bada OS – Sincronize a sua vida!

32 Comentários

A sociedade evolui cada vez mais para um estado de ubiquidade, a omnipresença da informação, neste caso, da sua informação pessoal, contactos, e-mails, redes sociais, distribuídos por uma série de serviços e/ou dispositivos.

Quando analisei o Samsung Wave perguntaram-me se o bada é adequado para quem precisa de estar constantemente sincronizado – o bada foi concebido a pensar nesta necessidade e disponibiliza para esse efeito mecanismos de integração de informação, seja ela proveniente da sua conta e-mail, Exchange ActiveSync ou redes sociais.

Cada vez mais a palavra “sincronização” assume a sua importância no dia-a-dia de qualquer pessoa que goste de manter os seus contactos telefónicos, moradas, e-mails, redes sociais e toda a sua informação disponível em qualquer lugar, em qualquer altura.

Para uma análise em texto e vídeo das aplicações abaixo abordadas, leia a análise ao SO bada.

Adicione todas as suas contas

Aceda a Contas > Adicionar conta e adicione todas as contas que possuir. Cada serviços disponibiliza a sincronização de diferentes itens:

  • Exchange ActiveSync – E-mail, contactos, agenda e tarefas.
  • Google – E-mail com o Gmail.
  • Yahoo! – E-mail com o Yahoo! Mail.
  • Windows Live – E-mail com o Windows Livel.
  • Outros – E-mail com uma conta diferente dos serviços acima mencionados.
  • Facebook – Contactos e agenda.
  • Twitter – Contactos.
  • MySpace – Contactos.

A minha configuração

Gmail sobre Exchange ActiveSync

Ao activar a sincronização contactos, agenda e tarefas (além do e-mail), os contactos (e todos os seus detalhes) vão para a aplicação Contactos, e os eventos da agenda e tarefas integram-se na aplicação Calendário.

Sou utilizadora acérrima dos serviços da Google: Gmail,  Google Contacts, Google Calendar, Google Tasks. Anteriormente, no meu telemóvel Symbian, já utilizava a sincronização dos meus contactos e agenda com o Google, pois além de poder consultar essa informação via web, servia como uma espécie de backup.

Facebook

Activei tanto a sincronização de contactos como da agenda do Facebook.

Com isto tenho todos os meus contactos do Facebook adicionados à aplicação Contactos, juntamente com dados como o seu aniversário, e-mail, e qualquer outros dados que o contacto tenha visíveis para os seus amigos: telefone, empresa, título, morada, e tantos outros. Além disso os meus eventos do Facebook aparecem todos na aplicação Calendário.

Contactos repetidos?

A pergunta é legítima: se possui a “Pessoa X” nos contactos via Exchange ActiveSync e essa mesma pessoa está presente no seu Facebook, Twitter, Myspace ou qualquer outro serviço, haverá duplicação de contactos?

A resposta é não. Isto se em todas as contas onde a “Pessoa X” estiver presente, o contacto usar a mesma identificação. Nesse caso, na listagem de contactos a “Pessoa X” possuirá a informação agregada de todas os serviços em que se encontra.

Exchange ActiveSync – Como configurar?

Este é um excelente serviço de sincronização. A boa notícia é que serviços de e-mail como o Gmail ou o Windows Live suportam esta tecnologia. E qual a grande vantagem?

  • Todos os seus contactos, incluindo identificação, foto, e-mail, morada, telefone e tantos outros campos sincronizados com os Contactos.
  • Todos os eventos da sua agenda sincronizados com o Calendário.
  • Todas as suas tarefas sincronizadas.

Configuração do Google com Exchange ActiveSync

  • Endereço de e-mail: <nome de utilizador>@gmail.com
  • Nome de utilizador: <nome de utilizador>
  • Palavra-passe: <password>
  • Domínio: deixar em branco
  • URL do servidor: m.google.com
  • Utilizar SSL: habilitar

Configuração do Windows Live com Exchange ActiveSync

  • Endereço de e-mail: <email completo>
  • Nome de utilizador: <email completo>
  • Palavra-passe: <password>
  • Domínio: deixar em branco
  • URL do servidor: m.hotmail.com
  • Utilizar SSL: habilitar

Dica: Ver próximos aniversários num widget

  • Active a sincronização de contactos com a sua conta Exchange ActiveSync.
  • Active a sincronização de contactos e agenda com a sua conta Facebook.

