Presença do Lollipop no Android cresceu, mas é ainda reduzida

46 Comentários

A fragmentação no Android é uma realidade irrefutável. Com tantos dispositivos vendidos e em utilização é impossível às marcas manterem os equipamentos actualizados para as mais recentes versões do Android.

No seu relatório mensal de utilização do Android a Google volta a mostrar que são as versões mais antigas as que estão em mais equipamentos, com o Lollipop ainda longe do que se pretendia.

android_1

Grande parte da culpa de toda a fragmentação do Android está nas mãos dos fabricantes. É sua culpa por não disponibilizarem versões actualizadas das ROMS dos equipamentos, aumentando assim a discrepância entre as diferentes versões.

O Lollipop está disponível há mais de 6 meses para todos os dispositivos Android e ainda assim não consegue ter uma presença expressiva no mundo Android. São apenas 12% dos equipamentos que conseguem ter já instalada esta versão, mesmo com a Google a dar-lhe todo o suporte e atenção.

Se olharmos ao mês passado o crescimento está presente, mas o passar dos 9,7% para os 12,4% representa um aumento muito pouco significativo.

A versão mais usada é, e de há alguns meses para cá, a Kitkat, que no mês de Maio consegue puxar a si quase 40% de todos os smartphones Android.

Na segunda posição temos o Jelly Bean, que com as suas diferentes versões consegue ainda um expressivo resultado de 37,4% do mercado Android.

android_2

Mas a verdadeira expressão da fragmentação pode ser vista noutros números. As restantes versões do Android, anteriores à 4, conseguem só por si um valor de 11%, apenas ligeiramente inferior ao que o Lollipop já tem.

Há ainda que ter em conta que a Google não apresenta versões que tenham valores inferiores a 0,1%, mas caso o fizesse era ainda provável que surgissem versões muito antigas.

Estes números do Android contrastam com o de outros sistemas operativos móveis, que em poucos dias conseguem atingir quotas que ultrapassam os 50%, revelando da facilidade que existem em disponibilizar as novas versões.

Fonte: Android Dashboard

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Tenho um tablet da Toshiba com capacidade para suportar o Andoid 4.4 e nunca actualizaram… estou preso no 4.0.3

    1. Avatar de Doc
      Doc

      Compra um Nexus ná próxima vez. Todas as marcas querem vender principalmente o seu hardware. Quando acabem a produção e venda, estão se nas tintas para as novas versões Android. Já ganharam o teu dinheiro, não ganhavam mais com isso. Android para mim só vou a marca de boa reputação, ou Nexus. Nexus da a verdadeira experiência Android.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Nexus e melhor mas so tem metade do suporte da apple ou microsoft e também tem problemas, o nexus 5 cujo gps e camera tem problemas nc resolvidos, o nexus 9 que foi um fail tremendo de vendas pelos varios problemas que também n foram resolvidos..acho o android um desperdicio de dinheiro e so com interesse para entusiastas ou programadores

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Nem falo do nexus 7 de 2012 que foi dos piores e mais lagg devices que ja comprei, as apps sao piores em qualidade que wp e ios..etc

          1. Avatar de Doc
            Doc

            Tenho um Nexus 7 (2012) sem razões de queixa e uso diariamente. É mais lento que tablets hoje em dia? Claro. Tinha super-fluidez em 2012? Tinha… Como ficamos?

        2. Avatar de Invision
          Invision

          Não sejas ignorante, tenho um nexus 5 e não tem problema nenhum de gps nem camara. Isso é mesmo falar do que não se sabe…

          1. Avatar de Invision
            Invision

            Não é por teres um tópico no xda de malta a queixar se disso que significa que há um problema em todos…também te consigo dar tópicos de malta a queixar-se de problemas específicos no iphone que muita gente não tem. Isso não prova nada.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            nao é um, sao vários..encontra um a queixar se do gps do iphone, so um

          3. Avatar de Rui Romano

            João são vários os problemas nos Nexus e nos iPhone tbm que tal o blue screen dos IPhone serve como exemplo ou queres mais alguns.
            É que ler o XDA em nada faz disso ser um mal geral agora se tiveres uma loja de reparação multimarca como é o meu caso pode ser que ao final de algum tempo possas verificar que não somente Android tem problemas mas tal mal é transversal e no que toca a software os problemas são quase sempre falta de conhecimento do utilizador agora em hardware já não é o mesmo todos eles dão raia sejam de que marca forem além que é mais provável Android dar mais problemas que IOS em virtude da penetração de mercado ser superior IOS em segundo lugar e WP em terceiro isto falo por experiência Mas ai há 2 anos WP não davam quase nenhum problema pois quase ninguém os tinha Mas hoje em dia já muitos começam a aparecer provavelmente por mais equipamentos estarem no mercado.
            Tens situações em que os equipamentos simplesmente morrem por o utilizador usar componentes externos de linha branca a exemplo e isso faz do equipamento pior?
            Tens imensos iDevices que apresentam problemas como o bluscreen ou de conectores de carga ou mesmo nos próprios IC tanto por defeito de materiais como por situações de mau uso é ou será por isso que faz do equipamento um mau equipamento.
            Fanatismos à parte não critiques algo só porque tiveste uma má experiência e pensa que provavelmente compraste algo que não era o mais adequado para a sua pessoa.

