Samsung Note8 ultrapassa iPhone 8 Plus nos testes de fotografia

69 Comentários

A DxOMark é uma empresa dedicada a analisar a componente fotográfica dos smartphones, criando posteriormente um ranking das melhores câmaras nos smartphones.

Recentemente o iPhone 8 Plus tinha subido ao topo, com 96 pontos em fotografia e 94 pontos no geral, mas um novo smartphone voltou a definir um novo limite, o Samsung Note8.

samsung Note8 - box

Para muitos utilizadores fãs da fotografia, a DxOMark é possivelmente uma das melhores fontes para encontrar uma análise detalhada às câmaras dos principais smartphones.

Durante os últimos anos, vários têm sido os modelos considerados com melhor câmara do mercado, como o HTC U11, Google Pixel, Samsung S7 ou Sony Xperia X, com a luta pelo topo a ser constante.

Na última semana a DxOMark lançou a análise ao iPhone 8 Plus, rotulando-o como a melhor câmara num smartphone, tendo o dispositivo Apple subido ao topo do ranking geral com 94 pontos e estabelecendo um novo máximo em fotografia com 96 pontos. Com este resultado ultrapassou por largos pontos a sua concorrência, com o seu irmão, o iPhone 8 a ter um desempenho idêntico mas ligeiramente inferior (92 pontos).

pplware_unb_iphone8plus_04

Embora apenas tenha subido ao topo na semana passada, o reinado do novo iPhone foi curto. O Samsung Note8 já foi também avaliado e conquistou uma avaliação de 94 pontos, igualando assim o iPhone 8 Plus no topo da tabela do ranking geral. No entanto, se analisarmos apenas a componente fotográfica, estamos perante a melhor câmara do mercado, tendo obtido 100 pontos em fotografia.

Samsung Note8 tem uma das melhores câmaras do mercado

Quando a DxOMark avalia um smartphone atribui uma nota geral que se baseia nas notas de fotografia e de vídeo combinadas. A nota de cada um destes dois elementos é obtida através de uma larga variedade de critérios como o contraste e a exposição, as cores, o autofocus, entre outros.

No caso do iPhone 8 Plus, este obteve um valor total de 94 pontos, resultante de uma pontuação de 96 pontos em fotografia e 89 pontos em vídeo, enquanto o Samsung Note 8 também obteve uma pontuação total de 94 pontos, mas totalizando 100 pontos em fotografia e 84 pontos em vídeo. Com estes dados conseguimos concluir que o Note 8 tem um melhor desempenho em fotografia e o iPhone 8 Plus em vídeo.

camara dupla Samsung note8

Segundo a DxOMark, além da sua qualidade fotográfica, o principal destaque do Note 8 está no seu Zoom ótico de 2x e digital de 4x ou 8x que obtiveram resultados bastante positivos. Neste ponto o Samsung atingiu uma pontuação de 66 pontos, enquanto o iPhone 8 Plus se ficou pelos 51 pontos.

O Samsung Note 8 apresenta também uma vantagem larga no autofocus, com 94 pontos, face os 74 obtidos pelo iPhone, e ganha na textura e no ruído.

Já o iPhone 8 Plus é superior na Exposição e contraste, na cor, nos artefactos, no flash e, sendo um dos seus destaques, no modo bokeh. Em vídeo, o iPhone também apresenta os melhores resultados.

pplware_iphone8plus_camara00

Lado a lado

No site da DxOMark irá encontrar vários exemplos de fotos captadas com o Note8 e algumas comparações com outros smartphones, que levaram a empresa a chegar às conclusões aqui apresentadas. Deixamos agora dois exemplos:

Fazendo uma avaliação geral, a verdade é que estamos perante dois dos melhores smartphones do momento tanto em câmara como em desempenho. Ambos os flagships irão decerto conquistar os seus utilizadores e a câmara não deverá desiludir sempre que for chamada a intervir em qualquer um dos dispositivos.

