Acabaram-se as borlas! Banco CTT passa a cobrar anuidade do cartão (em alguns casos)

90 Comentários

O Banco CTT já não é um “banco zero” tal como era conhecido. Na passada semana foi apresentado o novo tarifário onde se ficou a saber que determinados serviços começam a ser pagos.

Das várias cobranças, destaque para o facto do banco começar a cobrar a emissão de cartões de débito (multibanco).

Acabaram-se as borlas! Banco CTT começa a cobrar comissões


O Banco CTT era conhecido por Banco zero. Tudo era grátis, ou seja, não havia pagamento da manutenção da conta, não se pagava pelo cartão de débito e crédito, etc. A partir do passado dia 24 de fevereiro de 2020 o banco passou a disponibilizar um novo tarifário que vai em sentido oposto daquilo que era o banco.

O novo preçário pode ser obtido aqui.

Acabaram-se as borlas! Banco CTT começa a cobrar comissões

Cartão de crédito (multibanco) passa a custar 15 euros

Segundo o novo tarifário, o Cartão de crédito (multibanco) passa a custar 15 euros por ano. A este valor acresce o imposto de selo de 4%.

Acabaram-se as borlas! Banco CTT começa a cobrar comissões

Além do pagamento do cartão de crédito, o cliente passa também a pagar 4,50 euros a partir do segundo levantamento bancário ao balcão. A este acresce também 4% do imposto de selo. Nos depósitos iguais ou superior a 100 moedas o preço passa a ser de 5 euros. A mudança de titularidade custa agora 7 euros.

Atualização com informação do Banco CTT…

O Pplware recebeu entretanto informação do Banco CTT que esclarece o seguinte:

  • Banco CTT (BCTT) confirma que o cartão de débito BCTT, um bem físico expedido para todos os clientes, terá uma anuidade de 15 euros associada.
    • No entanto, estarão isentos os clientes com utilização regular do cartão de débito BCTT ou clientes com menos de 25 anos de idade.
  • O Banco CTT quer continuar a ser um dos bancos mais competitivos do mercado pelo que mantém-se sem comissão no serviço MB WAY, sem comissão de manutenção, sem custos nas transferências nos canais digitais e sem comissão no cartão de crédito BCTT.
  • Assim, todos os clientes com uso regular do seu cartão continuarão isentos de qualquer comissão, sendo que os restantes pagarão 15€/ano, ficando muito abaixo dos 80-100€/ano que os principais bancos do mercado cobram, em média, por serviços comparáveis.
  • A comissão no cartão de débito irá ocorrer no mês de aniversário do cartão, com início em abril de 2020 e será comunicada aos clientes com antecedência de 60 dias à data de aniversário do cartão. Para os Clientes novos, esta comissão entra em vigor no dia 24 de fevereiro e será cobrada a partida de março 2020. Os clientes novos irão sempre pagar a primeira anuidade, com exceção dos clientes com menos de 25 anos. Nas anuidades seguintes, desde que sejam utilizadores frequentes do cartão de débito BCTT (em compras) poderão acumular descontos até ao valor total da comissão.

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de toze
    toze

    Os tipo que não conseguem levar uma caixa de A até B sem a perder, decidiram perder também os clientes do banco.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Devia ser obrigatório comunicar mudanças no preçário com pelo menos 3 meses de antecedência.

    1. Avatar de soldier
      soldier

      Quem não concordar com as mudanças no preçário,só tem que cancelar o contrato e mudar os euros para outro Banco.Mas hoje em dia todos os Bancos cobram taxas e taxinhos.

      1. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Nem todos.
        Podes usar o N26

        1. Avatar de Paulo Pedroso
          Paulo Pedroso

          Ou o Moey (crédito agrícola), até ao momento é dos únicos free em Portugal.

          1. Avatar de Nelson Fernandes
            Nelson Fernandes

            tem activobank

          2. Avatar de macopio
            macopio

            O CA também vai começar a cobrar.

