bada OS – O derradeiro manual de truques & dicas

121 Comentários

O bada é um sistema operativo bem jovem, mas nem por isso a sua estabilidade é comprometida. A prova disso é o empenho que os developers da Samsung colocam sobre o mesmo. Quem diz empenho, diz também esperança, esperança que este SO se assuma no mercado concorridíssimo dos smartphones. Embora ainda seja ainda uma criança, apresenta a robustez de um jovem adulto.

Funcionalidade não lhe falta, mas se for possível potenciar ainda mais a sua utilização, porque não? Para atingir esse objectivo, apresento-lhe cerca de 20 truques e dicas que o ajudarão a descobrir funcionalidades úteis, algumas escondidas, outras que modifiquem o aspecto visual ou ainda que protejam a sua segurança.

Utilidades

– Tirar screenshots

Carregar simultâneamente no botão Início e no botão Bloquear. Sem esta funcionalidade teria sido impossível mostrar-vos a “cosmética” do bada.

– Chamar ou compor mensagem rapidamente

Aceder a Contactos e com o dedo sobre o contacto pretendido:

  • Deslizar o dedo para a esquerda – Compor mensagem para esse contacto.
  • Deslizar o dedo para a direita – Fazer chamada para esse contacto.

Obrigada ao nosso leitor dude pela dica.

– Utilizar gestos

Aceda a Definições > Geral > Gestos e  poderá activar as seguintes opções:

  • Toque duplo (Atalhos) – Defina uma aplicação a correr quando tocar 2 vezes sobre o ecrã inactivo.
  • Pausa de etiqueta – Ao receber uma chamada, ao virar o smartphone ao contrário silenciará o toque e vibração.
  • Pousar (chamada de altifalante) – Enquanto fala ao telemóvel, pouse o smartphone sobre uma mesa e será activo o altifalante.

– Activar ajuda à escrita

Escreva qualquer coisa no idioma activo e o bada ajudá-lo-á na escrita das palavras, mesmo que se engane.

  1. Aceda a Definições > Geral > Idiomas de teclado e active os idiomas pretendidos para a ajuda à escrita.
  2. Abra a aplicação Mensagem e toque na tecla de idioma prolongadamente.
  3. Defina o Tipo de teclado como Qwerty e active a opção Texto inteligente.
  4. Pode alternar entre os idiomas anteriormente seleccionados tocando na tecla idioma.

– Modo de voo

De certeza que já deu por esta opção em Definições. Active o Modo de voo se precisar de desligar qualquer tipo de comunicações telefónicas do smartphone. Tal como o nome indica, muito útil para quando viaja de avião. O smartphone funciona normalmente, apenas não será possível efectuar chamadas, enviar mensagens ou utilizar a Internet via 3G/GPRS.

– Rejeitar automaticamente uma chamada

Aceda a Definições > Aplicações > Chamadas > Todas as chamadas > Rejeitar automaticamente e defina quais os números que pretende rejeitar. Pode ainda marcar Desconhecido e assim rejeitar todas as chamadas desconhecidas.

– Rejeitar automaticamente uma mensagem

Aceda a Definições > Aplicações > Mensagem > Definições gerais > Bloquear mensagens e adicione endereços/números e assuntos que deseja bloquear.

– Planear uma chamada falsa

Aceda a Definições > Aplicações > Chamadas > Chamada falsa. Esta é uma das funcionalidades mais úteis ou mesmo divertidas que o Wave tem. Imagine que precisa de se livrar daquela pessoa muito chata e de repente alguém lhe telefona? Configure a sua desculpa desta forma:

  • Tecla de chamada falsa – Active esta opção, isto permitirá que, com o telemóvel inactivo, ao carregar prolongadamente na tecla para diminuir o volume, se active a chamada falsa.
  • Temporizador de chamada falsa – Defina quanto tempo decorrerá entre a activação da chamada falsa e a sua ocorrência.
  • Utilizar voz de chamada falsa – Active esta opção e até poderá gravar a sua voz falsa! Imagine as possibilidades…
  • ID de chamador falso – Personalize o nome e número do chamador falso.
  • Imagem do chamador falso – Para dar ainda mais realismo à situação.

Funcionalidades “escondidas”

– Calculadora científica

Basta rodar a aplicação de origem Calculadora horizontal, tal como no iPhone. Obrigada ao nosso leitor dude pela dica.

– Re-ordenar manualmente as aplicações no Menu

Aceder a Definições > Menu e widgets e desmarcar Ordem do menu adaptativo. Aqui está algo que não descobri tão cedo – obrigada ao nosso leitor dude.

– “Gostar disto” na app Facebook

Na timeline de actualizações do Facebook, faça um toque mais prolongado sobre o texto de uma publicação e aparecerá um popup “Gosto”.

– Descarregar os mapas da Navegação

Abra a aplicação Navegação e pelo menu aceda a Mais > Conteúdos > Mapas de estradas > Mais mapas de estradas e escolha o mapa que pretender.

Desta forma poderá utilizar a aplicação Navegação apenas com o GPS habilitado e a transferência de dados 3G ou Wi-fi desligada! Finalmente poderá utilizar o GPS offline. Esta dica foi dada pelo nosso leitor RF.