Samsung Galaxy Note8

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Só quando houver um telefone que ultrapasse o Lumia 950 XL é que eles o vão finalmente testar???

    1. Avatar de DB
      DB

      Exatamente, nenhum telefone no mercado bate a camera dos Microsoft 950 com 20Mpixel + 4K em Video.

      1. Avatar de GM
        GM

        Afinal, a “roda” já tinha sido inventada. (este comentário deve ser lido em sequência do primeiro, a reflexão veio depois).

      2. Avatar de Gustavo Dezen
        Gustavo Dezen

        Não adianta ter muito e fazer pouco, não é quantidade de megapixel nem uma resolução ernome que faz ser o melhor smartphone…

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Tem o maior sensor de imagem do segmento (1/2.4) o único superior é o Sony Z5 (1/2.3) e Nexus 6P mas sem as lentes zeiss ou Image Optical Stabilization…

          Falas do que não sabes.

          Tive um que infelizmente tive de trocar por um S7 e que diferença de camara :/ Se dizem que a do S7 era boa a do Lumia 950 está a anos luz de avanço.

        2. Avatar de Balearic Soul
          Balearic Soul

          Mas o Lumia ainda tinha 4 micros para gravação de som. Mais um ponto a favor contra o que hoje temos no mercado. É que um bom vídeo não sobrevive apenas da imagem, mas também do som. E no quesito som os lumias sempre foram melhores, desde o 820. Aliás, o meu atual S7 EDGE não bate o meu anterior Lumia 830 em som de vídeo, portanto… (tenho vídeos no YouTube para o comprovar). 😉

    2. Avatar de GM
      GM

      Não me parece que interesse muito fazer esse tipo de comparações, nomeadamente com um “velhinho” com dois anos de mercado. Podia causar incómodos, se é que me faço entender. Mais a mais, vindo de um ecosistema moribundo ou morto à muito tempo. Mas lá que funciona e é bom, não há dúvida.

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Achas que alguém se atreve a testar os Lumia 950 / 950XL contra os topos de gama? Seria uma vergonha, especialmente nas fotos noturnas e de baixa luz.
      Eu testei o meu Lumia 950 contra: Samsung S7, S7+, S6, iPhones 5/6/7, e Google Pixel, de todos estes os S7 foram os que apresentaram melhores resultados, no entanto, ainda assim, um pouco abaixo da qualidade dos Lumia, já o Pixel teve uma qualidade mais fraquinha um pouco que os S7, o S6, com uma qualidade aproximada ao iPhone 7, mas ainda assim, melhor, já os iPhones apresentaram uma qualidade demasiado fraca em fotografia noturna, especialmente quando existem fontes de luz tais como faróis de carro, postes de iluminação, a Lua, etc, tornando a fotografia directa a essas fontes de luz impossível, e quando em escuridão quase total as fotos tiradas pelos iPhone são inexistentes, apenas uma imagem negra. De salientar que todos os teste foram efectuados sem flash algum em todos os casos.
      Agora, e para confirmar o que dizes, compreende-se o medo de comparar os Lumia com outros, afinal de contas todos querem matar o SO da MS e tudo a que a ele esteja associado. E entende-se porquê, o W10M é o SO com todo o potencial para arrasar o SO da marca da Maçã, e fazer mossa no Android. O mal é que MS ainda não conseguiu resolver uma lacuna: aplicações. As soluções existem, mas o problema será como as aplicar eficazmente num mercado já viciado e delimitado por palas nos olhos dos utilizadores.
      Acho que a única forma é fazer o que está planeado, mas sem qualquer medo de arriscar, a MS gosta de desenvolver tecnologias e encostar na prateleira com o medo do fracasso, e a falta de consistência nas suas estratégias também não têm dado muita saúde à sua imagem, mas com as ultimas mudanças na estrutura da empresa isso poderá vir a mudar, e parece já haver algumas mudanças, mas mesmo assim, acho que ainda falta mais agressividade na area de Marketing.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        faz lá uma conta básica “2+2:2” nesse 950… quem quer um telemóvel, quer um aparelho que faça mais do que chamadas e fotos… quando vejo por aí determinadas “bombas” que nem sequer conseguem fazer coisas básicas na calculadora… editar números e sinais sem ter de apagar a conta toda, ver toda a operação (entenda-se conta)… nesses wm chegamos ao ponto de cada contacto só poder ter alguns números e emails… enfim dá para perceber o ridículo que é usar um equipamento assim para um cidadão particular, no que respeita a empresas, então minha nossa… boa sorte.

