Google+ Pages – O Google Plus para empresas

36 Comentários

O Google Plus tem servido até agora para unir pessoas. Era essa a ideia da Google quando lançou esta rede social. Aproximar as pessoas e colocá-las a interagir umas com as outras.

Esse paradigma mudou hoje com a apresentação do Google+ Pages, a versão para empresas dos perfis do Google Plus.




O anuncio foi feito há pouco mais de uma hora e a Google fez dele um grande alarido. Passa a ser possível serem criadas páginas para as marcas, quer sejam elas locais ou globais.

Passa assim a ser possível seguirmos todas as nossas marcas favoritas e com elas partilhar todos os nossos comentários e as nossas questões. A ideia não é nova e tinha até sido já várias vezes falada como uma possibilidade real.

Pois agora passou a ser possível a qualquer marca criar a sua própria página do Google Plus. Basta acederem a este endereço e seguirem os passos que vos são apresentados.

De notar que o Google+ Pages ainda não está disponível de forma totalmente pública, mas durante os próximos dias será totalmente aberto.

Até lá podem consultar as páginas que foram já criadas e que servem de montra para as possibilidades que o Google+ Pages tem. Comecem por aceder à página do Google Chrome ou até da própria Google.

Podem ainda visitar várias outras páginas que estão já disponíveis:

Se pretenderem criar a página do Google Plus para a vossa organização ou marca, então podem fazê-lo aqui. Repetimos que ainda não está acessível a todos, mas que dentro em breve será aberto a toda a gente.

Mais uma vez a Google traz para a sua rede social uma funcionalidade que era pedida e que a concorrência já tinha. É esta a forma da Google conseguir trazer para si os utilizadores dessas outras redes sociais.

Aguardemos mais alguns dias para que o Google+ Pages esteja disponível para todos, e para que possamos juntar aos nossos círculos as marcas ou entidades que mais apreciamos e com as quais queremos ser relacionados.

Press Release Google

Bandas, ONG, marcas globais, Museus e clubes de futebol criam páginas no Google+

Google acrescenta ligação directa do Google+ ao motor de pesquisa

Segue em baixo post que acaba de ser publicado no Blog oficial da Google da autoria de Vic Gundotra, Senior Vice President of Engineering sobre a introdução das Páginas do Google+

Páginas Google+ Pages: ligue-se a tudo o que lhe desperta interesse

No dia a dia, estamos ligados a diversas pessoas, lugares e interesses. Entre estes, estão obviamente amigos e família mas também os nossos clubes preferidos, as lojas a quem somos leais, as causas que apoiamos, os programas de televisão que queremos perder, etc.

Até agora, o Google+ centrou o foco nas ligações entre pessoas. Mas queremos ter a certeza que os utilizadores podem estabelecer relações com tudo aquilo por que se interessam – dos negócios locais às marcas globais – e por isso estamos a disponibilizar a nível global o Google+ Pages.

Páginas Google+, melhor em conjunto

Google+ foi sempre um espaço para partilha da vida real e as Páginas do Google+ não são excepção. No fim de contas, por detrás de cada página está um grupo de pessoas apaixonantes que achamos que os utilizadores devem ter igualmente a possibilidade de se ligarem a elas.

Para os utilizadores, isto significa que podem, a partir de agora, iniciar hangouts em directo com uma loja, seguir a digressão de uma banda, etc..As páginas Google+ permitem dar vida a tudo o que encontramos no mundo real. Além disso, ao adicioná-los aos círculos, podemos criar laços duradouros com as páginas (e as pessoas) nas quais temos maior interesse.

Para os negócios e marcas, as páginas do Google+ irão ajudá-los a ligar-se aos seus consumidores e fãs que poderão não só recomendá-lo com o +1 ou adicioná-lo a um círculo para seguirem as suas actividades. E tudo o que necessário é começar a partilhar e, em breve, descobrir os fãs e consumidores leais que o querem seguir.

Existe já uma série de páginas disponíveis (ver em baixo) mas qualquer organização poderá criar o seu espaço no Google+. Esperamos que muitos outros se juntem a esta comunidade: plus.google.com/pages/create.

FOX News
GOL Airlines
Rovio
H&M
Chelsea Football Club
Barcelona Football Club
Batman
Museu do Prado
Coldplay
NBC News
Linkin Park
X Games
Good Morning America
Unicef
Dell
Ford
Pepsi
Toyota
Kia

Ligação directa ao motor de pesquisa

Os utilizadores fazem diariamente milhões de pesquisas no Google e com grande frequência pesquisam por negócios e marcas. O lançamento das Páginas Google+ poderá ajudar os utilizadores a transformarem as suas pesquisas em ligações relevantes e, por isso, estamos a disponibilizar duas formas de adicionar páginas aos círculos a partir do motor de pesquisa. A primeira ao incluir Páginas do Google+ nos resultados de pesquisa. Depois com uma funcionalidade experimental apelidada de Direct Connect.

