Covidografia: Quantos infetados de COVID-19 há na sua zona?

51 Comentários

Por estes dias a preocupação de muitos passa por saber quantos infetados há na zona/distrito. A informação pode ser útil, mas mais importante é mantermo-nos isolados em casa, evitando assim o contacto com outras pessoas.

Recentemente foi lançada a ferramenta Covidografia, a plataforma que tira “uma fotografia” aos sintomas dos portugueses.

Covidografia: Quantos infetados de COVID-19 há na sua zona?


Todos lutamos contra a COVID-19, e contra ela cada um de nós tem a sua arma! Ficar em casa faz parte da melhor estratégia de defesa e os resultados começam a aparecer, pois a percentagem de infetados (dia a dia) baixou nos últimos 3 dias segundo dados da DGS.

Uma das questões mais recorrentes no momento que vivemos é saber quantos infetados na nossa zona. A DGS tem informado dos números, mas de forma colaborativa e em comunidade podemos contribuir para informações ainda mais reais. Para isso basta que cada um dê o seu contributo usando a plataforma Covidografia.

 

Covidografia – Fotografia instantânea aos sintomas dos portugueses

A plataforma Covidografia foi desenvolvida no âmbito do projeto Tech4Covid19 – a comunidade tecnológica de combate à COVID-19. Esta plataforma permite registar pessoas infetadas, ou potencialmente infetadas, prevendo redes de contágio. Segundo os autores do projeto toda a informação é totalmente confidencial.

Respeitando sempre a privacidade dos utilizadores, esta informação será agregada e partilhada com as autoridades de saúde, que poderão depois utilizar esta informação para tomarem decisões que ajudem a proteger os cidadãos desta pandemia.

Como usar esta plataforma?

Para começar aceda aqui. Use a sua conta de Facebook para se registar. Depois indique o seu ano de nascimento, insira código-postal

Em seguida informe o seu estado de saúde indicando quais os sintomas que tem. Depois indique qual o seu estado de infeção atual.

Por fim basta registar qual o seu estado de atividade atual! Com base nos seus dados e de outros utilizadores são apresentadas um conjunto de estatísticas para a sua zona. Quantas mais pessoas indicarem a sua situação, melhor informação fornecerá a app.

A Covidografia reúne informação, em tempo real, sobre os sintomas dos portugueses para melhor se avaliar a propagação da pandemia. Se querem contribuir, acedam já ao site e indiquem os seus dados.

Covidografia

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Só permite sign up/login com facebook… That’s dumb!

  2. Avatar de desinformado
    desinformado

    Começa logo mal com “Use a sua conta de Facebook para se registar”. Daqui para a frente, nada de bom virá. Qual é o interesse de só permitir via Facebook? Só precisam de saber se temos sintomas e o nosso código postal. Nada mais deveria ser necessário. Para que interessa conexão ao Facebook? Venda de informações? Publicidade direccionada?

    1. Avatar de Oscar
    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      concordo que nao faça sentido e pessoalmente nao gosto de entrar em qualquer serviço atraves de oauth prefiro criar a minha conta mas concordo que para a grande maioria das pessoas é mais facil com o facebook

    3. Avatar de Informado
      Informado

      O código está todo open source, a única razão para usar facebook é para facilitar o login. Convido-os não só a verem o código, mas também a contribuir. São já mais de 200 pessoas que contribuiram para o projecto.
      https://github.com/Tech4covid19/trackovid19-web
      https://github.com/Tech4covid19/trackovid19-backend

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        E quem não tem facebook?

      2. Avatar de Faisca
        Faisca

        O código aberto não é sinónimo de ausência de outras intenções.

      3. Avatar de Um bocadinho mais informado
        Um bocadinho mais informado

        Ninguem esta a falar do codigo da aplicacao em si, uma autenticacao via SDK do facebook vai muito alem de apenas criar uma autenticacao, qualquer dev sabe disso.

