Vega LTE – O Smartphone que responde por Gestos

28 Comentários

Estamos já habituados à tecnologia multitouch do nosso smartphone, onde basta acedermos a todos os conteúdos que desejarmos através de um simples toque no ecrã. Mas poderá a interacção entre o utilizador e o gadget ficar ainda mais simples, utilizando-se apenas gestos? Já tinhamos dado a conhecer o conceito EyeSight para telemóveis, como também para TVs  e também temos o conhecido Kinect. E para smartphone… temos o Vega LTE que apenas necessita dos seus gestos para fazer o que lhe é pedido.

Desenvolvido pela empresa sul coreana Pantech, o smartphone Vega LTE utiliza apenas uma câmera frontal, o que lhe permite reconhecer gestos sem que o utilizador toque no aparelho.

O Vega LTE está equipado com um sistema de reconhecimento de gestos, criado e desenvolvido pela empresa israelita EyeSight Tech, que já haviamos falado aqui. Esta tecnologia permite que o smartphone detecte uma vasta variedade de movimentos do utilizador, e está habilitada a funcionar em câmaras de menor resolução.

Com esta tecnologia incorporada, o Vega LTE está capacitado para reconhecer e obedecer a variados gestos como acenar a mão, deixá-la parada sobre o smartphone e não há risco de o aparelho fazer confusão entre gestos, com movimentos e devido a pouca iluminação.

Os movimentos efectuados no smartphone possibilitam que o utilizador atenda chamadas, controle músicas e fotos, vire páginas de conteúdos, entre outros.

vegaLTE

O Vega LTE é um smartphone equipado com Sistema Operativo Android 2.3 Gingerbread, processador Snapdragon S3 dual-core de 1,5 GHz, 1 GB de RAM, câmara traseira de 8 MP e frontal de 1.3 MP. Conta ainda com um LCD de 4.5” com 1280x800px e 335 ppi, sendo considerado o smartphone com maior densidade de pixeis do mercado. O smartphone suporta a conectividade 4G, e apresenta-se ainda muito fino, com uma espessura de 9.35.

Por enquanto o Vega LTE ainda não está no mercado de outros países, mas será disponibilizado para a Coreia já neste mês. Os preços ainda não foram divulgados. [via]

Poderá o conceito de gestos e movimentos superar e substituir o touch nos gadgets?

Artigos Relacionados

Homepage: Pantech

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    muito bom conceito mesmo.

  2. Avatar de Guilherme Lawless
    Guilherme Lawless

    Respondendo à pergunta, como é óbvio nunca irá substituir. Pode, no entanto, (e muito bem como se vê no vídeo) vir a complementar o touch.
    É necessário algum nível de precisão para certas tarefas, e os gestos não bastam.

    Próximo passo: Holografia 😀

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Viva a apple sempre a inovar.

    1. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      apple ?
      Será possivel comentar o artigo sem ir por esses caminhos?
      Estamos sempre a falar do mesmo!

      1. Avatar de João
        João

        onde é que este bino viu “apple”???

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Eu penso que ele disse sarcasticamente 😉

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Marisa, so tu me entendes 🙂

        2. Avatar de Ricardo

          Ele devia estar a ser irónico de certeza..

          “Apple Granted Patent for “Slide to Unlock””
          (sry)

          …ups,estejam à vontade 🙂

  4. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Acho um bom complemento, como disse o Guilherme Lawless.
    Mas de resto penso que não seja uma tecnologia para usar constantemente, pelo menos por agora..
    Vamos ver se tem futuro.
    Já encontramos nas consolas e não tarda muito, em pleno para pc’s (windows 8, por exemplo), mas até estar totalmente operacional em smartphones e tablets, vai demorar mais um pouco..

  5. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Pelo video parece-me um conceito interessante, embora eu não precise de uma máquina dessas, já que eu nunca faço bolos, pelo que nunca tenho as mãos cheias de massa 🙂

    1. Avatar de Pedro Lemos
      Pedro Lemos

      Mas podes mudar o óleo ao carro, e aí podes sujar as mãos :p

  6. Avatar de FJCOLIVEIRA
    FJCOLIVEIRA

    E qual será a resposta dele ao célebre “manguito” do Zé povinho?

  7. Avatar de Nuno Pontes
    Nuno Pontes

    Tecnologia com futuro, sem dúvida, faz-me lembrar o Iron Man.
    Esta tecnologia em jogos de shooter, seria awesome.
    Espero que no futuro esta tecnologia esteja ao dispor de todos.

  8. Avatar de Android 2.2
    Android 2.2

    O conceito é interessante, vai ser engraçado quando andar no bolso e andar a ligar para todos os contactos da vossa lista telefónica.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      nem digas isso alto 🙂 …
      As operadores podem ouvir e mandam já implementar de base essa tecnologia, para sacar o guito a malta lol 🙂

      cmps

  9. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas…
    Acho que a Nokia tem algo parecido já há anos, mas apenas agora o utiliza, embora apenas para bloquear o TM e desbloquear(acho eu)…tipo detecta a presença, mas já vi vídeos da nokia sobre montes de aplicações…

    cmps

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      http://www.youtube.com/watch?v=1nHsFubNbao
      http://www.3g.co.uk/PR/Jan2010/Turn-Your-Nokia-Mobile-Into-A-Radar-3G.html

      lembro me de ler sobre esta tecnologia em 2009 precisamente na Nokia!!

      Estes chinocas…vai lá vai!!Copiam tudo!! 🙂

      cmps

      1. Avatar de cartoon
        cartoon

        Mais um bom candidato para a Casa dos segredos… então a Coreia fica na China!? 😀

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          por mim podes ir á vontade!!Força nisso 😉

          cmps

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Chinocas pá, é tudo o que tem olhos em bico.

          Os chineses são chinocas, os coreanos são chinocas, os vietnamitas são chinocas, os tailandeses são chinocas. Até mesmo os japoneses são chinocas.

          [:P]

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Eu tenho o N95 e tenho uma aplicação (não vem de fábrica), que faz isso. Consigo passar fotos para tras e para a frente, musicas, com o gesto, mas tenho que ter bastante cuidado com a posição da mão e velocidade.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        sim essa tecnologia já existe há muito na Nokia, estes artistas chinocas…ups..tenho que dizer artistas da Coreia do Sul(se não aqui o colega cartoon fica confuso…e vamos lá ver se não se chateia por não colocar as cordenadas GPS) copiam tudo, não são só eles…os americanos também teem a mania de saltar a copiar coisas…!!Mas a gente sabe onde a maioria destas coisas surgem 😉

        cmps

  10. Avatar de Dlencastre

    Só falta patentear e não deixar ninguém usar nem sequer o feal ou sensação!

  11. Avatar de MrT
  12. Avatar de Pisca
    Pisca

    Na versão portuguesa tem que funcionar também por voz:

    – Olha este agora ……… (fica ao critério do leitor)

    e por gesto como já foi dito, com o manguito do Zé Povinho, e/ou a linguagem gestual habitual, apenas um dedo estendido

    Sem isso nada feito

  13. Avatar de João Telhada
    João Telhada

    Estou a ver qd o ppl estiver a ver filmes xxx e o som a subir e descer de volume ahahahahahahaha