Imagine, por exemplo, que está a visualizar um anúncio ao um filme ou que soube que a sua banda preferida vem à cidade onde mora. Em ambos os casos, um utilizador pretenderá ligar-se a eles naquele preciso momento e o Direct Connect torna tudo mais simples – ou mesmo automático -. Basta ir ao motor de pesquisa e pesquisar por ‘+,’ seguido da página na qual está interessado (como por exemplo +Angry Birds). Nós levamo-lo à esta página do Goolfe+ e caso o pretenda poderá adicioná-la aos seus círculos.

Direct Connect funciona actualmente com um número limitado de páginas (como +Google, +Pepsi, +Toyota), mas muitas mais estão a caminho. As empresas e as organizações podem obter mais informações sobre o Direct Connect no Centro de Ajuda.

Com o Google+, esforçamo-nos por trazer ao software a riqueza da partilha na vida real. O lançamento das Páginas do Google+ representa mais um passo neste caminho e muitas outras melhorias estão já planeadas.

Homepage: Google+

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Person
    Person

    O Google+ aos poucos vai cativando mais gente(é mais user friendly, mais arrumado e com mais características que o facebook)… o facebook(antigo HI5) tem os dias contados!

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Sim sim…

    2. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      Não era hi5, o hi5 era regional, nem sequer era usado nos states, existia o myspace que também desapareceu por assim dizer, agora é mais virado para os artistas.
      Convem fazer o trabalho de casa antes de falar. Facebook toda a gente vai ter, este google+ começou mal, não tem nem irá ter creditos de rede social. Poderá sim direccionar para o publico empresarial, em materia de negocio, tenda online no proprio google+. Como ferramenta social, so se o Facebook fizer muita asneira.

      1. Avatar de ADS
        ADS

        Começou mal?!

        Tu sabes do que falas sequer?!

        Quando o Google+ era só por convites ate no ebay haviam a vender!!!!

        Tem 30Milhoes de contas em poucos meses achas pouco?

        Deves pensar que o facebook começou ontem não?!

      2. Avatar de as
        as

        Comparar o facebook com qualquer outra rede social anterior não faz qualquer sentido. Neste momento o facebook tem tanta força ou mais que a google. Não sei qual é a duvida.

  2. Avatar de Pedro Caeiros

    Boa tarde.

    Quem conseguir criar já páginas que avise sff:

    https://plus.google.com/pages/create

    Aqui ainda diz:

    “As Páginas do Google+ não estão preparadas para todas as pessoas
    Agradecemos o seu interesse nas Páginas do Google+, mas ainda não acabámos de as lançar para todas as pessoas. Regresse em breve.”

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Já funciona.

    2. Avatar de Artur Azevedo
  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Mais uma vez a Google traz para a sua rede social uma funcionalidade que era pedida e que a concorrência já tinha. É esta a forma da Google conseguir trazer para si os utilizadores dessas outras redes sociais.”

    É, só que as pessoas não aderem a um site de rede social por causa das funcionalidades, aderem por causa da… rede social.

    Ninguém adere ao Facebook por causa da funcionalidade A ou B, adere porque os amigos todos estão já lá. E enquanto as pessoas que estão no Google+ forem um pequeno subconjunto das que estão no Facebook, o Google+ não vai passar da cepa torta.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      No entanto muitos houve que mudaram do HI5 para o facebook por causa das funcionalidades e todos os outros seguiram-nos…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Porque o Hi5 era (e suponho que ainda seja) uma treta com porcarias de publicidades e popups em flash por todo o lado, ao ponto de atrapalhar a interação com as atividades dos amigos.

        O Facebook tem um interface bem mais simples que coloca as “notícias” no centro de tudo, e não tem anúncios em flash irritantes.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Isso não é assim tão linear… A minha tese de Mestrado é acerca do Facebook e garanto-te que as funcionalidades de uma rede social é um dos factores fulcrais para a adesão à mesma.
      Sim, claro que o facto de os amigos e o nosso grupo de pertença se encontrar na rede também é uma das condicionantes, mas nem todos gostam de ir só porque os outros vão, mas sim porque a plataforma lhes proporciona vantagens e pode conferir facilidade nalgumas tarefas, etc..
      Um dos pontos fortes do facebook, por exemplo, é a facilidade e dimensão com que consegues obter informação.. e isso para muitas pessoas é mais importante que comunicar, com amigos, na rede.
      Cumprimentos,
      Marisa Pinto

      1. Avatar de maneu
        maneu

        Concordo plenamente Marisa Pinto. Sou utilizador do facebook com regularidade por dois motivos, notícias e negócios :-p
        Não quero procurar informação quero que elas venham ter comigo.

