Conheçam os smartphones de 2018 que mais radiação emitem

12 Comentários

Desde que os telefones móveis começaram a chegar ao mercado que existe a dúvida sempre crescente sobre o perigo da radiação e sobre os efeitos que esta tem nos utilizadores.

Todos os anos os equipamentos estão mais protegidos e emitem menos radiações. Ainda assim, alguns estão no topo da lista dos equipamentos com maiores níveis de radiação (SAR). Vamos conhecer os smartphones de 2018 que mais radiação emitem.

smartphones radiação SAR emitem 2018

Esta não é uma lista oficial, mas baseia-se na informação fornecida pelos fabricantes, que mediram e avaliaram os níveis de radiação que os seus smartphones emitem.

Os testes que avaliam esta radiação não são recentes (datam de 1996) mas ainda conseguem ser uma base fiável para avaliar os níveis de radiação emitida por cada equipamento.

Conhecido por SAR (Specific Absorption Rate), tem uma escala bem definida e com limites que não podem/devem ser ultrapassados.

Smartphone Corpo Cabeça Transmissão Simultânea (ST)
Apple iPhone XS Max 1,00 W/kg 1,00 W/kg 1,52 W/kg
Apple iPhone XS 0,90 W/kg 0,99 W/kg 1,53 W/kg
Apple iPhone XR 0,90 W/kg 1,10 W/kg 1,59 W/kg
Samsung Galaxy Note 9 0,27 W/kg 0,76 W/kg 1,59 W/kg
Samsung Galaxy S9 Plus 0,36 W/kg 0,79 W/kg 1,59 W/kg
Samsung Galaxy S9 0,35 W/kg 0,96 W/kg 1,59 W/kg
Google Pixel 3 XL 1,35 W/kg 1,19 W/kg 1,59 W/kg
Google Pixel 3 1,34 W/kg 1,34 W/kg 1,59 W/kg
LG V40 1,27 W/kg 1,28 W/kg 1,59 W/kg
LG G7 0,22 W/kg 1,06 W/kg 1,59 W/kg
OnePlus 6T 1,34 W/kg 1,19 W/kg 1,59 W/kg
OnePlus 6 1,26 W/kg 0,90 W/kg 1,53 W/kg
Xiaomi Pocophone F1 0,72 W/kg 0,75 W/kg não revelado
Sony Xperia XZ3 0,14 W/kg 0,44 W/kg 1,08 W/kg

A dominar esta lista, com valores mais elevados, temos os equipamentos de 2018 da Google, o Pixel 3 XL e o Pixel 3, os da LG e os da OnePlus. Todos ultrapassam os valores acima de 1 W/kg.

Abaixo surgem as propostas da Samsung para 2018, com valores mais baixos, principalmente no SAR medido ao nível do corpo. Também no SAR medido na cabeça os valores são menores.

Da lista acima, destacam-se também, e não pela positiva, alguns smartphones, entre eles os que a Apple lançou este ano. Apresentam valores elevados, mas que ainda estão dentro dos máximos permitidos pela indústria.

smartphones radiação SAR emitem 2018

Quem procura smartphones com baixos níveis de radiação deve olhar para o Sony Xperia XZ3 ou para o LG G7. Estes são os equipamentos com o SAR mais baixo desta lista.

Também as propostas da Samsung têm valores de SAR que podem ser considerados seguros para a maioria dos utilizadores e, por isso, são também uma alternativa.

Não existem muitos utilizadores que se preocupem com este fator na hora de comprar um smartphone, mas a verdade é que muitos smartphones que estão no mercado têm valores elevados de SAR.

|Fonte

Conheça os 15 smartphones que menos radiação emitem

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Porque não substituem neste tipo de artigos o termo de radiação por radiofrequência ou RF? Porque tende a ter uma conotação negativa.

    Não esquecer que o telemóvel é um emissor receptor de RF full dúplex que para fazer chamadas e receber chamadas da célula mais próximo retansmissora tem de efectivamente tem potência de saída e antenas adequadas.

    Todos os valores indicados no artigo estão abaixo das recomendações impostas.

