Smartphone Quechua Phone 5″ – Primeiras impressões

24 Comentários

Foi na passada sexta-feira (6 de Dezembro) que foi colocado a venda o novo Quechua Phone 5″ tendo no mesmo dia esgotado o stock.  Este equipamento Android é o resultado de uma parceria entre a Decathlon e empresa francesa Archos com o objectivo de criar um smartphone super resistente  à chuva, à lama, à poeira e à neve e que possa ser usado em qualquer desporto radical.

A Decathlon enviou-nos gentilmente um exemplar para testarmos e hoje apresentamos as nossas primeiras impressões desta “máquina de guerra”!

Quechua_00

Habituados a smartphones mais pequenos e frágeis, o novo Smartphone Quechua Phone 5″ apresenta-se como sendo uma máquina todo o terreno, extremamente resistente, concebida para cenários mais adversos.

Quechua_07

Principais características técnicas
  • Autonomia : Bateria Lítio-polímero 3500mAh, 3,7V de longa duração ultra. Autonomia em conversação: 22h
  • Ecrã :
    • Ecrã táctil de 5 polegadas, resolução 840×480, ângulo de visão 83°, retro-iluminação optimizada (350 Cd/m2 min.) para excelente legibilidade ao sol
  • Conectividade / GPS :
    • Conectividade 3G, Wifi (2,4 GHz b/g/n)
    • Bluetooth GPS com GPS Assistido: obtenção de sinal mais rápida por assistência Wifi-3G DAS: 0,39 W/kg
  • Processador:
    • Processador Qualcomm 8225Q, quadcore 1,2GHz
  • Memória RAM:
    • 1GB Memória RAM
  • Memória de Armazenamento
    • 4GB interna + extensão de memória opcional por cartão micro SD até 32 GB suplementares.
  • Sensores de Montanha :
    • Altímetro barométrico para uma precisão acrescida nas aplicações relacionadas com a prática de actividades de montanha (altitude, curva de desnível, acumulado de desnível, velocidade de subida)
    • Bússola Electrónica
    • Acelerómetro
    • Sensor de luminosidade e proximidade para uma gestão optimizada da luz do ecrã
  • Camara:
    • Traseira 5 MP, autofocus, luz LED, modo panorâmico
    • Frontal 2 MP. Gravação vídeo 720p/30fps
  • Sistema Operativo : Android 4.1 Jellybean

O Quechua Phone 5 apresenta característica únicas, das quais se destacam:

  • Resistência à água : Conforme a norma IP54, resiste à chuva, à lama, à poeira e à neve
  • Protecção contra os choques : Revestimento e construção antichoque. Resiste a quedas de uma altura de 1m
  • Autonomia : Bateria 3500mAh longa duração. Um fim de semana inteiro sem ter de recarregar
  • Facilidade de utilização : Plataforma Android 4.1, acesso a mais de 975000 aplicações pelo Google Play
  • Rapidez de acção : Processador Quadcore 1,2Ghz, 3G, Bluetooth, Wifi, GPS
  • Facilidade de leitura : Ecrã 840×480 extremamente luminoso para uma leitura optimizada quando está sol
  • Resistência aos impactos : Resiste a quedas de uma altura de 1m em qualquer face material exterior absorvente de impactos, construção interna rígida, vidro do ecrã táctil endurecido e espesso

Toda a máquina está envolvida em material super resistente e nem os botões laterais foram esquecidos.

Quechua_01

Conteudo da caixa

Dentro da caixa do novo  Quechua Phone 5 vem também:

  • Cabo USB
  • Carregador USB
  • Adaptadores de energia
  • Kit mãos livres
  • Guia de utilização rápido
  • Guia de garantias e de referências legais

Quechua_05

A parte lateral do equipamento é igualmente resistente. De salientar a marca dos parafusos, que lhe dão um ar de “guerreiro das montanhas”. Na superior podemos ver a câmara + respectivo flash e ao lado o microfone.

Quechua_06

Comparação de tamanho: Quechua Phone 5″ vs iPhone 5

Tal como o nome indica, o Quechua Phone 5″ é um equipamento com 5 polegadas e tem retro-iluminação optimizada. As dimensões são generosas, pois este equipamento tem 151mm x 82mm x 12mm e pesa 250 gramas.

Quechua_08

Tanto o cartão MicroSD e MicroSIM localizam-se na parte lateral da máquina. No nosso entender consideramos uma óptima opção, visto que facilita a troca de cartões.

