Samsung e Huawei deviam seguir o smartphone dobrável da Xiaomi?

32 Comentários

O futuro passará pelo smartphone dobrável. Um novo formato que será formalmente apresentado pela Samsung no próximo dia 20 de fevereiro, em São Francisco. Em seguida, a Huawei apresentará a sua alternativa, no dia 24 de fevereiro no MWC 2019, em Barcelona. Entretanto, a Xiaomi tem uma das soluções mais cativantes.

Estas serão três das primeiras fabricantes a lançar um smartphone dobrável. Contudo, temos várias outras marcas de renome como a Motorola igualmente interessadas neste novo conceito. Agora, perante três distintos conceitos, três diferentes abordagens a este novo produto, a solução da Xiaomi pode efetivamente ser a mais intuitiva.

Samsung e Huawei deviam seguir o smartphone dobrável da Xiaomi?


Um grande ecrã que o utilizador poderá dobrar caso assim o deseje, transformando um tablet num telemóvel inteligente ou smartphone. Por outras palavras, tornará um grande ecrã em algo que você poderá transportar confortavelmente no bolso. Já para este fim, existem diferentes eixos, diferentes abordagens.

O smartphone dobrável da Samsung será o primeiro a chegar

Com a tecnologia 5G a dar os seus primeiros passos, precisaremos ainda de vários anos até que possamos usufruir  plenamente das suas vantagens. Entretanto, teremos uma revolução bem mais próxima. Uma nova onda liderada pela Samsung, pela Huawei, bem como pela Xiaomi.

A primeira geração de produtos será revelada dentro de poucos dias e, como todo o produto de primeira linha, terão as suas falhas. Ainda que representem o culminar de vários anos de investigação secreta e aperfeiçoamento, existirá sempre uma pequena (ou grande) falha.

Xiaomi smartphone dobrável Samsung Huawei

Algo que pode ser interpretado como a margem de melhoria. Ou o síndrome do artigo de primeira geração. Ambas as hipóteses acabam por ter o seu fundamento de verdade e é precisamente por isso que, ao olhar para as três possíveis implementações do smartphone dobrável, a da Xiaomi afigura-se a mais intuitiva.

Claro, aqui há uma forte componente subjetiva. O que para mim, pode parecer a solução ideal para si, pode não ser a mais adequada às suas preferências.

As soluções da Samsung, Huawei e Xiaomi

Em primeiro lugar, o conceito da Samsung para o smartphone dobrável é bastante conservador. Inspirando-se num livro que você poderá abrir e fechar, transformando um tablet num smartphone e vice-versa. Algo que a marca já confirmou, tal como podemos ver na imagem acima e vídeo que se segue.

https://youtu.be/1KIKaS2221I

E apesar de não existir nada de errado com a abordagem da Samsung, isto causaria nas suas rivais uma vontade de a superar. Para tal, a Huawei estará a desenvolver uma implementação distinta, um mecanismo diferente para dar corpo ao seu próprio smartphone dobrável.

A solução da Huawei

A solução? Algo bastante similar à da Samsung, dobrando agora de forma inversa. O sentido inverso ao fechar de um livro, como se forcássemos a sua capa e lombada. Algo que já vimos em várias imagens conceptuais, tal como o material desenvolvido pela LetsGoDigital para o smartphone da Xiaomi, entre outros.

Xiaomi smartphone dobrável Samsung Huawei

A imagem acima ilustra a possível solução da Huawei, algo que já foi abordado em ocasião anterior no Pplware, com todas as imagens. Mais ainda, algo que já foi parcialmente confirmado pela própria Huawei com o seu convite oficial para o evento de apresentação.  Veja-se, em seguida, a sua publicação original.

https://www.facebook.com/donovansung/videos/10108954209683823/

Quando a Xiaomi publicou este vídeo ficámos perplexos com a simplicidade do produto. Com a facilidade de dobra, a adaptação da interface MIUI a ambos os formatos e fluidez de navegação. Ainda assim, é um protótipo e apresentará as suas imperfeições. Caraterística inerente às dificuldades levantadas pelo novo formato dobrável.

Um smartphone dobrável que dobra em dois eixos e não em apenas um como as abordagens da Samsung e Huawei, por conseguinte, mais ousada ainda? Seja como for, esta foi a solução que mais me surpreendeu e despertou o interesse.

A facilidade com que parece ser possível dobrar este smartphone surpreendeu-me. A solução final da Xiaomi parece-me um pouco mais intuitiva, algo que vai ao encontro do meu imaginário e à minha conceção de smartphone dobrável.

