Google quer voltar a trabalhar com a Huawei! Mas não terá chegado tarde demais?

26 Comentários

O longe e complicado caso que coloca frente a frente os EUA e a Huawei parece não ter fim. Depois de ter bloqueado o acesso a tecnologia, o governo americano tenta por tudo limitar as ações da empresa chinesa.

Este cenário está agora a ser combatido de um lado de onde não se esperaria. A própria Google quer recomeçar a trabalhar com a Huawei e assim irá pedir uma licença especial para tal. A pergunta que se coloca agora é se este cenário não chega tarde demais.

Huawei Google EUA trabalhar

A Google quer voltar a trabalhar com a Huawei

As restrições impostas pelos EUA à Huawei foram totais. Para além de abranger os contratos e a tecnologia 5G, foram mais longe e limitaram também o acesso a componentes eletrónicos e ao próprio Android. Outra áreas foram também abrangidas, mas conseguiram entretanto ver levantadas as imposições aplicadas.

Com este cenário a acontecer, a marca chinesa viu-se na obrigação de criar as suas alternativas e assim manter-se no mercado. Este é um caminho que já foi tomado e, aparentemente, com bons resultados. A Huawei não deixou de vender e continua a bater recordes em várias áreas dos seus negócios.

Tudo depende da autorização do governo dos EUA

Agora, e segundo uma entrevista dada por Sameer Samat, o VP do Android e do Google Play, a gigante das pesquisas terá enviado um pedido ao governo americano para poder retornar os seus negócios com a Huawei. Caso seja aceite, o Android Google poderia voltar a todos os equipamentos da marca chinesa e tudo seria novamente reestabelecido.

Huawei Google EUA trabalhar

Este não é um caso isolado e já antes esta mesma autorização tinha sido atribuída. A Microsoft é o exemplo mais perfeito deste cenário, uma vez que desde muito cedo foi autorizada a fornecer o Windows 10 aos computadores da Huawei. Ao mesmo tempo, existem já mais de 300 pedidos similares a serem avaliados.

Uma alternativa que chega tarde demais?

O problema aqui, mesmo que a autorização especial venha a ser dada, é que pode chegar tarde de mais. A Huawei já acelerou a sua oferta de serviços similares aos da Google e a App Gallery e o seu ecossistema já sã uma alternativa. A marca revelou também que, mesmo que a Google regresse, não irá parar este processo.

Fica assim a dúvida em duas áreas. Poderá a Google voltar a fornecer serviços e software à Huawei? Esta resposta depende apenas do governo americano e da sua vontade. Por outro lado, há ainda a incerteza do que a Huawei vai fazer com esta oferta. Os seus serviços são hoje suficientes, mas a componente Google acaba por ser ainda essencial a muitos utilizadores.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Era muito bem feito que a Huawei rejeita-se.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Também era bem feito se rejeitasse.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Concordo contigo. 😉 😀

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Aguenta Camões…

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    É uma questão de “hábitos” e a Google sabe disso porque já lançou aplicações e serviços onde já existiam e as pessoas aos poucos foram mudando dos “outros” para “eles”! Agora o “problema” é ao contrário e eles sabem que se continuarem “ausentes” dos gadgets (smartphones e afins) de uma das marcas que mais vende em todo o mundo (Huawei) vai ficar sem o maior mercado do mundo (Chinês) porque o pessoal começa a “descobrir” que existe muito para além da Google! E não me venham com a “treta” da espionagem porque esse é “O” problema…os USA estavam habituados a espiar sozinhos e não querem “concorrência” nesse campo!

    1. Avatar de Celso R
      Celso R

      A Google não existe na China há vários anos.

      Os telemóveis chineses são vendidos com as lojas de app dos fabricantes (Huawei, Xiaomi, Oppo , etc) e, eventualmente, das grandes empresas locais (Alibaba, Tencent…)

    2. Avatar de O pirata
      O pirata

      Desde quando é que a Google está na china?
      Nunca o sistema android ou qualquer app google foi posta num smartphone vendido na china…
      Os numero de venda da Huawei e das visitas à store é para Ingles ver ou neste caso Americano…

    3. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Não é questão de habituação não.
      Para quem vive na China está habituado sem youtubes etc, do lado ocidental nem por isso.
      Sem a Google serviços como o YouTube,Gmail entre outros quase se torna impossível.
      O medo da Google e que as pessoas deixem de se habituar a estes serviços, além de a Huawei tendo uma componente muito mais fraca em termos de segurança, vai aumentar o ataque aos equipamentos Huawei.
      E não venham dizer que não, porque se actualmente com milhões investidos pela Google até na playstore em segurança, está se mesmo a ver a Huawei a gastar metade na sua appstore além dos incentivos para programadores irem para lá.
      O pessoal e que pensa que é só questão de domínio e não sei mais o que, porque se a Google quizer domínio fecha o Android e ponto final e A Huawei se agarra a chucha

  3. Avatar de Dalex
    Dalex

    O objetivo da Google não é muito diferente do governo chines, ficar sem serviços nos equipamentos da Huawei é perder acesso a milhōes de dados pessoais.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      E milhões de euros em receitas na Google Play Store.

