Deco quer acabar com o Roaming na União Europeia

23 Comentários

Roaming é a tarifa que nos permite ter conectividade noutros países. No entanto a Deco juntou-se agora a várias organizações como forma de acabar definitivamente com o roaming.

Será já a partir de Dezembro deste ano que as entidades irão começar a recolher assinaturas para pôr fim ao serviço!

Roaming-Charges-Europe

Será já daqui a meio ano, em Dezembro de 2015, que será lançada uma campanha digital de recolha de assinaturas para apoiar o Parlamento Europeu na defesa do fim das tarifas praticadas pelo roaming.

A iniciativa começa pela petição, na plataforma Changes, designada Zero Roaming e é organizada pela DECO, pela Organização de Consumidores e Usuários de Espanha (OCU), pelo Eixo Atlântico, pela Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) e ainda pela Organização Europeia de Consumidores (BEUC).

zero roaming

Na referida petição, podemos ler:

“É o momento de fazer ouvir a nossa voz para apoiar a petição ao Parlamento Europeu que nos representa: eliminar as tarifas de roaming a partir de dezembro 2015.

Todos nós já sofremos o elevado e injustificado custo que representa o uso do telemóvel no estrangeiro. É o chamado roaming serviço que permite utilizar o telemóvel e o acesso à internet no estrangeiro pagando uma tarifa superior à nacional pelos mesmos serviços. Este custo extra viola os princípios do Mercado Interno Europeu pois afeta os direitos dos cidadãos de se moverem livremente pelo território da União Europeia. De facto, frequentemente o roaming é referido como “a última fronteira da Europa”.

Este não é um problema exclusivo dos turistas, mas sim de todos os consumidores, nomeadamente estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores deslocados e cidadãos que habitam em localidades próximas das fronteiras internas da União Europeia.

Em abril de 2014 o Parlamento Europeu, onde estão representados os cidadãos europeus, aprovou a proposta da Comissão Europeia para eliminar o roaming em dezembro de 2015. No entanto, a medida foi travada pelos Estados membro, tendo sido antes proposto adiar esta decisão para 2018, sobrepondo assim os interesses das operadoras telefónicas aos dos seus cidadãos.

Esta questão está agora em pleno processo de negociação entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, onde estão representados todos os Estados membros que têm a obrigação de zelar pelos interesses dos seus cidadãos. A decisão está prevista para os próximos meses, pelo que é importante o teu apoio a esta iniciativa.

Se cada um somar a sua adesão à petição, o eco surgirá com força nas instâncias comunitárias e derrubaremos a “última fronteira da Europa”.

LETTER TO
Presidente do Conselho Europeu
Estados Membro da UE

De referir, segundo o jornal Público, que o ano de 2013 foi a primeira data proposta pela Comissão Europeia para o fim do roaming e, nesta altura, a Deco criticou “a posição de alguns Governos dos Estados-membros, especialmente os do Sul”, que “travou a proposta do Parlamento, privilegiando as posições das operadoras, em detrimento da posição dos cidadãos”, o que levou a adiar “de maneira injustificada, a eliminação do roaming até ao ano de 2018”.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RaCcOn
    RaCcOn

    Era bom!!!
    Algumas operadoras ja tem alguns paises onde o servico de roaming e gratis.

    Vamos la ver o que ira acontecer.

    1. Avatar de Zero Roaming
      Zero Roaming

      Verdade, no meu tarifario tenho chamadas ilimitadas para todas as redes fixas e moveis em toda a europa mesmo estando em roaming. Também tenho 5Gigas de net 4G por meses em todos os paises da Europa.

      1. Avatar de zé

        como é que se chama o tarifário???? Skype??

          1. Avatar de Leandro
            Leandro

            Como fizes-te a assinatura? Na frança?

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Porra.. 45€ por 5gb de net?!
        E isso das chamas é mesmo ilimitado?! Dúvido muito..

        1. Avatar de Zero Roaming
          Zero Roaming

          A assinatura fiz aqui em França!

          As chamadas sem 100% ilimitadas!
          Quando estou aqui tenho 10GB por mês de 4G
          Quando estou em Portugal (por exemplo) tenho 5G também de 4G

          Desde que tenho este tarifário nunca mais desactivar os dados em roaming no telemóvel.

          As mensagens e chamadas também já não me preocupo! Já não importa de estou ou não em roaming, é tudo ilimitado e nunca tive surpresas na factura!

          Com este tarifário podes ainda juntar por 20€ a net e televisão fibra 200M.

          Not bad, isn’t it? 🙂

          1. Avatar de Zero Roaming
            Zero Roaming

            Ah, esqueci de acrescentar…
            Incluído no tarifário de 45€ esta também um bónus a escolha como por exemplo a assinatura ao spotify premium! 🙂

  2. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    O Cartolas apoia esta decisão da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

  3. Avatar de Alex
    Alex

    “que o ano de 203 foi a primeira data proposta pela Comissão Europeia para o fim do roaming”

    Já existiam telemoveis nessa epoca?? 😛

    De qualquer maneira Apoio esta decisão!

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pelo reparo. 🙂

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Mas quem paga o custo da chamada para a rede exterior? Se não for o receptor da chamada vai ser o chamador…

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Qual custo? As redes já estão construídas, e há vários relatórios que mostram que as tarifas roaming impedem as operadoras de ganhar dinheiro, isto porque grande parte das pessoas que visitam um país, preferem não fazer qualquer comunicação do que pagar taxas roaming, logo, se ninguém faz chamadas e utilizam redes wifi para comunicarem, as operadores fazem 0 euros numa rede que já existe. Basicamente as operadoras só perdem é clientes…

  5. Avatar de Wutwut
    Wutwut

    De referir, segundo o jornal Público, que o ano de 203 foi a primeira data proposta pela Comissão Europeia para o fim do roaming e, nessta altura, a Deco criticou

  6. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Assinado, infelizmente sinto muito estas tarifas…

  7. Avatar de jose manuel
    jose manuel

    É desta que algum tribunal vai pedir o bloqueio aos sites das operadoras, meter euros no bolso dos tugas ? Nem pensar..

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Era bom, desde que depois não se lembrem de subir o preço dos tarifários para compensar o facto do Roaming passar a ser grátis.

  9. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Há 20 anos que somos roubados! Antes tarde que nunca!

  10. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Não faço ideia quando vou ter a próxima oportunidade de viajar.
    Mas a minha assinatura já lá canta.
    Vamos lá malta! Parece que ainda faltam umas 500 assinaturas.

  11. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    a deco quer é protagonismo. estou para ver quando é que se queixam da proposta de lei que foi deixada cair à dias, a que bania um monte de produtos quimicos que causam alterações hormonais e doenças em humanos. a proposta foi deitada fora porque os estados unidos querem vender o lixo deles na europa e a proibição desses produtos não lhes convém.

  12. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Os países do Norte podem regojizar-se com férias a Sul sem pagamentos de roaming, já as operadoras dos países do Sul, algumas pioneiras, perdem uma fonte importante de lucro pelo uso da sua rede.

  13. Avatar de Óscar Pereira
    Óscar Pereira

    Espero que com a força de todos possamos vencer mais uma batalha e podemos ganhar todos.
    Força amigos, vamos lá assinar a petição.

  14. Avatar de caeiro
    caeiro

    é engrassade como algumas tarifas em proprio roaming sejam + baratas que as tarifas efectuadas no proprio país…

    operadora: nos
    tarifario livres base

    sms nacional: 0.085
    sms em roaming: €0,074