          3. Avatar de David
            David

            ActivoBank?

          4. Avatar de David
            David

            Moey vs ActivoBank ?

          5. Avatar de Woot!
            Woot!

            No Activo também não pagas nada.

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Eu sei. Mas é preciso um tempo para fazer a mudança e comunicar a todas as entidades. Não é do dia para a noite que se muda de banco e já está.

        1. Avatar de Pedro Lima
          Pedro Lima

          E os clientes estão a receber cartas precisamente por esse motivo. Se já eras cliente não pagas o cartão neste ano. 1 Ano é mais que suficiente digo eu

      3. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não vale muito a pena estar com trabalhos a mudar de banco. Para quê? Para não pagar comissões durante 2 ou 3 meses? Lentamente estão todos a fazer o mesmo.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          E enquanto uns são preguiçosos outros transformam “2 ou 3 meses” em 5 anos de poupança em comissões.

      4. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Engano teu. Abres conta no ActivoBank (Grupo Millennium BCP) um banco que foi inaugurado em 2010 como ActivoBank (antigo ActivoBank7) e tudo continua gratuito. Comissões, MB Way, Emissão de Cartões Débito/Crédito, Despesas de manutenção. Sou clientes desde 2010 e até hoje ZERO de despesas pagas ao banco e sendo o único banco aberto de Segunda a Sábado das 10h às 20h.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Aberto de Segunda a Sábado das 10h às 20h se tiver a sorte de morar/ trabalhar perto de alguma agência “ActivoBank”… que existe em poucos locais… é por isso que podem ser tão baratos/ grátis.

    2. Avatar de Emanuel Barros
      Emanuel Barros

      Segundo o suporte deles só entra em vigor em 2021. Tens muito tempo para cancelar o cartão de débito.

    3. Avatar de fabio
      fabio

      E será avisado com três meses. Depende do mês em que fez o contrato com eles.
      Alguns clientes já foram notificados.

    4. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      A antecedência mínima obrigatória é de 30 dias.

  3. Avatar de Astérix
    Astérix

    Espero que o Activo não siga o mesmo caminho.

  4. Avatar de Joaquim à Brás
    Joaquim à Brás

    Podiam fazer como o Millennium e criar uma conta 100% online sem comissões e deixar as commissões para quem necessita de ir sempre ao balcão chatear os coitadinhos dos funcionários que passam o tempo todo a coçar os feijões.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      como tu crias isso? conta online mas quê enviam-te o cartão para casa depois?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Sim, já inventaram sistemas em que o pessoal pode fazer as coisas on line e depois enviam cenas para casa. Aparentemente funciona.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Lol mas tens que idade 80? És daqueles que por tudo e por nada vai para o balcão?

        Nos últimos 10 anos fui ao banco 3 vezes. Uma para fazer CH, outra para abrir conta e outra para fechar a conta.

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E não são nada meigos…!!!

  6. Avatar de Joaquim à Brás
    Joaquim à Brás

    Podiam criar uma conta 100% online sem comissões e deixar as commissões para quem necessita de ir sempre ao balcão chatear os coitadinhos dos funcionários que passam o tempo todo a coçar os fei*ões.

    1. Avatar de Zé Costa
      Zé Costa

      Não fales do que não conheces.
      Já estive na situação deles e só recuperei um pouco da saúde quando de lá saí.
      Procura saber quantos passam pelos psiquiatras.

  7. Avatar de Fábio
    Fábio

    Está tudo a ficar bonito. Mas ainda vai piorar. Esta cena do coronavirus ainda vai escavacar mais o mundo.

