Remix OS 2.0: Troque o Windows pelo Android no seu PC

89 Comentários

Também funciona em Mac!

Nos últimos anos o Android tem vindo a crescer e a expandir-se para o segmento dos PC… mas a experiência de utilização, de acordo com os utilizadores, nem sempre é a melhor.

Hoje foi anunciado pela Jide o Remix OS 2.0, um sistema operativo para PC e Mac baseado no Android  Lollipop.

remix_002


O Remix OS é uma versão personalizada do Android, desenhada especificamente para dispositivos com grandes ecrãs, com o objectivo de oferecer a melhor experiência tal como outros sistemas operativos desenhados para desktop.

remix_04

O Remix OS 2.0 foi anunciado hoje e é baseado no Android 5.0 Lollipop. Como tem base no sistema móvel da Google, o Remix OS permite o acesso à Google Play Store, inclui uma taskbar, suporte para multitasking, etc.

Além disso, segundo os responsáveis pelo projecto, este sistema está desenhado para correr em máquinas com poucos recursos, oferecendo a melhor performance.

remix_05

O Remix OS 2.0 estará disponível para download a partir do próximo dia 12 de Janeiro. Estejam atentos!

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Muito interessante! Será que dará para correr numa máquina virtual com a aceleração gráfica/vídeo a funcionar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      De certeza :). Dia 12 já experimentamos.

      1. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Provavelmente não, pois o Android x86 onde é baseado não tem aceleração gráfica nas máquinas virtuais.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A ser verdade, no dia 12 é abafado pelo Windows 10 Mobile…

        1. Avatar de Manuel Azul
          Manuel Azul

          O que é o “Windows Mobile” ? É aquele sistema que 3 pessoas usam?

          1. Avatar de Ronaldo
            Ronaldo

            não, é o sistema que sua mãe usa hater

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Será interessante saber é se tem a opção de correr diretamente de uma pen, como acontece com a generalidade dos sistemas linux, o que é uma óptima vantagem competitiva e comparativa.

      1. Avatar de João Moreira
        João Moreira

        Segundo a página oficial deles podes

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Sim tem essa opção. No final da página em http://www.jide.com/en/remixos-for-pc diz isto: Minimum System Requirements

        A USB 3.0 flash drive that supports FAT32 format, with a minimum capacity of 8GB and a recommended writing speed of 20MB/s.
        A PC with USB legacy boot option.

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          … devem ser os requisitos para fazer a instalação num pc.

  2. Avatar de vector
    vector

    Parece agradável para instalar no velho e poeirento EeePc. Já agora podiam fazer uns tutoriais como instalar num PC já com Windows 10 para ficar em modo Dual Boot.

    1. Avatar de Ivan Teixeira
      Ivan Teixeira

      +1 e ligar com hdmi a televisão 😉

      1. Avatar de Pedro Fernandes
        Pedro Fernandes

        +1 ! 🙂

        Dava muito jeito!!

    2. Avatar de Coelho
      Coelho

      eu já tenho o meu EeePc com o sistema android….basta pesquisares no google ‘Android-x86 ou mesmo aqui talvez já tenha algum tutorial sobre esse assunto e escolhes a versao que quiseres depende tbm do Eeepc que tenhas porque nem todos correm as novas versoes

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tambem gostava de saber se da para colocar em modo dual boot.

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pelos liveCD’s que usei, quando o disco/partição onde vai instalar está em ntfs ou fat32 ele geralmente pergunta se quer dual boot

    5. Avatar de Vitor Lopes
      Vitor Lopes

      Boas.

      Para teres multiboot no windows 10 ou outro,instala o XBoot.