– Definir tipo de ligação USB manualmente

Aceda a Definições > Conectividade > USB e seleccione Perguntar ao ligar. Quando se liga uma smartphone com o smartphone ao PC, por omissão este entra no modo “Kies”, preparado para se ligar ao software de gestão da Samsung. Como eu não sou fã deste software, nem de perto nem longe, utilizo normalmente outros modos de ligação, preferindo escolher no momento da ligação. Destaco os seguintes modos:

  • Multimédia com DRM – Se pretender um vulgar leitor portátil de música.
  • Armazenamento em massa – Se pretender uma vulgar pen USB – é o modo mais rápido para transferência de dados, tanto para a memória telefone como para o cartão de memória.
  • Partilha de Internet – Para partilhar a ligação à Internet (por 3G ou Wi-Fi) do smartphone para o PC.
  • Depuração de USB – Para simplesmente ligar o smarpthone ao PC para o carregar,  mas mantendo-o funcional, ao contrário dos outros modos.

Tráfego

– Não gastar acidentalmente tráfego 3G

Aceda a Definições > Conectividade e desmarque Utilizar dados por pacote. Active esta opção apenas quando precisar.

– Controlar o tráfego mensal de dados (3G/GPRS)

Aceda a Definições > Conectividade > Contador de dados por pacotes. É sabido que os tarifários de dados em Portugal não são nada baratos, por isso é importante controlar os consumos mensais de dados, se subscrever um determinado tarifário. No meu caso tenho 100MB para gastar mensalmente, é útil andar sempre de olho nos meus consumos, não vá ultrapassar o limite e assim gastar uma pequena fortuna. No início de cada novo período de consumo posso sempre Repor o contador.

– Desactivar a ligação automática a um PA Wi-Fi

Quando configurar pela primeira vez a ligação com um ponto de acesso Wi-Fi (com ou sem password), essa ligação será definida como automática – ou seja, sempre que esteja ao alcance da mesma com o Wi-Fi activo, a ligação será feita. Para “esquecer” uma determinada ligação aceda a Definições > Conectividade >Wi Fi, seleccione o PA pretendido e toque em Esquecer.

Visual

– Ecrã de widgets mais fluido

Esta dica é de senso comum – quanto mais widgets e ecrãs de widgets, menos fluido será o ecrã. Embora o bada permita um máximo de 10 ecrãs diferentes, será que há necessidade de utilização de tantos widgets ao mesmo tempo? Eu utilizo apenas 3 ecrãs e 4 widgets:

  • Ecrã 1 – Widgets Calendário e Aniversário – Estes 2 widgets cabem no mesmo ecrã e estão correlacionados. Porque gosto sempre de estar a par dos aniversários dos meus amigos e aceder rapidamente ao Calendário, tocando sobre o widget.
  • Ecrã 2 – Widget Sincronização de E-mail – Vejo rapidamente o estado da caixa de entrada das minhas contas de e-mail e posso ainda escrever e-mails ou sincronizar a minha conta com apenas 1 toque.
  • Ecrã 3 – Widget Feeds & Update Quem gosta das redes sociais não pode descurar este widget. A partir daqui posso agregar os updates do Facebook, Twitter e Myspace assim como actualizar o meu estado ou o estado dos meus contactos, assim como fazer re-tweet (no caso do Twitter). Desta forma evito as aplicações dedicadas Facebook e Twitter.

– Personalizar tipo de letra dos menus

Aceder a Definições > Visor e Luz > Tipo de letra. Escolha o tipo de letra que combina mais com o seu estilo. Confesso que prefiro a original, mas há gostos para tudo.

– Wallpaper deslizante

Abra a imagem pretendida e aceda às opções em baixo seleccionando Definir como > Fundo. Aparecerá um rectângulo amarelo de selecção – certifique-se que dentro desse rectângulo está a imagem pretendida, fazendo pinch-to-zoom para aumentar ou diminuir a área da imagem dentro desse rectângulo. O wallpaper deslizante funciona melhor em imagens horizontais.

– Notificações de eventos

Aceda a Definições > Geral > Notificações de eventos e personalize quais os serviços que o deverão notificar.

Segurança

– Proteger itens com password

Aceda a Definições > Segurança > Bloqueio de privacidade para definir quais os itens/aplicações que pretende proteger por password.

Sabia que…?

  • Consoante o tipo de conteúdo de uma mensagem, esta pode ser um e-mail, SMS ou MMS. Isto é, ao utilizar a aplicação Mensagem, se enviar apenas texto para um número de telefone, trata-se de uma SMS, mas se lhe adicionar conteúdo multimédia, torna-se numa MMS. Se enviar texto ou texto e conteúdo multimédia para um contacto com e-mail, enviará um e-mail.
  • Pode aceder a funcionalidades rápidas tocando sem largar num determinado item de uma lista, widget ou ícone. Experimente!

Se descobriu outras dicas interessantes para o bada, partilhe-as nos comentários!

Dica pelo nosso leitor wilians:

Quando se mantém pressionada a barra de espaço, ela abre uma pequena janela com os caracteres ‘. , – ? @ !’. O normal é carregar na tecla ‘?12’ e esta abrir outro teclado, mas com a barra é possível aceder os caracteres mais usados no mesmo teclado.

Veja aqui todos os artigos da categoria bada.

Partilhar:
Tags:

Comentários

121

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fred
    Fred

    Podiam era dar mais informações do SO Limo.

    Mas esta uma boa ajuda para quem precisa.

    1. Avatar de fred_ucp
      fred_ucp

      Bom dia,

      Estou a adorar o meu Samsung Wave e o SO Bada é simples e muito.