  8. Avatar de Crow-
    Crow-

    Mesmo assim compensa face à concorrência, pelo menos para mim. A única coisa que muda realmente para mim é pagar os 15€ pelo cartão de débito do primeiro titular, o do segundo titular já era pago desde sempre.
    A parte dos levantamentos em balcão não me afeta, raramente utilizo, e uma de borla por mês é suficiente nesse caso.
    Continua a ter a vantagem de não ter comissões de manutenção de conta fixos por mês.
    Por isso, na de especial.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      “Continua a ter a vantagem de não ter comissões de manutenção de conta fixos por mês.”
      Por enquanto. A continuar assim isso deverá acabar

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        quando/se acabar logo se vê

  9. Avatar de Carlos Gonçalves
    Carlos Gonçalves

    Isto parece-me medidas para evitar os abusadores que devem andar por aí. enfim

  10. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Não é o cartão de crédito
    É o cartão de débito. A notícia não está correta

    1. Avatar de Mega
      Mega

      Exacto, finalmente alguém viu

  11. Avatar de miguel
    miguel

    E quanto ao MBWay, como fica?

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Apenas se vai pagar anuidade do cartão. Não custava nada ler a notícia ou então ir ao PDF do precario e ver… Típico tuga k não gosta de procurar

      1. Avatar de Asilva
        Asilva

        É “caverna” e não “caberna”, e é “que” e não “k”…. Não te custava nada aprender a escrever português antes de vires dar uma de típico tuga que só sabe dizer mal dos outros.

        1. Avatar de Cisco
          Cisco

          Não sejas chato. Ele é um homem do norte karago!

  12. Avatar de Jota
    Jota

    Ai, ai ,ai a minha vida!

  13. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    FDS!! O banco CTT vai ficar mais caro que a CGD.

  14. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    Tenho dito… Montepio 🙂

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Até as transferências dentro do mesmo banco começaram a coisa de 2 anos a ser pagas.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      LOL Montepio deixa-me rir. Esse e CGD longe!!! Bem longe!!!

  15. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    É tudo uma questão de tempo, todos irão começar a cobrar, e haverá sempre alguém para descalçar a bota (pagar) pelas ditas comissões. As vezes nem vale a pena o trabalho para a realização da mudança de banco. Mas claro, a casos e casos. Como diz o outro, “mama mas não abuses”.

  16. Avatar de Zezito
    Zezito

    Aos poucos ele igualam aos bancos que cobram tudo e mais alguma coisa, eles simplesmente fizeram estes produtos de borla para agarrar clientes com empréstimos e etc… Como não conseguem angariar muitos mais clienteses começam a cortar nas borlas.

  17. Avatar de Migueel
    Migueel

    O banco online N26 (alemão) não há taxas nem taxinhas, cartão de débito grátis, tudo à distância de uma simples APP.

    1. Avatar de rui
      rui

      desde que não se façam mais de 5 levantamentos na atm por mês, não se esquecer de declarar a conta estrangeira no IRS, não ter produtos financeiros como créditos, depósitos a prazo, ações, etc. (os ctt também não tem ações)
      Como todos depende da situação, há vários bancos que não têm comissões se tiverem lá o ordenado e gastarem x por mês no cartão de débito.

  18. Avatar de Luis
    Luis

    A tática de sempre: borlas para caçar clientes, depois comissões para caçar-lhes o guito!

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      A parvoíce de sempre : acreditar que as coisas são de borla !

    2. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Activobank já a vários anos e até a data 0 de comissões (excepto se os for chatear ao balcão claro)

  19. Avatar de fabio
    fabio

    Segundo me informaram o custo pode ser eliminado se o cartão tiver 20 movimentos a cada 3 meses.

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      20 movimentos têm de ser “compras” ou imagine transferencias.

      Por exemplo: água, luz, televisão são (3 movimentos), transferir capital dessa conta para outra é considerado movimento ou tem de ser sempre uma “compra”.

      Está disponivel essa informação de isenção em algum lado ?