        Na minha opiniao erraram logo na primeira “pagina” da aplicacao, e tal como eu, muitos fecharam a aplicacao apos verem auth via Fb.

        Cumps

    4. Avatar de RM
      RM

      Só pode ser $$$$$ a troco de dados!

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      é uma observação pertinente.
      No entanto e fazendo fé nos developers, para este tipo de apps é necessário garantir ao máximo entradas únicas. Evitar que se subvertam os resultados de uma sondagem por haver um grupo que – maldosamente ou não – regista mais que uma vez a informação
      E sim, tenho a noção que posso estar a ser ingénuo. Mas antes assim que a partir logo para a desconfiança.

      1. Avatar de GM
        GM

        Eu parto logo para a desconfiança, e…..não tenho Facebook. Logo, se não tenho, e não quero ter, não posso fazer parte da contagem. Quando, se fosse verdadeiramente no interesse do serviço público, deveria ser efectivamente para todos, qualquer que fosse a sua condição.

  3. Avatar de Zé Confuso
    Zé Confuso

    Muito viável! Até porque são cada um na sua casa a alimentar em Base de Dados! E não a DGS (se é que tbm é de bastante confiança)

  4. Avatar de Bruno Pião
    Bruno Pião

    Olá a todos, faço parte do movimento responsável por esta plataforma.

    A Covidografia é um dos projetos que nasceu do movimento tech4COVID19, que ao fim de duas semanas reúne mais de 4000 voluntários a construir soluções tecnológicas para lutar contra o Covid-19.

    O objetivo de fazer o registo por conta Facebook serviu para responder rapidamente a uma solução de evitar que se dupliquem resultados. Estamos a lutar para conseguir encontrar outras formas de autenticação.

    Posso-vos assegurar que não recolhemos dados individuais de ninguém, nem nenhuma conta associada irá usar a informação para publicidade.

    Se tiverem mais dúvidas acerca desta plataforma, convido-os a todos a deixarem essas perguntas nos nossos perfis de redes sociais.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Eu até confio em vocês mas eu não confio no Facebook. E sim, o Facebook vai poder recolher dados. Mesmo que vocês não queiram. Enquanto não houver outra forma para entrar na app não a irei utilizar. cumps

      1. Avatar de Bruno Pião
        Bruno Pião

        Tem toda a legitimidade para isso. Mas estamos a trabalhar para adicionar opções!

        1. Avatar de Joao Silva
          Joao Silva

          Não passas mesmo de um mero pião.

    2. Avatar de P. Ribeiro
      P. Ribeiro

      Logo à partida deixa de fora todos os que, como eu, não têm, nem querem ter, Facebook. Aliás, mal li que a inscrição se faz com a conta do Facebook, fiquei tão enjoado que quase liguei para o SNS24.

    3. Avatar de nop90
      nop90

      troquem facebook por login comum com e-mail até lá nem sequer abro o site.

    4. Avatar de Gajo
      Gajo

      Bom projeto e muito pertinente.

      Isso do registo por conta facebook e’ uma desculpa esfarrapada, existem centenas de auths que nao te roubam dados pessoais para alem do login.

      Duplicacao de resultados? Existem praticas nativas do android ou ios para fazer isso.
      https://developer.android.com/training/articles/user-data-ids

      Honestamente, erraram muito, e perdem dados MUITO pertinentes a cada dia que passa.

    5. Avatar de Willex
      Willex

      Se isso algo publico para saude, porque não autenticar se pela chave movél digital ?

  5. Avatar de Zé

    ler TERMOS DE UTILIZAÇÃO

    Covidografia
    3. Acesso à App

    “Para aceder a determinadas funcionalidades e elementos da App, o Utilizador terá de criar uma conta pessoal (“Conta de Utilizador”). Nestes casos será necessário disponibilizar um conjunto de dados pessoais os quais serão tratados nos termos da Política de Privacidade.