      Algum sabe como posso fazer para activar legendas quando estou a ver um filme no leitor de vídeos que vem de origem com o wave ou com outro programa?

      Como posso acelerar a localização dos satélites quando ligo o NDrive?

      Obrigado e cumprimentos,

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Pessoalmente para acelerar a localização dos satélites quando ligo o NDrive, ligo antes outra aplicação de satélite, tipo o “GPS status” ou outro da loja samsung apps. Depois dessa apps apanhar os satélites, fecho e vou para o Ndrive, penso que fica um pouco mais rápido 🙂

    2. Avatar de mmendes
      mmendes

      Boa tarde.
      Comprei um samsung wave5250 e por lapso bloquei um numero de telefone importante. Agora todas as chamadas e mensagens vao parar á caixa de spam. como posso reabilitar e desbloquer este numero de telefone?
      Agradeço os vossos esclarecimentos.

  2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Isto é provavelmente o reflexo de varias semanas a já usar o bada.

    Não que bada seja a minha praia mas agrada-me o gosto de partilha de conhecimento

  3. Avatar de Ghost_Rider
    Ghost_Rider

    ja tive oportunidade de experimentar o samsung wave e digo que fiquei com uma boa impressão. realmente um SO bonito, estável e com muitas funções embora jovem.

    1. Avatar de Pako

      Concordo. Em termos de SO até considero ser superior ao Android, que já apresenta várias falhas de segurança, come imensa bateria e torna-se cada vez mais exigente em termos de hardware.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Numa perspectiva linear até parece que tens razão.

        Resta saber é o que já foi corrigido no Android, quantos equipamentos low cost correm o Android sem quaisquer problemas e quantas falhas existem no Bada.

        A meu ver existem muitas outras coisas que medem a capacidade dum S.O. móvel. O Bada está porreirinho e ainda pode ter algumas hipóteses de inovar, mas tem concerteza muito mais ainda para imitar uma vez que o iPhoneOS e o Android mostram ser claramente os sistemas dominantes e líderes.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    O exemplo da chamada falsa foi bem escolhido. Tudo ali é falso, o numero, a imagem, a pessoa, … 🙂

    1. Avatar de DFC
      DFC

      gostei desta visao ^^

  5. Avatar de A_t
    A_t

    Boas dicas! Para quem tem em ideia “Não gastar acidentalmente tráfego 3G” desligando os dados por pacotes tenha em atenção que não será capaz de receber/enviar MMS’s. De momento não me recordo mas penso que nem notificação se recebe.

  6. Avatar de Martins
    Martins

    OFF-TOPIC DESCULPEM…

    Também estão com problemas em tudo o que é acesso à WIKIPÉDIA??? Já agora podem experimentar, pra saber se sou só eu, sendo problemas de computador ou net, ou se é lá dos servidores deles…

    Obrigado..

  7. Avatar de devil_pearl
    devil_pearl

    alguém me sabe dizer se o Samsung jet também terá esse SO. e que é em todo parecido

    1. Avatar de Dav7

      era bom, tb fiquei com vontade de o instalar no meu Jet !

      1. Avatar de devil_pearl
        devil_pearl

        pois pde ter a certeza que tb fikei, mas na altura da venda são os melhores telemóveis, dps da venda nao valem nad, e engraçado que o jet faz tudo ou kaze tudo o que este faz….. estou a ficar mt desiludido com a Samsung afinal e igual as outras marcas todas……

        1. Avatar de Ana Narciso

          Atenção, o Samsung Jet possui, salvo erro, aquele SO proprietário da Samsung. Tendo em conta o seu CPU mais que suficiente para o bada – o bada precisa de 300Mhz no mínimo – e aquilo que a Samsung afirmou na entrevista que lhes fiz, o bada irá invadir os feature phones e esse tipo de smartphones como o Jet.

          Agora quando, já não sei… se o SO do Jet será actualizável… também não sei. Mas realmente seria uma pena não o ser, dado o hardware da máquina.

          1. Avatar de FDAD
            FDAD

            Eu tenho o Samsung Blade, e a única coisa que me posso queixar é a falta de aplicações de toque ecrã completo em java (compativeis) e o TouchWiz 1.0…

  8. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Só espero que o número do Sócrates seja mesmo aquele. Tenho umas palavrinhas para lhe dar….

    1. Avatar de Agatho
      Agatho

      Vais lhe mandar cumprimentos.. lol ?

  9. Avatar de Jorge Costa

    Funciona em todos que possuem bada os? Incluindo o Monte?

    1. Avatar de Milkshake
      Milkshake

      O Monte não tem o Bada OS.

  10. Avatar de RF
    RF

    Olá Ana Narciso! Muito bons truques & dicas sobre o Bada OS.. e certamente serão úteis para muitas pessoas que têm o telemóvel e só agora o começaram a explorar! Ah e obrigado por teres posto a dica “Descarregar os mapas da Navegação” 🙂 Quanto ao problema do mapa não acompanhar o “ponto verde” já está resolvido.. foi uma configuração que tinha! Oops.. Actualmente estou com outro problema, não sei se já aconteceu com algum utilizador Bada OS, mas o meu desde que atualizei o software pelo Samsung kies, ao iniciar o programa “Samsung Apps”, no menú do Wave, que pede para actualizar o programa.. Cliko para fazer a actualização.. começa a transferir da Net, e depois simplesmente dá-me um erro de instalação! Ou seja.. não consigo utilizar o “Samsung Apps” pois mal início o programa ele pede para atualizar!