  20. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Começam por aqui, e mais tarde já terão outras comissões. É que eles sabem que a clientela não tem muito por onde escolher, é tudo a cobrar. Claro que há o ActivoBank ou o N26, mas quantos portugueses é que confiam e estão à vontade para trabalhar com bancos online? É uma quantidade de clientes reduzida, face ao universo total de clientes.

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Ninguem dá nada a ninguém. Já te perguntaste como é que montarias um negócio sem cobrar nada ao teu publico-alvo ? Se encontrares a resposta, dispõe.

      1. Avatar de Adelino Oliveira
        Adelino Oliveira

        Caro Justino,
        Já noutro “post” respondi, mas seja JUSTO e considere que o negócio dos bancos não é cobrar pelos depósitos, mas sim ganhar nos juros que recebem de empréstimos efectuados com o dinheiro depositado.
        Actualmente os bancos praticamente não pagam juros aos depositantes e recebem juros dos empréstimos que fazem com esse dinheiro. Para cobrarem pelos depósitos, seria JUSTO que partilhassem os ganhos dos juros recebidos…
        Parece fácil entender como se pode conceber este negócio, que na verdade não pode ser de receber os depósitos, mas sim de gerir os empréstimos (sem especulações, SWAPs e outras “engenharias financeiras”, empréstimos a amigos que todos sabem que não poderão pagar, empréstimos para comprar acções de outros bancos, etc…) .

        1. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          Caro Adelino, seja justo e sem demagogias ou populismos gratuitos, diga lá quanto é que os bancos ganham com os juros que recebem dos empréstimos concedidos? Por acaso sabe? Tem acompanhado a evolução do negócio do sector? Ainda não percebeu que os preçários de todos os bancos têm evoluído em sentido exatamente oposto à evolução das taxas de juro? Ainda não percebeu que só quando a Euribor morrer é que poderá voltar uma guerra de preços das comissões pois neste cenário atual e concedendo crédito não há hipótese? Vá lá, seja justo.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Tens balcões do activo. É maioritariamente online mas existem balcões se precisares de alguma coisa.
      Quanto aos bancos online, não me parece que seja assim uma quantiade tão reduzida. Perto de 70% das pessoas que conheço tem conta no Activo, N26, em ambos ou outras instituições “online”.

  21. Avatar de Luis
    Luis

    Resta o Activo Bank. E se este tb começar a cobrar é utilizar o Revolut em exclusivo para cartão de levantamentos e pagamentos.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      e se tiver dinheiro e quiser depositá-lo?

      1. Avatar de paulo rodrigues
        paulo rodrigues

        Pois o problema é mesmo esse… como se deposita dinheiro “vivo”?

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          Por enquanto o activobank único sem taxas nenhumas incluindo mbway
          permite depositar dinheiro vivo e único com horário de meter inveja aos outros bancos.
          Pelo menos durante 5 anos nunca me cobrou nada e ainda ganho vales de desconto.

          Espero que continue assim.

          1. Avatar de paulo rodrigues
            paulo rodrigues

            Tem 16 “pontos Activos” no país sendo que 5 são em Lisboa… existe sempre a possibilidade de depositar o dinheiro numa caixa multibanco mas, posso estar a ser paranóico, mas acho que o dinheiro vivo é para ser contado à frente dos intervenientes… mas fica o seu testemunho pois, se passados 5 anos nada cobrou, já é mais tempo do que o tempo de existência do banco CTT.

      2. Avatar de Pedro Reinel
        Pedro Reinel

        Depositas numa qualquer agência do MilleniumBCP

  22. Avatar de Adolfo Palma
    Adolfo Palma

    das notas ao precário: “A comissão de disponibilização de cartão é aplicável a cartões Visa Debit solicitados a partir de 24/02/2020. Para cartões solicitados
    antes desta data, a comissão será aplicada após comunicação individual com pré-aviso de 60 dias face à data de entrada em vigor”

  23. Avatar de Tenho 6 contas e não pago nada
    Tenho 6 contas e não pago nada

    E porquê só N26 ou Revolut? Porque está na moda?!
    Monese, Paysera, Bunq, OpenBank, Moey, Weststein, Qui, iCard… São alternativas a considerar.

