AntiX – Um Linux Debian que corre em apenas 64 MB de RAM

9 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje a nossa sugestão vai para o Linux AntiX.

antix_00

O AntiX é uma distribuição muito interessante, capaz de correr a partir de PII com 64MB de RAM, desde que tenha uma partição swap de 128MB. Necessita de 2.2 GB de espaço em disco. Esta distribuição é baseada no Debian e pode ser usada em modo LiveCD.

antix_01

O AntiX vem “artilhado” com muitas aplicações, das quais se destacam o:

  • LibreOffice
  • DosEmulator
  • Geany
  • Pidgin
  • Transmission
  • Gparted
  • BleachBit
  • antiX Snaphot
  • …etc

antix_01

Além das muitas ferramentas, o AntiX traz também um Control Center que permite, de uma forma centralizada, personalizar o sistema.

antix_03

Além das característica já referidas, apenas acrescentar que o antiX traz também pré-carregados vários temas, wallpapers. Esta distribuição tem uma excelente performance.

Para quem procura mini distribuições Linux, aconselhamos a darem uma vista de olhos no nosso post: 6 mini distribuições Linux para o seu PC antigo

Já tinham ouvido falar no AntiX ?

Download: AntiX 13.1

Homepage: AntiX

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gonpin
    gonpin

    Como instalo Linux num macbook air de 2008?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia gonpin
      Podes virtualizar com o Virtualbox. Eu já partilho a máquina, estou a fazer upload.

      Até jé
      Pedro Pinto

      1. Avatar de gonpin
        gonpin

        e como sistema principal em dual boot?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          De igual maneira que instalas o Windows.

  2. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Boas.
    Já experimentei o AntiX13 e posso dizer que é rápido seguro e artilhado de software. Tem a meu ver um unico problema: é configurar o wireless. Vem com o wicd em vez do Network Manager.
    Sugiro ao PPlware um tutorial de instalação assim como a eventual resolução deste pequeno contratempo pois fora isto esta distro é mesmo a não perder. Recomendo tanto a pc antigos pois traz e volta á vida assim como a novos.

    Feliz Natal!!!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..

      Obrigado, Um excelente natal para ti também 😉

      tens sempre o maravilhoso ceni 😉

      cmps

    2. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      + 1

  3. Avatar de ricardo
    ricardo

    Os videos em flash, travam? Stream, etc?

  4. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Será que dá para instalar no RasP ?