Antigo diretor da Roscosmos não acredita que o homem tenha pousado na Lua em 1969

67 Comentários

Apesar de existirem marcas e equipamentos da NASA na Lua, como os espelhos retrorefletores, e mais de 300 quilogramas de rochas lunares trazidas para a Terra, Dmitry Rogozin questionou o feito da NASA em 1969 porque não encontrou provas de que os astronautas norte-americanos tenham pisado a superfície lunar.


Acredita que os americanos chegaram à Lua, mas não pousaram

O Dmitry Rogozin, o controverso ex-diretor da Agência Espacial Russa, juntou-se às fileiras dos teóricos da conspiração que acreditam que o homem não aterrou na Lua em 1969. Para Rogozin, não faz sentido que a NASA tenha conseguido tal proeza, uma vez que não foi capaz de a repetir nos cinquenta anos seguintes.

Há cerca de dez anos, quando trabalhava no governo, enviei um pedido oficial à Roscosmos para que me fornecesse provas documentais da permanência dos americanos na Lua. Fiquei dolorosamente embaraçado com o facto de os cosmonautas soviéticos que regressavam de expedições de vários dias mal se conseguirem manter de pé. O antigo diretor da agência espacial não podia acreditar que Amstrong e Aldrin fossem capazes de se deslocar sem problemas depois de deixarem o módulo lunar.

Disse Dmitry Rogozin num canal do Telegram.

Apesar da sua insistência, os resultados do pedido não foram os esperados. Dmitry Rogozin referiu que a agência lhe enviou um livro em que o cosmonauta Alexei Leonov confirmava a aterragem lunar. Leonov, que podia ter sido o primeiro soviético a pisar a Lua, afirmava que Neil Armstrong e Buzz Aldrin tinham conseguido a proeza “porque eles próprios lha tinham contado”.

Segundo Rogozin, quando anos mais tarde assumiu o controlo da Roscosmos e conseguiu transformar a agência espacial, tornando-a mais competitiva, continuou à procura das evidências do pouso americano. Diz que não encontrou nada.

Contudo, foi criticado pelos colegas porque prejudicava a “cooperação sagrada com a NASA” e foi mesmo chamado à atenção por um alto funcionário russo.

Imagem de Dmitry Rogozin com Putin

 

Antigo chefe da Roscosmos não acredita na versão oficial

De acordo com as teorias da conspiração, a NASA falsificou a aterragem na Lua para ganhar a corrida espacial contra a União Soviética. Não é surpreendente que Dmitry Rogozin, um patriota da velha guarda que procura restaurar a glória da URSS, faça tais declarações. Durante o período em que esteve à frente da Roscosmos, envolveu-se numa série de controvérsias que vão desde a ameaça de morte a Elon Musk até à destruição da Estação Espacial Internacional.

Só por força da minha natureza é que tentei ir ao fundo dos pormenores e estabelecer, pelo menos para mim, a verdadeira situação da questão da exploração da Lua pelos nossos concorrentes. Não era claro para mim como é que os Estados Unidos, com aquele nível de desenvolvimento tecnológico nos anos 60 do século passado, faziam o que ainda não conseguem fazer atualmente.

Disse o antigo chefe da Roscosmos.

É importante referir que Rogozin não duvida que Amstrong, Aldrin e Collins tenham ido à Lua, mas sim que tenham conseguido aterrar. O antigo diretor da Agência Espacial Russa acusa personalidades como Eugene Alexandrov, membro da Academia Russa de Ciências, de ter interesses alinhados com os Estados Unidos. Alexandrov, que promove o conhecimento científico através da Comissão de Pseudociência, criticou duramente Rogozin quando este pediu provas de uma aterragem na Lua em 2018.

As declarações do antigo diretor da Roscosmos alinham-se com o seu novo papel na guerra da Ucrânia. Depois de ter sido demitido da Agência Espacial Russa, Rogozin partiu para as regiões ocupadas do Donbas e proclamou-se líder de um grupo de combatentes voluntários. Hoje, não exerce qualquer cargo e perdeu todo o poder que detinha, o que não o impede de partilhar as suas memórias e teorias espaciais no seu canal do Telegram.

[Artigo corrigido às 17:00 h]

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arconte
    arconte

    A russia não consegue fazer ou dizer NADA que se aproveite.

    1. Avatar de Pedrinho da peida
      Pedrinho da peida

      Fico surpreendido como ninguem se aterroriza com a ideia de existirem planetas gasosos no nosso sistema solar, onde não ha chao. Estariamos em queda livre para a eternidade. Neptuno onde os ventos sopram a velocidades superiores a do som e a cor azul dada a tecnologia maya que sairam da terra na epoca dos espanhois

      1. Avatar de dofino
        dofino

        “Estariamos em queda livre para a eternidade.”
        Não achas que serias esmagado pela pressão muito antes de chegar a qualquer lado?