    “A COVIDOGRAFIA enviará um e-mail a informá-lo que a sua conta foi cancelada, usando para o efeito o endereço de e-mail de contacto indicado por si aquando da constituição da Conta de Utilizador. A COVIDOGRAFIA não se responsabiliza, direta ou indiretamente, por quaisquer danos resultantes do cancelamento da sua Conta de Utilizador”

    6. Dados Pessoais
    “O Utilizador reconhece que o log in é efectuado através de uma integração com a API do Facebook, sendo que a COVIDOGRAFIA não se responsabiliza por possíveis dados de acesso ao tráfego que possam ser acedidos pelo Facebook durante o referido log in.”

  6. Avatar de Bl3ckD3rk
    Bl3ckD3rk

    Não gosto de usar auth do facebook, e depois de ler todos os termos, ainda menos convencido fiquei.

  7. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Se for tão fiável como os relatórios diários da DGS dispenso. Ontem anunciaram mais ~400 casos novos em pt. So no porto foram ~500…
    Podia ter sido um erro, mas antes de ontem aconteceu exactamente o mesmo. :S

  8. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Isto tem muito que se lhe diga… E é preciso ser usado com muita cautela, a fiabilidade não deve ser considerada…
    É a mania de quererem fazer apps para tudo e mais alguma coisa, que pode ser mais prejudicial (em termos de informação)… há que usar com cautela dada a possibilidade da sua fiabilidade ser muito reduzida.

  9. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Uma app muito “sketchy” que só permite entrar com a conta do Facebook?
    Tentei enviar um email para o contacto que vem no site e na app e obtenho isto:
    Your message wasn’t delivered to convidografia@tech4covid.pt because the domain tech4covid.pt couldn’t be found.

    1. Avatar de Covidografia
      Covidografia

      Olá Hugo!
      A questão de o login ser pelo Facebook teve a ver com uma questão de rapidez para por a app a funcionar, no entanto não guardamos quaisquer dados apenas o acesso para associar os dados quando voltam a entrar e até esses é possível pedirem-nos a sua remoção. Ainda assim, estamos de momento a trabalhar noutras formas de acesso, até para que possa abranger toda a gente e não apenas quem tenha esta rede social. Relativamente ao e-mail pedimos imensa desculpa por ter tido acesso ao errado, o correto será info@covidografia.pt, teremos todo o gosto em esclarecer mais questões!

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Obrigado pelo esclarecimento.
        Já vi que alteraram o site e o endereço de email.

        Quanto à limitação de entrada apenas para contas Facebook, é um pena.
        Assumindo que é tudo legitimo e não há segundas intenções, fique sabendo que há muita gente, eu incluída, que não tem conta Facebook.
        Depois do que se passou e passa com o Facebook, não sei como alguém ainda tem conta facebook…

      2. Avatar de nop90
        nop90

        Mesmo depois de removerem já o facetromba ficou com os dados, adianta bem a vossa honestidade se assenta na desonestidade de outros.

  10. Avatar de Joel
    Joel

    com a autenticação via faceboock só perdem user’s eu incluido
    o bla bla de não guardar dados é como tudo eu não percebendo de programção desconfio de imediato
    é por outro tipo de log-in

  11. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    O estado de emergência suspendeu o Regulamento Geral de Protecção de Dados?

  12. Avatar de Ana Pinheiro
    Ana Pinheiro

    LMAO que site de porcaria. Pralem de ser todo bugado ainda nos pergunta umas 30 mil coisas e ainda nos pedem pra iniciar sessão no Facebook, quem nao tem olha, vamos para o próximo.

  13. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Parece-me uma app maliciosa!!

