A Apple foi formalmente acusada de ter infringido várias patentes pela empresa israelita Corephotonics. Em causa está a tecnologia empregue na câmara dupla dos iPhone a partir do 7 Plus, o primeiro a chegar equipado com dois sensores traseiros. Agora, o caso chegou aos tribunais norte-americanos da Califórnia.
Aliás, esta já não é a primeira vez que a gigante de Cupertino é acusada pela queixosa em questão.

De acordo com a Corephotonics a Apple está a utilizar várias das suas patentes, sem as licenças necessárias para tal. Por conseguinte, o caso deu agora entrada num tribunal norte-americano do estado da Califórnia e a sua petição inicial pode ser consultada a partir desta ligação. O documento está alojado no Scribd.
Tecnologia de câmara dupla utilizada nos Apple iPhone
Mais concretamente, a empresa israelita alega que 10 das suas patentes foram infringidas. Tecnologia aplicada, por exemplo, na câmara dupla utilizada em várias gerações de iPhone. Entre estes, a queixosa listou o iPhone 7 Plus, 8 Plus, bem como os mais recentes iPhone X, iPhone XS e, por fim, o iPhone XS Max.
Perante estas acusações, a Corephotonics procura agora uma compensação. Em primeiro lugar, uma decisão a seu favor, um procedimento de injunção a ser aplicada à Apple, ressarcimento pelos lucros cessantes, bem como as custas judiciais, sem esquecer a agravante a violação consciente das suas patentes.
Ainda de acordo com o documento, é alegado que a gigante norte-americana reuniu com a empresa israelita. Aí foram discutidas as hipóteses para um entendimento e acordo com vista ao licenciamento das tecnologias patenteadas pela Corephotonics entre novembro de 2013 e junho de 2016.
As alegações e patentes da Corephotonics
Mais concretamente, as patentes cobrem várias tecnologias como o zoom ótico, a minituriarização de uma lente com zoom, bem como o software que conjuga a informação captada pela câmara dupla. Ainda de acordo com a queixosa, a violação de patentes foi detetada desde a apresentação do iPhone 7 Plus.
Esta é a mesma empresa que desenvolveu, por exemplo, o sistema de zoom ótico de 10 vezes da Oppo. Mais ainda, a empresa tem já um histórico de conflito com a Apple, afirmando agora que a gigante tinha plena noção do que estava a fazer. Por outras palavras, apresentou como sendo novidade a tecnologia de terceiros.
A Apple infringiu, e continua a infringir, uma ou mais premissas de 9 patentes. Fá-lo ao importar, utilizar, bem como vender / oferecer o iPhone 7 Plus, 8 Plus, iPhone X, XS, bem como o XS Max. Todos eles utilizam tecnologia de câmara dupla, estando a causar prejuízos económicos à Corephotonics.
Algo que acaba por gerar mais intriga no caso é o facto de a Samsung ter demonstrado interesse na sua aquisição. Aí, a quantia sugerida rondava os 150 a 160 milhões de dólares, tendo as negociações ocorrido no início de 2019. Aliás, certos relatos sugerem que a compra foi mesmo finalizada, ainda que a Samsung nunca o tenha revelado. Seja como for, é um acréscimo para as intrigas que já rodeiam o caso.
Por fim, resta-nos aguardar pelo natural desenrolar do caso junto dos tribunais. Entretanto, contamos com a apresentação da próxima geração de smartphones iOS em setembro. Aí teremos também sérias novidades na disposição de câmaras fotográficas.
Leia mais….
Novo iPhone da Apple vai mesmo ser apresentado no dia 10 de setembro?
