  4. Avatar de Hugo Bastos
    Hugo Bastos

    Excelente artigo! Adoro huawei

  5. Avatar de Celso R
    Celso R

    A Huawei já veio a público oficialmente dizer que se fosse possível voltaria a trabalhar com a Google, isto após um dos seus executivos ter metido a pata na poça e ter dito numa entrevista que não seria o caso.

    Isso não invalida, no entanto, que a Huawei continue a fortalecer a sua App Store com novas parcerias.

    Sempre era mais uma alternativa no mercado…

  6. Avatar de Gomas
    Gomas

    Segunda a própria Huawei, já tem a 3 maior loja de aplicações do mundo.
    https://9to5google.com/2020/02/26/huawei-appgallery-users/

    É bom haver concorrência

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      99% são chineses. Não impacta em nada o resto dos mercados.

    2. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Segundo a huawei tem o chip mais rapido do mercado, a maior loja, o sistema operativo mais rápido…
      E pena ser tudo segundo a Huawei, e não segundo a realidade.
      E tendo em conta que já não é a primeira vez que a Huawei faz declarações falsas, não seria de estranhar ser mais uma.
      Aliás até se vê o sistema operativo que era 60% mais rápido e tirava tostas a funcionar até…

  7. Avatar de Astérix
    Astérix

    O que a Huawei tem a fazer é, no caso de ter uma plataforma que substitua a Google, deixar de usar a Google e apostar tudo no seu ecossistema.
    Isto porquê? Porque assim deixaria de pagar á Google milhões e milhões, que ficariam para proveito próprio e ao mesmo tempo fortalecer ainda mais a sua loja de apps.
    Outra coisa que pode acontecer, e eles sabem disto muito bem, é que mesmo que a Google possa voltar a vender á Huawei, isto não significa que no futuro não possa ser novamente impedida.
    Assim evitariam problemas no futuro…

    1. Avatar de O pirata
      O pirata

      O android e as app da google não são opensource?
      Não sabia que o SO Android agora era pago…

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Então passas a saber que as fabricantes pagam à Google taxas pelo uso das apps.

    2. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      O mm que a Huawei tem a fazer é deixar de querer brincar no recreio dos outros sem querer pagar.
      Quer se livrar da Google que pegue e faça um sistema operativo do zero deles, com loja específica deles.
      Que parem de usar o que pertence a Google.
      Por mais opensource que seja, e por mais manhosa que a Google fosse, o projecto Android existe devido a investimento da Google. E normal como toda a empresa querer retorno.
      A Huawei não quer pagar, faça como a Apple e crie um ecossistema novo.
      Quer brincar no jardim da Google, pague para tal.
      Se a Google usar propriedade intelectual da Huawei também querem ser pagos

  8. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Vai brincar com a Stadia oh Google. Se estão com medo de perder dinheiro que deixem de ser incompetentes. Estes últimos tempos é cada palhaçada vindo deles…

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    No meu parecer a google está mais preocupado no que toca aos dados, pois é com isto que eles fazem milhões de $$$.

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      E a preocupação da Huawei e de que?
      Pensar em ti não me digas

  10. Avatar de Fernando Manuel Almeida
    Fernando Manuel Almeida

    Seria interessante ver implementado um installer legítimo de fábrica nos huawei novos, em que o consumidor opta por instalar caso seja essa a sua vontade.
    A huawei continua a trabalhar nos seus serviços, e o cliente ganha a possibilidade de escolher.
    Não usa este ou aquele porque tem de ser.

    Sinceramente tou me pouco nas tintas se este ou aquele espia. O resultado final é o mesmo, publicidade direcionada..
    Mas é só a minha opinião.

  11. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Deixa te estar Google. A Huawei passou a ser uma marca so para o mercado chinês que tem milhões. Os novos produtos cada vez vendem menos fora da china e é uma questao de tempo ate ser so uma grande marca mas na china e perder o interesse ocidental como ja esta a perder. Quem ganha com isto ate é a xiaomi que começa a ter mais expressão no mundo ocidental e a aparecer em maia e mais lojas. Nao me lembro de ng que recentemente tenha comprado ou ponderado um Huawei. A marca ate na gama media passou por cá, a ser irrelevante (nos últimos meses). Já nem nas lojas recomendam como primeira opção.
    Eles vivem bem do mercado chines onde vendem milhoes e milhoes. Sao bons sem duvida mas assim voltaram se a dar espaco a que outras marcas brilhem. E um dia vai ser a huawei a precisar do ocidente porque chegara o dia em que o mercado chines ja deu tudo o que podia a nível de vendas e valores de encher o olho. E nesse dia que a huawei precisar se nos, virá melhor que antes, mais transparente, e provavelmente mais barata dado que neste momento é cara como as rivais mas sem os serviços e funcionalidades google (e usar apps chinesas tem o seu risco acrescido)

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Trump já faz tweets em Portugues?