        1. Avatar de Pedrinho da peida
          Pedrinho da peida

          Aguento muito bem a pressao, so no mar mergulho varias centenas de metros e não sinto qualquer problema. Num planeta gasoso so ha ar logo a pressao e menor

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            “Num planeta gasoso so ha ar logo a pressao e menor”

            Resultados da Escola Publica e da falsa Privada.

          2. Avatar de LR
            LR

            Não sejas mentiroso, fica-te mal. Desde quando é que mergulhas a várias centenas de metros? Antes de dizer uma patranha, informa-te um pouco do assunto em que vais mentir. Sinceramente, duvido que alguma vez tenha sequer feito mergulho autónomo. Até ao funda da banheira, talvez, e mesmo assim…

          3. Avatar de IKAROS
            IKAROS

            Acho que não sabes o que é um planeta gasoso. Apesar de não haver uma superfície sólida, à medida que mergulhas vai ficando cada vez mais espesso e mais espesso (etc) e até que a pressão e o calor te transforma num cubo de carbono.

          4. Avatar de pituína
            pituína

            Escola…
            Sim existe e é uma realidade que voce claramente não fez parte…

      2. Avatar de pituína
        pituína

        Os planetas gasosos tem um centro sólido.

  2. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    Mas uma verdade persiste .
    50 anos depois com uma tecnologia avançada 50 anos ainda não conseguiram repetir e quando falam que vão parece sempre como se fosse a 1º vez , é muito estranho.

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      O que não faltam são documentários que mostram os meios necessários para que cada viagem Apolo (11-17) chegasse à lua e não tenho dúvidas que, com os mesmos meios o homem facilmente lá voltava.
      Nem os russos duvidam que, no mínimo ,os americanos chegaram à orbita da Lua.

    2. Avatar de BC
      BC

      Foram lá 6 vezes. Deixou de fazer sentido voltar lá. Tanto a nível científico, como monetário. Deixou de haver interesse. Por isso, essa “verdade” que persiste, é simplesmente mentira.

    3. Avatar de Miguel Montes
      Miguel Montes

      Não, essa “verdade” não persiste. Está aqui feito um enquadramento em má fé.

      Não é “não conseguir”, é “não tentar”. A NASA não tentou durante décadas. Simplesmente não havia motivo nem motivação financeira, ganharam na altura aos Soviéticos e pronto, o objetivo foi cumprido.

      Agora estão a tentar, mas com outros objetivos em mente. E como esses planos são muito mais complexos do que apenas deixar lá pegadas e recolher umas dezenas de quilograms de rochas, todo o cenário é diferente. Pelo que a tecnologia que o suporta tem que ser desenvolvida e testada.

      E não, não falam como se parecesse a primeira vez. Nem a NASA o faz nos seus comunicados (utilizam sempre o termo “go back”), nem a sociedade em geral o está a fazer. Aqui então é que nem de longe.

      Sugiro veres uns documentários de como realmente foi o impacto da ida à Lua na altura, para veres a diferença para 2023.

  3. Avatar de MF
    MF

    ‘Leonov, que terá sido o primeiro soviético a pisar a Lua’ … lamento, mas apenas capitalistas americanos é que pisaram a Lua até ao momento!

  4. Avatar de luís Costa
    luís Costa

    é verdade ….. e pelo seu comentário até parece que você é Russo

    1. Avatar de MF
      MF

      Vamos ser rigorosos, inferindo algo do meu comentário seria sim que eu era soviético! Os russos de hoje são tão anti-capitalistas como os chineses!

  5. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Foram 6 as missões apolo que chegaram e “alunaram”.
    Embora existam algumas imagens que alimentam a teoria da farsa há uma serie de outras provas de que efetivamente a alunagem aconteceu.
    Não voltou a acontecer porque não fazia sentido continuar a suportar os custos da operação e tambem já não haveria muito mais a fazer por lá.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Exato. As pessoas esquecem facilmente o fator contexto histórico.
      Durante e após o “McArtismo” havia uma “necessidade” de combater o comunismo (veja-se as guerras “Fria” e do Vietname) e o estado americano injetava recursos na NASA para mostrar que o capitalismo se sobrepunha à doutrina da União Soviética; para serem os primeiros na “corrida espacial” e elevar o sentido patriótico dos seus cidadãos.
      Quando a Guerra Fria terminou deixou de haver justificação para os investimentos na agência espacial. Basta ouvir as críticas do Neil de Grass Tyson sobre a constante redução anual da parcela do orçamento para a investigação espacial.
      Mas é assim com quase todos os empreendimentos humanos dos últimos séculos: primeiro as coroas gastaram na navegação para descoberta de novos mundos e os empresários foram atrás para o estabelecimento de negócios. Na medicina e conhecimento académico também se encarregaram dos hospitais e universidade e agora é ver instituições privadas a nascerem tipo cogumelos. Com a investigação espacial está a ocorrer o mesmo pois uma vez o caminho desbravado e o conhecimento “democratizado” é dar passagem aos privados para a nova “corrida espacial” às oportunidades de negócio. Daí as instituições estatais investirem em objetivos a longo prazo como as estações espaciais e pesquisa em planetas distantes.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        E não só, primeiro voo é novidade, segundo é espetacular ao quinto já é normal e nada de novo, ao Sexto é mais do mesmo.
        Depois não existia retorno financeiro pra tanto investimento.
        Hoje vamos ter investimento porque nos interessa chegar a outros pontos no sistema solar,por exemplo minerar asteróides, é muito mais fácil contrariar a gravidade lunar do que a terrestre, ou seja uma base lunar pode servir como local de estudos científicos e intermediário de salto.

