WhatsApp responsável por 40% dos divórcios em Itália

27 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Como todos sabemos as aplicações de redes sociais são actualmente as mais utilizadas pela nos dispositivos móveis um pouco por todo o mundo.

A oferta de pacotes de dados por parte das operadoras é cada vez mais aliciante, e ter aplicações que nos permitam comunicar gratuitamente é sem dúvida uma excelente opção.

traição


Estas aplicações de comunicação unem as pessoas mas, ao que parece, também podem separa-las.

Basicamente, e segundo a Associação Italiana de Advogados Matrimoniais, em 40% dos casos de divórcio em Itália devido a traições, são utilizadas mensagens trocadas através de WhatsApp como prova. Segundo esta associação, são cada vez mais os casos em que o conjugue traído utiliza fotos e mensagens enviadas e recebidas pelo conjugue infiel para terceiros.

Neste momento não se poderá assumir que estes números sejam aplicáveis a outros países do mundo, no entanto, é uma situação plausível. Em 2011, um advogado britânico já tinha apresentado um documento onde mostrava que um terço dos casos de divórcio no Reino Unido citava com parte envolvente do processo a rede social Facebook.

Quanto ao nosso país, não podemos realmente afirmar qual o número de divórcios que acontece devido a questões relacionadas com as redes sociais, mas a verdade é que este fenómeno nos últimos anos se tornou parte integrante da vida de milhões de pessoas e, com certeza, que se for feito um estudo para o nosso país, vamos encontrar também alguns casos que envolvam as redes sociais.

Considera que estas aplicações podem ser prejudiciais para os relacionamentos?

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eCarv
    eCarv

    Santa paciência! Haja dinheiro e/ou tempo para gastar em estudos de porcaria.
    Os responsáveis são os utilizadores da aplicação e não o Whatsapp!

    1. Avatar de Mota
      1. Avatar de João
        João

        POIS CLARO, A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS…

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      lógico +1

    3. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Gente com tempo a mais para estudos de (…), enfim!!!

  2. Avatar de Tavares
    Tavares

    As apps,em si,não podem ser “responsabilizadas” pelas acções de quem as utiliza!Antigamente o “problema” eram as cartas enviadas…hoje são as redes sociais e apps,que no fundo têm o mesmo objetivo…comunicar com alguém!!Responsabilizar as “ferramentas” é fácil e também uma forma de nos “retirar” a responsabilidade da forma como as utilizamos.Muitas vezes não nos importamos de divulgar toda(ou quase toda) a nossa vida numa rede social,mas ficamos “lixados” se alguém que vive e compartilha a vida connosco…mexe no nosso smartphone!!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo contigo,

      mas se alguém que partilha a vida contigo…mexe no teu smartphone..é sinal que não ha muita confiança…

      Experimenta quando a tua maria tiver um filhote…pedir-lhe para fazer testes de paternidade e vais ver onde vais parar…

      No entanto ela pode “auditar” o teu smartphone…sem consequências…

  3. Avatar de Extaci
    Extaci

    nao sao as aplicações nem redes sociais que têm culpa, mas sim a moral de cada utilizador. se procuram outra pessoa é porque nao estão felizes com quem estão, apenas conversem e acabem

  4. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Eu não acredito nesta história.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      (Sem tradução), diz o advogado:

      “My message to adulterers is, ‘Be prudent’, since if it makes betrayal easier, WhatsApp also makes it easier to be caught,” he told The Times. “Spouses often become suspicious when they hear the beep of an incoming message.”

      Aí está um advogado como deve de ser, apesar de quantos mais divórcios litigiosos houver mais ganha. Também custa alguma coisa, desligar as notificações? Cada nabo!

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Só publicam se for traduzido? Diz o presidente da Associação Italiana de Advogados Matrimoniais, que é um advogado como deve de ser, apesar de ganar dinheiro é com divórcios litigiosos:

        “A minha mensagem para os adúlteros é: “Sejam prudentes”, embora o WhatsApp tenha tornada a traição mais fácil também tornou mais fácil ser apanhado. As mulheres facilmente ficam desconfiadas quando ouvem o beep de uma mensagema ser recebida.” Por isso não permitam o acesso do WhatsApp às notificações, sobretudo no ecrã bloqueado – também é preciso ser muito estúpido, diga-se de passagem.

        P.S. Embora o título não corresponda à notícia, na questão das provas não me admiravava nada. Por isso se virem a(o) vossa(o) cara-metade a tirar fotografias ao vosso telemóvel já sabem por que é que é.

