Apple acusada de ter roubado a tecnologia de câmara dupla nos iPhone

23 Comentários

A Apple foi formalmente acusada de ter infringido várias patentes pela empresa israelita Corephotonics. Em causa está a tecnologia empregue na câmara dupla dos iPhone a partir do 7 Plus, o primeiro a chegar equipado com dois sensores traseiros. Agora, o caso chegou aos tribunais norte-americanos da Califórnia.

Aliás, esta já não é a primeira vez que a gigante de Cupertino é acusada pela queixosa em questão.

Apple iPhone tecnologia câmara dupla


De acordo com a Corephotonics a Apple está a utilizar várias das suas patentes, sem as licenças necessárias para tal. Por conseguinte, o caso deu agora entrada num tribunal norte-americano do estado da Califórnia e a sua petição inicial pode ser consultada a partir desta ligação. O documento está alojado no Scribd.

Tecnologia de câmara dupla utilizada nos Apple iPhone

Mais concretamente, a empresa israelita alega que 10 das suas patentes foram infringidas. Tecnologia aplicada, por exemplo, na câmara dupla utilizada em várias gerações de iPhone. Entre estes, a queixosa listou o iPhone 7 Plus, 8 Plus, bem como os mais recentes iPhone X, iPhone XS e, por fim, o iPhone XS Max.

Perante estas acusações, a Corephotonics procura agora uma compensação. Em primeiro lugar, uma decisão a seu favor, um procedimento de injunção a ser aplicada à Apple, ressarcimento pelos lucros cessantes, bem como as custas judiciais, sem esquecer a agravante a violação consciente das suas patentes.

Ainda de acordo com o documento, é alegado que a gigante norte-americana reuniu com a empresa israelita. Aí  foram discutidas as hipóteses para um entendimento e acordo com vista ao licenciamento das tecnologias patenteadas pela Corephotonics entre novembro de 2013 e junho de 2016.

As alegações e patentes da Corephotonics

Mais concretamente, as patentes cobrem várias tecnologias como o zoom ótico, a minituriarização de uma lente com zoom, bem como o software que conjuga a informação captada pela câmara dupla. Ainda de acordo com a queixosa, a violação de patentes foi detetada desde a apresentação do iPhone 7 Plus.

Esta é a mesma empresa que desenvolveu, por exemplo, o sistema de zoom ótico de 10 vezes da Oppo. Mais ainda, a empresa tem já um histórico de conflito com a Apple, afirmando agora que a gigante tinha plena noção do que estava a fazer. Por outras palavras, apresentou como sendo novidade a tecnologia de terceiros.

A Apple infringiu, e continua a infringir, uma ou mais premissas de 9 patentes. Fá-lo ao importar, utilizar, bem como vender / oferecer o iPhone 7 Plus, 8 Plus, iPhone X, XS, bem como o XS Max. Todos eles utilizam tecnologia de câmara dupla, estando a causar prejuízos económicos à Corephotonics.

Algo que acaba por gerar mais intriga no caso é o facto de a Samsung ter demonstrado interesse na sua aquisição. Aí, a quantia sugerida rondava os 150 a 160 milhões de dólares, tendo as negociações ocorrido no início de 2019. Aliás, certos relatos sugerem que a compra foi mesmo finalizada, ainda que a Samsung nunca o tenha revelado. Seja como for, é um acréscimo para as intrigas que já rodeiam o caso.

Por fim, resta-nos aguardar pelo natural desenrolar do caso junto dos tribunais. Entretanto, contamos com a apresentação da próxima geração de smartphones iOS em setembro. Aí teremos também sérias novidades na disposição de câmaras fotográficas.

 

Leia mais….

