O Autocad em todos os sistemas operativos

37 Comentários

Artigo escrito por Ivo Bazilio para o Pplware

Começo a minha participação aqui no Pplware com um artigo ambicioso e que dá para TODOS os sistemas.

Nós, utilizadores de Autocad, deparamo-nos com a dificuldade de, quando mudamos de sistema ou de cliente, termos de nos adaptar ao ambiente deles (isto quando não utilizamos o nosso claro). E muitas vezes chegamos e nem Autocad têm.


A solução está aqui: O project Butterfly da Autodesk.

Aproveitando a tecnologia de cloud computing a Autodesk fez um um mini Autocad online, logo é transversal a qualquer sistema operativo. Basicamente trata-se de um editor de Autocad online que suporta todos os formatos (mais recentes) do mesmo, numa emergência para trabalhos básicas funciona na perfeição.

Os utilizadores avançados, ou pelo menos os que dominam minimamente o Autocad, vão logo sentir falta da command line mas para o 2D básico este “Autocadzinho” serve na perfeição. Além da particularidade de o poder usar em Windows, Mac ou Linux, este é muito intuitivo, permitindo ao utilizador menos experiente, algumas veleidades sem comprometer o resultado final.

O Butterfly inclui tambem funções avançadas como:

  • Armazenamento de desenhos
  • Ligação ao Google Earth
  • Xrefs
  • Partilha de desenhos com outros utilizadores

Mesmo com pouca velocidade de Internet, o Butterfly comporta-se fluído com dinamismo necessário ao tipo de trabalho em curso. É rápido e corresponde ao solicitado.. O Butterfly só requer criação de uma conta com os dados mais comuns, nada mais simples que isso.

Este é o começo do futuro do Autocad. Aproveitem enquanto é grátis.

Deixo-vos o vídeo de apresentação.

Espero que gostem do meu primeiro artigo. Um abraço a todos.

Homepage: Project Butterfly

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Impossivel
    Impossivel

    Isto vai-me ajudar em algumas situaçóes de certeza. Obrigado.

  2. Avatar de Peter Panton

    Um excelente artigo.

    Finalmente a Autodesk rumo a uma solução global.

    🙂

  3. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Muito bom, este assunto (autocad) é para continuar?

    Era fantástico.

    Parabéns Ivo.

    1. Avatar de Ivo Bazilio aka Sevy
      Ivo Bazilio aka Sevy

      É para continuar sim. Se me quiserem cá de volta :p

    2. Avatar de Ivo Bazilio
      Ivo Bazilio

      Obrigado.
      Espero cá voltar sim brevemente.
      E com CAD

      1. Avatar de Joao Lacerda
        Joao Lacerda

        Boas,

        Bom artigo camarada.

        Um abraço

        obs. temos de combinar um café

    3. Avatar de Sevy
      Sevy

      Obrigado. Espero voltar brevemente e com CAD.

  4. Avatar de DFC
    DFC

    vai ajudar me quando faltar o autocad no pc ;D

  5. Avatar de Miranda
    Miranda

    espetaculo…xegará o dia em que com uma so licença poderei trabalhar em todo o lado…o que também pode não ser agradavel…ja nao tenho a desculpa de ter deixado o tatil no escritorio…

  6. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Em anúncio paralelo o AutoCAD vai voltar ao Mac e haverá igualmente uma aplicação para o iPad! Pelos vistos querem estar em todo o lado!

    1. Avatar de Sevy
      Sevy

      Lá para Abril…

    2. Avatar de a Friend®

      Sim vai já sair em Outubro a versão final para Mac. 😉

      Assim como irá acompanhar uma versão gratuita de “viewer” para o iPad.

      Após longos anos de ausência (1992) o AutoCad está de volta para o Mac.

      1. Avatar de Sevy
        Sevy

        Acho Outubro muito cedo para o típico calendário Autodesk…

        1. Avatar de a Friend®

          Já tinha conhecimento desta novidade há algum tempo como tinha dito noutro artigo, e ontem saiu a confirmação.

          http://www.appleinsider.com/articles/10/08/30/mac_os_x_version_of_autocad_due_out_in_october.html

          1. Avatar de Sevy
            Sevy

            Não sabia que seria tão cedo pensava que seria lançado juntamente com a família 2012 que era mais lógico pelos vistos a Autodesk vai ter um calendário especifico para a Apple.

          2. Avatar de a Friend®

            @Sevy

            Nesta fase inicial é provável que tenha um calendário diferente, depois mais tarde quando o Mac ganhar a embalagem certa talvez seja em paralelo, os lançamentos para ambas as plataformas, até porque terá mesmo que ser, senão irá transmitir o favorecimento e uma plataforma e isso não é bom. Mas eles estão bastante entusiasmados com a volta para Mac e a noticia inesperada foi suporte também para o iOS… mais uma vez o iPad anda a dar cartas que até a mim me surpreende, como é que programas complexos como este andam ali a cair na AppStore.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ficará depois a faltar uma versão Linux do AutoCad, mas não acredito que veja a luz do dia!

