Gmail – Prioritizar a sua caixa de email

43 Comentários

Sempre na vanguarda do que melhor se faz por essa Internet fora, a Google voltou a inovar no seu serviço de email gratuito, o Gmail. Desta foi criada uma nova funcionalidade que permite categorizar os novos emails por importância e fazer sobressair essas mensagens para que tenham um tratamento mais rápido ou para que sejam mais visíveis.

Os filtros podem ser definidos pelos utilizadores e assim tipos de mensagens com graus de prioridades diferentes.


Vão desta forma conseguir dar, finalmente, um pouco de ordem à vossa caixa de email e conseguir filtrar o que realmente interessa dos muitos emails que recebem diariamente. Isto conjugado com o já muito bom sistema de filtragem de spam que o Gmail tem.

Esta nova funcionalidade está ainda a ser lentamente disponibilizada pelos utilizadores do Gmail e do Google Apps. Caso não a tenham já presente aguardem mais alguns dias e vão vê-la aparecer.

Mas e como pode esta nova funcionalidade ajudar? Bom, segundo a Google, as suas três principais características são:

Ordenação automática

O Gmail utiliza diversos sinais para identificar os e-mails importantes, incluindo as mensagens que abre e aquelas a que responde.

As secções ajudam-no a manter tudo organizado

O correio recebido é separado em secções: importante e não lidas, com estrela e restante. Não gosta destas secções? Personalize-as.

As previsões melhoram com o tempo

Com o passar do tempo, as Prioridades vão melhorando a previsão do que é importante para si. Pode treiná-las através dos botões botões

Depois de a activarem, seguindo o link e as instruções que aparecem no topo direito (junto ao vosso email) vai-vos ser mostrada uma caixa onde devem definir os primeiros filtros.

Mais tarde, se pretenderem, podem refinar esses filtros através da indicação de mensagens que vão sendo recebidas. O sistema vai aprendendo e vai tornando-se mais afinado.

A própria apresentação das mensagens foi alterada. Passam a ter 3 zonas de apresentação de mensagens. Uma para as mensagens importantes e não lidas, outra para as marcadas com estrela (não mostrada na imagem) e outra para o resto das mensagens.

As configurações desta nova funcionalidade estão disponíveis através do link Definições e no separador Prioridades.

Caso pretendam mais informações sobre este serviço podem ler aqui alguns artigos sobre o seu modo de funcionamento.

Mais uma vez a Google inova e cria algo de único para o seu serviço de email. Existe alguma razão especial para este ser (provavelmente) o melhor serviço de email da Internet? Penso que as razões estão à vista.

Homepage: Gmail Prioridades
Homepage: Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de TuRoK
      TuRoK

      Ja existe algum post sobre a nova funcionalidade do hotmail para telemoveis, o ActiveSync e respectivas vantagens/configuração?

  1. Avatar de franciscojvp78

    Muito Porreiro. Google sempre a inovar.
    E parece que também melhoraram o serviço de tradução –> http://translate.google.pt/

    Cumprimentos!

  2. Avatar de fran
    fran

    eu ja faço isto mas com os filtros e as varias caixas de mail.

    neste momento uso 3 caixas verticalemente:

    INBOX (onde esta o importante. o que é menos importante crio filtros com SKIP INBOX)

    UNREAD (onde vem parar tudo o que nao é importante)

    URGENTE (para coisas que eu marco manualmente que são mesmo mesmo ainda mais importantes)

    Mas agora com esta nova funcionalidade do google, ja vou retirar estes filtros todos, pk o google vai passar a fazer isto sozinho de forma automatica 🙂

    Secalhar eles basearam-se em mim para criarem esta funcionalidade!!! 😀 😀

    1. Avatar de fran
      fran

      tudo o que é mails de facebook, youtube, twitter, newsletteres e coisas do genero, no meu gmail levam todos um SKIP INBOX! sá vao parar à caixa UNREAD, nunca na inbox.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mais uma vez o Tek e o Pplware estão a sobrepor o seu trabalho publicando notícias da mesma coisa (a do TEK correspondente a esta é a http://tek.sapo.pt/multimedia/gmail_selecciona_emails_que_interessam_1089065.html). Por que razão não decidem dividir as áreas da Informática em que os dois actuam para evitar que isto aconteça? Ou talvez o melhor seja fundirem-se…

    Concordam comigo?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não. E explico o porquê!