    1. Avatar de Milkshake
      Milkshake

      Isso é um bug. Quando aparecer o erro não carregues no “ok”, deixa ficar o erro durante uns segundos sem carregar em nada e o Wave vai reiniciar. Depois vai pedir a instalação e voilá.

    2. Avatar de Milkshake
      Milkshake

      Isso é um bug. Quando aparecer o erro não carregues em nada, deixa-o ficar lá durante uns segundos. o Samsung Wave vai reiniciar e depois vai instalar o Samsung Apps.

      1. Avatar de RF
        RF

        Obrigado Milkshake! Vou fazer isso.. 🙂

    3. Avatar de Ana Narciso

      Ainda bem que resolveste! É que realmente o menu da Navegação é péssimo.
      Quanto ao outro erro, nunca me aconteceu… mas segue as dicas do Milkshake que ele percebe da coisa. 😉

  11. Avatar de Hugo Cura

    Muito bom Ana, é um excelente guia para quem começa a dar os primeiros passos no bada. Gostei particularmente da possibilidade de chamada falsa integrada com hotkey e de outras funcionalidade que, por exemplo o Android, não traz de origem.

    Ah, não resisti ir ao Android Market experimentar 2 ou 3 aplicações para chamadas falsas, pena que só dão para agendar e não para “improvisar no momento” :p

    1. Avatar de Ana Narciso

      Pois é, é uma funcionalidade interessante 😛
      Mas parece que quase todos os Samsungs (senão todos) trazem esta feature. Até o pequeno Samsung Coby TXT da minha irmã traz.

      1. Avatar de Miguel

        Pois é, eu tenho o Samsung Blade e também traz isso da chamada falsa (mas não dá para meter um numero nem uma imagem, aparece como desconhecido) -.-‘

  12. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Para quem estiver interessado, o serviço “Mobible Tracker” está disponível para o Wave e permite:
    -Receber uma mensagem num ou em vários números à nossa escolha, se for inserido outro cartão SIM no Wave.
    -Bloquear o Wave remotamente
    -Apagar tudo do Wave remotamente
    -Ver o local onde o Wave se encontra (“supostamente” para já só está disponível na Inglaterra e na Alemanha)

    Têm um tutorial sobre esse assunto no fórum:
    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=7008

    1. Avatar de Milkshake
      Milkshake

      Isto está muito bom ! Parabéns pelo tutorial !

      A Samsung cada vez evolui mais e já em Portugal anda a bater forte e feio na Nokia, basta dizer que é a marca que mais vende telemóveis desbloqueados em Portugal.

      Nem gostava da marca mas ultimamente fui convertido por causa da sua evolução em tudo, desde telecomunicações, a LCD’s, enfim na tecnologia em geral lol

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        Obrigado 🙂

        Parecem estar no bom caminho, a ver se não se perdem.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Mau, não desvendes a surpresa para amanhã!!!

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        lol

        só fiz refresh no fórum depois deste comentário 😛

      2. Avatar de Milkshake
        Milkshake

        Eu não sei de nada, agora fiquei curioso !

  13. Avatar de zez
    zez

    Uma pergunta, aquela imagem do gps, eu ligo o gps e apenas vejo uma imagem lisa com cor, nao vejo estradas nem nada 😡
    tambem é a primeira vez que liguei isto, alguma dica?xD

    1. Avatar de Ana Narciso

      Convém ler o artigo…

      Uma das dicas publicadas neste artigo é exactamente como fazer download dos mapas e estradas de Portugal.
      É por isso que não vês nada…

      Já que és novato nestas andanças, porque não lês a minha análise completa ao bada, como se fosse uma espécie de “tour guiada”?
      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/analise-samsung-wave-e-bada-os/

      E depois de leres esse e este artigo, dá uma olhada nos restantes artigos sobre o bada/Samsung Wave:
      https://pplware.sitedev.pt/category/smartphones/bada-smartphones/

      Boa sorte 😉

  14. Avatar de zez
    zez

    eu li, fui á procura de “portugal” por ordem alfabética, só agora reparei que estava logo na primeira página x)

    bgd na msm

  15. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Excelentes dicas Ana, obrigado também pela magnífica análise ao Wave.
    Uma dúvida offtopic que ficou no entanto: É possível visualizar ficheiros anexos num e-mail do tipo Word, PDF ou Powerpoint directamente no Wave? Obrigado 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sem problema, o bada permite a leitura no momento de uma série de formatos conhecidos;

      * Imagem – bmp, jpg, gif, png, tif, wbmp
      * Vídeo – mp4, 3gp, wmv, asf, avi, mkv, divx
      * Música – mp3, 3ga, aac, m4am wma
      * Som – wav, mmf, xmf, imy, midi, amr
      * Temas – smt
      * Outros – doc, docx, pdf, ppt, pptx, txt, xls, xlsx, htm, html, vbm, vcf, vcs, vnt, jad, jar, crt, der

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Óptimo, obrigado! Estava esclarecido quanto às imagens, vídeo e música, mas é precisamente esse “outros” que procurava saber. E o Wave torna-se assim ainda bem mais interessante… 🙂

  16. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    uma dúvida, não tenho a opçáo GPS avançado nas definiçóes de localização, alguma ideia?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Como assim?

