Finanças: Disponível app para comunicar o seu agregado familiar

22 Comentários

Até ao próximo dia 15 de fevereiro, os contribuintes têm de comunicar ao fisco o seu agregado familiar. Esta informação é fundamental para efeitos do IRS Automático.

A comunicação do seu agregado familiar pode ser realizada via Portal das finanças e agora também através da app “Agregado Familiar”.

Nova app para comunicar o seu agregado familiar


Até 15 de fevereiro, os sujeitos passivos de IRS podem confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar. Além disso, podem igualmente comunicar outros elementos pessoais relevantes, como, por exemplo, a residência alternada de dependentes em guarda conjunta, estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, etc. Estes dados são úteis para que a AT disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha o modelo 3 com elementos pessoais atualizados.

A alteração dos dados pessoais deve ser efetuada caso o sujeito passivo verifique que os mesmos não correspondem à sua situação real em 31 de dezembro de 2018. Caso não seja efetuada esta confirmação/alteração, a AT disponibilizará o IRS automático com base nos dados da declaração do ano anterior (2017). Veja aqui como pode preencher o seu agregado familiar.

 

App para comunicar o seu agregado familiar

A Autoridade Tributária e Aduaneira disponibiliza ao contribuinte, para efeitos do IRS Automático, a possibilidade de comunicar/consultar no seu dispositivo móvel, os seus elementos pessoais relevantes e outros, designadamente:

  • Composição do seu agregado familiar;
  • Informação sobre os dependentes;
  • Informação complementar relativa às moradas:
  • Entidade à qual pretende consignar o seu IRS/IVA

Para aceder ao serviço necessita do seu número de contribuinte e senha de acesso de cada elemento do agregado familiar. Além disso, irá necessitar da morada completa da sua habitação permanente.

Pequenos gestos marcam a diferença…

Já sabe para quem vão os 0,5% do IRS que tem direito a doar? Saiba que pode escolher a entidade que vai beneficiar da consignação de parte do seu IRS.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cortano
    Cortano

    E criaram uma app independente para isto?
    Desperdício de dinheiro.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Alguém sabe como adiciono um filho ao agregado, tendo em conta que não tenho password de acesso ao portal das finanças dele?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tens de pedir o acesso para o teu filho.

    2. Avatar de Nuno R
      Nuno R

      Olá.

      Tens de fazer o pedido de senha da criança. Julgo não haver alternativa.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Vou fazer isso.
        Obrigado

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        ainda não há alternativa mas há uma autorização legislativa que pode vir a mudar isso no futuro. vamos ver em que termos

    3. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Tem de pedir envio de senha nova por correio.
      Não sei se existe forma direta de o fazer, ou se terá de errar propositadamente um determinado número vezes na senha desse NIF.

    4. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Tem de pedir acesso via site, demora porque vem pelo correio. Dada a data de informar agregado deve ir pedir uma password a um balcão das finanças.

  3. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Viva,
    Porque é o Estado não faz uma app para cada serviço?
    Temos uma app, para isto, outra para aquilo, uma para as finanças, outra para o SNS, outra para a Segurança Social, outra para marcação nas Lojas Cidadão, outra e outra e outra e outra…
    Não seria mais fácil cada ministério que tem as suas valencias usar uma app, onde possa concentrar tudo?
    Qualquer dia, temos um telemovel só com as apps do Estado e outro telemovel para o uso normal…

  4. Avatar de pois
    pois

    Pplware, se for o caso de um filho com mais de 25 anos que ainda vive com os pais mas este filho não tem rendimentos porque não trabalha, o filho não pode meter o IRS em conjunto com os pais por ter mais de 25 anos, certo? E uma vez que não tem rendimentos não precisa de entregar o IRS, certo?

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      Se não for incapacitado não pode entregar a declaração indicando o seu filho como dependente.
      Dado que não obtêm rendimentos, não necessita de submeter a declaração periódica.

      1. Avatar de pois
        pois

        Obrigado pela resposta, se ainda estudar o caso é o mesmo, certo?

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Não achas que as finanças te dão toda essa informação? Vais confiar em desconhecidos num site de tecnologia?

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sendo que tem 25 ou mais, tem obrigatoriamente de fazer IRS separado dos pais, isto é, viva ou não na mesma casa, esteja a trabalhar, estudar ou desempregado, deverá sempre fazer em separado.

      Não confundir isto com agregado familiar

  5. Avatar de Duarte Gouveia
    Duarte Gouveia

    Está toda a gente atualizar a morada o site ja está KO!
    .
    Error 400–Bad Request
    From RFC 2068 Hypertext Transfer Protocol — HTTP/1.1:
    10.4.1 400 Bad Request
    The request could not be understood by the server due to malformed syntax. The client SHOULD NOT repeat the request without modifications.

    1. Avatar de Ricardo Ruivo
      Ricardo Ruivo

      Santo deus isso está assim… como é que eles pagam fortunas por applicações e deixam sair cheio de erros!

  6. Avatar de Neuza Lima
    Neuza Lima

    Ola. O meu filho faz parte do meu agregado, tenho de ir metwr novamente ou isso fica automaticamente?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Agora com legendas sff

  7. Avatar de Sxac
    Sxac

    … e nem consegui alterar nada .. só adicionar e “validar”…
    Só gostava de saber quanto custou esta App aos contribuintes…

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Bom dia. Na confirmação da morada dá me erro Diz que tenho de pôr artigo e fracção, mas isso eu não sei pois estou em casa arrendada. Sabem. Como resolver? Obrigado

    1. Avatar de Carlos Mendes
      Carlos Mendes

      Olá, também tenho esse problema.
      Já sabe como resolver !?
      Obrigado

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Finanças…só á noite é que se consegue fazer algo…e estar á vontade no site sem ir abaixo..agora de dia, é para esquecer!!