          4. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Essa dos bluescreen é engraçado…

            Um problema que apareceu na primeira versão do iOS 7, com um só telemóvel: 5S, e apenas com uma App do iWork…

            LOL!

            Vêm agora falar de bluescreen…

            Claro que a Apple tem bugs, todas têm, mas os bugs da Apple afectam milhões e são boa fonte para artigos de jornais, basta ver os comentários, já de outras… é melhor não falar… mas a Apple resolve sempre, já Android? Nada!

            Claro que a apple tem bugs no hardware, mas resolve-os na garantia, ou estende a devices mais velhos, tipo:

            https://www.apple.com/support/iphone5-sleepwakebutton/

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Para a próxima só mesmo Surface… Já não me apanham mais em equipamentos de €500 para deixarem de actualizar ao fim de 1 ano.

    2. Avatar de int3
      int3

      android é assim. é o que mais critico nesse aspeto.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Quando o cliente me pergunta por um tlm bom apresento lhes sempre os lumias pois na maioria n conhecem e ate hj ate ja me vieram agradecer pois estam super satisfeitos e ja n aguentavam os lags dos androids que tinham

      2. Avatar de Doc
        Doc

        A questão é que a culpa nem é da Android… mas dos fabricantes de Hardware. Mas já perdi a conta das vezes que isto foi referido em comentários anteriores…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          a culpa real é de quem estabeleceu esta forma de actualização! Pegas no Windows Phone e já não é assim!

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Boom!

            Lá se foi a desculpa…

    3. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      >tablet da toshiba

      Como alguém compra smartphones ou tablets dessas marcas? xD

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ja perdi a fe no android ha muito, ja fui critico do iphone mas experimentei e nao quero outra coisa..e caro mas vale a pena, também ha androids ao mm preco e claramente n valem o investimento. Ofereci um lumia 640xl a minha namorada e ela adora p tlm e mandou o s4 fora pois ja estava farta dos lags e reboots.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Lag e reboots no S4?

      Tenho o S4 há dois anos e nunca, mas nunca tive razão de queixa.

      Mas tenho que dizer que não tenho o software da Samsung. Uso o Cyanogen desde o início e só posso dizer bem do telefone.

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Tenho uma amiga com um sgs4 com 2 anos e não se pode queixar mais… Diz que esta super lento… (stock rom)

      2. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Tenho uma amiga com um sgs4 com 2 anos e não se pode queixar mais… Diz que esta super lento… (stock rom)

  3. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    Sou um dos poucos com Android 5.1 porque tenho a sorte de ter um Nexus. A Google devia fazer um sistema que obrigasse as marcas a atualizar os dispositivos no mínimo durante 2 anos.

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      o problema é que os fabricantes de outras marcas tem que lhes por as skins deles,se fosse tudo Android OEM ,era uma alegria e toda a gente obtinha os updates ao mesmo tempo. é a unica razao para o qual os updates terem que ser atrasados para serem aplicadas essas modificacoes.

    2. Avatar de Malamen
      Malamen

      Eu não tenho um Nexus e tenho o Android 5.1.1.

      Felizmente existem várias opções fora das marcas.

  4. Avatar de Osvander
    Osvander

    Tenho um LG G3 e não consigo sair do kitket, pede para atualizar pelo PC, mas não confio no Lillipop!

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Vou aguardar o android M

    2. Avatar de Malamen
      Malamen

      Porque não usas o Cyanogen?

  5. Avatar de Luís Guilherme
    Luís Guilherme

    Já uso nexus 5.1.1 e fi atualizado por eles

  6. Avatar de gFan
    gFan

    Graças a Deus, Android irá sempre existir. Digam o disserem, veio para ficar.
    Quem gosta faz o que quer e lhe apetecer.

    Quem não gosta, pode sempre optar por pagar mais e fazer parte de um rebanho de ovelhas.

    1. Avatar de Joao A
      Joao A

      o lumia e mais barato e melhor. ovelhas? n conheco ninguem insatisfeito com iphone ja android todos os dias oico queixas…esse odio pelo IOS n faz sentido pois sera o W10 a acabar com o android

    2. Avatar de Joao
      Joao

      o lumia e mais barato e melhor. ovelhas? n conheco ninguem insatisfeito com iphone ja android todos os dias oico queixas…esse odio pelo IOS n faz sentido pois sera o W10 a acabar com o android

    3. Avatar de neok
      neok

      lol, que ironia, um Google fan a falar em rebanho de ovelhas… A maior parte do pessoal que conheço que está contente com android, são users avançados com root e com roms personalizadas. O resto que compra Android, isso sim, é tipo ovelhas, quando pergunto porque escolheram android nem sabem responder, a maior parte das vezes nem têm consciência do que isso realmente é.

  7. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    O Android está cada vez mais a ficar para trás… ficou parado no tempo do 4.0 e 4.1…

    Estão a dormir, não avançam mais para além do telemóvelzinho agora com umas cores novas, que nem têm tido sucesso nenhum…

    Android M = só funcionalidades copiadas do iOS!