        1. Avatar de Bahh
          Bahh

          Porque gostaram mesmo de ver a foto delas no fundo do ecrã inicial e estão a partilhar com as suas amiguinhas fofinhas :p

  5. Avatar de Nuno Goncalves
    Nuno Goncalves

    “são utilizadas mensagens trocadas através de WhatsApp como prova”. mexer num aparelho q nao é seu é considerado violacao de privacidade, ou seja, crime. e nao pode ser usada como prova. (pelo menos em PT)
    qt à noticia, so revela q quem tem nao sabe cuidar, se foi procurar la fora foi pq nao tinha em casa.
    WhatsApp mal é usado em PT. pelo menos nenhum dos meus amigos nao tem. Ja no Brasil é uma febre … e qt a divorcios deve ser maior q em italia (em %).

  6. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Ainda nao deram tempo ao Tinder, lol

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      tinder tinder the best app ever!!!!

  7. Avatar de João Costa
    João Costa

    40% dos divórcios por traição são 100, 200, 1000, … Este tipo de notícias faz lembrar o seguinte: Em média nós 2 comemos meio frango. Eu comi um e tu nenhum.

  8. Avatar de Bruno Rua

    mais uma notícia do género “Engenheiros Informáticos têm desemprego zero em Portugal”…

    sinceramente pplware?

    assim nao vale a pena vir cá…

  9. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Lol num anúncio falam que os Android tem um malware (quando são só meias dúzia e contrafeitos chinos); noutro que o WhatsApp é responsável por divórcios (quando o responsável é o utilizador).

    Já parece o JN em que o título pouco tem haver com a realidade 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Meia duzia? Os maiores mercados de utilizadores android é isso é meia duzia?

      Hmmm… estás fora da realidade, como podes criticar seja o que for? 😀 primeiro tens de saber a realidade, perceber do que se está a falar, depois sim podes encetar uma crítica, mas, caríssimo, instruíte primeiro sobre os factos, por forma a teres credibilidade.

      Abraço.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Vítor M: lê em condições o meu post. No outro post o título era “Android (todos) tem malware”, e na realidade eram apenas meia dúzia de aparelhos Android chineses. Nota “instrui-te” 😉

        Não tomes isto, nem de longe, como ser chato, é que o título deve corresponder ao conteúdo. Aqui tem haver que a imprensa habituou-se demasiado a fazer títulos sensacionalistas do género: 2 CPU Intel tem defeito, e saem títulos “CPU da Intel estão defeituosos”. Está mal.

        1. Avatar de Vítor M.

          Diria que é a tua interpretação, uma espécie de preguiça intelectual de esperar tudo num título. E porquê?

          Porque alguns, apenas alguns, apenas lêem as “gordas do jornal”, 😀 uma preguiça que se instala e o título é mais que isso, é o princípio de uma notícia, a ignição para um todo e não o todo. Não tem mentira e não está de forma alguma a enganar.

          “Todos têm malware…” todos os que estão abrangidos pelas informações presentes na notícia. Se não te desafias a ler, então nunca ficarás a perceber os assuntos e interpretas de livre arbítrio. É apenas a tua visão das coisas.

          😉 penso que consegues ser mais espontâneo que isso? Não achas? Ora puxa lá pela imaginação e pela força de vontade.

          PS: Neste caso o utilizador que usa esta app, no fundo o denominador comum aqui é a app 🙂 isso poderá ter várias leituras, será pelo tipo de app e pelas suas funcionalidades? Será pela popularidade da mesma e em vez desta seria uma qualquer, ou será por outro motivo?

          Abraço.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que raio de noticia 40% ??? Nem 10% da população italiana tem isso!

    Isto já parece o jornal do boteco.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não é a população. É a população (adulta) com “palitos” que não leva a coisa a bem e vai para divórcio litigioso – e precisa de apresentar provas de infidelidade em tribunal.

      Para quê não sei. Pensava que o divórcio litigioso era nos caso em que uma das partes não queria e que bastava chegar ao tribunal e o juiz decretava o divórcio sem mais aquelas. Mas provavelmente no caso de gente rica o “infiel” é penalizado na divisão dos bens comuns, ou em questões dos filhos, tipo: “Não quero que ele veja os filhos porque é um desclassificado sem moral nenhuma e que agora vive com a outra e que é uma grande p*ta, como o Sr. Juiz pode ver aqui nesta mensagem que ela lhe mandou pelo WhatsApp”.

    2. Avatar de Vítor M.

      Miguel, o problema não está na notícia, está na interpretação dela. Aqui não se trata da população italiana… mas pronto, há coisas que aqui não se ensina…

      Não leio jornais do boteco, fico em desvantagem em relação a ti. 😉

      Abraço.

  11. Avatar de José Simões
    José Simões

    O casamento é responsável por 100%

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Bingo!
      +1
      🙂