      Boas instalações.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Isto é capaz de dar uma nova vida aos antigos Magalhães não? Os meus irmãos ainda tem os deles mas aquilo continua lento como tudo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Pai Natal, O coelho da Pascoa e meter um Android num PC velho para ficar rápido são coisas que não existem… LOL

      Se nos smartphones com 2Gb fica lento, imagina com 256 ou 512 mb LOL

      1. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        Já tive alguns smarts com 1 GB e nunca dei pelo facto de o Android ser lento, com lagos, piscinas ou similares… E os que tive (e ainda tenho) vieram da China a menos de 200 euros. Se isso é apenas por causa de raivinha ou paranóia ao Android, então está bem… Então este último que recebi, um UMI Iron com 3GB é um Ferrari e com os auriculares UMI Voix DV110, tenho um estúdio em termos de áudio…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      E já viste um Android sem ser lento? LOL

      1. Avatar de Humberto
        Humberto

        Eu tenho android e de lento não tem nada… agora se falares em equipamentos de marcas manhosas com preços abaixo dos 99€…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Isso é porque o teu raciocínio acompanha perfeitamente a lentidão do android, provocando igualdade temporal entre o teu cérebro e o android.

          🙂

          Tenho equipamentos que custaram €500 em 2012, sem updates, que se arrastam para tarefas normais. Preços não é tudo…

          1. Avatar de Toderici
            Toderici

            Ahahaha Miguel, melhor resposta que ja vi xd. O android nos dispositivos de top, nao é lento hoje em dia mas ainda tem aqueles lags quando se faz scroll ou coisas parecidas! Quem diz que não tem, é porque pagou um balúrdio e nao quer ver a realidade! Depois eles vão defender, ahh mas o problema é teu por comprares equipamentos da samsung! Então olha que os equipamentos da samsung sao os mais rápidos de todos, quanto em boot, mudar de apps, ja ha vários videos em testes com os s6 contra outros android! Mas ser rápido nao quer dizer que nao vai ter lag

          2. Avatar de Secalhar
            Secalhar

            Diz isso ao meu LG G2….Mas que grande burro dass.

          3. Avatar de Invision
            Invision

            Se há alguém com raciocínio lento és mesmo tu. Se soubesses ter comprado o dispositivo certo não terias tido esse problema. Tal como muitos produtos caros têm problemas, há muitos que não têm. Usa o cérebro da próxima vez que comprares um android e vais ver afinal quem tinha raciocínio lento eras mesmo tu;)

          4. Avatar de Humberto
            Humberto

            Se tu tens problemas de lentidão cerebral é problema teu, não te ofendi e não te admito faltas de respeito, se não percebes nada de android e equipamentos então mais vales estares calado.
            Se deste 500€ por um mau equipamento isso só prova a tua incapacidade de analise.

          5. Avatar de Frederico
            Frederico

            Tenho oneplus two e de lento não tem nada. E custou menos de 500€

          6. Avatar de Vitor
            Vitor

            Mas repararam bem no que ele disse? Deu 500€ por um equipamento android em 2012… 2012 foi o tempo de S3, Note 2, One X, Nexus 4, … Mesmo assim este caro utilizador não deve ter comprado nenhum destes modelos referidos, pois eu possui um Note 2 até ao fim do ano passado (2015) e nunca tive nenhum problema de lentidão com o mesmo.

            Outro ponto da questão, nunca fez updates. Então os updates servem para que? Ahh, para não serem feitos! Boa!

            Também tem que se ter em atenção se ele comprou um equipamento bloqueado, cheio de tralha e lixo.

            Miguel, já agora, fanatismo à parte, tens um IOS certo? Por acaso já experimentaste um android ultimamente? Tenho um colega que tem o Iphone 6s Plus. Quando experimentou o meu Samsung S6 Edge Plus ficou surpreendido.

      2. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Isso e por ter falta de capacidade de processar o ambiente.

      3. Avatar de Diogo D.
        Diogo D.

        Também tenho Android e não é lento LOL!