Quechua_10

Este super smartphone  está já a venda na Decathlon desde o passado dia 6 de Dezembro a um preço de 229€.

Em resumo….

Apesar de ainda não termos testado na totalidade o equipamento, consideramos que as primeiras impressões são muito positivas. Trata-se de um equipamento diferente dos que estamos habituados a ver pois é concebido com materiais extremamente resistentes para enfrentar todo o tipo de cenários. A máquina tem uma excelente performance e o ecrã apesar ajuda em muito a visualização dos conteúdos….um excelente presente de Natal!n

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Pinheiro

    Gosto bastante do artigo, mas a parte das “Principais características técnicas” parece copiada e traduzida pelo google… eu que sou entendido na matéria tive dificuldade em perceber se o telemóvel tem Bluetooth e A-GPS ou se tem Bluetooth e um A-GPS externo.
    De resto nada a apontar e sem dúvida que parece um “bicho dos infernos” 😀 excelente mesmo!

    1. Avatar de Bruno Chaves
      Bruno Chaves

      Sinceramente tb n percebi .. e ainda estou para perceber desde o primeiro post sobre este equipamento 🙁

  2. Avatar de k
    k

    Finalmente um telefone dedicado a resistência. E pelo que trás nem é caro. Grande e volumoso mas pelo menos dispensa capa de protecção. E com bom aspecto, acho-o bonito principalmente para o que se propõe a ser.
    Estou a ver mais gente a compra-lo por ser a prove de putos que a prova de montanha. :p

  3. Avatar de Castigador da P@rv0!c€
    Castigador da P@rv0!c€

    Um telefone com norma IP54 dificilmente pode ser considerado um telemóvel resistente… quando no mercado há muitos modelos com IP67 (mais resistente a água e pó) e com ecrãs com tecnologia Gorilla na versão mais recente ou até superior a isso, como é o caso do Samsung xCover 2.

    A resolução de 840×540 é muitíssimo baixa para 5 polegadas.

    E 350 cd/m2 não é nada de impressionante para usar isto num dia de sol. Há telemóveis no mercado cum mais do dobro!!! 350 tem o ecrã do meu portátil e num dia de sol, até em casa é difícil ver o que está no ecrã, a não ser que esteja numa sala escura.

    Falta dizer que o processador 8225Q é um cortex A5, ou seja a pior coisinha que há no mercado neste momento. E que a parte gráfica deste chip é o Adreno 203, que é uma coisa ridícula no mercado atual.

    Cobrar 230 € por uma coisa assim é meio caminho andado para ser um fracasso de vendas, a não ser por um nicho muiot pequeno de mercado: quem precisa de uma bateria de alta capacidade (a única coisa boa neste telemóvel) e não tem mais de 230 €.

    (sempre quero ver se este comentário não é censurado…)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que há aqui pessoal que não sabe o que fala 🙂

    2. Avatar de -_-
      -_-

      Onde viste que o Samsung Galaxy XCover 2 é Gorilla Glass?
      E melhor, qual o equipamento no mercado português da Samsung é Gorilla Glass?

      Cumps

      1. Avatar de Castigador da P@rv0!c€
        Castigador da P@rv0!c€

        Tens razão, o xCover 2 não é Gorilla Glass. Mas se tivesse lido com atenção, tinha percebido que eu nunca disse isso. Disse que o xcover tinha uma tecnologia superior a isso. Se calhar também posso ter sido eu a não escrever a frase da melhor maneira…

        O que o xCover 2 tem é algo ainda melhor que o Gorilla Glass. É o Dragontrail. É também usado no Xperia Z por exemplo.

        Neste momento a nova versão do Gorilla Glass é melhor, embora seja muito difícil comparar com exatidão devido à grande margem de erro dos teste, como por exemplo o Vickers, mas o caminho certo é diferente: flexibilidade. Porque o que dobra, mais dificilmente parte que aquilo que é rígido.

      2. Avatar de ;-)
        😉

        … Samsung s5690 … Xcover — Gorilla glass , mais barato , mais pequeno IP67 , etc etc etc

    3. Avatar de PPP
      PPP

      Começo a pensar que os defeitos afinal não são dos equipamentos mas sim dos utilizadores….