    Não saem do telemóvel…

    Android Wear = Apple Watch já redefiniu o estado da arte, tudo o resto parece brinquedo agora…

    CarPlay já se encontra em vários carros, já avançado, já não é preciso ligar cabos… Android Wear, saiu agora um carro nos Estados Unidos, ainda tem cabo…

    BMW, Tesla, Mercedes-Benz, entre outros, já têm tudo a funcionar com a Apple…

    No ano passado a Google lançou um sistema de colunas qualquer, concorrente ao AirPlay… nada de colunas… tudo para AirPlay…

    Em saúde, o Google Fit, a maior parte nem sabe o que é, já o HealthKit, é a plataforma mais usada, e com mais dados, já vamos no ResearchKit para usar esses dados, e o sistema de sensores…

    Em domótica, a Google anunciou na semana passado uma distro Linux, e um tal de Weave, que é cópia chapada do protocolo do HomeKit, que a Apple e 3rd parties têm desenvolvido… já têm produtos certificados, e prontos para serem encomendados, saem à venda na próxima semana…

    Google = muita parra, pouca uva…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      +1 Concordo inteiramente em relacao ao ponto do google fit e Ihealth, e digo mais. No iphone e Wp todos usam o pedometro mas no android quase ninguem sabe que o tem e os que tem funcionam mal…Para mim e uma feature mto importante pois uso o tlm para fitness e o gps do iphone 6 plus e perfeito mesmo em baixo de arvores, mas o do lumia tb o e. Ja android e gps sao imcompativeis e basta ir ao “thenotebookcheck” para ver que tenho razao.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      +1 Concordo inteiramente em relacao ao ponto do google fit e Ihealth, e digo mais. No iphone e Wp todos usam o pedometro mas no android quase ninguem sabe que o tem e os que tem funcionam mal…Para mim e uma feature mto importante pois uso o tlm para fitness e o gps do iphone 6 plus e perfeito mesmo em baixo de arvores coisa que e impossivel num android phone

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Por estas e por outras que abandonei o android.
    Gasta-se uma fortuna nos equipamentos e depois só se tem actualizações com sorte.
    Com a apple não é nada disso quando sai update é para todos.
    Não estou para comprar um Samsung s6 para daqui a uns meses ficar de lado quando sair o s7.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      um colega meu comprou o note 4 que parece um bom tlm mas ficou furioso por ainda nem ter um unico update..e dps anda sempre com apps a crashar que ele serem do sistema e nem usa.

      1. Avatar de millers
        millers

        és tão mentiroso joãozinho pequenino

  9. Avatar de Márcio
    Márcio

    Galaxy S3 com RR 5.1.1, nunca “correu” tão bem.

  10. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Tenho um amigo que comprou um top de gama Android e hoje é o dia que ainda não sabe usar metade.

    As X ajudo ele e outras pessoas a entender o que é um smartphone. Que dá para muito e para nada. Cada um devia ver a utilização que pensa ter e comprar o que acha melhor para si.

    Costumo dar a ideia, que isto é um PC de bolso. Se deixar acumular “lixo” vai ficando com menos rendimento.

    Mas também tem as pessoas, que usam e nem sabem que a conta Google permite salvar os contactos por exemplo.

    Muitos compram porque é o que está a mostra nas montras… Seja wp ou Android, existe muitos que não sabem como se usa e abusa daquilo.

    Sou Android, gosto e estou satisfeito, se usar ios não gosto. Antes preferia wp… Mas cada um prefere o que quer, mas todos devíamos experimentar todo a potencialidade do equipamento e maior parte não o faz. Depois vem as ideias que s4 esta lento, como ali em cima, ou outras ideias. Mas pronto. Não estou a defender… Porque já tive meus problemas, mas sei resolver e tem quem não saiba e fale logo mal de tudo.

  11. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Lollipop is a joke
    A google esta farta de gozar com a cara dos clientes
    Nao sabem fazer um software com uma segurança elevada
    E suspeito que o android M nao seja assim muito melhor que o lollipop
    E depois surpreendem se por o pessoal largar o android para ir para o ios

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não percebo qual a surpresa, se não lançam versões oficiais para os mais antigos como querem que as pessoas usem as novas versões.
    Nem todos sabem que podem atualizar com versões de outros como cyanogenmod, ou têm medo de possivelmente estragar o telemovel.
    Posso dizer que quando tinha o s2 coloquei o kitkat da cyanogenmod e funcionava bem, no meu s3 atual tenho o lollipop e funciona bem sem problemas.

  13. Avatar de Hugo Olímpio
    Hugo Olímpio

    Quanto ao LOLIPOP eu oferecia o meu de bom grado. LG atualizou o meu L90 que tinha o KITKAT e transformou um telemóvel brutal no equipamento com bugs e problemas em aplicações tão básicas como o WIFI, SMS, Chamadas, fluidez do sistema e a bateria que era um ponto forte ficou uma treta. A LG não se responsabiliza e não me ajuda.