TOP 6 funcionalidades do novo Android 4.3 Jelly Bean

53 Comentários

O sucessor do Android 4.2 Jelly Bean chegou!!! Não é o Android 5.0 Key Lime Pie como muitos esperariam (previsto para Outubro), tendo a gigante Google lançado, digamos que um “restyling” do Android 4.2, com algumas novas funcionalidades numa versão que acabou por ficar com a referência Android 4.3 Jelly Bean.

O Android 4.3 Jelly Bean foi apresentado oficialmente no evento da Google na passada quarta-feira (24/07) – ver aqui e traz algumas funcionalidades que aproximam o mundo dos tablets ao mundo dos PCs. Vamos conhecer o TOP 6 de funcionalidades do novo Android 4.3 Jelly Bean.

android

O Android 4.3 Jelly Bean implementa algumas funcionalidades que, a meu ver, já deviam estar há muito tempo implementadas nas plataformas para dispositivos móveis, especialmente em tablets.  Porque não ter suporte, por exemplo, para várias contas de utilizadores (se estes forem partilhados pelos elementos de uma família…dá jeito)?

Esta última versão do Android traz isso e muito mais.

1) Perfis Restritos

Com o Android 4.3 Jelly Bean passamos finalmente a ter a possibilidade de criar utilizadores na plataforma android, com acesso a perfis distintos. Esta é sem dúvida uma funcionalidade essencial para quem partilha o tablet por vários utilizadores (ex. amigos, família) que vê agora assim a possibilidade de isolar toda a informação, configurações, personalizações..etc, de todos os outros utilizadores.

De acordo com a Google, os Perfis Restritos permitem isolar, em segurança, o espaço de trabalho de cada utilizador., incluindo home screens, widgets, configurações, etc, etc. Há também restrições ao nível do Google Play.

“Each restricted profile offers an isolated and secure space with its own local storage, home screens, widgets, and settings. Unlike with users, profiles are created from the tablet owner’s environment, based on the owner’s installed apps and system accounts. The owner controls which installed apps are enabled in the new profile, and access to the owner’s accounts is disabled by default

profiles

Possibilidade de definir restrições e filtros – saiba tudo aqui

resticoes

2) OpenGL ES 3.0 para melhor desempenho gráfico

A Google começou a perceber que os tablets podem transformar-se em autenticas consolas e também em autênticos media centers. Porque não tirar o melhor rendimento gráfico desses dispositivos? O OpenGL ES 3.0 (OpenGL para sistemas embebidos ) é uma biblioteca para gráficos tridimensionais, que neste momento é apenas suportado pelo novo Nexus 7, pelo Nexus 4 e Nexus 10.

opengl_00

3) Suporte para Bluetooth Smart Ready (a.k.a. Bluetooth Low-Energy)

Sabiam que está em marcha uma nova geração de dispositivos com tecnologia Bluetooth (considerado por muitos como uma tecnologia já obsoleta). O Android 4.3 suporta nativamente esta tecnologia – ver aqui, que abre portas à inovação, no desenvolvimento de aplicações na área do fitness, saúde, casas inteligentes, electrónica de consumo, etc.

Esta tecnologia já é suportada pela Apple desde 2012, consome menos energia e na prática os dispositivos com suporte para esta tecnologia podem receber de forma eficiente dados de dispositivos inteligentes Bluetooth e “fazer algo” com eles, funcionando quase como sensores. Exemplo: O dispositivo pode verificar se todas as janelas estão fechadas, enquanto outro “sensor” pode medir a sua frequência cardíaca e obter informações do relógio inteligente A ideia é por aqui…

blue

4) Acesso às notificações

Notificações persistentes para as aplicações que correm em segundo plano. Nas antigas versões do Android as aplicações que corriam em segundo plano não apareciam na área de notificações, agora aparecem, sendo possível removê-las desmarcando a respetiva opção dentro de cada aplicação;

Além disso, os programadores têm agora também a possibilidade de aceder ao fluxo de dados que aparecem nas notificações e assim preparar as suas aplicações para usar essa informação de forma inteligente.

Android_notifications

 

5) Digital Rights Management Melhorado

A Google anunciou também um novo conjunto de bibliotecas de DRM, que podem ser integradas com o hardware, e que estão a ser já usadas numa nova versão do Netflix, que agora permite a reprodução de conteúdo em Full HD. Tal suporte melhorado, permite  que os programadores integrem mais facilmente DRM nos próprios protocolos de streaming.