 

Novo iPhone da Apple vai mesmo ser apresentado no dia 10 de setembro?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    Todas as marcas usam câmera dupla e até tripla e só a Apple e que infringiu? Cheira me que querem dinheiro fácil por a Apple ser a única empresa com status e dinheiro no mundo tecnológico. Vão trabalhar e deixem a Apple em paz.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não direi “única” empresa com status e dinheiro, as vendas tem caído a pique e a marca tem vindo a perder cada vez mais valor e a perder até clientes fieis. A marca morreu quando o Steve Jobs morreu. O que alimenta a Apple são os fanáticos que não querem ver o que esta errado! Uma empresa que deve biliões de impostos a não sei quantos países, cuja receita fiscal é bem superior a concorrência e até na margem de lucro. Não é uma empresa que merece status e muito menos dinheiro!

      Apple já era…

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Na tua cabeça talvez, na realidade nunca teve melhor. IPad Pro, iphone, airpods, MacBook sao todos os melhores do mercado. O unico flop foi o HomePod . Quando lançarem um SÓ tao bom quanto Mac OS. e ios com o ecossistema igual ou parecido eu troco.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Essa paixão “excessiva” pela a apple é admirável! Na realidade (certamente paralela) em que os demais vivem, a apple que conhecemos, é um bocado diferente…

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          São mentalidades como a tua que fazem com que a marca tenha perdido o rumo!

          Fanatismo no seu melhor 😉
          Usei todos as gerações até ao 7. Portanto sei do que falo!

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        lol comentarios como o teu fazem me rir. obrigado

      3. Avatar de Fixo
        Fixo

        Diretamente e indiretamente (ou seja, somando o pessoal da Apple, de fornecedores e developers) tens ideias de quantas pessoas trabalham em produtos e serviços da Apple – só nos EUA?
        2,4 milhões de pessoas, quatro vezes o número de 2011 (ano em que Jobs morreu)

        Essa de que a Apple morreu com Steve Jobs está gasta. A Apple é a primeira nos tablet, weareables, e serviços das tecnológicas nesta área. Ter sido 3ª ou 4ª fabricante de smartphones no último trimestre tem uma importância relativa – deve ter ficado, mais uma vez, com a maior parte dos lucros de todos os fabricantes de smartphones.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Para isso basta olhar para a Samsung e o império que eles tem claro que de diversos ramos faz parecer a Apple uma miniatura no entanto são coisas diferentes.

          Basta veres os utilizadores fieis sem ser fanáticos pela marca que deixaram a marca precisamente não pela desculpa que a marca deixou de ser o que era mas pela falta de criatividade! Hoje em dia o iOS não serve de desculpa!

          Equipamentos com 2 anos começam a dar problemas, as Apps começam a ter problemas e as limitações para quem tem supostamente um monopólio tão grande a nível mundial seria de esperar mais! Pago 1200€ por um produto quase inferior em tudo? Não meu caro, dispenso dar dinheiro a uma marca que até a impostos foge em 12 países, que gere de forma agressiva as politicas baseado nos fanáticos porque a Apple se quiser podia ser muito mais e melhor.

          Eu como antigo utilizador já fui viciado em iOS, mudei para Android e ai sim vi a qualidade do mundo tecnológico seja em fotografias seja em que for, hoje em dia como a desculpa da fluidez e Apps não serve de argumento para iOS.

          Sejamos honestos, as pessoas compram maça pelo estatuto social e nada mais. Muitos nem sabem a diferença de iOS para Android. Eu uso o 7 Plus para fins de receita médica porque só existe essa App para iOS mas mal toco nele, aliás o iPhone XS do meu colega parece uma anedota ao lado do meu Mate 20 X e mesmo ele admite que a Apple deixa a desejar!

          Agora com o Note 10 + embora nem goste muito de Samsung também está a fazer uma frente enorme.

          Apple perdeu o lugar em quase todas as categorias e dispenso benchmarks porque isso não ditam nada no dia a dia! Camera inferior, limitações e problemas de interface… la vai o tempo em que a Apple era gloriosa. Miss those days!

          Agora cada um é livre de viver da marca. Conheco pessoal que faz a pré reserva todos os anos mal saibam que ta para sair um 😉 a isso chamo consumismo no seu melhor e claro fanatismo. Tentam argumentar que é melhor por X e Y mas na realidade.