        1. Avatar de as
          as

          Eu sou mais utilizador do facebook por causa do chat. Ou seja, basicamente não uso 1/10 do que o facebook faz. Quero la saber das funcionalidades , b, c ou d. Uso o chat e aquilo como agregador de feeds. PONTO.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu sei que não é assim tão linear mas a minha questão é que o Google+ não tem nada de assim tão diferente do Facebook, pelo menos nada que seja do género “eu preciso mesmo disto!”.

        E ter páginas de empresas, e ainda por cima fraquinhas (http://scobleizer.com/2011/11/08/i-wish-i-had-never-heard-of-googles-brand-pages/) definitivamente não é isso.

        E como disse, as pessoas que tenho como amigos no Google+ são um pequeno subconjunto das que tenho no Facebook. Enquanto essa situação se mantiver, quando eu quero mandar uma posta vou preferir sempre o Facebook porque tenho uma audiência maior. Que interesse é que o Google+ tem enquanto essa situação se mantiver?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Mas se reparares, depois do surgimento do G+, o Facebook procedeu a alterações um pouco suspeitas… muito parecidas ao Google Plus. A colocação de amigos em categorias, o interface das fotos, a subscrição…
          Eu pessoalmente gosto de ver o feedback no G+ porque a maioria de pessoas que lá tenho têm como interesses a tecnologia e acabo por ter acesso a informações, comentários e notícias mais direccionadas àquilo que quero saber. Já no facebook tenho amigos, com empresas, com páginas, com eventos, etc, e nos feeds acabo por nunca conseguir acompanhar muito bem tudo.

          Mas vamos ver o que o futuro nos reserva 😉

    3. Avatar de João
      João

      Não é verdade.

      O Plus nem sequer é uma rede social, é uma agregação dos serviços da Google.

      Por mim dispenso lixo a encher o Plus de qualquer das maneiras, farto de pitas fuínhas e emos, ando eu.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @João, é uma rede social com agregação de serviços! Penso que a Google começou a olhar de outra forma para serviços como o Picasa, depois de ter aparecido o FB.

  4. Avatar de Marisa Pinto

    Esta é uma funcionalidade que faz falta do G+, e penso que vai atrair mais utilizadores à rede social, bem como fazer um refresh à maneira como os actuais utilizadores vêem e utilizam a plataforma.
    A nível de diferenças com outras redes, acho que o G+ ainda tem muito para oferecer, e a divulgação e publicidade das páginas/marcas vai sre decerto um passo importante para o crescimento da rede.

  5. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    No entanto muitos houve que mudaram do HI5 para o facebook por causa das funcionalidades e todos os outros seguiram-nos…

  6. Avatar de J0n
    J0n

    Já agora, o pplware está no G+? ou apenas os autores das noticias? Bora lá criar um…
    Se já estiver divulguem.

    Eu sou preguiçoso, em procurar.
    Eu já garanti o meu lugar.

    Há dias falei lá sobre este tema, mas a maioria continuam ligados a outras onde há mais risonhos… Passo a citar

    14/10/2011 – Limitada

    Depois de partilhar algumas ideologias sobre os produtos da Google numa conversa bastante interessante durante esta mesma num café, apercebi-me que a maioria dos confrades só conhece o Google “ Motor de Busca”.

    É certo que a Google “Empresa” tem inúmeras ferramentas de grandíssima produtividade, sejam elas o e-mail, ou Doc.

    No momento que escrevo penso que estes recursos da Google estejam mais volteados para gente geek, frikis, nerds, e gente adicta há tecnologia para uma massa comum.

    Agora pergunto-me, o que eu pinto aqui?

  7. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    A grande questão é, para quê mudar para o G+ se tenho tudo no facebook? Qual a grande novidade do G+ o que traz de novo que as pessoas realmente precisem?

    O G+ implementa uma nova funcionalidade e se for realmente boa o facebook implementa logo de seguida uma parecida ou melhor deixando os utilizadores exactamente onde estão, no facebook.