        1. Avatar de GM
          GM

          Temos 2 formas de abordar esse cálculo. Se for de forma simples e directa, o resultado será: 2+2:2 4:2= 2. Por outro lado, se for de forma científica, a expressão 2+2:2 2+1 = 3. Resumindo, o 950/950XL apresenta o resultado de duas formas diferentes, tal e qual fossem utilizadas duas calculadoras, uma simples e a outra científica. Possivelmente, ao Tico, falta o Teco.

          1. Avatar de Tico
            Tico

            O tempo que gastas para respoder a comentários, com tretas e desinformação… deverias dar uma revisão nas regras da matemática, penso que é na quarta classe que se aprende isso. A matemática é uma ciência exacta, só existem “duas formas” a certa e a errada.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Alguém me explica como é que ultrapassa, se têm o mesmo score?

    1. Avatar de André Gomes
      André Gomes

      Têm o mesmo score na média foto/video, mas ultrapassa nos testes de fotografia, como o Daniel escreveu.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Treta!

        O Note 8 têm 4K a 60 FPS?

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Treta?
          Eu pensei que nao se podia ter Fotografia a 60 FPS. Apple sempre á frente até as fotografias podem ter Frames

          1. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Devem ser GIFs animadas. LOL

        2. Avatar de Daniel Jesus

          Se não recebeu a atualização para isso estará mesmo para receber.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Não vai ter nada disso!

            Isso foram falsos rumores!

    2. Avatar de Daniel Jesus

      Resulta ler o artigo completo. Para fotografia o note 8 totalizou 100 pontos e o iPhone 96

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não, ambos tiveram 94.

        1. Avatar de Vítor M.

          Vejam o que é fotografia e o que é vídeo 😉

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      Calma, não fica chateado…

    4. Avatar de Rui R.
      Rui R.

      Basta leres, segundo a DxOMark o note é superior de uma forma geral como “máquina fotográfica” e não como “câmara de filmar”

      Titulo: “Samsung Note8 ultrapassa iPhone 8 Plus nos TESTES DE FOTOGRAFIA”

      “No caso do iPhone 8 Plus…blablabla… 96 pontos em fotografia…blablabla… o Samsung Note 8…blablabla… totalizando 100 pontos em fotografia….blablabla”

      No que toca a fotografia, é tudo muito relativo pois entra sempre a opinião pessoal de cada um. Deixo este link da Cnet com fotos dos dois lado a lado: http://cnet.co/2xgA5bV
      Posso adiantar a minha opinião: preferi de uma forma geral a fotos tiradas pelo iPhone 8 Plus.

      Grande Abraço

    5. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      se fosse ao contrário, não vinhas perguntar isso 😀

    6. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Imagina antes com carros, podes ter 2 carros a fazer exatamente o mesmo tempo numa pista mas um ter mais arranque ou velocidade que outro, mas fazem o mesmo tempo….