  24. Avatar de Astérix
    Astérix

    Só posso dizer que os bancos em Portugal são geridos por gente do mais miserável, imoral e desonesto, incompetente e gatunos, que pode existir.
    É de bradar aos céus a quantidade de taxas e comissões e o raio que os parta a todos.
    Então as pessoas pagam para lá deixarem o dinheiro? Fantástico, isto está tudo do avesso… Fazem negócio com o dinheiro dos clientes e estes ainda lhes pagam.
    Também quero ser banqueiro…
    Posso afirmar. com toda a certeza, que a comissão de manutenção de conta, num banco Suíço com mais capital que Portugal inteiro, é inferior à praticada por qualquer banqueta daqui.
    Sou só eu que vejo nisto algo de incrível?

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      A tua ideia de negócio é que está totalmente desfasada. TEmpos houve em que os bancos nada cobravam…pensavas tu…pois eram bancos nacionalizados que viviam com o dinheiro do Estado e eram geridos pelo Estado…e tu como Estado, pagavas…mas era a dividir pelo povinho, que nem davas por isso. Hoje o negócio do banco consegue oferecer uma panóplia inimaginável de serviços muito para além dos depósitos e do crédito para a casa, e, como tal, tudo tem um custo, logo tudo terá um preço para o cliente. Como é que concebes um negócio em que não cobras nada pelo produto que comercializas ?

      1. Avatar de Astérix
        Astérix

        Simples, vc deposita 1000 euros no meu negócio. Eu com os seus 1000 euros vou buscar 1200 e dou lhe 20 pelos seus 1000.
        Quer melhor?

        1. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          Não respondeste à minha pergunta.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Respondeu. O negocio dos bancos e investir o dinheiro depositado.
            No crédito de habitação estão a emprestar o teu dinheiro e tu não recebes nada. Por isso não devias pagar comissão de manutenção.
            A panóplia de serviços são todos pagos com excepção dos serviços gratuitos nas ATM. Os quais os bancos tem intenção de cobrar aos clientes. Ate agora não conseguiram cobrar.
            Alem da anuidade que pagas, os comerciantes pagam uma taxa quando usas um cartão.
            Cada vez querem cobrar mais, lentamente estão matar o negócios deles. Exemplo MB Way tentativa de preservar o monopólio. Ao cobrarem taxas..
            Fintech agoram começaram por contas e cartões grátis. Próximo passo serão os empréstimos.

          2. Avatar de ovingadorortografico
            ovingadorortografico

            Não respondeu. Ele disse que cobra 1200 pelos meus 1000. Esquece. Os bancos, as fintechs não são a Santa Casa. Tudo tem um preço. E terás sempre de pagar. Não há milagres.

          3. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            Pois, como respondeu? Não percebi. Eu perguntei como concebia um negócio em que nada cobra pelo que comer ializa e a seguir ele diz que com os meus 1000 vai buscar 1200…

      2. Avatar de Adelino Oliveira
        Adelino Oliveira

        Esses bancos “que viviam com o dinheiro do estado” nessa altura davam lucros substanciais!!! Com a introdução de “uma panóplia inimaginável de serviços” os bancos começaram a colocar o dinheiro em aplicações cada de de maior risco, e aí sim, os contribuintes começaram a ser chamados para pagar os desvairos dos “gestores” (BPN, BES, etc…)
        De uma forma muito simplista, os bancos tradicionalmente ganham dinheiro emprestando o dinheiro que os seus depositantes lá colocam, e até pagavam juros a esses depositantes…
        Actualmente os bancos praticamente não pagam juros aos depositantes e recebem juros dos empréstimos que fazem com esse dinheiro.
        Parece fácil entender como se pode conceber este negócio, que na verdade não pode ser de receber os depósitos, mas sim de gerir os empréstimos (sem especulações, SWAPs e outras “engenharias financeiras”, empréstimos a amigos que todos sabem que não poderão pagar, empréstimos para comprar acções de outros bancos, etc…) .

