Questão semanal: Qual é a melhor ROM para Android?

52 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde colocamos semanalmente uma questão, variando de grupo, acerca de um tema pertinente. E hoje foi criado um novo grupo: Pplware@Kodi.

Desta vez a questão foi colocada no Pplware @ Android, onde ficámos a saber se os leitores “Qual é a melhor ROM para Android?”.

Qual a melhor ROM para Android


Obtivemos  361 votos válidos e, para a maioria dos leitores, a melhor ROM para Android é…

 

1. CyanogenMod (235 votos)

cyanogenMod-11

Para a maioria dos leitores que votaram, não há dúvidas de que a CyanogenMod é a melhor ROM para Android.

Lista das outras ROMs mais votadas:

2. MIUI (57 votos)
3. AOSP (26 votos)
4. A original (15 votos)
5. Paranoid Android (11 votos)
6. PAC ROM (5 votos)
7. Flyme OS (3 votos)
8. Broken OS (2 votos)
9. Replicant (2 votos)
10. IUNI OS (1 votos)
11. Exodus (1 votos)
12. Dokdo-Project (1 votos)
13. OmniROM (1 votos)
14. Lewa OS (1 votos)

 

Concordam com estes resultados? E para vocês? Qual é a melhor ROM para Android?

Questão desta semana [Pplware@Networking]: Qual o melhor serviço Cloud actualmente?” 

Já fazem parte do novo grupo? Pplware@Kodi

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    “AOSP” e “A Original” não devia ser a mesma coisa?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não! AOSP é pura. a original é pra quem prefere a que vem a qualquer outra

    2. Avatar de \o/
      \o/

      Suponho que a original se refere à ROM que vem de origem no telemóvel

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A 7ªda lista tem erro

  3. Avatar de fabio
    fabio

    Será para sempre a stock rom. Roms modificada passado X tempo, começam a deixar de funcionar. Principalmente cameras e afins… Nao se metam em aventuras. (ahh digo isto com muito tempo de experiência na cyanogen)

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Sempre usei quase exclusivamente cyanogenmod (7-12), não sei do que falas, ou é um bug que a versão trás (e isso sim já me aconteceu, mas normalmente vem reportado e com workaround),mas o SO não se n”deteriora” com o tempo pelo menos comigo nunca senti um harikiri lento.

      1. Avatar de fabio
        fabio

        Agora a sério. Quantas vezes reinstalas a rom ou fazes update da mesma? Ora é a camara ou é o gps ou é o altifalante que deixou de funcionar. Ha sempre um problemazito qualquer… Tudo bem que o sistema fica mais rápido. Mas a longo termo… Não compensa.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Eu p.ex nexus 4 cyanogen desde o 1o dia, troquei algumas vezes só para experimentar outras, mas já prai à 6 meses é update uma vez por semana ou nem isso e 0 problemas

        2. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          Eu dou te a resposta
          Samsung Galaxy S2
          Tem CyanogenMod 11 desde o seu lançamento e tem CM 10 desde 2012
          reinstalado por erros de software ou aselhices (ou saltar um passo na formatação)
          3 vezes no total…

          Tudo Funciona o Terminal é reiniciado uma ou duas vezes por semana e sim é Android 4.4.4 quando a samsung ficou parado no 4.1.2
          só não tem o Lolipop instalado porque não ficava estável no meu tlm.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Antes de escolhermos uma ROM temos de ter em consideração algumas coisas: utilização diária ou esporádica; bugs identificados; características; etc.
          Já utilizei Cyanogen em 3 equipamentos diferentes e nunca me dei mal. Simplesmente me cansei porque há outras com maior opções de personalização, mas sem dúvida que é das melhores.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            @José iss é um problema do s2! a cyanogen nunca se deu bem com o s2, acho que devido ao processador, existe um kernel que anula uma segurança imposta ao processador para não brickar, com esse kernel o S2 voa, o risco de brick é mínimo

    2. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Já usei exclusivamente CyanogenMod oficiais e portadas e os problemas graves só existem nas Nightlys…

      Actualmente tenho CyanogenOS e CyanogenMod (com MultiRom) e continuo a preferir a CyanogenMod (sobretudo nas versões Snapshot.

      Os bugs são raríssimos e as vulnerabilidades conhecidas são zero (testadas com: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nowsecure.android.vts)

  4. Avatar de loghain
    loghain

    Stock Rom dos Nexus sem duvida. O meu Nexus 5 ao fim de dois anos ainda voa. Já quando tive Cyanogen (já há uns 4 anos), foi muito porreiro ao inicio, mas passado algum tempo, eram problemas diferentes todos os dias.

  5. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Eu uso stock rom
    Eu nao tenho experiencia mas acho que essas roms alteram todo o funcionamento do telemovel
    por exemplo desgaste anormal da bateria

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Nada a ver! Há roms para todos os gostos, algumas conseguem bem melhor que a stock!

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        O meu moto g2 ficou um mimo com a 12.1 , apesar de já ter saído o marshmallow oficial eu prefiro aguarda pela cm

  6. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Até usava cyanogen se mantivesse a qualidade da câmara no meu samsung.

  7. Avatar de RATAX
    RATAX

    Windows 10 Mobile,
    Experimentada no Xiaomi Mi 4.

  8. Avatar de E agora
    E agora

    Trocar a Stock ROM por outra não levanta questões de segurança?

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Sou utilizador Android mas acho que só de usares o Android, já tens problemas de segurança, principalmente se for um telemóvel que não tenha a última versão..