  3. Avatar de pois.....
    pois…..

    Durou pouco tempo o “reinado” 😀

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não te preocupes que o iPhone vai vender muito mais.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Xiii, que o moço ficou chateado.
        Grow up

  4. Avatar de LG
    LG

    Não quero causar assim muita guerra… Mas é estranho que nas fotos do Note 8 a qualidade da cor e ruido ser claramente superior ao iPhone 8, mas ambas empataram com 94 pontos…

    Também é estranho poucos dias antes de sair o iPhone 8, a dxomark mudar os critérios de avaliação, pondo o pixel em segundo lugar e iphone a frente…

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Leste o artigo? Os 94 é um valor global. Em fotografia o resultado foi de 100 pontos face os 96 do iPhone

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Porque em termos de fotografia a camera do S8 ganha , mas em termos de video o iphone 8 é de outro campeonato com os seus 4k a 60hz (o que é deveras impressionante para uma camera que cabe no bolso, ainda mais para um telefone). Pessoalmente não sou fã das fotografias extremamente saturadas e de grande contraste dos telefones atuais que tornam a edição extremamente limitada em comparação com um telefone com as cores mais neutras como os xperias. Passei de um xperia Z1 para um LG G6 e apesar das fotos do G6 serem imensamente superiores, sinto que conseguia tirar maior partido do Z1 quando edito as fotos.

  5. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Qual é aqui o avanço em anos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Estão empatados no que toca à oferta da câmara, pelo menos neste teste, que, como sempre se disse, vale o que vale porque tem testes à medida. Os testes de cada pessoa é que vão revelar o que mais lhes interessa. Mas se no passado a Apple não estava neste top, agora está a discutir os primeiros lugares. Atenta que nos primeiros 10 lugares a Apple tem 5 smartphones. O que começa a ser revelador de uma aposta forte da empresa.

      Outro ponto será nos ecrãs OLED que sempre se debateu que a empresa de Cupertino não estava à altura. Com o iPhone X já está num patamar de discutir o pódio e de agora em diante será também outro trunfo abatido da concorrência. Isso é óptimo para os consumidores, a concorrência é salutar 😉

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Verdade. A Apple está a apanhar a concorrência em campos onde costumava estar muito atrás.

        1. Avatar de Vítor M.

          Diria que está a ultrapassar, porque chegar e entrar no pódio da fotografia é ultrapassar. Como referi, nesse teste que vale o que vale, em 10 posições a Apple está em 5 e uma delas no primeiro lugar.

  6. Avatar de Tiago Sagradas
    Tiago Sagradas

    Informação a relevar,
    Este ano o Iphone é melhor em Video mais nomeadamente na qualidade, resolução 4k 60fps e estabilização mais consistente, no caso do Note 8 é melhor em fotografia mais propriamente pela nitidez geral e pelo zoom onde a 2a camera, face ao iphone, tambem tem estabilização óptica.
    Conclusão: 2 excelentes cameras em dispositivos móveis os pontos que as distinguem são presos por detalhes que em nada afectaria o resultado final (Foto/Video).
    Qualquer um serve para “se tirar do bolso uma boa fotografia”.

  7. Avatar de Vítor M.

    Olha que não. Repara que no título diz “Samsung Note8 ultrapassa iPhone 8 Plus nos testes de fotografia” e na verdade o Note8 teve 100 pontos nesse teste e o iPhone 8 Plus teve 96. Mas o importante é ler bem o artigo. Está corretíssimo.

    1. Avatar de Tiago Sagradas
      Tiago Sagradas

      A Maior diferença entre eles é o zoom: caso tenha acesso ao artigo original consegue constatar facilmente isso:

      https://9to5mac.com/2017/10/03/samsung-galaxy-note-8-ties-iphone-8-plus-camera-ranking/

    2. Avatar de Helder
      Helder

      “iPhone bate Note em teste de vídeo”

      Queria ver se vocês tinham coragem para isso!

      Perdiam logo 90% dos leitores.

      1. Avatar de Vítor M.

        Estás enganado. Alias nós aqui fazemos sempre o que achamos correto, sempre. Achas que os leitores não sabem disso? Porque achas que ano após anos temos mais visitantes? Porque não estamos aqui para agradar a A ou a B, é apenas pela verdade da tecnologia. No caso em particular, meu caro, a verdade é que na fotografia o Note8, naqueles testes que valem o que valem como sempre referi, bateu o iPhone 8 Plus…. paciência. Agora, no geral, na combinação vídeo e fotografia, estão empatados. Mas como o maior hype é a fotografia, não sei de que te queixas.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          O maior hype é a fotografia?

