SO que trazia de origem? Se calhar sim, mas sinceramente? Já nem me lembro…

      A questão principal (para mim):
      Actualizações durante 4 anos!!!
      (não discuto se foram sempre 100% boas ou más, isso é como tudo na nossa vida…, ou não?)

      Facto:
      Cá em casa moram todos os SO mais comuns (só não há Windows Phone, já experimentei, mas nahhh…), e existe um pobre Samsung S3 Mini, que nunca viu uma actualização desde que veio para cá morar, há quase 2 anos…

      Cumps

  34. Avatar de Tiago
    Tiago

    Noto que o telefone parece mais rapido, mais fluido, apesar de algumas apps ainda nao funcionarem ainda a 100% (não foram actualizadas).
    As aplicações de sistema parecem-me boas, tipo fotos, cameram, etc.
    Tenho um iPhone 5 32gb.

  35. Avatar de tiagoxjester
    tiagoxjester

    e jailbreak?

  36. Avatar de Abílio
    Abílio

    Continuo na minha. Tive Iphone 2G, 3G, 3GS e 4.
    A mim não me mataram nenhum pois consegui, preparei-me antes, fazer downgrade.
    Agora ando a dar umas curvas num Nexus 5 que vai fazer 2(mínimo) anitos como os outros fizeram
    Gosto da Apple, apesar de achar cara, e irei comprar o próximo ipad para fazer upgrade ao meu iPad2.
    Contudo, o facto de não ser possível fazer downgrade aos idevices revolta-me.

  37. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tou aqui com uma duvida, e não devo ser só eu. Como é que os aparelhos são todos iguais conforme a sua versão, o sistema é igual para todos, e uns notam que está mais lento outros não, outros conseguem escrever mais rápido outros não. Não percebo. Software e hardware iguais, e resultados diferentes em aparelhos. Não consigo entender.
    Só vejo 2 opções, ou estão aí pessoas a comentar sem terem iphone só para denegrir, ou os telemóveis não são feitos com os mesmos componentes.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Ha duas razões, a primeira a que tu indicaste é a mais comum, dizer mal por dizer, inventar que tem iPhones e que correu meu, blabla wiskas saquetas.

      O segundo motivo, na verdade não tens apenas 1 forma de actualizar iOS no teu dispositivo. Tens por:

      – OTA, dentro do telefone ( a que menos se aconselha)
      – Restauro (a que mais se aconselha)
      – DFU (a de ultimo caso)

      Restauro ligado ao iTunes deve ser sempre a forma de actualizar. Fazer Backup antes, e correr o Restauro.
      Se continuarem a notar alguma lentidão, então fazer em modo DFU, existem manuais, penso que encontram facilmente.

      Este tipo de noticias e dicas é que deveriam estar em artigos, e não o anti-apple so para cliques, dar um momento de alegria aos utilizadores Android que invejam a Apple.
      Felizmente a maioria que usa Android está contente com o telemovel, penso que os trolls invejosos da concorrência não sao assim tantos, parecem pois vem para aqui comentar.

  38. Avatar de Bruno P.
    Bruno P.

    Actualizei no 4s e está tudo ok… Só tenho uma crítica: o control center está mesmo FEIO ou é do meu tlm?

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Nope, está mesmo… 🙁

      1. Avatar de Bruno P.
        Bruno P.

        Até evito abrir hehehe

    2. Avatar de pedro
      pedro

      iphone 4s de 8gb ou 16gb? eu tenho o de 8gb e nao sei se devo instala-lo

  39. Avatar de Edgar
    Edgar

    Também fiz o update e discord com o publicado na notícia. Se puderem constatar no quadro apresentado estamos a falar de décimos de Segundo, que é praticamente imperceptível no manuseamento do iOS 8 no iPhone 4s. Pelo contrário, noto alguma melhoria e maior fluidez em alguns momentos, como no uso da câmara e de algumas aplicações como o viber e whatsapp.
    Além disso, ao contrário do referido, há muitas funcionalidades que justificam o update como são o uso do teclado swiftkey, widgets, icloud drive, integração entre apps(!), resposta a mensagens na notificação, envio de mensagens de voz e tradução de voz para texto em Português (ótimo para quando se vai ao volante), entre outras.
    Quanto ao tamanho do ecran, é verdade o descrito, mas há algo que pode ser feito, as sugestão de textos que aparecem por cima do teclado são minimizaveis, pelo que se poderá ganhar algum espaço com isso.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      iphone 4s de 8gb ou 16gb? eu tenho o de 8gb e nao sei se devo instala-lo

  40. Avatar de João Reis
    João Reis

    Como se prova pelos comentários dos utilizadores, esta é uma falsa noticia.

    O site original não tinha noticias nem iPhone6 para testar e fazer videos e gerar cliques.
    Vai daí joga com os cliques dos Androids que suam nesta altura a pensar como vão vender o deles para comprar este novo 6.

  41. Avatar de censo
    censo

    A Apple também faz vídeos para quem quer mudar do windows para o OSX. Qual é o drama?