      Definições > Conectividade > Localização, opção GPS avançado, por baixo da opção “Activar serviços de localização”. Não tens?

      Tira um screenshot do ecrã “Localização” e mostra aqui, para eu perceber a tua dúvida.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sem dúvida muito estranho!
      Devias ter isto: https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2010/07/gps_defs_small.jpg

      Tens o firmware actualizado?
      Liga o Wave ao PC e abre o Kies e vê se consegues actualizar o software do Wave. É que fora isso, não estou mesmo a ver…

  17. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    Em principio não, porque nunca o actualizei, segundo o kies tenho o mais recente, mas talvez porque a vodafone ainda não disponibilizou outro.

    Mas tambem não é que me faça falta, apanho sinal em menos de 20seg, pena é não poder traçar percursos porque me pede para activar -.-

  18. Avatar de Milkshake
    Milkshake

    Podiam fazer uma noticia sobre o Samsung Wave 723 que irá sair este mês e traz o bada 1.1.

    É bom ter dessas noticias em português e o pessoal daqui agradece muito !

  19. Avatar de RF
    RF

    O meu Wave já foi para arranjar.. Não atualizem o Software no Kies! Ao reiniciar o tlm aparece com o ecrã em branco e com as seguintes lebras vermelhas:
    FOTA Engine is not installed
    please install below FOTA Eng.
    (Fota_engine_ver_info_2.0)

  20. Avatar de Rute
    Rute

    boas… tenho uma dúvida.. comprei o meu wave ontem, e ando aqui às aranhas com as sms’s… ja fiz o que disseram, teclado qwerty, carregar prolongadamente no simbolo do mundo, etc, e nao me activa o texto inteligente, aqui no meu aparece a preto, como não sendo sequer uma opcao que eu possa escolher… sabem o que tenho que fazer? se há solucao? nao acredito que comprei uma máquinazorra destas e nao vou ter escrita inteligente!

    obrigada 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Olá Rute,
      Eu já tive problemas com isso, mas bastou-me alternar entre os outros tipos de teclado e tentar activar a escrita inteligente. Eventualmente, quando voltei ao teclado querty, já consegui carregar na “bolinha verde” para activar a opção “escrita inteligente”.

      1. Avatar de Rute
        Rute

        muito obrigada ana, vou tentar 🙂
        e parabens pelas análises, foi com base no teu trabalho que me decidi pelo wave…
        merci! 🙂

  21. Avatar de wilians
    wilians

    Galera,
    Não sei se já foi publicado…
    Algo interessante que acabei de descobrir em ‘mensagens’ foi que quando mantém precionada a barra de espaço, ela abre uma pequena janela com os caracteres ‘. , – ? @ !’
    O normal é apertar a tecla ‘?12’ e ela abrir outro teclado, mas com a barra é possível acessar os mais usados no mesmo teclado.
    vlw

    1. Avatar de Ana Narciso

      Muito obrigada pela dica!

  22. Avatar de Ivonedami
    Ivonedami

    Boas… estou bastante tentada em adquirir o samsung wave 723, mas so ainda nao o fiz devido a uma duvida… o teclado para escrever mensagens so da em Qwerty? Nao gosto nada deste tipo de teclado… existe a opçao do teclado normal?
    por favor respondam me com a maior brevidade possivel
    agradeço desde ja a todos
    e as dicas aqui sao optimas!
    cumprimentos

    1. Avatar de Ana Narciso

      Existe sim! Podes seleccionar o tipo de teclado nesta janela: https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2010/07/teclado_tipos.jpg

      Podes saber mais acerca disto e muito mais na análise completa ao bada OS, que virá com o teu futuro Wave 723:
      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/analise-samsung-wave-e-bada-os

  23. Avatar de Wagner
    Wagner

    Boa tarde. Estou com o meu Wave e estou bastante contente com o aparelho. No entanto eu não consigo marcar a opção de “escrita inteligente”, tentei de várias formas, mudando os tipo de teclado/escrita mas a opção permanece inativa. Alguma dica? Por favor. Obrigado!

    1. Avatar de Ana Narciso

      A opção tem de aparecer.
      Certifica-te que tens o cursor de escrita na área de escrita de texto e não a escrita do contacto “Para”, ou “Assunto”.
      Depois de seleccionar o botão de idioma e quando se tem o Teclado Qwerty activo, dá para activar o modo Escrita Inteligente.

      Caso não consigas, talvez seja por teres o bada desactualizado. Liga o Wave ao Kies e procura novas actualizações ao software do telemóvel e instala. 😉

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Hello

    Tenho um problema com o meu wave723, comprei-o á umas 3 semanas e a 3 dias que recebo 2 mensagens iguais de qualquer contacto que mande uma, já fiz um reset ao telemovel mas continua igual, alguem sabe o que fazer para isto não acontecer ou tenho mesmo de o levar a uma loja para o ir reparar.

    obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Antes de mais, penso que deverias telefonar para o apoio técnico da tua operadora, pois pode até nem ser um problema do teu telemóvel. (Embora eu ache que deve ser)

      Se nada se concluir sim, deves levá-lo até à loja onde compraste, pois esse comportamento não é normal…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Era o que eu estava a pensar fazer mas poderia haver uma solução sem ir á loja, tenho mais dois amigos que compraram também e acontece o mesmo. Esquisito deve de ser do bada ser o mais recente e vem com esse problema

        Obrigado

        1. Avatar de Ana Narciso

          Já agora qual é a tua versão do firmware?
          Introduz este número no teu bada:
          *#1234#

          Já experimentaste buscar actualizações de software através do Kies?

