Smartphones Android novos já vêm com malware pré-carregado

48 Comentários

O malware é, sem dúvida, uma das maiores pragas “tecnológicas” do século. Além de ter a capacidade de “vigiar” o utilizador, o malware pode até tornar o sistema inutilizável, obrigado o utilizador a repor o mesmo.

Mas, normalmente, o malware nos equipamentos móveis só aparece depois do utilizador ter comprado o dispositivo e de “ingenuamente” o ter “instalado” no dispositivo. No entanto, circula na internet uma lista de equipamentos Android novos que já vêm com malware pré-carregado.

chinese-malware-android


Chama-se DeathRing, e é um trojan criado por chineses que “usa o disfarce” de uma app de toques. No entanto, este malware tem a capacidade de aceder as SMSs e conteúdo WAP do dispositivo Android. Este malware é pré-carregado no directório do sistema e as informações dão conta que, actualmente, não é possível eliminá-lo com nenhum software antimalware ou manualmente.

android_001

Entretanto, uma empresa de segurança na área da informática lançou já o alerta tenho identificado um conjunto de dispositivos que trazem este malware como “bónus”. Na lista, agora pública, constam os equipamentos:

  • Samsung GS4/Note II (modelos contrafeitos)
  • Vários da marca TECNO
  • Gionee Gpad G1
  • Gionee GN708W
  • Gionee GN800
  • Polytron Rocket S2350
  • Hi-Tech Amaze Tab
  • Karbonn TA-FONE A34/A37
  • Jiayu G4S – Galaxy S4 Clone
  • Haier H7
  • i9502 (sem registo de fabricante) + Samsung Clone

De acordo com a empresa de segurança, os países onde existem actualmente afectados são o Vietname, indonésia, Índia, Nigéria, Taiwan e China.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de minie
    minie

    3 2 1 comentários como o costume vão aparecer.

    1. Avatar de JN
      JN

      Pois, mas neste particular já nada há a comentar…

  2. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Além de serem aparelhos de marcas desconhecidas, duvidosas ou até piratas, os locais de venda ficam bem longe de Portugal. É mais fácil alguém ser contaminado com Ebola que comprar um aparelho desses já infectado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Na Internet encontra-se de tudo :), não é assim tão longe 🙂

    2. Avatar de João Bemposta
      João Bemposta

      Errado, por acaso já estive com o Jiayu G4S na mão entre outros clones/modelos contrafeitos do Note II, que vinham com a rom Miui, se bem que essa rom e algum modelos como são dual-sim por vezes dá forceclose no OS, aliás até é um problema bastante comum nos MediaTek. Mas posso-te dizer que já há muito em circulação aqui em Portugal, é claro por vias duvidosas.
      Cumps

    3. Avatar de Spankeh
      Spankeh

      Se não me engano, um dos nossos operadores móveis usa smartphones da Gionee com a labela da operadora em questão.
      Não tenho a certeza se é a meo ou a nos.

      1. Avatar de João Bemposta
        João Bemposta

        Por experiência o A70 da Meo e o Gionee modificado para ser de apenas de um sim, entre mais outras mariquices, no entanto não deixa de ser Gionee, porque até a rom da Meo é apenas a da Gionee bastante alterada, logo se viesse com virus até dúvido que os Cookers da mesma (falando da Meo) dessem-se ao trabalho de fazer uma revisão à rom original, de forma a ver anomalias, propagando assim mais o malware.
        Claro que isto é só uma teoria/especulação.

    4. Avatar de m4x
      m4x

      A Jiayu é bastante conhecida.

  3. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    mas o •Samsung• não é assim tão desconhecido

    1. Avatar de knom
      knom

      hmmm sabes o que são “clones” da samsung?

  4. Avatar de Tarrinho
    Tarrinho

    Comprei um S5 fake e trazia um extra.

    Opera Service! De notar que não tinha o Opera instalado, ou seja, virus.. Não foi detectado pelo lookout ou Avg.

    Instalei o 360 Security e detetou e apagou.

    Será?