6) Dial pad autocomplete

Existe ainda uma funcionalidade interessante que permite o autocomplete quando estamos a ligar para alguém. Ao marcar o número é sugerido o nome e ao marcar o nome, aparece também a informação do número.

smart-dialer-animated_v2

Para activar basta ir a settings e activar “Dial pad autocomplete”.

Conclusões

Como puderam ler, apesar do Android 4.3 Jelly Bean trazer algumas novidades, estas são mais viradas para o desenvolvimento do que propriamente para o consumidor final (pelo menos numa primeira fase. A Google continua a inovar na usabilidade e desempenho da sua plataforma móvel e certamente que a versão 5 irá tentar ao encontro das expectativas de muitos leitores. Ao que se sabe, o Android 4.3 está já disponível para Nexus 10,4 e 7 , oficialmente, através deste site. Via OTA ainda será necessários esperar mais algumas horas/dias.

Agradecimento ao Miguel Almeida pelos Screenshots e informação extra.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Gostei da informação disponibilizada. No entanto, será que foi boa estratégia anunciar este Android 4.3, se o 5 está previsto para daqui a pouco tempo?
    E já agora, qual foi o tablet/smartphone utilizado nas imagens?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas, usamos o Nexus 4. Ja metemos “a bombar” o 4.3 no Nexus 4 e 7

      1. Avatar de JG
        JG

        O nexus 7 não tem open GL 3.0?

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        boas..
        vocês utilizaram o Factory Images “occam” for Nexus 4?
        A instalação é fácil?

        cumps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, estamos a pensar fazer um artigo

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            isso era muito fixe…. já estou à espera do meu nexus 4 e vou querer atualizar para 4.3…
            cumps

          2. Avatar de mako
            mako

            era porreiro 🙂 nunca mais chega

          3. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Miguel, se és novato nesta questão podes usar um toolkit que facilita em muito podes os processos.
            Dou-te o exemplo deste:

            http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2015469

      3. Avatar de nuno a
        nuno a

        em relação á autonomia da bateria no nexus 4, tem melhor desempenho?

    2. Avatar de João Simões

      Na minha opinião é uma óptima estratégia!

      Considerando a forte aposta que a Google está a fazer à secção de Jogos do Google Play (e muito bem a meu ver), lançar uma iteração à versão 4 do Android trazendo a implementação do OpenGL ES 3.0 permitirá que muitas produtoras de jogos comecem já a melhorar substancialmente o desempenho e qualidade gráfica dos seus jogos de forma a que, aquando o lançamento da versão 5, muitos já estarão optimizados o que será certamente uma mais valia.

      A implementação dos perfis restritos é uma óptima mais valia, e considerando que os developer têm de fazer opt-in nas suas aplicações, lançar já esta funcionalidade dará certamente tempo para muitos a implementarem até ao lançamento da versão 5.

      Resumindo, parece-me uma boa melhoria a uma versão já de si bastante estável e funcional do Android, trazendo poucas mas boas novidades.

      Em relação aos dispositivos nos screenshots, trata-se do Nexus 4 e Nexus 7.

    3. Avatar de Mauro Kamikaze
      Mauro Kamikaze

      não é logico dos nexus na exibição, ou será que nunca vistes um nexus? há perguntas que não se podem fazer em público só para minimizar os riscos de passar vergonha…

  2. Avatar de Hugo Leal
    Hugo Leal

    Neste momento só se consegue instalar via manual ou já existe update automático?

      1. Avatar de César Faria

        Já existe automático. O meu nexus 7 acabou de actualizar.

        1. Avatar de Rui Freitas
          Rui Freitas

          Como? Eu vou às definições e mesmo assim, fazendo update, diz que está actualizado (com o 4.2.2).

  3. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Sobre a possibilidade de criarmos vários perfis de utilizador, eu no meu Nexus 7, tenho 3 perfis, com configurações diferentes para cada um deles, pelo que não estou a ver a novidade! Até pensava que isso era normal no android 4! Se calhar não é 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, não era mesmos…parece que era aquela funcionalidade que devia estar presente logo de inicio…mas alguém se esqueceu que os dispositivos moveis também podem ser usados por várias pessoas. Ter o e-mail configurado e muita informação do trabalho…e dar o tablet ao filhote para jogar…pode ser complicado 🙂

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        Podes crer! Ou a mulher por exemplo pede-nos o tablet por qualquer motivo e depois sais-e com uma…
        – Quem é esta galdéria que te manda mails provocadores?

        Claro que há sempre a resposta habitual….
        -Não ligues, é SPAM!

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Eu acho que no 4.2.2 já é possível.
      Se eu vejo por exemplo:
      storage/emulated/0/…aqui o conteúdo do sdcard inteno, acho que este 0 se refere ao primeiro uilizador. Para um segundo será 1, etc.
      Ou estarei enganado?