        1. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          Visão totalmente distorcida da realidade atual.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Os bancos não necessitam pagar juros aos depositantes, porque o BCE empresta-lhes dinheiro a custo zero, e como tal, se podem fazer negócio em que só ganham e não investem, porque haveriam de pagar a um depositante?
          Antigamente os bancos pagavam boas taxas, porque ainda era a melhor forma de obter capital, através dos depositantes.

      3. Avatar de Menu Maker
        Menu Maker

        Correcto, o banco cobra juros e comissões pelos serviços que presta, mas a visão particular dos depósitos à ordem mudou desde que entrámos neste clima de juros baixos, e a banca tradicional assenta principalmente no juro (empréstimos à habitação). Sem essa fonte de proveito, viraram-se para as comissões, como fazem sempre que isto acontece. Não só em Portugal está claro.
        Mas até há uns anos o depósito à ordem era “intocável”, porque é de facto um inegável “favor” do depositante ao banco, concedendo fundos para a actividade bancária do banco a troco de nada. Alguns bancos até pagavam um jurinho (bem baixinho) nos depósitos à ordem para ver se captavam fundos fáceis.
        Agora? lol, vale tudo. É demasiado tentador neste clima seco, e os DO ali à mão? Agora inventam que são eles que prestam serviço ao depositante zero.
        Daqui a uns anos (alguns ainda), as taxas de juro sobem e a banca tradicional vai ter que captar fundos para ter alguma escala para benefeciar disso, e o que é que vai fazer? Vai eliminar comissões e dar um jurinho a quem tiver o ordenado domiciliado.

  25. Avatar de paulo
    paulo

    o banco é novo !! no inicio tudo sao rosas depois quando ja la tem meio mundo dentro começa a cobrar! é mais que certo os bancos sao o mal disto!

  26. Avatar de Astérix
    Astérix

    Na UBS, que é só o maior banco Suíço, se não me engano, com um movimento de capital superior a Portugal inteiro, ter conta à ordem custa 5 euros mês.
    Estamos a falar em ter o dinheiro guardado numa instituição prestigiada, regulada e bem gerida e não esta pouca vergonha de baquetas que cá temos.
    Dá cá uma segurança ter o dinheiro guardado em bancos geridos por vigaristas e pais bacarroteiro que vcs nem imaginam.

  27. Avatar de Nelson
    Nelson

    Contas novas? Ou abrange as que já existem??? Podem fazer ás que já existem em quê o contrato nada disso vinha mencionado????

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Claro que se aplica a todas. O contrato deve mencionar os custos com base no preçario que estiver em vigor, sendo que os preçários são atualizados. Se não concordas fechas a conta, tão simples quanto isso.

  28. Avatar de just saying
    just saying

    Deixem de ser preguiçosos e alterem o tipo de conta para serviços mínimos (manutenção de no máximo 5€/ano). A maioria das pessoas além desconhecer este tipo de conta obrigatória em todos os bancos pelo Banco de Portugal, cumpre os requisitos de utilização comum da maior parte das pessoas!

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Cumpre os requisitos?

      A maioria das pessoas falha logo na primeira “Ter uma única conta”. Há alguém – sem ser pobre – que só tenha uma conta? Não me parece. Estas contas estão desenhadas especificamente para um nicho muito pequeno e só consegues aceder fazendo parte desse nicho.

      1. Avatar de just saying
        just saying

        Até consigo acreditar que a maioria tenha mais do que uma conta à ordem, agora mais do que uma conta à ordem que seja ÚTIL, que tenha justificação e não apenas se tenha aberto a conta porque sim e depois assim ficou com meia dúzia de €… duvido! Acredito que a maioria abre e depois com o comodismo assim fica… 1 conta SMB + Revolut/N26/etc serviria perfeitamente para quase toda a gente.