      O TeK é o TEK, com a sua equipa e o seu trabalho. E o Pplware é o Pplware e tem a sua linha orientadora.

      Naturalmente que temos noticias sobrepostas, mas não é razão para nos fundirmos o deixarmos de apresentar essas noticias. Existem leitores do Pplware que não vão ao Tek e o oposto também.

      Por essa linha de pensamento vamos ter de fundir alguns jornais que estão também debaixo da alçada do Sapo, é isso?

      1. Avatar de fran
        fran

        concordo.

        eu nao vou ao TEK sequer, nem quero ir.

        So quero PPLWARE! 😀 😀 e quero destas noticias, porque adoro Google.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          No TEK já encontrei mais erros que no PPLWare, e ao menos aqui podemos mandar vir, gentilmente, com os autores se alguma coisa estiver mal :3

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            “No TEK já encontrei mais erros que no PPLWare”

            Ora mas que boa ideia! Vamos publicar todas as notícias duas vezes que assim uma delas é capaz de sair sem erros.

            “e ao menos aqui podemos mandar vir, gentilmente, com os autores se alguma coisa estiver mal :3”

            e lá não?

          2. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Até podia, mas não era a mesma coisa.

      2. Avatar de Curioso
        Curioso

        Concordo em absoluto ctg, Pedro!
        São coisas absolutamente diferentes. Há sempre vozes do contra e sempre haverá, mas mantenham-se firmes!
        Vcs têm feito um excelente trabalho e têm seguidores q vos são fieis!

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        “Por essa linha de pensamento vamos ter de fundir alguns jornais que estão também debaixo da alçada do Sapo, é isso?”

        Eu não falei em ter, eu apenas fiz uma sugestão. É lógico que não vos posso obrigar a fundirem-se, mas não me parece nada má ideia. Ignorando isto, de que jornais está a falar?

        1. Avatar de Vítor M.

          Diário de Notícias, Sol… entre outros 😉

          Acho que vamos tomar conta desses também. Uma OPA como já sugeriram a esses canais do Sapo 😀

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Não lhe perguntei nada.

    2. Avatar de Vítor M.

      Jorge o TEK não é sequer um canal tecnológico no sentido exacto do termo (sem que esta minha observação seja depreciativa para o serviço que lá fazem).

      O TEK, alimentado por uma empresa externa e certamente “financiada”, faz alguns serviços de informação generalista, usando os press releases enviados para os canais de imprensa dos parceiros e tem alguns posts dedicados.

      Nós criamos material, experimentamos, recebemos outro material, decompomos esse material, explicamos e trocamos informações e opiniões com os leitores.

      Como o Pedro falou e muito bem, o TEK é o TEK… e o PPLWARE.COM.. somos nós, administradores, editores, colaboradores, leitores… e muita gente anónima que nos segue… e por incrível que pareça… nenhum de nós é jornalista nem profissional disto. Todos trabalhamos em empresas ou instituições e fazemos disto o nosso hobbie.

      O TEK… é o TEK!

    3. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Uma OPA?

  4. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    Peço a todos que insiram este script nos seus sites:

    *aqui insiram

    Este é um script do iMasters que mostra uma mensagem a dizer para actualizar browser’s antigos.

    1. Avatar de PedroWare
      PedroWare

      Peço a todos que insiram este script nos seus sites:

      *aqui escrevam script
      **aqui escrevam /script

      Este é um script do iMasters que mostra uma mensagem a dizer para actualizar browser’s antigos.

      1. Avatar de PedroWare
        PedroWare

        desculpem mas não o consigo fazer aparecer. têm aqui o site onde ele está: http://imasters.uol.com.br/crossbrowser/pt-br/

  5. Avatar de HuGo
    HuGo

    Olá a todos,

    Excelente funcionalidade do Gmail, assim como as funcionalidades do google labs como a funcionalidade de inserir assinatura no corpo do e-mail (Canned Responses).

