E se o seu smartphone fosse um radar de velocidade móvel?

15 Comentários

Com recurso às ferramentas de inteligência artificial, foi criada uma app para smartphone que promete torná-lo num radar de velocidade móvel. Mas será esta uma boa ideia? Será fiável? A Google desconfia… a Apple nem deu oportunidade.

E se o seu smartphone fosse um radar de velocidade móvel?


App Speedcam Anywhere que promete ser um radar de velocidade de bolso

Speedcam Anywhere é o nome da app que está a criar controvérsia por prometer transformar o smartphone num radar móvel. São várias as questões que podem ser levantadas. Desde logo a fiabilidade do sistema e as questões de privacidade.

Os criadores da app são especialistas em Inteligência Artificial de várias universidades do Reino Unido e referem quem o objetivo primordial seria ajudar a prevenir acidentes. Assim, qualquer pessoa poderia reportar às autoridades uma infração por excesso de velocidade, com a validação desta ferramenta. Boa ideia?

E se o seu smartphone fosse um radar de velocidade móvel? Speedcam Anywhere

Para funcionar, o utilizador da app teria que ter o smartphone estático, não podendo haver movimento, apontar o telefone para a estrada e captar o carro a passar, de forma a estimar a velocidade a que circulava.

Segundo os programadores, a app teria uma versão free e uma paga, sendo o modo Pro capaz de estimar a velocidade de um veículo com uma margem de erro de aproximadamente 3,2 km/h. No modo básico a margem de erro poderia ser de 10%.

A rejeição, os problemas e as críticas

A app foi submetida à Play Store e à App Store, lojas de apps da Google e da Apple. Inicialmente a Google começou por rejeitar a app com a justificação de que não seria possível estimar a velocidade instantânea de um veículo com recurso a IA. Conduto, os criadores da app foram capazes de entregar provas que mostravam as capacidades da app, acabando mesmo por ficar disponível na loja do Android.

A Apple nem sequer apresentou justificações para rejeitar a app na sua loja. Segundo o The Guardian, a quem os criadores prestaram declarações, esta atitude da Apple não foi compreendida, mostrando-se mesmo desapontados com a decisão e falta de explicações.

Apesar de terem recebido apoio por parte de muita gente, existem muitos críticos que consideram que a app é demasiado abusiva e que “nos torna num estado de vigilância”. Houve mesmo quem comparasse esta app a uma espécie de PIDE, incentivando a população a denunciar qualquer infração por menor que fosse.

A verdade é que esta app poderia não ter qualquer valor. Em primeiro lugar, as imagens não teriam qualquer valor legal porque a aplicação não foi aprovada pelos órgãos oficiais do Reino Unido e não é legalmente um radar de trânsito, logo, os condutores nunca poderiam ser multados na sequência de uma denúncia feita através da aplicação. Seria só a ideia de denúncia gratuita.

Contudo, os criadores acreditam que pode ser uma ferramenta útil para encontrar pontos onde as infrações são mais frequentes por forma a que as autoridades possam fazer uma intervenção mais ativa nessas zonas.

Qual a sua opinião sobre este tipo de aplicações?

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Útil é, e pode servir como complemento para que outros equipamentos – esses sim, oficiais, homologados e devidamente calibrados – possam, tal como é referido no artigo, identificar situações de infracção. Tomado isoladamente pode ter uma função acima de tudo didáctica (o que é muito importante) principalmente no âmbito de campanhas de sensibilização para a segurança rodoviária.

  2. Avatar de Anti-azelhas
    Anti-azelhas

    Já não chegam os radares instalados e ainda vamos ter os “respeitadores dos limites de velocidade” à perna? Os mesmos que respeitam os limites de velocidade e fazem asneiras nas estradas, umas atrás das outras, sem terem a mínima noção?? E depois a culpa é do excesso de velocidade! Devia haver radares para detetar a azelhice que infelizmente aparece em maior número e não é contabilizada.

  3. Avatar de cK
    cK

    Seria mais fácil limitar os carros à velocidade máxima legalmente permitida no país. 90% dos problemas desapareciam.

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      E em situação de emergencia ficas preso a isso…

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Em situação de emergência ligas os quatro piscas e o limite desativa-se.

    3. Avatar de Alphie
      Alphie

      Vai sonhando. Isso não é prático de ser feito se não mesmo impossível. Só 1 exemplo: compras um carro em Portugal, velocidade máxima 120, vais para um país que tenha a velocidade maxima a 130, ficas agarrado aos 120. Não é prático.

  4. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Está APP é interessante do ponto de vista lúdico, pelo que como divertimento, acho que poderia ser colocada em ambas as lojas (Google e Apple) pois seria interessante estimar velocidades de carros que passam e depois verificar se acertamos. No entanto, como aplicação com fim prático, eu discordo completamente do seu uso. Motivos? Um sem fim deles, dos quais já foram alguns abordados na reportagem, além de que:
    – poderia potencialmente ser usada com propósitos errados, como por exemplo vingança;
    – poderia causar problemas violentos pela parte de algum condutor que não lhe agradasse estar a ser fotografado (fosse o fim uma avaliação de velocidade legítima ou não);
    – etc…
    Por isso, APP lúdica, sim, APP com propósitos “reais”, NÃO, de todo….

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1

  5. Avatar de Manuel Lopes
    Manuel Lopes

    Deviam era arranjar uma App que funcionasse como detector de radares.

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Já existem alguns basta procurar. Além de que também pode ir a Espanha e adquirir o equipamento que o avisa de Radares mas fica sujeito a elevadas coimas.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cada vez mais perto de uma sociedade em que todos os nossos passos são controlados. Seremos uns verdadeiros bots.

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O orçamento de Estado talvez venha a poupar uns milhares largos e a ganhar bastantes cumpridores …
    😉

    Mas também existe regra para se filmar ou fotografar na via publica e convém não esquecer …

  8. Avatar de Alphie
    Alphie

    APP interessante apenas se for para pregar partidas. Os programadores ainda se admiram porque a Apple rejeitou sem dar qualquer justificação. Se o telemóvel tem de estar imóvel, logo aí a APP perde todo o propósito, ninguém se vai dar ao trabalho de estabilizar o telemóvel e vão se logo aproveitar disso para reportar velocidade a mais ou a menos. Já para não falar que a margem de erro na versão free é de 10%, a juntar aos 10% de margem de erro nos radares e velocímetros dos carros já dá uma margem de 20%. Se for a 120 tanto pode dizer que vou a 100 como a mais de 140.

  9. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    a criar uma geração de bufos! só à chapada