      4. Avatar de Manuel
        Manuel

        Já todos sabemos que o Android tem problemas de fragmentação reconhecido pela própria Google. Além desta fragmentação que pode tornar o Android mais lento também tem que se levar em conta o hardware, nomeadamente o processador e acima de tudo a memória RAM. Então smartphones com 512 M ou 1 GB obviamente que são lentos. Devia ser proibido vender abaixo do 2 GB de Ram, pois andam a enganar quem não entende estas coisas de características técnicas.

    3. Avatar de naoliveira
      naoliveira

      Eu ainda uso o Magalhães 1 e de lento não tem nada, meti-lhe o PCLinuxOS com LXDE e trabalha que é uma maravilha.

    4. Avatar de carlos Alberto Teixeira Fernandes
      carlos Alberto Teixeira Fernandes

      boas
      já coloquei o lolipop e…..é um pouco lento….coloca antes um linux com LXDE(utiliza um SD Card) .

  4. Avatar de bpanther
    bpanther

    Parece porreiro, experimentei à dias a distro Solus 1.0, fluido e tb com um visual agradável.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Gosto! 🙂

  6. Avatar de David
    David

    Se dar para instalar as aplicaçãos da google play vale a pena. O problema é se não dar. Ai não vejo vantagens. Se for mais um xubuntu dispenso.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      As aplicações dao para instalar nem que seja via APK manualmente. Obviamente que dependendo do PC onde instalas, a coisa pode correr bem … ou não.

      A grande maioria criam máquinas virtuais (ou algo similar) e as funções gráficas/vídeo são processadas pelo cpu, daí que muitos jogos/vídeos não correm, ou são lentos.

      É uma questão de tempo e testar.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    isto e super interessante 😮 vou experimentar num dos meus portáteis, um tutorial de como instalar era de valor!

  8. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Boas pessoal. Tenho um mini PC Jide Remix com 2gb de ram e 16 gb de armazenamento e já corre a versão Remix 2.0 baseada no Android 5.1. Aliás já foi aqui falado no Pplware.

    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/jide-remix-mini-o-verdadeiro-pc-com-android-por-apenas-26e/

    Quando foi aqui noticiado inscrevi me na kickstarter para receber a notificação para saber quando poderia comprar. Depois de ser notificado, comprei, e disseram me que seria enviado logo nos primeiros dias de Dezembro. Paguei cerca de 50 € já com portes, diretamente de Hong Kong :-p
    Recebi-o uns dias antes do Natal, e estou muito satisfeito com ele.
    A nível de interface é muito parecida com a do Windows 10, principalmente a barra de ferramentas e os ícones no ambiente de trabalho, então o ícone da reciclagem é mesmo igual 😀
    No geral é rápido e responde bem. Teclado e rato funcionam muito bem, tanto se pode usar o teclado virtual ou o físico.
    As apps da Play store funcionam muito bem também, pelo menos as que instalei sim! Ainda foram bastantes! Tem a opção para reiniciar e desligar estilo Windows 10.
    Para quem quiser um desktop com Android acho que vale bem a pena. Além disso através do Remix Center de certeza que haverá updates.
    Para quem quiser obter um, aqui vai o link

    https://www.kickstarter.com/projects/jidetech/remix-mini-the-worlds-first-true-android-pc

    Para quem não quiser ter dual boot acho que vale o investimento neste mini pc.
    Eu recomendo! Gostei e tenho usado.

    Abraço

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Obrigado pelo feedback, também estou interessado em adquirir um 🙂
      Tenho visto alguns screenshots e muita coisa diria que e mais semelhante ao mac OSX, por exemplo quando se liga uma pen por USB a seta para ejectar ao lado direito, o explorador de ficheiros acho muito parecido ao “Finder” do mac OSX

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Sim tens razão. A criação de pastas e o respetivo ícone é muito semelhante às do OSX também. Contudo as notificações no lado direito está ao estilo do Windows 10.
        A nível de interface pode-se dizer que é um misto de OSX e Windows 10.
        Abraço!