    Não se admirem que com esta falsa preocupação os fabricantes reduzam a emissão de RF para valores abaixo dos valores mininos considerados eficientes para chegar a uma antena mais distante em ambientes menos urbanos e de ficarem na mão com um tijolo com sistema operativo sem sinal 🙂

    Podem até receber o sinal da antena, chegar lá é que pode ser um problema 🙂

    O GSM, 3g, 4g, 5g, wifi, Bluetooth, ncf, etc não vem no bico da cegonha ou no trenó do pai natal, é preciso rádio frequência (RF) para trabalhar 🙂

    Portanto convém até ter algum alcance 🙂

  2. Avatar de Mambo Cruz
    Mambo Cruz

    Estranho não aparecer um único huawei na lista. Terá sido foi excluída da estudo?

    1. Avatar de JS
      JS

      Esperando por um comentário de alguém a dizer que a Huawei paga ao pplware por isso …. eheh

      1. Avatar de Vítor M.

        Heheh e eu, estou a ver quem é o iluminado. 😀

      2. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Huawei P20 (e gama) 0,73-0,76W/kg na cabeça.

        Os chineses mais baratos por norma são dos que emitem mais radiação, os caros andarão como estes da huawei ou pixel

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Nokia 7 Plus:

    SAR EU 0.36 W/kg (head) 1.78 W/kg (body)

  4. Avatar de Sxac
    Sxac

    Sony Xperia XZ3 É O MELHOR, apesar de ninguém, ou quase, o comprar…
    (podiam ter-lhe dado o devido valor, no artigo) ;).

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Aparelho feio.
      Sensor de impressões digitais colocado em mau sítio.
      Ecrã LG vendido como de marca melhor, o que se torna notório o granulado nalgumas coisas que lá vejas, o excesso da cor azul e quando abres uma imagem escura parecer que o ecrã desceu ligeiramente de luminosidade.
      Sensor da câmara é uma espécie de overclock a outro que já tinham, o que torna os 19mp um “puxar” demasiado pelo sensor, o que nem sempre se traduz em boas fotos (um telemóvel com câmara de 12mp e a custar metade do preço consegue melhor luminosidade e nitidez em certas circunstâncias).
      As apps podem abrir a câmara sem pedirem qualquer tipo de permissão. E inclui instaladas algumas apps que se sabe que trazem malware.
      Ecrã “pequeno” e molduras “largas” e volume que não chega a ser alto como se esperava.
      E falta a melhor parte: certas lojas recusam-se a repará-lo, simplesmente pela maneira como eles têm tudo montado.

      Tenho de continuar? Acho que já entendeste onde quero chegar. 700 a 850€ por isto? Ter specs boas não faz de um smartphone o melhor. A qualidade, sim. E isso é uma coisa que lhes falta e muito, desde há muitos anos para cá. E é por isso que a malta foge dos xperias como “o diabo da cruz”.

      1. Avatar de Sxac
        Sxac

        Eu não disse que gostava dos Xperia… aliás nunca percebi a política suicida da Sony nos smartphones.
        Mas o artigo devia dar mais destaque ao “menor emissor” de cancro, ou não? 😉

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Se o RF que está dentro da faixa não ionizante, tenho a dizer-lhe que infelizmente já estaríamos todos mortos desde meados de 1970/1980/1990.

          Mas não desfazendo muito do que disse, se descobrir por aí ” algum emissor de cancro” como disse, avise que a malta que ainda vamos por um na assembleia 🙂 🙂 🙂

      2. Avatar de Fábio Rodrigues
        Fábio Rodrigues

        Falaste tanto e não disseste nada de jeito! Tenho 2 cá em casa e não tenho nenhuma razão de queixa! Boa imagem, fotografia e vídeo, o sensor de impressões digitais está onde deve estar, longe da câmara! Quanto a permissões de apps e malware só se fores tu que não sabes usar isso, porque nos meus não entra cá bicho nenhum e quem manda nas apps sou eu! Quanto à assistência é só procurar pelas lojas autorizadas em vez de andar por aí nos marroquinos!