        1. Avatar de a Friend®

          É capaz de haver… já há outros produtos da Autodesk preparados para Linux, e sendo esta plataforma eleita em servidores (para renderizações, etc) é muito provável que a aposta em Linux seja cada vez mais forte.

        1. Avatar de a Friend®

          Então mas a versão Beta já está cá fora desde quase o inicio deste ano…

          1. Avatar de Sevy
            Sevy

            Sim a beta saiu mais ou menos ao mesmo tempo que a família 2011 na Autodesk.
            Isto não é novidade para ninguém.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Isto é mel, MAS… sim, há sempre um mas… infelizmente.
    O que queres dizer com “Aproveitem enquanto é grátis.” ??? Se isto é só uma app para desenrascar quando se quer ver uma planta e/ou anotar pequenas alterações qual o interesse e/ou como é que isto pode passar a ser pago? Desculpa a ignorância mas podes-me esclarecer sff.

    Obrigado

    1. Avatar de Sevy
      Sevy

      Este produto esta ainda em fase de teste ainda tem um nome de código e tudo. A Autodesk tem vindo a acrescentar opções e comandos. Pela historia da Autodesk este produto deve ser pago daqui a uns tempos.
      Mas fica atento que em breve apresentarei uma solução cad low cost que pode ser outra alternativa viável.

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      A velha política da Autodesk.

      Adoçam a boca à malta e depois venham os belos dos €€€€€!

      Típico e já velho truque…

  8. Avatar de MC
    MC

    Bom era haver uma solução open-source para trabalhar em CAD.

  9. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    O problema é que daqui a algum tempo é pago… podiam fazer uma versão freeware tipo Autodesk Design Review. Afinal é um chamariz para se trabalhar com os programas deles. Artigo muito bom (principalmente quando se trabalha na área do desenho).

    1. Avatar de Sevy
      Sevy

      Fica atento. Darei noticias que talvez te interessem

  10. Avatar de Sevy
    Sevy

    a Friend®

    Não surpreende em nada mesmo. Era um mercado vasto por explorar.
    Não sei se é bom juntar o lançamento das versões Outubro faz sentido exactamente a 6 meses da família 2012.
    São coisas diferentes o Autocad mac vai trazer coisas que os outros não têm. Quanto as aplicações moveis deve ser uma coisa só para revisão de desenhos. Digo eu.
    Mas conto contigo para uma review…

    Diz lá gostaste do meu 1º artigo? eu acho que não foi mal

    1. Avatar de a Friend®

      Sim, está sem dúvida um bom artigo.

      É a prova daquilo que falamos noutro tópico.. nenhuma plataforma é favorecida no pplware, a contribuição do pessoal é que é diferente.

      Há pessoal que critica Mac, outros Linux e outros Windows. Se em vez de criticar o que não usam, contribuissem com aquilo que usam, espalhavam mais conhecimento e ajudavam de forma bastante boa a aumentar a qualidade do pplware. E ao contrário do passado, hoje sim, dou os meus parabéns. 😉

      1. Avatar de Sevy
        Sevy

        Obrigado.
        Não tenho nada contra Mac mas não posso escrever sobre o que não uso isso seria uma falsidade. Sobre o que uso e sei não tenho problemas em escrever.
        O pessoal quer aqui é alternativas e de preferência baratas então mãos ao trabalho

  11. Avatar de ARQ-E-TEC

    Para alem de funcionar no mac osx também haverá uma versão mobile para ipad e iphone -> http://butterfly.autodesk.com/blog/announcing-a-new-mobile-app-for-iphone-and-ipad/

  12. Avatar de Jorge Leão
    Jorge Leão

    Uma notícia bastante agradável!!! Ultimamente o pplware tem realizado bastantes publicações sobre estes temas.

    Registei-me logo de seguida e fui experimentar esta aplicação, notei logo que devido ao facto de ser gratuita, apenas dispõe de ferramentas bastante básicas, praticamente ao nível de um utilizador amador.

    Um desenho de CAD a sério pode exigir bastante memória de processamento, como todos os cálculos se realizam em “cloud”, não poderão fornecer este serviço com qualidade gratuitamente. Creio que a sua utilização apenas servirá para situações de absoluta emergência.

    No entanto já experimentei a versão do autocad beta para mac, que apesar de ter bastantes bugs devido à questão de ser beta, estava bastante bem conseguido. Todas as ferramentas estavam no seu lugar e o desempenho pareceu-me bastante bom!

  13. Avatar de Helder Coelho

    Boas,

    Para 2D e como solução para multiplataforma, tenho usado o qCad (http://www.qcad.org/qcad.html), para windows e tendo o selo freeware, tenho usado o DoubleCad XT (http://www.doublecad.com/).

    São bastante intuitivos e apesar da semelhança com o Autocad encontramos sempre coisas diferentes ao ínicio.

    A versão do Autocad online pode ajudar a resolver muitos problemas quando longe do nosso pc…

  14. Avatar de rach
    rach

    Esse “sistema” não prejudica a confidencialidade?

    O Helder é mais “inteligente”.

    Já agora: http://www.mscad.com.br/

  15. Avatar de Nuno Francisco