          Quem diz?

          É porque obteve uma pontuação melhor, senão não diziam!

          1. Avatar de Vítor M.

            Pois, mas não é essa a ideia desse teste, ter a melhor pontuação?

          2. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Desculpem o desabafo, mas este menino é irritante.

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Bem sempre que se diz algo que nao seja Apple é o melhor é sempre uma azia. Respira fundo que no final essas coisas nao interessam nada.
        Este titulo faz sentido por vir na sequencia do artigo anterior:
        https://pplware.sitedev.pt/apple/dxomark-iphone-8-plus-melhor-camara-sempre/
        iPhone tinha a melhor camara de sempre, agora apareceu uma que é superior algumas coisas.
        Acredita daqui a uns tempo vai aparecer uma ainda superior

        1. Avatar de Vítor M.

          É obvio que sim, aqui não damos uma no cravo e outra na ferradura. Se falas na parte de fotografia… agora porque sim falavas no vídeo? 😀 Vamos lá ser razoáveis ó Helder 😉

  8. Avatar de Rui Mendes
    Rui Mendes

    Não sou fã de iPhone utilizo android e não tenho nada contra os dois mas não gosto da foto do Note 8, se repararem a foto nao tem profundidade, só tem uma pessoa fotografada tudo o resto são árvores, arbustos e ervas completamente desfocadas, não vejo nada melhor que o iPhone….

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Vá aprender o que é fotografia, antes de escrever sobre ela, a característica que você aponta é precisamente o que os amantes de fotografia procuram, só interessa ter o foco na mulher, se quiser mais profundidade dá para ter, enquanto a suposta foto do iphone, já não dá para ter menos profundidade de foco, resumindo, mais vale ter mais variedade do que estar limitado

    2. Avatar de ...

      isso tem tudo a ver com o modo em que tiras fotos, é o efeito blur, que no note pode ser ajustado durante ou depois da foto, e isso deve-se o profundidade… Se eliminares o efeito blur ele simplesmente vai focar a foto toda…

    3. Avatar de Ricardo M.
      Ricardo M.

      Também concordo, eu sou fotógrafo amador e acho que o bokeh do iPhone é muito mais natural. No Samsung, parece que alguém decidiu imitar bokeh no GIMP.

    4. Avatar de EJ
      EJ

      Prioridade ao DoF

  9. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    A minha opinião é a Samsung sempre teve uma enorme qualidade na fotografia batendo bem a concorrência…
    Se não fosse esta nova politica dos 2 anos da Samsung, o Note 8 teria sido a minha escolha, mas infelizmente 2 anos é muito pouco tempo para um telemóvel de mais de 1000€ ficar sem upgrade para android futuros, daí a minha escolha caiu para o 8 Plus e até ao momento estou bastante satisfeito com a performance e qualidade das fotos e vídeos.

  10. Avatar de Golden
    Golden

    Se formos por ordem de ideias, e se tudo o que bem no Dxomark é o correcto!

    Então o título desta notícia podia ser assim, Samsung Galaxy S6 Edge Plus com dois anos, supera em fotografia Samsung Note 8 e iPhone 8 plus, nos pontos fortes de uma fotografia, faltando analisar 2 pontos como (zoom & bokeh), que provavelmente o punha no topo da tabela!

    https://www.dxomark.com/samsung-galaxy-s6-edge-plus-mobile-review-bigger-and-better-for-photography/

  11. Avatar de Sxac
    Sxac

    100, 96, o pessoal vai mesmo notar essas diferenças “abismais” entre os 2 modelos… Lol.