  42. Avatar de LP
    LP

    Isto é como o pessoal do xuning… Metem umas peças mal amanhadas num carro velho e dizem que “está atualizado”, que tem a performance em um “carro novo”…
    O meu SGS também está” atualizado” e a correr a última versão do Android, mas…

  43. Avatar de iWill
    iWill

    Aproveitem que ainda se pode fazer o downgrade para o 7.1.2, não se sabe se vai durar muito mais esta excepçao por parte da Apple

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      E qual é o interesse disso?

  44. Avatar de SXAC
    SXAC

    Falta dizer que, a partir de hoje, o iP4 tem JB para a vida… 😉

  45. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Lindo isto de Updates iOS vs updates Android lolol

    Resumindo: oficialmente o iOS tem vantagem nos updates que chegam atempadamente, durante 4 anos, e apps/jogos super optimizados. Contra: não há nada oficiosamente de ROM, e expansão (teclados, “widget”, etc) muito limitada até agora.

    Android é um SO muito expansível daí não haver tanta necessidade de Updates e como vantagem MUITAS ROM de terceiros. Telemóveis de todos os preços. Contra: suporte so 12-18 meses,demasiado customizado, código de apps demasiado generalista.

  46. Avatar de pedro
    pedro

    tenho uma duvida. eu tenho o iphone 4s mas de 8gb. vale a pena instalar o ios8? respondam-me por favor!!

  47. Avatar de Miguel
    Miguel

    O meu iPhone 4s ficou notoriamente mais lento…

  48. Avatar de Alves
    Alves

    Aos que dizem que ficou mais lento, acho que a maioria não devem ser aldrabices, mas sim “nabices”…

    iPhone 4S, iPhone 5 e iPad air, tudo 5 *****!

    1. Avatar de Rui Lopes
      Rui Lopes

      Eu tenho um 4s de 32Gb e está muito mais lento!

      Diz-me lá o que fazes de tão diferente de mim para meteres o teu iPhone 4s mais rápido?

      Basicamente actualizei o iPhone através do “Restaurar iPhone” no iTunes…e depois restaurei a partir da cloud visto querer tudo como tinha… Alguma solução aqui para o “nabo”?

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Meu caro, não disse que estava mais rápido, só que estava 5*****, isto é, o 4S não piorou nada no desempenho (pelo dia de hoje, talvez a bateria a ressentir-se um bocadinho, amanhã já confirmo, lá terá que entrar o Battery Doctor em ação…).
        Eu não restaurei nada, foi pelo iTunes, concordei em instalar uma nova versão do SO, fui dormir, não sei quanto tempo demorou e, na manhã seguinte foi só configurar umas coisitas e pronto!
        Agora “restaurar” é ir buscar toda a lixaria antiga, acho eu.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Explica-Me o que ha de “nabices” clicar num software para actualizar, ele faz tudo automático e no final resultados diferentes. Se ha resultados diferentes, algo se passa

  49. Avatar de Pilis
    Pilis

    Atualizei o iPad 2 com o IOS 8. Um lixo!!! Me arrependi! Tudo parou de funcionar!!! As fotos sumiram! O iPad não está mais sendo reconhecido pelo Mac OS e nem pelo Windows. O Safari leva de 2 a 5 minutos pra carregar uma página. Isso quando não dá erro! Estou digitando pelo iPhone com IOS 7, já que no iPad 2 ficou impossível! Os Apps estão todos mais lentos. Alguns não abrem ou carregam é dão crash. Parece que o IOS 8 foi desenvolvido por retardados. Não é possível que tenha piorado tanto assim… O tal do iCloud Drive é enganação. Você compartilha fotos, mas elas não aparecem no álbum de compartilhamento. Apenas 20 minutos depois. E no Mac OS e no Windows, elas nunca aparecem. Resumindo… Horrível!!!! Péssimo!!! Não façam a asneira de atualizar o iPad 2 para IOS 8!!!!!!!!!

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Claramente o upgrade não ficou bem feito e tens algum problema. Vai ao itunes e faz restauro do sistema.
      Se o iTunes não o reconhecer, tenta colocar em DFU e tenta outra vez.

  50. Avatar de tiago
    tiago

    actualizei o meu 4s pro ios8 e não ficou demasiado lento mas não achei nada de especial e como a funcionalidade de handoff nao está disponível pro 4s fiz o downgrade pro ios 7.1.2 talvez na próxima versao do 8 o 4s fique mais rapido

    1. Avatar de Rita Costa
      Rita Costa

      Como posso fazer o downgrade?

  51. Avatar de pedro
    pedro

    istalar o ios 8 num iphone de 4gb ou de 16gb é o mesmo??? preciso mesmo de uma resposta

  52. Avatar de Alves
    Alves

    iPhone 4S ou superior,de 4GB?!
    Não existe, o mínimo é o 4S de 8GB.
    Explica-te melhor.

  53. Avatar de anonimo
    anonimo

    Eles teem razao falo por experiencia propria

  54. Avatar de Alisson soares
    Alisson soares

    tenho dois 4s e em um so atualizei e no outro fiz uma instalaçao limpa, nao percebi engasgos ou lentidao. Continua com desempenho satisfatorio.

  55. Avatar de thiago
    thiago

    gente que tem o iphone 4s eu sei como reverter a situaçao… atualizei meu iphone 4s e nao gostei nen um pouco mais tentei e consegui volta para a verçao 7.1.2