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já experimentei ir actualizar mas dizem que a minha versão é a mais recente.

    A versão é:

    S723EBUJJ3

    S723EVFGJJ3

    Obrigado

  26. Avatar de JH
    JH

    Boas, e um bom ano :DD

    Gostava de saber mais sobre o wave 723, mas nao encontro nenhuma review dele por aqui. Será que alguém me pode falar dele ou dar um link que m leve a mais informação de quem já o teve ou tem nas maõs?

    abraços *

  27. Avatar de alexandre
    alexandre

    pessoal, comprei um samsung wave 723, mas tenho um problema! ao receber sms, recebo 1 e logo a seguir recebo ota igual!

    alguem sabe como resolver isso??

    agradecia uma resposta.

    cumps

    Alexandre rodrigues

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu tinha o mesmo problema fui a vodafone deram-me um cartão novo e até agora esta resolvido, espero que não volte a acontecer

      1. Avatar de ALexandre
        ALexandre

        o problema nao é do cartao.. é mesmo do telemovel..

    2. Avatar de JH
      JH

      Tambem tenho esse problema, mas aparentemente foi só agora depois de ter desligado o 3G quando nao é preciso. Antes tinha-me acontecido receber uma ou outra repetida mas acontecia raramente. Desliguei o 3G e comecei a receber 2 mensagens repetidas. Voltei a ligar o 3G e ainda n voltei a receber nenhuma repetida :/ mas tá mal, não percebo pq acontece isso…

      1. Avatar de JH
        JH

        Confirma-se, continuo sem receber sms repetidas com o 3G ligado

  28. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Boas
    Adquiri tambem um wave 723.Até agora estou satifeito com o equipamento mas tive apenas um problema.Nas mensagens nao entento com fiz mas bloqueei as mensaens de um numero da minha lista de contactos e agora nao sei com voltar a desbloquear,ou seja, eu posso enviar mensaens para esse numero, mas quando esse numero me envia mensagens apesar de nesse telemovel o relatório de entrega ser positivo, eu não as recebo.Alguém sabe com resolver?
    Cumpr.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso é simples de se resolver.

      Definições > Aplicações > Mensagens > Defin. gerais > Bloquear mensagens

      E depois eliminas esse número da lista de bloqueio.

      😉

  29. Avatar de Ricardo nunes
    Ricardo nunes

    Oi Pessoal

    Comprei em França, pela Orange,estou a gostar bastante do telemovel, contudo ja o vou ter de trocar devido a um problema de software, ou seja configurei o meu mensenger e so consegui entrar uma vez apos isso cada vez que tento entrar ele bloqueia o telefone, ou ponto negativo é o gps, é bastante lento a se encontrar ou mesmo a calcular o trajecto e para de funcionar debaixo dos tuneis.

    um abraço

  30. Avatar de fred_ucp
    fred_ucp

    Olá,

    Instalei o novo firmware (Bada 2.1) e agora não consigo sincronizar o meu wave S8500 com o calendário do Outlook, utilizando o Samsung Kies 2.0. Qual será o Problema?

    Já agora como posso arranjar o MSN para o eu Wave?

    Obrigado,

    Cump,

    Fred_ucp

  31. Avatar de JH
    JH

    Não sei se ja sabes ler o conteudo dos emails mas pro caso de nao, basta ir ao mail, carregar em “…” e selecionar receber

    🙂

  32. Avatar de dg8
    dg8

    Tenho um samsung wave que tem o seguinte problema:

    Apago todas as sms que tenho no tlm, e quando reinicio o telemóvel as sms continuam lá. Aconteceu a alguém?

  33. Avatar de Mary

    Como faço pra apagar um icone do meu menu? eu desinstalei os programas mas os icones continuam lá =/

    1. Avatar de Ana Narciso

      Mesmo premindo o botão das rodas dentadas, no canto superior esquerdo, não aparece o ícone com um símbolo “proibido”?

      Tocas nesse símbolo e não desaparece o ícone?

  34. Avatar de Fatima
    Fatima

    Alguem me saber dizer como atribuir um tom de toque especifico a um determinado contacto?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sim, basta criares um grupo com um determinado tom e depois adicionas esse contacto ao grupo.

    2. Avatar de Rui Gonçalves
      Rui Gonçalves

      vais a “Meus Ficheiros”, seleccionas “sons”, abres a musica ou tom de toque que pretenderes, carregas na tecla de opções(a tecla com três bolinhas no centro inferior do ecrã, carregas em “definir como” e seleccionas o contacto pretendido.

      1. Avatar de Rui Gonçalves
        Rui Gonçalves

        Falta escrever que depois de seleccionar “definir como”, aparecem quatro opções e é a segunda”Toque de chamador”, e depois aparece para procurar ou criar contacto.
        Se quiseres mudar o toque de contacto depois, vais ao contacto pretendido, primes editar, primes a no campo tom de toque e vai te redireccionar para outro menu e só escolher novo tom de toque.

  35. Avatar de carlos

    ola a todos,será que alguem me pode dizer e ensinar se é possivel gravar uma conversa de chamada com o wave 723?se alguem souber agradecia ke me ensinasse se for possivel,obrigado e espero uma resposta de alguém.