Todos os aniversários dos seus contactos serão importados para a aplicação Calendário e para o widget Aniversários.

Explore a categoria de artigos sobre o bada no Pplware.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bd
    bd

    O GMail já era um soberbo software, mas desde que activou a compatibilidade com o Exchange, tornou-se essencial para qualquer função que eu faça.

    Uma dica para quem usa s60: Nunca consegui meter o Mail for Exchange da Nokia a funcionar com o GMail com uma versão mais recente que a 2.9.158. E segundo alguma pesquisa, difcilmente funciona para mais alguém.

    Se alguém quiser a versão antiga (que foi uma tormenta encontrar, pode encontra-la neste link: http://www.dotsis.com/mobile_phone/applications-series-60-3rd-edition-mobiles/182629-mail-exchange-2-9-158-s60v3-provides-push-synchronization-email-other-data.html

    As configurações são praticamente as mesmas de acima.

  2. Avatar de Milkshake
    Milkshake

    Quando se mete um evento no calendário gmail é possível definir um alarme, que ao sincronizar com o Exchange fique no Samsung Wave ?

  3. Avatar de Gigashadow

    Parabens por mais um excelento artigo sobre o BADA, mais um vez muito completo, será que posso partilhar o artigo no badaforum.us ou melhor ainda podes postar lá?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Podes partilhar lá à vontade, com os devidos créditos claro. Faz tu que estás mais habituado ao bbcode 🙂

      E espera por outro guia muuuuito em breve!

  4. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    precisava de uma ajudinha 🙁

    tenho dois emails da hotmail, tentei sincronizar pelo Exchange ActiveSync, mas num da-me um erro: erro desconhecido :S
    e no outro em bem faço transferir mas não me aparece emails -.-‘

    abç

    1. Avatar de Ana Narciso

      Apaga todas as contas Hotmail que tiveres, incluindo essa por Exchange ActiveSync.

      Selecciona adicionar conta e insere estes dados tal e qual:

      Configuração do Windows Live com Exchange ActiveSync

      * Endereço de e-mail:
      * Nome de utilizador:

      * Palavra-passe: * Domínio: deixar em branco
      * URL do servidor: m.hotmail.com
      * Utilizar SSL: habilitar

      Eu tenho uma conta @msn e funciona sem problemas… Depois de adicionares, activa apenas a sincronização de contactos e carrega em “Sincronizar tudo”, para ver se ele sincroniza os contactos.
      Depois vais a Contactos e verifica se tens lá novos contactos – com o ícone do Exchange ActiveSync.

      Só depois activas a sincronização dos restantes itens.

      Experimenta.

  5. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    pena não dar para editar o post, o que não recebia email já está a funcionar : p

  6. Avatar de Renato Miguel
    Renato Miguel

    Olá!

    realmente agora está-se completamente dependente da google.. eu estou! ahhaha

    O que ando à procura já à bastante tempo… não é o sincronizar com o calendário… tenho um nokia e já consegui… o problema é que tenho 5 calendários e só dá para sincronizar um! Será que alguém tem a solução? 😀

    se tiverem… um doce pela resposta 😉

    Um abraço

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eu conheço uma solução para Symbian… mas é paga:
      http://www.goosync.com/

      1. Avatar de Renato Miguel
        Renato Miguel

        Pois essa também conheço… mas gosto-me de manter no espírito da Google… Always Free…

        ahhh… não há doce para ti! 😀

        1. Avatar de Ana Narciso

          Doces engordam 😛

          http://www.googasync.com/
          Tens esta alternativa, tem a vantagem de pagares uma única vez! 17.90€ e pronto, sincronização de múltiplos calendários para sempre.