  12. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Fica no topo aquela marca que pagar mais…. estes tipos têm de por o pão na mesa

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Agora sim, disseste tudo.
      Tenho um amigo que trabalhou comigo na Microsoft e sempre disse que os Apple eram bonitos mas não valiam o dinheiro e eram inferiores à concorrência, agora que trabalha para a Apple faz imensa publicidade como utilizador, diz maravilhas de tudo, isso porque é quase como uma clausula no contrato, e porque a Apple, como forma de agradecimento, lhe “unta” bem as mãos com um bom ordenado e com o ultimo grito de qualquer equipamento novo que seja lançado. Mas em privado, quando lhe perguntei uma vez o que o fez mudar de ideias assim, ele sorriu e respondeu: “A Apple é um bom patrão e é o meu actual patrão”.
      Logo, conclui-se que quem defende tão afincadamente a Apple deverá estar na mesma situação desse meu amigo que é pago para o fazer, mas também para não se “chibar”.

  13. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    E fizeram o teste sem o upgrade de firmware que saio ha 2 semanas e que permite filmar 4k60fps além de ter melhorado a estabilização de video senao em video a pontuação teria sido superior e consequente a média superior ficando lider isolado.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não é verdade.

  14. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Não esquecer que já faz 4k60fps e tem dual OIS além de superior video noturno. Pontuação de video aquem da realidade pos firmware update. Todos os sites de referencia dão por sinal muito melhor pontuação em video face ao iphone 8 plus e por sinal pior pontuação em foto

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não tens vergonha?

      Não tem nada disso!

  15. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Tche pa se querem fotos profissionais comprem uma canon. Vídeos sempre podem comprar uma sony das de 5 mil€ falta de qualidade nao têm

    1. Avatar de Rui Mendes
      Rui Mendes

      tens toda a razão de compras uma máquina cara, Mas aqui estamos à comparar 2 smartphones…

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Quando se fala em foto no smartphone não se fala em profissionalismo. Obviamente são camaras ocasionais porque tens sempre uma camara profissional no bolso…

  16. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    É normal a samsung ter as melhores camaras, por isso não é de estranhar. Apesar de tudo a palavra destes tipos do dxomark não pode ser vista como sagrada. Parece que agora a internet acha que são os únicos que sabem de fotografia.

  17. Avatar de Applim
    Applim

    A fotografia é melhor de facto, mais detalhe e cor mais viva. Mas por 1000€ comprava um S8 + DSLR de gama de entrada.

  18. Avatar de Raquel
    Raquel

    O note8 saiu um mês antes do iPhone8 e Tira melhor fotos? Anda a dormir a Apple. É só para alimentar mais a discussão.
    O jogo iPhone vai ter o face Id, que é revolucionário mesmo antes de se experimentar, o note traz a caneta que mais nenhum telemóvel tem é oferece esse tipo de usabilidade. Há muitas coisas em ter em conta.

  19. Avatar de Albano Silva
    Albano Silva

    Já experimentaram o Zenfone3 Zoom? Brinquem com o modo manual, e vão ter uma agradável surpresa. Apenas a melhor câmera por menos de metade do preço. O resto é propaganda…

  20. Avatar de GM
    GM

    Ao comentário do Tico de 07/10 às 05:38
    Põe gelo nisso, que a dor passa. Faz lá o cálculo numa calculadora básica, inserindo quer os algarismos quer as operações matemáticas e vê o resultado. Depois, se conseguires, utiliza uma calculadora científica e procede da mesma forma. Compara os resultados e tira as conclusões.
    Estamos a falar de como as máquinas de calcular, sejam as reais sejam as incorporadas nos smartphones, abordam o cálculo, não de regras de matemática.

  21. Avatar de Viktor
    Viktor

    Resumindo são bons. Façam uma foto em papel , um simples 24×30 e verão a bela treta que são todos os telemóveis. Uma compacta razoável de 100 € é bem melhor. A quantidade de pincéis não importa, importa o tamanho do sensor e os sensores dos telemóveis são verdadeiramente micro. Colocar 20 megapixels num telemóvel é apenas marketing de venda.