    Falam do Hi5, porque é que toda a gente mudou? Porque o Hi5 não se soube adaptar (coisa que o facebook faz e bem) e acabou por perder para as novidades e melhores funcionalidades do facebook.

    Não vejo grande futuro para o G+, a não ser que realmente inovem mesmo muito e tragam novidades que o facebook não consiga reproduzir.

    1. Avatar de Person
      Person

      Experimenta e depois tira conclusões!

      1. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        Adoro estes comentários…

        Quem te disse que não uso G+?
        Alem de ser a minha opinião, tu tens a tua…

        Enfim..

    2. Avatar de Person
      Person

      e também convém frisar que a google não é uma empresa, que fez só um site social (como o facebook), o que traz muitas vantagens, pq permite uma integração de todos os seus serviços!
      Concordo com a parte de faltar algo realmente importante ao G+, para os utilizadores do face migrarem de site social.. mas que isso vai acontecer, não duvido! =)

      1. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        E será que o facebook não deixará de ser apenas um site social (como tu dizes) e irá começar a ter outro tipo de serviços semelhantes ao google?

        1. Avatar de Samuel Gomes
          Samuel Gomes

          Já não é a primeira vez e nem será a unica que vemos o facebook adicionar serviços parecidos com os que vemos no G+ depois de ele sair, com a agravante que o G+ tem de cativar as pessoas e o fb só de as manter. Guess what ?

          1. Avatar de Ricardo Vieira

            POis, mas copiar toda a gente copia. O visual, os círculos e poutros conceitos do Google +, são extremamente parecidos com os conceitos da rede social open-source Diaspora (que surgiu primeiro).

          2. Avatar de Ricardo Vieira

            POis, mas copiar toda a gente copia. O visual, os círculos e outros conceitos do Google +, são extremamente parecidos com os conceitos da rede social open-source Diaspora (que surgiu primeiro).

        2. Avatar de maneu
          maneu

          Pensa na linha de crescimento do facebook no sentido da google e vice-versa. Qual a conclusão? O facebook pode começar a lançar outro tipo de serviços semelhantes, mas a google vai continuar a trabalhar…
          O G+ pode não trazer novidade em relação ao facebook, que interesse tem isso, neste momento posso aceder a todos os serviços da google com que trabalho diariamente e melhor de tudo, existe uma comunicação entre eles. Não é a google que precisa de mim, sou eu que preciso da google. :-p

  8. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Grande grande feature que adicionaram, estava a ver que não se despachavam 😀

    Ganhou uma outra vida o meu Google+ agora, pelo menos enquanto os meus amigos não se deixam do facebook 🙂

  9. Avatar de Badjoras
    Badjoras

    Finalmente, é desta que largo de vez o facebook. 😀

  10. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Mas alguém usa o g+? Ainda tentei usar durante 1 mês mas a malta amiga só usa FB por isso nem lá voltei. Alem disso o g+ parece-me francamente uma cópia melhorada em alguns aspectos do FB. Não é inovador nem tem algo de particularmente único. Pegar em conceitos que já existem e darlhes uma cara lavada não é suficiente para atrair as pessoas.

    Circulos? Só servem para criar segregação e confusão. Páginas para emrpesas? Em que é isso diferente das páginas que muitas empresas já têm no FB? É melhor? E? Se o que se pretende é atingir o maximo de publico e o FB nisso é imbatível ainda?

    Sinceramente o G+ para mim é um wave à espera de acontecer. Vamos a ver.

    1. Avatar de José
      José

      Mas a google alguma vez quis saber de redes sociais? E porque é que quis a partir do momento em que o facebook lhe passou em page views e lhe começou a roubar grande fatia de publicidade? Não sejamos ingénuos. A google só quer uma rede social para parar o crescimento do facebook. E eu estou-me nas tintas para o google ou para o facebook. O destino do g+ vai acabar por ser uma rede de nerds, geeks, e pessoal que julga que a google é uma empresa muito cool e mais “séria” que as outras. Não devem conhecer as cookies persistentes sequer que a google usa, mas enfim.

  11. Avatar de Eu
    Eu

    muita pessoas usam o serviço gmail da google, e acho mais pratico aceder ao G+ uma vês que vou ver o meu mail diariamente. Não necessito de abrir mais separadores ou paginas. isso para mim já é mais pratico, em relação os sépticos só tenho uma coisa a dizer, quando o facebook apareceu maior parte da pessoas que conheço responderam o mesmo que vocês, que não mudavam pois já tinham o seus amigos la, mas pelo que vemos hoje isso não foi impedimento, também acho que não vai ser impedimento para migrarem para o G+ é só uma questão de tempo.