        1. Avatar de RicM
          RicM

          Exato, apesar do maior risco de colisões de “material espacial” por falta de atmosfera, a menor velocidade de escape é uma grande vantagem em poupança de combustível.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu também não acredito. Em 1969 conseguiram chegar à Lua. Atualmente, mais de 50 anos depois, com melhor tecnologia, não conseguem.

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      Não conseguem?

      1. Avatar de Pedrinho da peida
        Pedrinho da peida

        Nem conseguem descolar a starship da terra quanto mais. So cai quem quer

        1. Avatar de Naodouonome
          Naodouonome

          A spacex não a nasa.

        2. Avatar de Miguel Montes
          Miguel Montes

          Não é a Starship da SpaceX que irá impulsionar novamente os humanos à Lua nas missões calendarizadas do programa Artemis, é o SLS da NASA.

          O foguetão Starship vai, sim, em princípio participar no programa Artemis, mas não é agora, é para mais tarde (não se sabe exatamente quando), provavelmente depois da base lunar estar implementada.

          Adicionalmente, um componente da Starship, o Starship HLS (o equivalente moderno ao módulo lunar das Apollo), vai ser usado já na Artemis 3. Na Artemis 2, a primeira missão tripulada, se não estou em erro ainda vão usar a cápsula Orion.

        3. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          O objectivo da starship é ser eficiente, mais barato e permitir reutilizar apos o lançamento.

          O saturn V efectivamente nunca falhou um lançamento, mas é uma abordagem muito mais simples.

          Estás a comprar um carro a vapor com um a combustao interna.

    2. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Se quisessem até conseguiam, mas dado que a NASA agora quase não tem dinheiro, e o pessoal anda a experimentar tecnologias novas e ainda por testar, é natural que voltem a ver falhanços.
      Por alguma razão não querem voltar a construir réplicas dos foguetões que a NASA usou nos anos 70. Se calhar por boas razões…

  7. Avatar de PN
    PN

    Ele foi lá e esqueceu-se do cérebro, daí dizer o que diz.

  8. Avatar de Sepo Esperto
    Sepo Esperto

    Força NASA e Rússia nas missões espaciais e azar para a China.

  9. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    RsRsRs. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  10. Avatar de Keli
    Keli

    Eu também não acredito que a Rússia exista. Nunca lá fui e acho que é tudo propaganda dos Iluminatti para nos vender o petróleo mais caro que já agora também não acredito que seja combustível fóssil visto que os fósseis são de rocha não de líquido.

    1. Avatar de Pedrinho da peida
      Pedrinho da peida

      A russia e uma federacao e nao um pais. Se a russia cair podemos enfrentar a extincao pois sao os russos que protegem a terra das auroras boreais nucleares enviadas pelo sol

      1. Avatar de pituína
        pituína

        Você nem para troll serve considerando a quantidade de coisas mirabolantes que escreve.

  11. Avatar de Jota
    Jota

    Eu também não acredito!

  12. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Expliquem-me como se eu fosse muito burro, se o homem não foi à Lua como foi que eles fizeram para enganar tanta gente. E NÂO me mandem ir ver links e vídeos, vocês é que são os inteligentes vão conseguir explicar isso pelas vossas próprias palavras.

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Muito simples explicar. Por possuirmos predominâncias elementares corpóreas H²O Água, totalmente vulneráveis e mortais a baixíssimos níveis de radiação termonuclear, limitados até mesmo a pouquíssimas radiografias dentarias e pulmonares: Impossível ultrapassar os cinturões de Van Allen que nos protegem da descomunal radiação termonuclear, emitida pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente de SOL.

      Considere que o ESTABILIZAOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso PLANETA, estabilizador que também chamam primitivamente de LUA, fica além dos CINTURÕES DE VAN ALLEN.

      1. Avatar de VDR
        VDR

        Muito simples explicar? Não percebi patavina.
        Este indivíduo é um “case study”. Deve ter nascido num reator termonuclear amorfo.