    Agora, só pra jogos de uma conta fake e sem número

    1. Avatar de Webchuzz
      Webchuzz

      Normalmente o que recomendo quando se compram esses telemóveis “fake” é fazer logo uma limpeza ao sistema (quer seja instalar outra rom ou então usar o Titanium ou semelhante para desinstalar o bloatware)

    2. Avatar de knom
      knom

      android… nunca usar cartão sim neles ou coisas dessas ahahahha

  5. Avatar de LP
    LP

    ALGUNS “Smartphones Android novos (específicos) já vêm com malware pré-carregado”

    1. Avatar de António Ferreira
      António Ferreira

      De facto o título é mesmo de muito mau tom… Faz parecer que os Androids num conjunto global estão infectados, o que não é de todo verdade.. É muito fácil falar em Android porque dezenas de marcas o usam, mas nem todas da mesma forma.. Digam antes, equipamentos chineses vêm com malware instalado.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Bem…se formos pelos chineses até o iPhone pode estar na lista.. 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Lá está. Tens muita razão, contudo o que disseste levanta outras questões. Uma delas é a cultura de empregabilidade em Portugal. Embora esteja a mudar, ainda é uma cultura de explorar, mas sabemos que a longo prazo trazem problema ás empresas. Contudo o estudo foca o emprego e sim, esse haverá mas com alguns dos problemas que citaste.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      LP, eu dou-te um smartphone sem malware se primeiro conseguires encaixar o teu titulo, no titulo deste artigo, sem que o mesmo tenha duas linhas.

      Segundo, isso de andar sempre atrás dos titulo já passou de moda.

      Depois, há coisas que se percebem de imediato. obviamente não serão TODOS os Android…tens de ler..até tens a lista. O que te falta?

      1. Avatar de mjrp
        mjrp

        Smartphones “Chineses” novos já vêm com malware pré-carregado

        1. Avatar de Tiago Sousa
          Tiago Sousa

          Parti-me todo agora. Lol. Realmente era difícil. A Apple paga bem?

        2. Avatar de Kitamura
          Kitamura

          Ahaahahah… Bem mandado xD

      2. Avatar de LP
        LP

        O rigor e a verdade nunca passam de moda.

        “Alguns smartphones Android novos trazem malware pré-carregado”

        Mais fiel e ainda reduzi o numero de palavras.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Não vejo diferença desse para o que está, sinceramente.

          “Alguns smartphones Android novos trazem malware pré-carregado”

          “Smartphones Android novos já vêm com malware pré-carregado”

          Depois de ler os dois não chegas a mesma conclusão?

          1. Avatar de mjrp
            mjrp

            Segundo essa ordem de ideias, o titulo “Utilizadores de Iphone vão mudar para Android” é semelhante a “Alguns Utilizadores de Iphone vão mudar para Android”.

          2. Avatar de LP
            LP

            “eu pessoalmente ao ler o titulo, pensei que fosse alguma novidade que a Google tivesse implementado no Android e que se pudesse de alguma forma classificar como malware ou então de alguma coisa mais grave, um verdadeiro malware de alguma forma injectado no Android e aí mais preocupante.”
            Com o “alguns” eu (e outros como eu) não teríamos sido enganados.

      3. Avatar de JN
        JN

        Daqui a pouco temos que chamar a Edite Estrela…
        Mais importante que o título parece-me ser o conteúdo deste artigo que deixa um importante alerta.
        Já todos sabíamos que tínhamos que ser cuidadosos com a utilização do Android por questões de segurança.
        O artigo alerta, e muito bem, para o facto de termos que ter muito cuidado com os smartphones Android que compramos.
        Parabéns ao autor e muito obrigado.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Isto é o cliche do costume. Não quero iniciar guerras aqui, mas quando se falam de S.O. concorrentes nunca vejo titulos assim.

      isto de “Smartphones Android novos já vêm com malware” que raio vai pensar uma pessoa que vai comprar um android numa fnac ou numa worten ao ler isto?!

      1. Avatar de LP
        LP

        Não acho que tenha a ver com ser Android ou não, é mais um questão de tornar o artigo mais apelativo, de sensacionalismo.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Isso já és tu a inventar…

          1. Avatar de LP
            LP

            Se sou, não deveria ser porque o marketing é muito importante para o sucesso 😉

    4. Avatar de João
      João

      Contrafeito… LOL

      É como dizer que agora há camisolas da Lacoste que já vêm com pulgas pré-carregadas

      E também há iPhones novos com malware… o título um bocado sensacionalista.
      Cada um sabe o que compra e que empresa financia mas não vamos dizer que Android vem pré-carregado se são produtos contrafeitos, até parece que estamos aqui a querer denegrir o Android.

      1. Avatar de Vítor M.

        Clubismo não devem entorpecer a vista, até te compreendia mas se lesses. O caso prende-se com equipamentos que estão vulneráveis até na hora de “levarem” com o sistema operativo e com muito software (crapware) que se coloca andes de chegar às mãos dos clientes.