          1. Avatar de Renato Miguel
            Renato Miguel

            então se engordam… apanhas com um não tarda!

            já se aproxima… do que se pretende… mas tem sempre a parte dos… 17,90€

            sou contra… 😀 acho que já está mais que na hora da google responder a isso! Até porque nem toda a gente tem que gastar um balurdio para ter um tlm com android e mais a assinatura de internet! 😀

            mas vou testar 15 dias 😉

  7. Avatar de rui
    rui

    é possivel apagar emails no telemóvel e não no servidor numa conta hotmail no Exchange ActiveSync? já pus nas definições para apagar apenas no telemóvel mas ele apaga-me no servidor tambem.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Indica-me exactamente quais as definições que alteraste.

  8. Avatar de rui
    rui

    Na agenda de sincronização meti em horário de horas de ponta : manual
    só, de resto não mexi em mais nada

    1. Avatar de Ana Narciso

      Definições > Aplicações > E-mail > Opções de eliminação e marca “Apenas telefone”. Verifica se está assim e testa novamente.

  9. Avatar de rui
    rui

    Yap está, estranho —

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Eu a nivel profissional trabalho muito com o Microsoft Outlook, aonde tenho todos os meus contactos, tarefas, notas, etc, alguém me pode exclarecer se o Samsung Wave com o BADA OS faz sincronização com o Microsoft Outlook? Obrigada.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sincroniza sim, através do software Kies.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigada Ana, e esse software vem com o telemóvel, ou é um software que tenho que instalar no PC? Obrigada mais uma vez.

        1. Avatar de Ana Narciso

          http://www.samsungmobile.co.uk/support/softwaremanuals/kies.do

          O Kies é um software que se instala no PC e ajuda a gerir o Wave, como por exemplo a sincronização com o Outlook. Permite ainda fazer backups dos contactos, mensagens, e essas coisas. Visitar a loja de Apps pelo PC, converter vídeos para o formato preferido pelo Wave, e muito mais.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ok, Ana já visitei o site e já estou convencido. Muito obrigada pelo esclarecimento.

        2. Avatar de Ana Narciso
  11. Avatar de Marcelo A. Martins
    Marcelo A. Martins

    Pessoal,
    Eu utilizo em meu Wave um widget muito legal que mostra todas as atividades registradas no calendário. Sentia falta de um aplicativo como este, mas ainda bem que encontrei.
    Quem interessar, procure por “Termine.wgt”, tem apenas 112KB.
    Outro interessante é o “Applauch.wgt”, com 328KB, que mostra os principais atalhos numa barra deslizante.

    Abraços!

  12. Avatar de Catarina Silva
    Catarina Silva

    Eu ja utilizei o software kies para sincronizar com o outlook mas, a agenda nao sincroniza, da erro. Aparece escrito que a agenda nao corresponde com a agenda do outlook e da erro. O que poderei fazer para solucionar este problema?

  13. Avatar de Mauro Netto
    Mauro Netto

    Valiosas dicas!! Apenas não conssigo sincronizar minhas tarefas do Gmail para meu wave.. pode me ajudar?

    1. Avatar de Ana Narciso

      A sincronização de tarefas não é suportada.

  14. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Olá

    Estou com problemas de sincronização de contatos no hotmail/msn. Há cerca de 3 semanas o meu aparelho está fazendo apenas sincronização dos e-mails, mas qualquer alteração de contatos via web não é alterada no aparelho. Somente quando elimino a conta e reinstalo as alterações são feitas. Segui a orientação que foram dadas aqui para Exchange ActiveSync. Sincroniza os contatos, baixa os e-mails, mas o endereço de hotmail/msn não aparece neles. É asim mesmo ou será que tem que ser feito algo mais?

  15. Avatar de jose brasil

    qual a diferança entre o exchange e o active sync??

  16. Avatar de Diogo
    Diogo

    Olá…

    Tenho sincronizado E-mail, Calendário, Contatos no ActiveSyc, porém tenho uma dúvida.

    Nessa minha conta tenho duas agendas, uma delas particular e outra da empresa, porém só aparece pra mim a particular, ou seja, tenho de copiar a da empresa para a particular para que apareça o evento. Alguém sabe me dizer se é possível vincular mais de uma agenda na mesma conta no ActiveSync? Preciso muito disso, a agenda da empresa eh compartilhada com mais 3 pessoas e não consigo ver…

    Obrigado

  17. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Como sabem a Microsoft têm agora o Outlook.com, o que é que eu meto no URL do servidor?