      2. Avatar de pituína
        pituína

        Sabe que a Humanidade desenvolveu um método altamente avançado para as radiações que refere…..

        Chama-se folha de papel A4

    2. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Com a cena da guerra fria, os soviéticos seriam os primeiros a desmascarar os americanos! E nunca o fizeram…

  13. Avatar de Eu
    Eu

    É verdade sim senhor.
    Tão verdade quanto a terra ser plana e eu ter nascido de um extraterrestre cuja minha missão é subjugar todas as gajas do planeta.

  14. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    @PPLWARE
    “Leonov, que terá sido o primeiro soviético a pisar a Lua”…
    Isto não está correcto, pois não?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não ficou bem explicado. O que ele queria dizer é que Leonov poderia ter sido o primeiro soviético a pisar a Lua. Não o foi porque cancelaram a missão LOK/N1, onde o cosmonauta estava apontado para pisar solo lunar.

      Já foi atualizada essa informação.

      1. Avatar de José Bonifácio Boni
        José Bonifácio Boni

        Nobre Vítor M;

        Isso não é nem briga de cachorro grande, e sim, briga de ursos.

        Cabe agora ao diretor da NASA, provar o contrário.

        1. Avatar de Vítor M.

          Provar o quê? O que não falta no solo da lua são os “despojos” das alunagens e dos passeios em solo lunar. Estão lá os veículos usados, detritos, os espelhos retrorrefletores ainda hoje usados para medir o afastamento da Lua, enfim, quem tem de provar algo não são os americanos, que já lá pisaram e deixaram “marcas”. 😉 os outros nunca lá foram.

          1. Avatar de IKAROS
            IKAROS

            Ya, deixaram montes de lixo. Até fraldas…

          2. Avatar de manuel
            manuel

            Apontem um telescópio e tirem fotos, o satélite da google pintou nas imagens o supodto percurso feito pelas missões, retirem a opção graficos do google earth e os traços desaparecem…

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            E então?
            As images usadas até então não têm resolução para tal.
            Vai ver as da sonda japonesa.. M

        2. Avatar de pituína
          pituína

          Quem faz a afirmação é que tem que a provar.

  15. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Desde 2011 que há fotos de alta qualidade das marcas e trilhos que o pessoal deixou na lua quando lá esteve. Basta googlar.
    https://www.pbs.org/newshour/science/new-images-show-the-1

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      não se vê nada de jeito

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Estas imagens têm 13 anos, vão haver melhores em breve.

  16. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Não me admirava nada que os soviéticos tivessem chegado primeiro à lua. Mas como infelizmente a missão correu mal (o astronauta nunca voltou) e eles omitiram a informação.

  17. Avatar de João Melo
    João Melo

    De facto, não há provas que eles lá tenham ido..
    O Rogozin está correcto, ele pediu amostras lunares, e os americanos dizem que as perderam…what??

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Exceto os aparelhos que eles lá deixaram, que ainda hoje estão em uso, e as fotografias de alta qualidade que de satélite que mostram pegadas, trilhos deixados pelos rovers e muito mais.

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Ele não pediu amostras. Pediu provas.
      Quanto às amostras, a NASA deu amostras de rochas lunares a praticamente todos os países, inclusivé Portugal.

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Existirem pessoas que em 2023 acreditam que o Homem não chegou à lua diz bem dos lunáticos que ainda povoam este planeta, devem ser os mesmos que acreditam que a Terra é plana e que mandam lixo pela janela dos carros, como é que o mundo continua cheio deste idiotas?

    1. Avatar de pituína
      pituína

      Na mouche

  19. Avatar de pituína
    pituína

    Quem será que lá deixou os espelhos????

    Basta procurar por:
    laser-beams-reflected-between-earth-and-moon-boost-science

  20. Avatar de manuel
    manuel

    Façam contas ao ar que um homem respira e vejam onde estam os tanques para o transportar: 6 litros por minuto, 360 litros por hora, 8640 litros por dia X 3 = 25920. Quantos dias durou a aventura? 7 dias = 181 440 litos.
    Uma garrafa de mergulho dá para 20 minutos, imaginem o tamanho da nave só para carregar o ar…

    1. Avatar de arconte
      arconte

      Acreditava que se ensinava os filhos a pensar e pesquisar antes de escrever coisas sem nexo….

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Porque nao vais tu procurar a documentacao, fazes as contas, e metes tudo bonitinho para mostra a malta que afinal nao bate certo?

      Só pelo facto que devido aos CO2 scrubers garantirem que o mesmo tank de scuba durar 15x mais vese mesmo que fazes ZERO pesquisa e só vez videos de conspiração e regurgitas as coisas…

    3. Avatar de arconte
      arconte

      As únicas contas que me interessa é somar o número de posts seus claramente ignorantes.