  36. Avatar de Duvida
    Duvida

    Queria saber como mando mms? tentei manda e ele pede para comfigurar e não sei como fasso isso alguem sabe ? me ajudem // obrigadoo

    1. Avatar de Ana Narciso

      Telefona para o apoio a cliente da tua rede e pede para que eles tem enviem as definições de MMS.
      Dessa forma já conseguirás enviar MMS.

  37. Avatar de Maria Freitas
    Maria Freitas

    não consigo inserir caracteres como “ã”, “â”, “á”, “í”, “ó”, “ô”, “õ”, em nenhum modo do teclado. a escrita inteligente até me apresenta as palavras com esses caracteres, mas, quando as seleciono, as acentuações não aparecem na caixa de texto. o que pode ser? agradeço desde já.

    1. Avatar de Maria Freitas
      Maria Freitas

      Resolvi!
      Configurações -> Aplicações -> Mensagens -> SMS -> Alfabeto SMS e escolhi a opção “Automático”.

      1. Avatar de Vítor M.

        Excelente 😀 eu estava a ver se a nossa colaboradora para assuntos bada OS dava uma resposta mas assim foi muito mais rápido 😀

        E a Maria não quer fazer uns artigos sobre aplicações para bada que ainda não tenhamos publicado?

        1. Avatar de Fred_ucp
          Fred_ucp

          Muito obrigado, Esta informação também me deu jeito.

          Abraço

  38. Avatar de Maria Freitas
    Maria Freitas

    Cá estou novamente, agora com uma dúvida sobre a conexão Wi-Fi. Tenho internet sem fio roteada em casa, mas não consigo conectar de jeito nenhum! O Bada capta o snal, digito a senha corretamente e nada! Será que o protocolo de segurança da rede WiFi (no meu caso, WPA2-Personal) interfere?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Em princípio não deveria haver problema. Tens a certeza que a password está correcta?

      Tens o bada actualizado?
      Se tudo estiver dentro dos conformes, experimenta mudar a encriptação do teu sinal e experimentar de novo…

      1. Avatar de JH
        JH

        Eu, não minha faculdade tambem nao consigo, alias nem colegas meus com nokias ou lgs… Só uma colega minha que tem iphone consegue 🙁
        Não sei se sera pelo tipo de segurança que é 802.1x (?)

        abraços

      2. Avatar de Maria Freitas
        Maria Freitas

        Mudei a encriptação da WAP2 para WEP e consegui conectar. Mas achei um retrocesso ter de fazer isso.

        Agradeço enormemente a atenção.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Realmente é estranho… eu tenho WPA2-PSK e conecta bem.

  39. Avatar de Braian
    Braian

    Segure apertado o botão do meio. Aparecerá as janelas que estão abertas. Você poderá abri-las ou fecha-las se quiser..

  40. Avatar de -

    Eu estou com uma pequena duvida

    Eu vou comprar o Wave 533 , e essas funções também servem para ele ?

  41. Avatar de pabluxo
    pabluxo

    sim serve meu amigo!afinal todos eles são quase iguais mudam poucas coisa
    e os outros tbm tem 3G o wave 525/533 maneiro msm

  42. Avatar de Tani
    Tani

    Ola! muito boas essas dicas, tenho wave 723 e fiquei contente por descobrir mais coisas que ate agora nao sabia!!

    So tenho uma duvida em relaçao ao bloqueio das mensagens por endereço… e possivel voltar a desbloquear, ou seja, voltar a receber mensagens do contacto que foi bloqueado? ha alguma hipotese?

    Agradecia informaçoes
    fcb*

  43. Avatar de Wilians
    Wilians

    Pessoal, é possível alterar o tamanho utilizado da memória interna?
    Exemplo: Para mensagens e emails, se não me mengano, tem 1 gb.
    Para aplicativos, apenas 300 mb.
    Não consigo mais instalar nenhum aplicativo, e gostaria de saber se posso alterar o tamanho disponível para cada finalidade.
    vlw

  44. Avatar de Cruz
    Cruz

    No wave s525 onde está a aplicação mapas de navegação ?

  45. Avatar de Leidiane Tavares
    Leidiane Tavares

    Olá! Estou a usar o Samsung Wave s8500 há seis meses e tenho gostado bastante! Mas há um problema crônico com o meu: quando recebo imagens via MMS, elas vêm apenas com 2k! Já modifiquei todas as configurações possíveis e o problema persiste, envio mensagens com bom tamanho, mas, ao receber, elas são minúsculas, sequer é possível redimensionar. O que pode ser?
    Saudações brasileiras!

  46. Avatar de Hellen
    Hellen

    O meu unico problema com o aparelho e os toques bloqueados não tem jeito mesmo de apagar os toques que já vem no celular….?

    Se alguem souber de alguma forma me informe por favor..

  47. Avatar de Regis
    Regis

    meu samsung wave 533 nao abre tela nenhuma porq esqueci a senha de segurança que bloqueia o celular o que fazer nesse caso?

  48. Avatar de Macedo
    Macedo

    Tenho wave 723, como configuro o horário do GPS para o horário de Brasilia.

  49. Avatar de tom
    tom

    olà,como fasso pra apagar as aplicaçoes q baixei do samsung apps elas ainda ficam na memoria do telefone obrigado.

  50. Avatar de eugenia ribeiro
    eugenia ribeiro

    Boa tarde
    Não consigo receber MMS no meu Samsung Wave, alguem me pode dar uma dica de como fazer ?