Três soluções distintas, qual a sua favorita?

Um produto aparentemente fino e bem conseguido. Aliás, fazendo jus à tradição da marca, será certamente o mais acessível dos três. Ainda assim, não tenho a menor dúvida de que todo este formato careça de mais desenvolvimento. Independentemente, da solução favorita.

Em suma, esta será a maior revolução para todo o mercado de dispositivos móveis desde a introdução e generalização dos ecrãs sensíveis ao toque. Agora, resta saber qual será a primeira marca a fazer chegar uma solução viável ao mercado. Além do mais, temos que esperar para ver qual delas é que inspirará maior confiança no público.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mickaël
    Mickaël

    Deste que não seja demasiado frágil, às vezes dá jeito ter uma visibilidade maior quando necessário, como eu no meu caso, num smartphone, tenho as letras pequenas para poder ver mais coisas ao invés de arrastar para a direita ou esquerda quando navego no browser.

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Ainda existem algumas incógnitas, verdade.

  2. Avatar de Fábio Lourenço
    Fábio Lourenço

    ????

  3. Avatar de ze
    ze

    Não é uma marca branca é laranja com vários produtos com inovação e qualidade! 😉

  4. Avatar de Anjos
    Anjos

    Xiaomi não é símbolo de qualidade!?!??! O Sr Rui deve ter bebido uns copos… Tenho Xiaomi á alguns anos, roda aplicações e Jogos que muitas ditas marcas de qualidade e mais caras não abrem e a preços muito mais acessíveis. Não diga disparates, antes de falar compre um Xiaomi e depois sim fale com cabeça e não por boatos….

  5. Avatar de LR
    LR

    Não querendo, de todo, ser rude ou ofensivo, o teu comentário revela o elevado nível de ignorância que te assiste.

  6. Avatar de Fábio Lourenço
    Fábio Lourenço

    quando não se sabe, não se afirmão, pergunta-se 😉

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    !?!

    Xiaomi mi Mix comecou a trend dos telemoveis sem bordas. Se alguém copiou foi a Apple e a Samsung (entre outras) que copiaram a Xiaomi e nao o contrario.

  8. Avatar de Arkan
    Arkan

    Não, seguir uma empresinha que nao paga n outras empresas, que tem niveis elevados de SAR ? cade a identidade unica que cada uma deve ter…

    xiaomi eu nao compraria nem se fosse presidente dela.

    1. Avatar de ze
      ze

      #Arkan
      Xiaomi lança mais de 10 modelos por ano e os 4 modelos que aparecem no topo da lista 3 já são antigos e mesmo assim estão dentro das normas de SAR! 😉

    2. Avatar de ze
      ze

      Conheces o caso da empresa Espanhola Zetta?

      1. Avatar de ze
        ze

        Conheces o design Philippe Starck que desenhou os modelos Mi Mix ? Sabes que a Xiaomi tem vários produtos com o prestigiado prémio de melhor design Red Dot Award?
        Tens por exemplo a trotinete, Mi band…

        1. Avatar de Andy
          Andy

          Prefiro os fatos do Tony Stark…. 😀

  9. Avatar de GM
    GM

    Quanto a mim, nenhuma das 3 propostas é apelativa, no que ao modo de extensão diz respeito. Julgo que a melhor forma de acondicionar o tablet no smartphone, seria um mecanismo em Z, de forma a que 2/3 do écran estivessem ocultos e o restante 1/3 estivesse sempre visível, pois seria o smartphone. Neste 1/3, ficaria acondicionado todo o hardware do dispositivo. Os restantes 2/3, seriam apenas monitor (eventualmente também bateria mais fina), rígido, que numa situação corrente ficariam ocultos e protegidos. É apenas uma ideia e na qual eu reveria o desenvolvimento de um equipamento deste tipo.

    1. Avatar de Bruno Pinto
      Bruno Pinto

      Embora goste dessa ideia e achar que fosse a mais ergonómica há um problema grave nessa ideia. E penso que seja inviável começar por esse caminho, talvez mais tarde as dificuldades nesse sentido consigam ser ultrapassadas, mas neste momento acredito que não. Isto é: No local onde fazes as dobras desses 2/3 de ecrã, devido a ser tão fino, terias que de certa forma “vincar” o ecrã. Coisa que iria diminuir drásticamente a sua durabilidade. A única forma de o resolver, era ser de facto em segmentos independentes (3 ecrãs independentes) que não é de todo aceitável.
      Todos os modelos que estão a sair até agora estão a respeitar essa fragilidade, daí haver sempre as dobras bem arredondadas para tirar a maior fragilidade possível do equipamento.