    2. Avatar de Poeta
      Poeta

      Também fiz o mesmo e concordo com tudo o que foi dito.
      Pena é não ter ainda em Português e não dar para fazer root (por enquanto), só tenho a apontar isso.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Dá para pôr em português . Vai as definições na opção idioma. Tem lá o português. Na configuração inicial é que só tem 3 idiomas, inglês , mandarim e cantores. Mas depois podes mudar para português.
        Abraço!

        1. Avatar de Poeta
          Poeta

          Não sei que versão tem no seu, eu tenho a última e só me aparecem 4 línguas (o Inglês e outros 3 com caracteres de línguas asiáticas…)

          Eu vou a Settings – Language and Input – Language.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Olá Poeta.
            É precisamente aí que dá para pôr em Português Portugal.
            A minha versão é Remix OS 2.0 Base Android 5.1.
            Jide Remix Mini PC 2 gb de Ram 16 gb Armazenamento, é o meu dispositivo.
            Mas antes de pôr em Português, fiz um pequeno update.
            Ao fazer um reboot, a atualização iniciou-se sozinha, só depois é que fui as definições e pus em PT. Embora algumas opções do sistema ainda apareçam em inglês.
            Tenta fazer um update através dum reboot, comigo foi assim que aconteceu. Ou prime a tecla F2 do teclado físico, e vê o que encontras por aí e vê se dá por aí!
            Abraço.

    3. Avatar de Pois
      Pois

      Boas, sabes se o kodi funciona sem problemas? Ver TV, filmes em 720p/1080p? é que se assim for compro já um!

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Filmes em 720p e 1080p corre sem stress. Experimentei em MP4 e MKV.
        Quanto ao Kodi, já instalei, mas ainda não configurei ao meu gosto. Ele funciona bem nesta versão modificada do android. Quanto à TV tenho de testar. Depois apito.
        Abraço

      2. Avatar de Poeta
        Poeta

        No meu funciona sem problemas

      3. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Sim tudo a rolar bem. Experimentei filmes 1080p em MP4 e MKV e reproduz sem stress. Kodi funciona bem. Quanto à resolução do monitor, no meu caso tenho o ligado a um monitor 1080p 60 hz.
        Mas também suporta monitores 4K. Ainda não experimentei, pois falta me o cabo HDMI para 4k, e vou experimentar na minha tv 4k. Depois apito!
        Abraço!

    4. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Não tive tanta sorte, tambem mandei vir um e até agora estou a espera, ficou retido na alfandega…

    5. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Boas, também comprei um reminix, e até agora 5*, serve para media player na sala e e muito mais na tv da sala

  9. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Muito bom, ca estarei dia 12 para meter no netbook velhote que tenho ali.

  10. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    “Também funciona no Mac”, e descer de cavalo para burro? Não obrigada… Se não o fiz desde há oito anos para o Windows, nunca na vida iria fazê-lo para o Android.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Para umas brincadeiras e uns testes até é giro. Eu tenho usado para isso mesmo. Para experimentares umas apps feitas por ti por exemplo.
      Ainda não testei fazer isso. E melhor, trás muito pouco bloatware da Google. Não é assim tão mau!
      Óbvio que não o troco pelo OSX… Nem pelo Windows trocava quanto mais pelo OSX.
      😉

  11. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    não existe maneira de passar do Windows para um mac alguém sabe

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Pega em 1500€, desloca-te a uma loja e compra um Mac. Done.

    2. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Hackintosh, com um computador com hardware específico.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Hardware especifico para instalar o OSX ? Devo andar desactualizado… só pode…

  12. Avatar de João Manuel Moutinho
    João Manuel Moutinho

    Se suportar todos os aplicativos windows, eu aceito de o experimentar.

    1. Avatar de Matheus Vicente
      Matheus Vicente

      Ele é android, lógico que não vai suportar aplicativos do windows.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Jura… lol

  13. Avatar de Luis
    Luis

    A simples troca do Windows por outro SO já é um upgrade.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Vem assim no dicionário de Português:
      Upgrade – Substituição de programas ou componentes de um computador ou de outro aparelho electrónico por outro melhor ou de categoria superior.