          Samsung lidera 2018 com 19% das vendas e a tem liderado SEMPRE embora falamos de uma marca que vende desde gama de entrada até ao flagship enquanto a Apple se foca no chamado Premium que para mim de premium nada tem, tem é estatuto…. mesmo o MAC OS X… para mim pessoalmente nada me diz e tenho-o no meu MSI do qual mete qualquer MAC num canto.

          Apple = Overpriced e não vale a pena argumentar porque eles vivem à custa do zé povinho. Felizmente temos marcas que fazem frente e graças ao medo deles que existem as guerras entre os EUA e a China, mas esquecem se que quem lucra com isso é a Samsung 😉

          Nos dias que correm a Apple devia baixar os preços ou lançar algo realmente revolucionário, porque de evolução pouco teve! Basta olhar para a história, foram os primeiros a criarem o smartphone e a terem o melhor OS num telemóvel, actualmente esse facto morreu com o criador!

          Ele deve dar voltas no caixão se soubessem a roubalheira e a perda de inovação que a marca que ele criou tem!

          Mas são ideias minhas ofc.. cada um tem a sua! Respeito a tua!

      4. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ao evitares um extremo, foste para o outro.

        A marca tem cada vez mais valor. As tuas métricas não certamente as mesmas do mercado e isso é toda outra discussão. E subjectiva.
        A marca não morreu. Lá está, tem mais sucesso agora que antes. O caminho é diferente, e debatível, mas objectivamente está a crescer e não o inverso.
        Todas as empresas funcionam e crescem à base de dívida. Certo ou errado é outro assunto. A receita fiscal é irrelevante para o tópico pois com grandes ou baixas receitas, o suposto mal é o mesmo.
        A margem de lucro também não é superior à concorrência, apenas à tua percepção e designação de lucro.

        Como tenho dito, há muito por onde apontar à Apple, e pegam sempre em questões que não percebem o que estão a dizer e não vêm que são iguais aos outros, nos ditos aspectos.

    2. Avatar de João
      João

      Mario, se um ladrao lhe roubar 1 euro e outro 1000, atras de qual vai?
      Todos estao sujeitos as patentes. A sua ultima frase e’ engracada, e’ como o mesmo ladrao o mandar trabalhar porque estando a usar o que voce ganhou com o seu trabalho 🙂
      PS: A Apple nao e’ a unica empresa com dinheiro, e status e’ coisa de tuga.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A Apple é tão boa que já foi ultrapassada em termos de vendas de smartphones pela própria Xiaomi.

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        em tecnologia nem sempre o melhor é o que vende mais. a história tem demonstrado isso centenas de vezes

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Não me admirava nada!

  3. Avatar de Fixo
    Fixo

    A cronologia:
    – 2017 – processou a Apple pelas câmeras duplas dos iPhones 7 Plus e 8 Plus,
    – 2018 – adicionou o iPhone X
    – 2019 – adicionou o iPhone XS e o iPhone XS Max. Nada de novo, portanto.

    Parece que em 2012 a Corephotonics abordou a Apple para uma parceria sobre câmaras. Falaram, interromperam em 2014, voltaram a falar em 2016, o que é facto é que o 7 Plus saiu com dupla câmara e sem pagamentos à Corephotonics. Isto são coisas para os tribunais esclarecerem.

    1. Avatar de int64
      int64

      A cronologia:
      – 2015 – Apple buys LinX
      – 2016 – Apple released iPhone 7 and iPhone 7 Plus

      A Apple comprou a LinX ( empresa israelita tal como a Corephotonics ) com modulos multi lente (2, 3, 4…)
      Os tribunais que decidam se realmente a Apple ‘roubou’ algumas coisa…
      https://www.dpreview.com/articles/0750456704/apple-buys-camera-technology-company-linx

  4. Avatar de fgd
    fgd

    Oh coitados, deichai cair sozinhos, assim é rápido de mais…

  5. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A Apple nao sera facil cair, mas nada é impossivel, o que a Apple tem é um bom sistema operativo para pcs, e tem a melhoe assistencia pos venda, os telefones é quase tudo a mesma porcaria, publicidade enganosa, todos querem vender, a hawei vende porque tem parceria com a leica, porque caso contrario andava pelas ruas da amargura, mas a carl zeis nao tem inveja da leica, basta ver a melhor maquina fotografica tem lentes carl zeiss, é a Hasselblad.