  51. Avatar de Margarida
    Margarida

    Olá,

    Fantásticas dicas… deu para aplicar algumas!
    Vi nos teus screen shots qeu tens um widget do exchange activesync… sabes indicar-me como o posso arranjar? Vasculhei a apps store da samsung e não encontrei nada!

    Obrigada

    1. Avatar de Margarida
      Margarida

      Já percebi 🙂
      Às vezes não vimos as coisas mais básicas… 🙂

  52. Avatar de Yolanda Abreu
    Yolanda Abreu

    Por favor, saberia me dizer que tecla tenho que apertar, quando estou telefonando para alguma empresa que pede para teclar números para escolher com quem devo falar dentro da mesma ligação telefônica? Tipo companhia aérea, telefônica e outras que pedem para escolher teclando 1 ou 2 ou 4 dentro da mesma chamada sem desligar

  53. Avatar de Márcio Ribeiro
    Márcio Ribeiro

    Muito bom!
    Já agora sabe dizer-me como retirar ecrãs de wigets? É que eu abri um sem querer e agora não o consigo tirar.

    E em relação ao wallpaper deslizante ao tentar fazer o que refere, a imagem continua depois imóvel na mesma, mas no meu não aparece um rectangulo amarelo, mas sim vermelho…

    Obrigado 😉

  54. Avatar de Tayná Monteiro
    Tayná Monteiro

    Bem… eu tenho o wave 533, adoro ele… mas á algum tempo não consigo enviar torpedos para um determinado número, ás vezes manda ás vezes não… eu consigo mandar para toda a minha listade contatos mas para esse contato fala assim ” FALHA AO ENVIAR MENSAGEM ” mas esse número não está bloqueado nem nada disso…. ME AJUDEM PORFAVOR hahahahah

  55. Avatar de helder
    helder

    bons dia tenho o samsung wave 2 gt 8530 , mas tenho tentado aceder ao gps mas esta dificil quando tento iniciar a navegação e está montes de tempo a tentar obter localização e não pssas disso alguem pode me ajudar por favor

  56. Avatar de adriana
    adriana

    gostaria de saber como faço para colocar um programa de gps no meu celular

  57. Avatar de André
    André

    olá eu tenho um Wave 723 ele vem com o bada 1.1, primeiro queria saber se dá para actualizar o bada para 2.x e como é que faço. Segundo e mais importante eu tenho um problema com a minha lista de contactos, vejamos se um amigo meu, o qual eu tenho contacto, me escreve um sms aparece o nome do respectivo contacto e a mensagem mas se ele me telefonar ele já ñ sabe dizer de quem é o número que me está a telefonar.
    O que eu reparei foi que esse meu contacto tem o número +35191xxxxxxx e quando recebo mensagem dele aparce o nome e o respectivo numero com o +351, mas se a mesma pessoa me telefonar aparece só 91xxxxxxx e o tele já ñ sabe de quem é o numero. isto acontece-me contodos os contactos =/

  58. Avatar de Jessica
    Jessica

    Boa noite!

    Eu tenho um Samsung Wave 525 há pouco mais de uma semana, estou muito satisfeita com ela mas quando acedo à internet e tento abrir um ficheiro pdf na internet não consigo… diz “Conteúdo não suportado”.. gostaria de saber se não há nenhuma maneira de conseguir abrir estes ficheiros.

    Obrigado!

  59. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu tenho o Samsung wave 3 mas quando tenho aceder a Samsungapps para baixar progamas ele diz “definir ligação para serviços de rede” porque que aparece isso?

  60. Avatar de Sérgio Pontes

    Boas, onde posso arranjar esse tema default lismore.smt ?

  61. Avatar de Judson
    Judson

    Tenho um sansung GT-18530 com projetor. Esse aparelho me mata de raiva, por que toda vez que que está sob a claridade ele baixa sozinho a barra do brilho, deixando a tela super escura. Eu já desabilitei a economia de bateria e brilho automático, mas mesmo assim, fica escuro, tão escuro que mal consigo enxergar as letras (menu). Vcs tem alguma solução, já tive pra sentar ele na parede rsrs. Abraços…

  62. Avatar de Willian
    Willian

    Por favor,alguém pode me ajudar? Tenho um samsung wave5250,ele não quer ligar. Ele liga certinho a tela inicial,mais sai mais da tela inicial? Qualquer ajuda seria grata. Abraço

  63. Avatar de Daniela
    Daniela

    E assim o meu telemovel e vodafone e queria obter por chamada falsa mas tenho definiçoes mas nao tenho aplicaçoes e chamada e depois nao nao tenho mais nada.
    Obrigada.

  64. Avatar de GOMES-BRAVO
    GOMES-BRAVO

    tenho-um-Sansung…Gt-s8600-wave-e-não-consigo-instalar-nenhum-aplicativo-APK-…Al
    guem-poderia-me-fornecer-o-formato-do-fichero-ideial…

  65. Avatar de Carlos
    Carlos

    ola caros amigos. a minha esposa tem acesso a minha conta do facebook, mas eu nao queria, no entanto nao quero mudar a pass para nao originar discussoes. alguem me sabe dizer se é possivel eu receber as mensagens do facebook apenas no meu telemovel e de se ela aceder no computador nao conseguir ver as mensagens que estou a receber no telemovel? agradeço se puderem ajudar, muito obrigado