  14. Avatar de Maike
    Maike

    lol só sabemos quantos infetados são na nossa zona só e só se eles tiverem essa conta? conheço muita gente que nem tem fb. inseri eu o código postal, posso meter um código postal qualquer e fazer-me passar como infetado. Já para não falar que não estou a usar a minha conta pessoal para ver o que é. Não sei que tipo de sistema que implementaram, mas aproveitem a contratar uma pessoa para fazer verificações dos perfis do FB, se são verdadeiros ou falsos. Quem estiver infetado, enviem a msg à pessoa para confirmação se é verdade ou apenas uma fachada. Usem antes o login pelo nº de CC e pwd e largem o FB de uma vez por todas, ou isso vai tem como objetivo de ser uma rede social?
    Usei uma conta qualquer para testar, não pus infetado a lado nenhum, e vou já eliminar a conta.
    Oh wait, o link leva-me ao e-mail, não era suposto eliminar?

  15. Avatar de aj
    aj

    3, sem utilizar a app

  16. Avatar de JC
    JC

    Não tenho conta no Facebook, nem confio minimamente nesse serviço.
    Portanto, não poderei contribuir para o objectivo anunciado desta aplicação.

  17. Avatar de JC
    JC

    Certamente que os autores da aplicação têm a melhor das intenções.
    Mas para que as informações colhidas por esta aplicação tenham algum significado, seria necessário, da parte dos utilizadores, um elevado grau de civismo, que não existe, de forma generalizada, na nossa sociedade.

  18. Avatar de Fusion
    Fusion

    Boa iniciativa, shame por usarem o Facebook… Se querem realmente ajudar as pessoas caguem na autenticação pelo Facebook e abram a aplicação a toda a gente… A informação tem ser para todos independente do estatuto ou de ter x ou y serviço

  19. Avatar de albino negro
    albino negro

    Hum.. mais um para sacar dados pessoais…
    Nao obrigado

  20. Avatar de Snowden
    Snowden

    Isto está na politica de pricacidade deles:

    OS MEUS DADOS PESSOAIS SERÃO PARTILHADOS COM TERCEIROS?

    Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com terceiros. Com efeito, no caso de ser membro da comunidade, os seus dados pessoais poderão ser partilhados com voluntários do movimento, empresas subcontratadas pelo Tech4Covid19, prestadores de serviços individuais ou similares, nomeadamente, para o alojamento do website e correio eletrónico, utilização de formulários online, entre outros. Apenas serão partilhados os dados pessoais necessários para a prestação dos serviços em causa. Os seus dados serão tratados apenas dentro do Espaço da União Europeia.

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não tenho FB, pelo que não consigo entrar

  22. Avatar de Eu
    Eu

    Tudo a ler os termos e condições da aplicação…
    A seguir vão a playstore e instalam um jogo manhoso, em que para ganhar moedas/passar de nível tem de convidar um amigo no Facebook.
    De seguida mais um scroll no Facebook, e uma novo foto a dizer: “Eu de quarentena” com a tag da localização de onde vivem 😀

    A app não é oficial da DGS, nem de coisa nenhuma, ninguém é obrigado a colocar informação, nem ninguém é obrigado a colocar informação válida.
    Os dados disponibilizados ate podem simplesmente ser aleatórios..

    Deixem-se de tretas e nao se inscrevam se acham que estão a usar a vossa identidade para outras coisas, e vão la fazer scroll no Facebook ou Tinder que isso é que importa

    Nota: Cada um é livre de se inscrever ou nao so site/aplicação. Podemos concordar ou nao com os termos, fica ao critério de cada um.
    É bom ver projetos sobre o assunto e colaboração de varias pessoas interessadas. Muitas vezes, é assim que nascem projetos de valor e relevância. Inscrito +1 !!

  23. Avatar de WebDev
    WebDev

    Com oauth Facebook, não o obrigado.
    Projeto muito interessante e falha em algo tão básico..

  24. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Cisco Umbrella “Este site foi bloqueado devido a uma ameaça de segurança.”
    Este site foi bloqueado devido a uma ameaça de segurança descoberta pelos pesquisadores de segurança do Cisco Umbrella.
    Descartado!!!