  10. Avatar de Arkan
    Arkan

    concordo, qualidade nao é com ela, e pior, ela usa patentes ou burla patentes nos aparelhos dela, e nao paga e fica protelando ateeee o fim dos seculos, xiaomi é como o nome diz, XAUomi.

    1. Avatar de Fábio Lourenço
      Fábio Lourenço

      tas a falar da Samsung?

  11. Avatar de Jose
    Jose

    Em vez de falarem mal da Xiaomi..comprem um

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Quem é que está a falar mal da Xiaomi?

      1. Avatar de GM
        GM

        Rui, porquê o meu comentário anterior continua a aguardar moderação???

      2. Avatar de Jose
        Jose

        estou a falar dos comentários caro

  12. Avatar de ze
    ze

    Atenção para quem estiver interessado existe um site espanhol, a vender o Mi8 6GB/254GB por 349€!
    Entrega 5 a 8dias?!

  13. Avatar de GM
    GM

    Quanto a mim, nenhuma das 3 propostas é apelativa, no que ao modo de extensão diz respeito. Julgo que a melhor forma de acondicionar o tablet no smartphone, seria um mecanismo em Z, de forma a que 2/3 do écran estivessem ocultos e o restante 1/3 estivesse sempre visível, pois seria o smartphone. Neste 1/3, ficaria acondicionado todo o hardware do dispositivo. Os restantes 2/3, seriam apenas monitor (eventualmente também bateria mais fina), rígido, que numa situação corrente ficariam ocultos e protegidos. É apenas uma ideia e na qual eu reveria o desenvolvimento de um equipamento deste tipo.

  14. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    os que reclamam da xiaomi.. quantas vezes têm de comprar novos galaxy J to keep up to date ?

  15. Avatar de Alisson
    Alisson

    Deixem de enrugar por mar a de celular, eles nem sabem que nos existimos rsrs, eu compro o que for melhor, às vezes a Samsung tá melhor acho que e bom pra mim vou lá e compro, tem pra todos os gostos de celular e marca, já usei de todos e quando não está me agrada do vou e compro de outra marca e só isso, agora comprei um xiaomi note 6 pro , por enquanto tá ótimo, qua do ele não for mais bom pra mim procuro outro da m ama marca ou de outra, kkkkk agora tá descutindo por marca de celular nunca, todos são bons e tem os fabricado com custo menor que não são apenas isso .

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      redmi note 2 de 2015, são 4 anos e foi só 152€, hardware satisfatório e de dia a câmara tira fotos melhores que os tlms de 1 ou 2 anos dos meus conhecidos e ao preço +- igual, são daqueles normais e “desinteressantes” que vemos nas wortens, e o meu continua fluído nos dias de hoje

      já tive outros androids baratos ou quase ao valor do meu, isto antes de a xiaomi popularizar, e eu andava a trocar de ano em ano……. perdiam gás quando as apps foram ficando mais exigentes e pecavam em hardware, só que caros.

      no mercado nacional, as outras marcas como samsung, huawei, alcatel e muitas outras metem telemóveis mais que banais e com 2 gb de ram quase ao preço de um redmi note 7, nem vale a pena continuar a mudar de marca

  16. Avatar de Filipe Ferreira
    Filipe Ferreira

    Já utilizo Xiaomi há uns 6/7 anos. Por alguma razão continuo a usar.
    Classificar o 5 º maior fabricante de telemóveis de 2017 como marca branca ….

  17. Avatar de Fulano
    Fulano

    Sendo a Samsung líder em ecrãs, acho a sua solução a melhor. Os percebe-se que aquilo depressa vai apresentar problemas

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      * Os outros não me dão confiança. Percebe-se pelo design que aquilo depressa vai apresentar problemas

  18. Avatar de Nunoc79
    Nunoc79

    Acho que aqui a grande questão, será a da robustez e durabilidade da “dobra”.
    Será que vai apresentar marcas/vincos ou imperfeições na zona dobrável do ecrã a longo prazo?
    Sinceramente este é o ponto que mais me preocupa neste tipo de dispositivo.

    Os conceitos em si, não me parece que sejam assim tão diferentes como isso, é uma questão de detalhes apenas… um tem duas dobras, outro uma, outro dobra para a frente, enfim … desde que funcionem bem, parece-me irrelevante.