      1. Avatar de Valente
        Valente

        …interno…

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      É possível desde o 4.2.2
      Tenho instalado no nexus 7 da minha irmã. Tenho 3 perfis.
      Mas diga-se de passagem que podia estar bem melhor. Temos que instalar individualmente as apps nos vários perfis. Ou seja 3 perfis, 3 instalações para a mesma app. Já para não falar que nos obriga 3 contas, apesar de haver uma marosca qq k não me lembro agora, seja como for nasa intuitiva. Pode ser que tenha melhorado no 4.3

    4. Avatar de Vitor Hugo Maia
      Vitor Hugo Maia

      Boas,
      Perfis já existiam, a diferença é que agora estão restritas, por exemplo, as compras dentro das apps.

      Se criares um perfil para uma criança, ela não tem permissões para comprar níveis/extensões para o mesmo. Na versão anterior apenas conseguias controlar as aplicações a que a mesma tinha acesso, não controlavas o tipo de acesso dentro da aplicação.

  4. Avatar de Jacken
    Jacken

    tenho uma dúvida de noob!
    o meu telefone tem o Android 4.1
    Quando sair este (4.3) ou a nova versão em setembro (5.0), como faço para upgrade? Há algum sitio no menu onde selecciono “update android” ou é preciso fazer como nos computadores (formatar e reinstalar windows)?
    Ao fazer upgrade, perde-se a info que está gravada no telemovel (fotos, apps, etc)?

    1. Avatar de Telmo Sousa
      Telmo Sousa

      Jacken depende de telemóvel para telemóvel, alguns telemóveis estão dependendes das operadoras, outros tem de se instalar custom firmwares porque nem o fabricante nem a operadora desenvolve já para eles e ainda alguns que se pode instalar as roms do fabricante que por norma é mais limpa que a das operadoras. Mas qual é o teu telemóvel?

      1. Avatar de Jacken
        Jacken

        é um Huawei da tmn.
        então tenho que fazer o update na tmn? Isso deve ser pago, não…?

        1. Avatar de Telmo Sousa
          Telmo Sousa

          modelo? o meu é um huwaei x5 u8800 o firmware de origem só vai até ao 2.3.x depois tem de ser custom firmware (xda developers procura google)

          1. Avatar de Valente
            Valente

            Eu também tenho um X5 ali encostado com uma CM 2.3.7.
            Já tentei uma ICS 4.0.3 mas há o prerequisito de se ter que instalar a 2.3.6 Stock que eu nunca encontrei nem nunca ninguém me indicou onde ir buscá-la.
            Desisti, está ultrapassado (para mim) parou.

        2. Avatar de diogo
          diogo

          Não, não é pago. Não sei onde foste arranjar, mas essa informação é falsa. Não sei é se vai sair a atualização para o teu telemovel.

    2. Avatar de Telmo Sousa
      Telmo Sousa

      Primeiro, nenhum update android é pago 🙂
      Segundo, para o X5 o desenvolvimento por parte da huwei PAROU e parou mesmo… nem ICS saiu para este modelo quanto mais JB ou o 4.3! Não sabemos ainda é o modelo do telemóvel do user que colocou a dúvida.

      @Valente, se fores ao xda-developers tens lá as instruções todas passo-a-passo para poderes avançar com isso… eu neste momento tenho a rom CM10.1 a correr 4.2.2 a única coisa que não funciona é o bluetooth porque está difícil devido a umas alterações na base da Google. Também há a Miui v5 versão 4.1 de android e tudo funciona corretamente incluindo o bluetooth.

  5. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Bom dia a todos.

    Alguém sabe se há algum ETA desta versão para o Galaxy S3?

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Talvez daqui a 3 anos xD

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    boas..
    vocês utilizaram o Factory Images “occam” for Nexus 4?
    A instalação é fácil?

    cumps

  7. Avatar de Tomás Santos

    Vem trazer algumas melhorias, sendo que cobre tambem algumas que os fabricantes acabaram por implementar. Por exemplo, eu tenho um tablet asus tf700 que já tem as contas dos utilizadores, assim como a ultima do auto dial muitas marcas já o fazem! Mas sim, quanto mais nativo melhor.

  8. Avatar de DeuX
    DeuX

    http://www.engadget.com/2013/07/26/hidden-permissions-manager-android-4-3/

    Esta é a mais importante de todas na minha opiniao, apesar de ainda estar oculta.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Isso é interessante.