    4. Avatar de m vic
      m vic

      Tem toda a razão, eu comprei um e realmente nao tem grande definição mas a meu ver é um equipamento para a malta jovem já que foi feito a prova de acidentes, no fundo trabalha bem se tivermos em conta o preço a que e vendido

      1. Avatar de m vic
        m vic

        Nao querendo entrar em comparação de equipamento espero que sem ser pelas dimensões, para muitos exageradas, nao tentem comparar com o x cover pois tambem tive esse e desfiz-me dele pois era um telefone muito lento e bloqeia quando se pucha por ele e se tenta utilizar um pouco mais aplicações.
        Cada um com as suas definições

  4. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Independentemente das características e especificações técnicas da máquina versus preço (exagerado em meu entender), continuo a afirmar que é um completo disparate os fabricantes e/ou distribuidores, estarem a lançar este tipo de equipamentos com um SO ultrapassado… 4.1 nesta altura do campeonato??? Gaita, já estamos no 4.4.2 e o 5.0 já deve estar na forja…

    1. Avatar de David Martins
      David Martins

      Que grande LOL. Que mania das pessoas estarem com uma presa do carasas há espera que saia uma nova versão de android. Èpa fação uma pesquisa da quantidade de aplicações em que o mínimo de versão de android seja a partir da verção 4.0.4. Já para não falar da 4.4.2. Interessa mais um processador potente e RAM do que uma versão mais recente de android.

  5. Avatar de Rui Faria
    Rui Faria

    Andei vàrios meses a pesquisar e a planear a compra de um smartphone, estava inclinado para o iphone. Quando descobri que havia o quechua phone fui ver e deixei de ter duvidas.
    comprei um ontem. Até ao momento os pontos fortes são: bateria, visualização e tamanho dos menus, bastante simples de utilizar, até dá para ler legendas nos videos, trocar de cartão, usar ao ar livre.
    Pontos fracos:não cabe no bolso das calças, devia ser plugandplay, precisa do chrome e do google para quase tudo.
    É o smarthphone mais resistente, mais barato e mais fácil de usar e o mais pesado do mercado.

  6. Avatar de Peter Ross
    Peter Ross

    Mais um tijolo :-)))

  7. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Estive com ele na mão, achei uma boa ideia, um smartphone para outdoor, mas as dimensões são exageradas, demasiado grande para andar no bolso, meter na mochila, perde o sentido, devido ao acesso!

  8. Avatar de jorge simoes
    jorge simoes

    nao consigo colocar fotos no cartao de memoria externo

  9. Avatar de chumbo

    boas….estive a ler alguns dos comentarios e vi que há um pouco de tudo….nao ha nada que seja perfeito…nesta vida…mas infelizmente comprei um desses equipamentos(quechua phone5)e nao estou satisfeito com o equipamento…pois quando o comprei foi com a intuiçao de ser mais recistente que outros equipamentos de gama parecida,mas logo nos primeiros dias apercebi-me que a coluna de escutar nas chamadas ja estava a dar alguns problemas,deixei passar pensando que poderia nao ser do meu equipamento.No dia em que estou para o ir deixar para ser reparado,o inesperado acontece,caiu-me do bolço das calças….e caiu de quina….onde logo se partiu o ecrã….infelizmente,quando fui deixalo para ser reparado e reclamar! pk tinha caido de uma altura inferior a 1metro,o que me disseram logo é que a garantia talvex n abrangia…ou seja comprei um telefone(que deveria ser recistente a quedas ate 1metro)mas pelos vistos nao é…ou melhor so tem mesmo tamanho….pk o resto deixa a desejar…(isto é a minha opiniao…)

  10. Avatar de David Rifana
    David Rifana

    Afinal compro ou não compro?

  11. Avatar de Paulo Alexandre
    Paulo Alexandre

    Boas tardes li uma parte dos posts e reparei que, a maioria das pessoas que, aqui escreveu não tem nem experimentou este telemovel.
    Senão apagarem este meu comentario espero que, mais ninguem em Portugal o compre pois é o pior telemovel que, eu tive o desprazer e, infeliz ideia de comprar.
    Mau mau mau não tem capacidade de armazenamento e nem com um cartão expansivel resolve. O processador é lento e ineficaz… e aquece mais que uma torradeira. Sim aguenta choques mas assim que leva com agua o ecran nao reage e o resto não gosta…
    Sinceramente falando super arrependido mesmo tendo sido razoavelmente barato…mas o que, é, isso barato? Custou dinheiro e não vale nada…mesmo.

    Não comprem é o meu conselho.