        Depois, se leres bem e fores analisar os mercados, verás que onde isso acontece, até por impossibilidade da Google lá operar (por isso existem imensas lojas de apps piratas online), nos maiores mercados do mundo para o segmento android, sim a Ásia e mais concretamente na China e Índia, provavelmente dois dos maiores “consumidores” de andróides do mundo.

        Portanto, denegrir o android quem o faz são os utilizadores que, sem saber se é bom ou mau, colocam em circulação tralha que está cheia de problemas. A propagação depois, para o resto do mundo, dá-se facilmente.

        Depois, e desculpa ter de te contrariar em tudo o que disseste, onde se vê mais produtos contrafeitos é no segmento android. Tens milhares de modelos cópias exactas de marcas conhecidas, basta ver a quantidade de equipamentos cópia contrafeita dos Samsungs, só a título de exemplo. Portanto, cuidado que muitas vezes falam mas desconhecem a realidade (aquela que está longe mas que é real).

        Abraço.

        1. Avatar de LP
          LP

          Penso que o João se referiu ao facto do problema ser fundamentalmente nos smartphones (“chineses”) e não no Android em si, como somos levados a pensar ao ler o titulo, eu pessoalmente ao ler o titulo, pensei que fosse alguma novidade que a Google tivesse implementado no Android e que se pudesse de alguma forma classificar como malware ou então de alguma coisa mais grave, um verdadeiro malware de alguma forma injectado no Android e aí mais preocupante.

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim poderia ser a tua interpreta~ão, é válida, mas como a tua há muitas outras e mesmo com outro título haveria alguém que iria interpretar de forma diferente de ti e de mim 🙂 é a pluralidade de leituras.

            Mas interessa mesmo é ler tudo, título, introdução e resumo… até os comentários porque há muita gente a partilhar informação útil.

          2. Avatar de LP
            LP

            Sabes bem que muitas vezes apenas “se lêem os títulos”, daí a sua importância.

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Já não vinha ao pplware á muito tempo mas vejo que a forma como publicam as noticias continua igual… Apple é bom, tudo o resto LIXO.
    Vou continuar longe deste site, não se aprende nada

    1. Avatar de minie
      minie

      é como no jornal abola. é só porto, benfica e sporting

  7. Avatar de Paulo Carneiro
    Paulo Carneiro

    viva.
    o título desta noticia deveria ser; cuidado com telefones de contrafacção que poderão ter malware.
    de resto concordo com os comentários parem de denegrir o Android pois é um sistema muito bom mesmo.
    e adormeci pessoas que vão de Android para iOS e dizem que não voltam é porque tinham um Android de 100 euros e compraram um iOS de 800. experimentem um Android de 800 a ver o que acham! aliás digo mais. tenho um HUAWEI p7 que se compra por 350 euros e é fantástico. deixei o iOS pelo HUAWEI. abraços
    PS: eu até acho que os Android super baratos deveriam ser banidos pois ao ser tão fracos de hardware não cumprem com o utilizador e levam a que as pessoas comparem injustamente com o iOS e isso é uma raciocínio viciado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas não são andróides? É que muitos deles começam como contrafeitos e depois, quando o financiamento já permitem registam uma marca “China made” e siga… toca a vender.

      Não sejam clubistas, o importante é o vosso caso, mas esse não é o exemplo no mundo, principalmente não é o exemplo em 80% dos andróides, valor de utilização na Ásia.

      Abraço.

      1. Avatar de Paulo Carneiro
        Paulo Carneiro

        independente de tudo o resto o título é falacioso.
        não são OS Android novos que vem com malware. são sim, alguns telefones Android contrafeitos que vêm com malware.
        abraço

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Da lista só vejo uma marca de contrafeitos..

          Samsung GS4/Note II (modelos contrafeitos)
          Vários da marca TECNO
          Gionee Gpad G1
          Gionee GN708W
          Gionee GN800
          Polytron Rocket S2350
          Hi-Tech Amaze Tab
          Karbonn TA-FONE A34/A37
          Jiayu G4S – Galaxy S4 Clone
          Haier H7
          i9502 (sem registo de fabricante) + Samsung Clone

          1. Avatar de LP
            LP

            Todos os que trazem malware são Android mas nem todos os Android (novos) trazem malware, que é o que diz o título.

          2. Avatar de Paulo Carneiro
            Paulo Carneiro

            precisamente!

  8. Avatar de José Simões
    José Simões

    Meter na lista um fabricante por versões contrafeitas é um bocadinho má fé.

    Todos os modelos contafeitos valem aquilo pelo que se paga.

    Tenho um telemóvel com o facebook e não consigo desinstalar ( e está sempre a chatear, eu pago as comunicações, para instalar actualizações ).