  29. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Para mim que não tenho dimensão económica para andar a “espalhar” dinheiro por vários bancos, cinjo-me a uma única conta e faço dessa, uma conta de serviços mínimos bancários onde se recebe ordenado, paga-se contas de agua, luz, tv, que é o essencial, tem-se cartão de débito e independentemente do valor depositado, a manutenção anual custa 5€. E como alguém disse, os bancos não podem recusar, se só houver uma conta, embora todos tentem assobiar para o lado e convencer-nos do que “vamos perder” se optarmos por essa solução.

  30. Avatar de BancoCTT no coração
    BancoCTT no coração

    Mas então afinal é o de credito ou o de debito?
    E o que é considerado uma utilização “regular” 1 compra por dia/semana/mês?

  31. Avatar de Peter
    Peter

    Ainda bem que nunca quis ser cliente desse banco CTT tão ridículo

  32. Avatar de Tiago Conceição
    Tiago Conceição

    Comentário aos comentários:
    O povo Português é realmente um dos piores que já vi. Querem tudo dado, mas quando é para vender, vende mais caro que novo em segunda mão, farta-se de reclamar mas também não fazem nada.
    Se alguém vos pedisse para guardar uma quantia de dinheiro a salvo muitos não o faziam de borla, outros, se fosse uns bons milhares até fugiam com eles mesmo se fosse de alguém conhecido. Agora queria ver construírem o vosso próprio banco, empregar funcionários, edifícios, e todos os outros mega custos de se ter uma estrutura desse tipo, pergunto-me se o queriam fazer de borla.
    Claro que o negocio dos bancos é investimentos e usarem o dinheiro das pessoas para gerar lucro. Mas há muitos clientes que apenas têm uma conta para guardar o dinheiro, não fazem créditos nem usam outros serviços, apenas o têm lá e usam os cartões para fazer pagamentos, isto tudo gratuitamente. E com os problemas financeiros que estão a haver, assim é mais uma fonte de rendimento para o banco. Não vejo onde está o problema em cobrarem uma taxa mínima por conta aberta, é um serviço que estão a prestar com várias regalias, e como é um serviço se não estão de acordo é fácil, fechem a conta. Nada é de borla, ou voces prestam serviços e fazem tudo gratuitamente? Se não for para ganharem dinheiro nem me atendiam o telefone, quanto de mais de borla… ViaVerde, tarifários telemóvel, etc que têm o mesmo funcionamento de pagamento: mensalidade e se não usarem pagam na mesma, e disso já ninguém reclama?
    O mais engraçado é que uma grande parte das pessoas queima dinheiro em grandes taxas em coisas inúteis e depois as coisas que realmente são importantes reclamam.
    Basta olhar para o tabaco, não faço a mínima do custo mas supondo +/- 5€, vezes os maços consumidos por mês, vezes o agregado familiar que consome, façam as contas. Para não falar em cafés, águas das pedras, os que têm subscrições inúteis, os que dão dinheiro para os filhos comparem vbucks, etc. Ou seja, grande parte das pessoas pega no isqueiro e queima as notas que ganha, mas não o conseguem ver. Ao eliminar tudo o que é inútil muitas das pessoas podia melhorar a sua vida em 30-50%. Mas pronto o importante é ter os vícios e continuar a queimar o dinheiro, pagar para ter um serviço bancário e ter à disposição várias facilidades e regalias nunca na vida! Então só com uma mensalidade do banco compro eu um maço de tabaco, muito mais bem empregue… Abram os olhos, o português vive como rei mas sente como pobre.

  33. Avatar de Tiago Martins
    Tiago Martins

    Não encontro essa insenção do “uso regular” no preçário…

  34. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Sou cliente do ActivoBank e do Moey! e não me cobram um tostão.