      É que realmente não estou a ver que o Android seja melhor que o Windows numa analise geral, mas… quem sabe daqui a umas décadas.

  14. Avatar de Rio
    Rio

    será que vai funcionar no Kubo 9.7 da Worten? ate gostava que desse

  15. Avatar de Invision
    Invision

    Parece-me muito bem, vamos lá ver como será o funcionamento disto=p

  16. Avatar de B
    B

    a minha pergunta é: isto vai suportar jogos como league, minecraft e por ai fora?

    1. Avatar de Matheus Vicente
      Matheus Vicente

      Vai suportar todos os aplicativos e jogos do Android, do windows não.

      1. Avatar de gortdasrf
        gortdasrf

        Existe o Office da Microsoft disponivel pra Android e se ninguém quer usar com medo de incompatibilidade..fiquem no Windows..afinal são escolhas..

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Se houver para Android, claro que sim, e vai suportar este mundo e o próximo que há-de vir.

  17. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    Já vou fazer uma manutenção preventiva e instalar esse Android no meu antigo e bem antigo Computador Processador: Pentium 200 MMX Memoria: 64MB HD: Pendriver de 2GB.

    😀

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Está complicado…

  18. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Vai ser no sistema “Windows To Go”, vão disponibilizar um arquivo para download, ao executar vai transferir o conteúdo para um USB 3.0. Após transferência é só iniciar o boot por USB.

    Minimum System Requirements
    A USB 3.0 flash drive that supports FAT32 format, with a minimum capacity of 8GB and a recommended writing speed of 20MB/s.
    A PC with USB legacy boot option.
    Redefining PC mobility.

    With Remix OS for PC, you can also conveniently house Remix OS on a USB stick. That means you can literally bring your Remix experience wherever you go. With most computers in the world powered by x86 chipsets, you should have no trouble finding .

  19. Avatar de Jobervat
    Jobervat

    Só espero que tenha suporte official para a placa de vídeo SiS, que no Linux ocorre normalmente.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Suporte oficial para Android, sabendo nós que é um SO para smartphones ? O melhor é esperares sentado.

  20. Avatar de 100%
    100%

    O meu magalhães 2 é o meu “servidor plex”
    Um disco de 1tb + Magalhães 2 com Linux = fantastic

  21. Avatar de rr3g1
    rr3g1

    sera que trava ?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Como é Android, claro que sim, não se despreza uma das grandes características do Android só porque é lançado para pc.

      1. Avatar de José
        José

        Tenho dois ipads cá em casa…e o sistema também crasha bastantes vezes….e aliás eu não conheço nenhum sistema informático, que nunca tenho crashado.

  22. Avatar de Bruno Brandão
    Bruno Brandão

    Esperando as TVs já chegarem com USB TYPE C no lugar dos HDMI.

    colocar umas 2 dessas portas e pronto. Enfiar um pen drive com esse OS

  23. Avatar de wallace
    wallace

    vou instalar assim que lançar, será que o browser roda flash

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Depende do browser que instalares.

  24. Avatar de Eduardo Wandscheer
    Eduardo Wandscheer

    É basicamente um smartphone adaptado a rodar apps em um desktop. Substituir o Windows por isso? Não, obrigado.

  25. Avatar de Marlon Emiliano
    Marlon Emiliano

    E aí, o sistema oficial já está disponível para download? Não encontro nenhum link no site da JIDE….

  26. Avatar de Arkop
    Arkop

    estou a usa-lo neste momento, foi uma complicacao so usar o live usb e o teclado n funciona corretamente mesmo estando em ptpt, falta saber como por o google play agora

  27. Avatar de JOÃO RIBEIRO
    JOÃO RIBEIRO

    alguém conseguiu instalar em um disco vazio de raiz (como se fosse windows) ?