  9. Avatar de Sérgio Araújo
    Sérgio Araújo

    Bom dia,
    Eu estava a pensar em comprar o bq Aquaris, eu penso que aquilo vem com o 4.1, se eu quiser fazer upgrade para o 4.3 e futuramente para a versão 5, acham que a bq vai distribuir as actualizações ou terei de instalar usando outros meios?

    Já agora, não sei se é o lugar mais apropriado para o fazer, gostaria de saber se existe alguma, actualmente, uma alternativa ao bq Aquaris, tendo em conta as características/preço do mesmo.

  10. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Sinceramente não vi nada de especial nesses updates, se calhar por isso é que não chamar de 5.0.

    Auto complete já existia noutros dial.
    Bluetooth smart ready quando os dispositivos para vez mais conexão entre si via WiF?
    Perfis? quem realmente usa isso? Um smartphone ou um table é algo pessoal…

    Mas claro que vou fazer o update quando a CM lançar uma versão, por que sempre têm a vantagem de melhorias em segurança e desempenho. Não sou doido para andar a trocar o meu S2 sempre que saí um novo modelo com há pessoas que fazem =S

    1. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      Perfis? Um tablet que tenha na sala onde qualquer pessoa possa usar para ir a net ver mails entre outros, o PC também é Personal computer e no entanto o que não falta são multiplos utilizadores

  11. Avatar de diogo
    diogo

    Esqueceram-se do galaxy nexus, também já tem o android 4.3 🙂 https://developers.google.com/android/nexus/images
    (e eu com o nexus s)

    E agora algo muito importante, um escritor daqui do pplware deu um grande tiro no pé com este artigo: https://pplware.sitedev.pt/smartphones/android/a-nova-versao-do-android-sera/

    Foi imprudente a jurar de pés juntos que a próxima versão a sair era a 5 e não a 4.3 e a dizer que tinha informações de um informador ligado a google sobre isso. O que não se mostrou verdadeiro…

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Quando é que o Android faz uma skin decente. Por exemplo aquele skin é asqueroso. Ponho os olhos, por exemplo no Sense. Estive de manha na Fnac com um HTC One na mão e aquilo esta lindo. É o melhor dialer que alguma vez vi, tanto em termos esteticos, como funcionais. Mas não é só o dialer. É a barra de status, notificações, teclado, enfim tudo é um regalo para a vista

    1. Avatar de Vitor Hugo Maia
      Vitor Hugo Maia

      Não posso discordar mais desta opinião… Holo UI é o melhor interface de longe. O sense parece feito para crianças. Tem cores a mais e não é coerente por todo o interface.

      1. Avatar de navega
        navega

        Concordo totalmente, o sense é feio como tudo e parece software feito para crianças, o touchwiz igual, o holo tem uma interface limpa, simples e com cores futuristas, apesar de tudo indicar que o android 5 irá sofrer uma revolução no design…

        1. Avatar de JG
          JG

          O que são cores futuristas?

  13. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Bom trabalho, acrescentem também a informação que também está disponível para o Samsung Galaxy Nexus, eu já tenho a mesma a funcionar no meu! Cumps.

  14. Avatar de ilima
    ilima

    pois , a Sony já tem há muito tempo , mas chama-se “modo convidado”, no meu caso tenho o normal e mais dois perfis , para cada uma das minhas filhas , e quando os meus sobrinhos querem brincar já não tenho de estar em cima deles , só digo que a seguir ás mulatas é a melhor invenção do mundo

  15. Avatar de navega
    navega

    já alguém recebeu o ota oficial?

    1. Avatar de JG
      JG

      Nop, estou no aguardo..

    2. Avatar de nelson
      nelson

      (ainda) não, mas aguardo a qualquer momento, parece que existe aqui pessoal que já recebeu.

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      eu recebi ontem ‘a noite para o nexus 7 🙂

  16. Avatar de Sergio Mira
    Sergio Mira

    Sou do Brasil e já recebi via OTA.
    Até agora não sinto diferença no meu uso.
    A bateria está durando o mesmo tanto e a performance está a mesma.

    A real mudança virá no 5.0.

    Abraços!

  17. Avatar de Carlos C.
    Carlos C.

    “Dial pad autocomplete” não é novidade, até o meu galaxy ace com android 2.3.5 tem, não sei se é 100% o que esse faz mas ao marcar números vai sugerindo os nomes.

  18. Avatar de Marcos Ribeiro
    Marcos Ribeiro

    Já instalei o android 4.2.2 e também o 4.3 não gostei, mesmo colocando o idioma em português algumas coisas tipo as configurações continuam em inglês, achei muito bizarro…