  6. Avatar de Eddy Parera
    Eddy Parera

    Esta Apple já tem outras histórias de espionagem e infrigimento de patentes… Marca super fechada e cobra todos os acessórios a preço de ouro. Não cobrem as garantias e deixam que as lojas tenham de ficar com esses encargos de troca/reparação.

    Um telemóvel que custa 30-40 euros na produção e sai para o mercado a 1000€ e em termos de software só ganha na grande compatibilidade de vários gadgets (mais euros em “família apple”) e nada que outras marcas não consigam com menos valor no total sem perder em desempenho ou segurança.

    Só vejo miúdas de 10/11 anos a invejar os iPhones porque as amigas também têm um… Créditos para famílias para comprarem 1 telemóvel de 1200€ para a filha e não conseguem fazer seguro. Deitam-lhe a mão e ficam pais a pagar 1 ano de credito e têm de comprar outro se quiserem que a filha esteja contactavel (já vi esta história)… Só por causa da moda…

    Eu também vendo Apple e não descarto a marca, mas sei quando precisam de um e quando podem poupar com marcas Android, ou não se for pc’s no caso.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tudo boas questões, mas essa da produção ser baixa está completamente ao lado.
      Eles cobram o mesmo que qualquer indústria, as contas necessárias já estão estabelecidas há decadas.
      Os que cobram menos, gastam menos. Avaliares apenas a produção é como avaliares a qualidade final dum filme apenas pelo custo da produção. Há muito, muito mais envolvido para ter um bom produto final.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      muito do que disseste se aplica a outras marcas que, tal como a apple, têm equipamentos a preços exorbitantes.
      acima de tudo há que ser um consumidor inteligente e isso faz toda a diferença do mundo.
      o oposto de um consumidor inteligente é aquele a quem uma marca consegue com facilidade criar uma necessidade que ele de facto não tem e ser (ou tornar-me) um consumista desenfrado.
      isto é verdade se a marca for a apple ou outra qualquer e se estivermos a falar de telemóveis, de roupa ou de outro tipo de produto.
      isto nada tem a ver com a apple ou outra marca, é um problema transversal no mercado atual

  7. Avatar de Fulano
    Fulano

    Novidades, há?

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      O processador é o melhor
      O ecrã é o melhor que a Samsung fabricar.
      A câmara é a melhor que houver
      O iOS 13
      O costume

  8. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Não tenho nada a dizer da Apple ou da Samsung ou de outra qualquer marca que pedem mais de 700 euros por um simples smartphone. O mesmo falo dos MacBooks e dos portáteis da Microsoft, mas como já fui aldrabado algumas vezes no passado ( quando digo passado falo há mais de 32 anos atrás) fiquei vacinado contra as modas e produtos de luxo que pouco ou nada acrescentam de valor a outros produtos de ” linha branca” ou marcas menos famosas.
    Se fosse multi milionário era fácil gastar mil ou mesmo 5 mil euros num Smartphone ou 4 a 5 mil euros num portátil como sou um simples “tuga” que vive num país de atrasados mentais que adoram ser pobres e roubados com salários de miséria , não me posso de dar ao luxo de gastar mil ou mais euros num Smartphone que ao fim de 2 anos é quase lixo havendo alternativas excelentes por menos de metade dos preços desses smartphones super caros , eu não consigo perceber como o povo que vive na miséria gastar tanto dinheiro em smartphones pois apesar de eu ter um rendimento médio superior a mais de 90% dos Tugas recuso-me a desperdiçar tanto dinheiro em tecnologia que é puro lixo passado 2 ou 3 anos.