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Não, se for devidamente instalado, basicamente ficas com uma versão android superior á de fábrica, logo terá inclusive certos erros corrigidos

      1. Avatar de E agora
        E agora

        E de onde é que a Cyanogen obtém financiamento para trabalhar nas modificações de sistemas operativos?

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Muitos dos que mantêm as atualizações dos dispositivos são entusiastas da tecnologia, fazer uma rom para um novo dispositivo ébarato é só preciso tempo e dedicação, claro que a rom principal requer alguém com conhecimento

  9. Avatar de Fox
    Fox

    Não percebo qual a vantagem da sondagem estar no facebook…

    1. Avatar de john
      john

      Não ? Lol ! Essa é fácil. A vantagem está em chamar mais pessoas para a página do FB da pplware.

      1. Avatar de Fox
        Fox

        Há quem não use o facebook.

        1. Avatar de jeton90
          jeton90

          tens razão, e já tiveram mais comentários aqui no blog que votos no FB, mas sabes têm que alimentar a maquina..

  10. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    +1 voto CyanogenMod é TOP.
    😀

  11. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    Uso cyanogenmod no Lg G3 , não tenho razões de queixa

  12. Avatar de O Tenro
    O Tenro

    Eu até usava a CM, mas estão a deixar de suportar muitos aparelhos… Sei que é complicado dar suporte a TODOS os dispositivos no mercado, mas, pelo menos, os Nexus deviam ter continuação…

  13. Avatar de Rui Rocha
    Rui Rocha

    Boas…alguem me pode dar a sua opiniao de qual a melhor ROM para o samgung galaxy s3 GT-19300…?

  14. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Oxygen OS!

  15. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    O ideal é a ROM da GOOGLE (Nexus), limpa. As últimas de 2015 da Sony, HTC e Samsung deixaram-me bem surpreendido pela positiva.

  16. Avatar de moonnn
    moonnn

    Slim Rom 😀

  17. Avatar de Luisão
    Luisão

    A melhor ROM é _sempre_ a que vem de origem, pois é paga e feita pelos profissionais da marca.

  18. Avatar de k
    k

    Gosto muito do MIUI 7. Estou a usar no meu OnePlus One.

    Embora reportada como beta, tem updates frequentes e ainda não vi nenhum bug ao fim de uns meses de uso. Se esquecer que ainda é baseada na 4.4.4 (o que até funciona a favor porque a bateria é pior no 5.x por causa dum bug no android) e ignorar/limpar umas apps chinesas que até nem incomodam, está muito porreira. Visuais muito bons, features úteis (double tap home to sleep, por ex.) e acho que nunca senti o telefone tão… completo. As apps “comuns” de um telefone (alarme, calendário, etc) estão uns pontos acima do resto. Quando a instalei nunca pensei que fosse gostar tanto.

    Estou a equacionar seriamente um telefone Xiaomi quando trocar de telefone.

  19. Avatar de Rafael
    Rafael

    Para um Sony Live With Walkman, qual a melhor?
    A CM parou no 4.4, se não me engano…

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Tens outras não oficiais.. mas eu nao te recomendo.

    2. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      Roda bem com CM 4.4? Tenho a rom da TMN 4.0.1, e tem aplicações a mais, melhoria a menos. Como poderei saber como estar a CM para este modelo?

  20. Avatar de Narco
    Narco

    Para mim sera a que vem nos HTC, a HTC Sense.

  21. Avatar de Francisco Filipe
    Francisco Filipe

    Nexus 5

    Eu utilizei durante bastante tempo a ParanoidROM e era bastante boa. Agora utilizo a original com ElementalX Kernel e com o XPosed instalado, melhor combo de sempre, em todos os aspectos! 🙂 A cyanogen, no N5 era boa em termos de bateria, mas a nível de estabilidade deixava bastante a desejar (eu actualizava para a nightly mais recente todos os dias).

  22. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    há certas roms que só existem para nexus. a cataclysm, por exemplo. fantástico o que aquele miúdo que desenvolve a rom consegue fazer.

  23. Avatar de Roberto K.M.
    Roberto K.M.

    Pareço do contra, mas para mim a melhor é a original; mas com acesso root para limpar o bloatware, principalmente do samsung.

  24. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    no 7º não seria flyme OS? ao invés de fkyme os?

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando tinha o Galaxy S aventurei-me bastante e a que mais gostei foi a Miui. No BQ 5 HD tendo root não tive vontade de testar ROMs até porque não há assim tantas e as que há têm problemas. Agora com o Xperia M4 é pena ainda não haver root para resolver a questão de pouco espaço que é o que me está a chatear mais mas em relação à ROM stock é na boa.

  26. Avatar de ed
    ed

    Estou a usar a cm12.1 no meu s2, a única coisa que é inferior à de origem é a câmara mas a rom original ao fim de algum tempo começa a ficar lenta e impossível de utilizar, a CM atualmente está bastante estável

  27. Avatar de Xico
  28. Avatar de Martins
    Martins

    Alguém me sabe indicar qual a melhor opção para o galaxy note 4? ( ou se o melhor é deixar de origem )

  29. Avatar de Tex
    Tex

    Tenho o melhor de dois mundos!
    Uso stock rom para não andar a inventar e mexer onde não percebo 🙂
    Felizmente de origem veio com a Cyanogen 😀
    Updates certinhos desde 4.4.2 até ao 5.1.1 e já com promessa para 6.0 😉

  30. Avatar de borderline
    borderline

    cm, carbon, oxygen, silent