    Só um reparo: Prioritizar ou priorizar? Penso que “Prioritizar” é uma tradução à letra de “Prioritize” do Inglês.

    Cumprimentos,

    HuGo

    1. Avatar de fran
      fran

      o que é que as canned responses têm que ver com a assinatura no corpo do email? tas a fazer confusão…

      1. Avatar de HuGo
        HuGo

        no sentido de ter várias assinaturas: uma pessoal, outra profissional, and so on.

        1. Avatar de fran
          fran

          isso que te referes nao sao canned responses.

          São as assinaturas que configuras nas settings para cada email.

          O problema é que todos os emails de contas externas (ex. profissional) que envies atraves da tua conta gmail, vão aparecer sempre no destinatario a informação das duas contas, tua profissional (que pretendes que apareça) e a tua gmail(que nao pretendes que apareca). E isto o gmail tem que corrigir.
          Deveria funcionar tipo outlook para as outras contas que associamos ao gmail.

          1. Avatar de HuGo
            HuGo

            fran.. 1) claro que a funcionalidade canned responses não está associada directamente à criação de assinaturas de e-mail, o segredo está em alargar os horizontes.
            2) a utilização que faço das canned responses para diversas assinaturas de e-mail funciona para mim, existem pessoas às quais não me interessa enviar o meu telefone pessoal, a minha morada ou até mesmo o meu link de facebook ou twitter. Existem outras que é pertinente o envio dessa info.
            3) Aconselho a leitura de
            http://tinyurl.com/yegfgb9

  6. Avatar de joao
    joao

    off-topic

    não vai haver cobertura do evento da apple no pplware?

    1. Avatar de Vítor M.

      Vai, penso que o Daniel está com isso em mãos.

  7. Avatar de PedroR
    PedroR

    Agr só falta mesmo eles incluirem a opcao de enviar com importancia alta ou baixa, como mtos outros servços de mail ja teem.

    Abracos

    1. Avatar de franciscojvp78

      isso não serviria de nada.
      e se alguem te enviar spam com prioridade alta?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        É para isso que serve o anti-spam.

  8. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Ele há internautas de primeira e de segunda… No meu não aparece nada disso

  9. Avatar de Mário Mendes
    Mário Mendes

    O Gmail quanto a mim falha numa coisa muito basica, que é após o nome temos sempre o “com” o que quero dizer com isto que aqules que conseguiram email nos principios do gmail conseguem ter mail com o nome os outros temos uma salgahada de letras e nº no mail porque o nome ja existe ou então inventamos bue e fica-se com um endereço que não tem nada a ver connosco.
    Por esse motivo o meu mail de gmail e um endereço secundario.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      o mesmo acontece com os outros serviços.

      Por isso, o utilizador deve ser criativo. Além do mais, há mais Marias na terra.

      É por essas e por outras que se deve pensar bem antes de escolher o nome dos filhos.. ahahha.

      A propósito do post, parabéns à Google pela enésima vez!!
      P.S.: se a Micro$hit já desde a década de 90 pensou nisso: TEMOS PENA. A Google passa à prática!

  10. Avatar de tiago bang

    meu se me achas importante.. heh

    cumps

  11. Avatar de Danissimo
    Danissimo

    Boas pessoal…

    Serei só eu…ou mais alguem não tem a opção nas definições?

    1. Avatar de p. jorge
      p. jorge

      Também não tenho

      1. Avatar de arturkosta
        arturkosta

        e duques…

  12. Avatar de Kaisersoze
    Kaisersoze

    Prioritizar não existe. Troquem por favor por “priorizar”

  13. Avatar de arturkosta
    arturkosta

    No meu gmail também não aparece a opção prioridades. Alguém sabe porquê?

  14. Avatar de dajosova
    dajosova

    …e agendar o envio de um email? É possível sem recorrer a outros programas?

  15. Avatar de Rodrigo Dias
    Rodrigo Dias

    Epa… o vídeo tá fantástico! Não acham? 😀